Sopa francesa de lentilha e cogumelos

May 5, 2024

Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.

Essa receita simples de sopa francesa de lentilha e cogumelos é cozida em fogo brando com uma mistura aconchegante de legumes, ervas e verduras. É saudável, porém farta, naturalmente vegana e sem glúten, e uma comida reconfortante de inspiração francesa.

Sopa francesa de lentilha e cogumelosSopa francesa de lentilha e cogumelos

Alguém mais tem “viajado” por meio de sua culinária ultimamente?

Nas últimas semanas, têm aparecido no meu celular lembranças de nossa viagem à Provence, França há um ano, quando os pais do meu marido e os meus vieram à Europa para nos visitar. E ver fotos de todas aquelas belas paisagens rurais, ruas estreitas de paralelepípedos, chalés charmosos e mercados locais de sonho repletos de flores frescas, produtos, pães, queijos e vinhos me fez sentir um pouco de importante desejo de viajar novamente. Estou muito, muito pronto para que chegue o momento em que todos nós possamos viajar com segurança novamente!!!

Suspiro, sei que ainda vai demorar um pouco. Então, pelo menos nesse meio tempo, Barclay e eu temos revivido algumas de nossas aventuras favoritas do passado e sonhado com viagens futuras por meio de nossas refeições. E devo dizer que essa receita aconchegante de sopa francesa de lentilha e cogumelos nos fez sentir todas aquelas vibrações provençais de outono novamente da maneira mais deliciosa possível. ♡

Essa adorável sopa foi inspirada em nossas idas aos mercados ao ar livre em Aix-en-Provence, onde cogumelos, alho-poró, verduras e ervas locais estavam todos orgulhosamente na estação nesta época do ano. Quando cozidos em fogo brando junto com essas belas lentilhas francesas marmorizadas (meu tipo favorito de lentilha para usar em sopa) e finalizados com um pouco de balsâmico, eles se combinam para fazer uma refeição simples, mas maravilhosamente satisfatória, que temos saboreado repetidamente ultimamente. Eu intencionalmente escrevi a receita aqui para fazer um lote bastante grande, já que as sobras se conservam muito bem para almoços e jantares fáceis no final da semana. Além disso, a receita em si também é naturalmente sem glúten, vegana e repleta de proteínas boas para o senhor, o que a torna o contraponto saudável perfeito para algumas das comidas reconfortantes mais indulgentes que temos apreciado nessa época do ano.

Portanto, se o senhor também precisa de um pouco do delicioso sabor da França em sua vida neste momento, junte esses ingredientes e vamos fazer juntos uma panela fumegante de sopa de lentilha francesa.

Lentilhas francesas (Lentilhas de Puy)Lentilhas francesas (Lentilhas de Puy)

Sopa francesa de lentilhas e cogumelos Ingredientes:

Antes de chegarmos à receita abaixo, aqui está uma rápida visão geral dos ingredientes que o senhor precisará para fazer essa receita de sopa francesa de lentilha e cogumelos:

  • Alho-poró: O alho-poró sempre me faz lembrar do tempo em que moramos na França e tem um sabor maravilhoso nesta sopa! Se o senhor não tem experiência em trabalhar com alho-poró, aqui é um vídeo tutorial rápido para como selecionar, cortar e limpar o alho-poró. (É muito fácil!) Ou, se não tiver a oportunidade de comprar alho-poró na loja, o senhor pode cortar uma cebola amarela grande em cubos e adicioná-la à sopa.
  • Aipo: Que será cortado em fatias finas e salteado junto com o alho-poró.
  • Cogumelos: Recomendo acrescentar lotes de cogumelos para essa sopa – pelo menos 1 quilo. Ou, se o senhor realmente gostar de cogumelos, pode acrescentar ainda mais. Optei por cogumelos baby bella (também chamados de creminis), mas cogumelos de botão branco, shiitakes, cogumelos selvagens ou uma mistura de diferentes variedades de cogumelos funcionariam aqui.
  • Alho: Como os temperos para essa sopa são muito simples, recomendo que o senhor use bastante alho aqui. Usei cinco dentes de alho grandes, mas o senhor pode usar mais ou menos a gosto.
  • Vinho branco: Usei uma dose bem generosa de vinho branco seco para deglacear a panela, o que também acrescenta um sabor rico ao caldo. O senhor também pode usar vinho tinto seco. Ou, se o senhor preferir não cozinhar com álcool, basta adicionar um pouco mais de caldo (e talvez um pouco mais de balsâmico).
  • Caldo de legumes: Tanto o caldo de legumes quanto o caldo de galinha servem aqui. E, novamente, como os temperos são muito simples para essa sopa, recomendo que o senhor compre um caldo de boa qualidade.
  • Lentilhas francesas (ou lentilhas de Puy): Fato curioso – essas são a mesma variedade de lentilhas, mas as lentilhas francesas são tecnicamente cultivadas na América do Norte, enquanto as lentilhas de Puy são cultivadas na França. Seja qual for a sua escolha, adoro usar essas lentilhas marmorizadas nesta sopa porque elas têm um sabor deliciosamente terroso e apimentado, mantêm sua forma quando cozidas e conservam uma textura firme e agradável nesta sopa. Dito isso, se o senhor não conseguir comprar lentilhas francesas, pode facilmente substituí-las por lentilhas marrons ou verdes.
  • Ervas: Mantive as coisas simples, adicionando apenas muito tomilho fresco e folhas de louro para temperar essa sopa (juntamente com sal e pimenta-do-reino). Mas as ervas dessa sopa são bastante flexíveis. Alecrim, estragão e/ou ervas de Provence também teriam um sabor delicioso!
  • Verduras: Acontece que eu tinha espinafre na geladeira, então adicionei alguns punhados grandes para murchar na sopa pouco antes de servir. Mas couve fresca picada ou couve-galega também seriam opções deliciosas. (Também salpiquei algumas microverduras em cima das tigelas antes de servir, o que ficou lindo!)
  • Vinagre balsâmico: E, por fim, recomendo enfaticamente que o senhor acrescente um fio de vinagre balsâmico à sopa pouco antes de servir para dar um toque final de sabor. (Uma dica que aprendi com o Bon AppetitObrigado!) O senhor pode adicionar o balsâmico à panela grande ou colocar um pouco em cada tigela individual de sopa antes de servir. Delicioso!

Sopa francesa de lentilha e cogumelos no forno holandêsSopa francesa de lentilha e cogumelos no forno holandês

Possíveis variações da receita:

Esta receita simples de sopa francesa de lentilha e cogumelos é bastante flexível, portanto, sinta-se à vontade para personalizar os ingredientes como quiser. Por exemplo, o senhor poderia…

  • Acrescentar bacon ou pancetta: Se eu não estivesse fazendo essa sopa vegetariana, teria feito a definitivamente acrescentaria bacon ou pancetta cortados em cubos (e refogaria os legumes na gordura que sobrou) para dar mais sabor e proteína a essa sopa. Ficaria deliciosa!
  • Adicione os tomates (ou pasta de tomate): O senhor pode acrescentar uma lata de tomates em cubos ou uma colher de sopa (ou duas) de pasta de tomate para dar mais sabor a essa sopa de lentilhas.
  • Acrescente batatas: O senhor também pode acrescentar algumas batatas em cubos para deixar o prato um pouco mais farto.
  • Adicione queijo: Se por acaso o senhor tiver um bloco de parmesão à mão, um pouco de queijo fresco ralado ficaria delicioso polvilhado em cima de cada porção.
  • Faça um purê da sopa: Sinta-se à vontade para usar também um liquidificador de imersão (ou pode transferir a sopa em pequenas porções para um liquidificador tradicional) para fazer o purê de parte ou de toda esta receita para deixar o caldo um pouco mais espesso.
  • Omita o vinho: Se o senhor preferir não cozinhar com álcool, basta adicionar um pouco mais de caldo e um fiozinho extra de vinagre balsâmico.

Sopa de Lentilha Francesa com Cogumelos e Espinafre na ConchaSopa de Lentilha Francesa com Cogumelos e Espinafre na Concha

Mais receitas favoritas de sopa de lentilha:

O senhor está procurando mais receitas de sopa de lentilha para adorar? Aqui estão algumas das minhas favoritas:

Receita de Sopa Francesa de Lentilha e Cogumelos em TigelasReceita de Sopa Francesa de Lentilha e Cogumelos em Tigelas

Imprimir

relógio ícone do relógiotalheres ícone de talheresbandeira ícone da bandeirapasta ícone da pastainstagram ícone do instagrampinterest ícone do pinterestfacebook ícone do facebookimpressão ícone de impressãoquadrados ícone de quadradoscoração ícone do coraçãocoração sólido ícone do coração sólido


Descrição

Essa receita simples de sopa francesa de lentilha e cogumelos é cozida em fogo brando com uma mistura aconchegante de legumes, ervas e verduras. É saudável, porém farta, naturalmente vegana e sem glúten, e uma comida reconfortante de inspiração francesa.



  1. Refogue os legumes. Aqueça o azeite de oliva em uma panela grande em fogo médio-alto. Acrescente o alho-poró, o aipo, os cogumelos e refogue por 6 a 8 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente o alho e refogue por 2 minutos, mexendo ocasionalmente. Despeje o vinho branco e deglaceie a panela usando uma colher de pau para levantar delicadamente quaisquer pedaços marrons que tenham grudado no fundo da panela.
  2. Cozinhe em fogo brando. Acrescente o caldo de legumes, o tomilho e as folhas de louro e mexa para misturar. Continue cozinhando até que a sopa fique em fogo brando. Acrescente as lentilhas e mexa para misturar. Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo, tampe e cozinhe em fogo brando por 30 minutos ou até que as lentilhas estejam macias, verificando de vez em quando para mexer a sopa de modo que as lentilhas não grudem no fundo da panela.
  3. Tempere. Retire e descarte os ramos de tomilho e as folhas de louro. Acrescente o espinafre e o balsâmico até que o espinafre comece a murchar. Em seguida, experimente a sopa e tempere com a quantidade de sal, pimenta-do-reino e/ou balsâmico extra que achar necessário.
  4. Sirva. Sirva a sopa quente*, decorada com uma pitada extra de pimenta-do-reino (também salpiquei algumas microgreens sobre a minha), e divirta-se!



Notas

Preparar o alho-poró: Muitas vezes, o alho-poró pode ter sujeira escondida entre suas camadas internas. Portanto, recomendo primeiro cortar e descartar as partes verdes escuras e as extremidades de cada alho-poró. Em seguida, corte cuidadosamente os alhos-porós ao meio no sentido do comprimento, fatie cada metade em muitas meias-luas finas, transfira os alhos-porós picados para uma peneira e enxágue com água fria (enquanto mexe os alhos-porós com os dedos para descobrir qualquer sujeira) e escorra.

Opções de ervas: Recomendo adicionar muito tomilho fresco a essa receita. Mas, em vez disso, o senhor pode usar algumas colheres de chá (adicione a gosto) de tomilho seco, se for o que tiver à mão. Ou alecrim, estragão e/ou tempero de ervas de Provence também ficariam deliciosos nessa receita.

Uma observação sobre o caldo: Esta sopa continuará a absorver mais caldo quanto mais tempo ficar em uma panela quente. Portanto, se necessário, fique à vontade para adicionar mais caldo e temperos para aumentar a quantidade de caldo.

Instruções de armazenamento: As sobras de sopa podem ser resfriadas até a temperatura ambiente e depois transferidas para o recipientes para armazenamento de alimentose, em seguida, armazenados na geladeira por até 3 dias ou congelados por até 3 meses.

Compartilhe esta postagem

Tags: , , ,