Sopa aconchegante de arroz selvagem de outono

May 5, 2024

Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.

Esta sopa aconchegante de arroz selvagem de outono é feita com legumes e verduras frescos da estação, arroz selvagem saudável e um caldo cremoso e deliciosamente picante (feito com leite de coco ou creme de leite). Inclui opções de panela instantânea e fogão!

Quem está pronto para se aquecer com uma tigela de sopa de arroz selvagem? ♡

Essa aconchegante sopa de arroz selvagem de outono se tornou uma das receitas favoritas de nossos leitores aqui no Gimme Some Oven nos últimos invernos e é também uma das minhas favoritas de todos os tempos no blog. Ela está repleta de muitos dos meus produtos sazonais frescos favoritos, desde batata-doce até couve, cogumelos, cenoura, aipo e cebola. O arroz selvagem, que por acaso é menos calórico e mais rico em proteínas do que muitos outros arrozes, é muito saboroso e saudável. Mas o melhor de tudo é que ele é feito com o mais irresistível temperado com alho e “os bays”, como eu os chamo, e tornado cremoso com a adição de leite de coco, creme de leite ou um molho cremoso à base de roux.

Depois de ter escrito originalmente essa receita com o molho de creme de leite, devo dizer que eu – assim como muitos dos senhores leitores – passei a gostar muito mais da versão de coco nos últimos anos, que, na minha opinião, acrescenta o toque perfeito de doçura ao caldo para equilibrar todos esses sabores salgados e, por acaso, também torna essa receita vegana. Portanto, para os senhores que ainda não experimentaram essa versão, ou essa sopa em geral, pensei em colocá-la de volta no topo do blog hoje, já que estamos no coração da temporada de comida reconfortante e aconchegante. Incluí abaixo instruções de como fazer as versões láctea e vegana, bem como instruções de como fazer essa sopa na Instant Pot (minha favorita), na Crock-Pot ou no fogão. E, é claro, se a senhora estiver com vontade de tomar uma sopa nostálgica de frango e arroz selvagem, pode colocar um pouco de frango desfiado aqui também.

Mas, acima de tudo, eu só queria aparecer e dizer o quanto estou feliz por tantos dos senhores terem experimentado e adorado essa sopa! É sempre muito importante para mim ler seus comentários e ver as fotos do seu jantar on-line. Então, um brinde às receitas aconchegantes que nos mantêm aquecidos nesta época do ano… e agora vamos fazer uma sopa!

Receita de sopa de arroz selvagem de outono (versão vegana) | Vídeo de 1 minuto

Ingredientes da sopa de arroz selvagem

Antes de chegarmos à receita completa abaixo, aqui estão algumas notas rápidas sobre os ingredientes que o senhor precisará para fazer essa receita de sopa de arroz selvagem:

  • Arroz selvagem: Eu adoro usar 100% de arroz selvagem nesta receita, que é diferente de um arroz selvagem mistura ou arroz preto (que, atenção, deixará a sopa roxa!). Dito isso, no entanto, o senhor pode usar o tipo de arroz que preferir nesta sopa. Observe apenas que diferentes variedades de arroz exigirão tempos de cozimento diferentes.
  • Caldo de legumes: O senhor pode usar caldo de legumes ou caldo de galinha como base para essa sopa.
  • Vegetais de outono: Uma mistura sazonal de batata-doce, cenoura, aipo, cebola, cogumelos e alho.
  • As “baías”: Sou um grande fã do uso de tempero Old Bay e uma folha de louro para temperar essa sopa. Mas se o senhor não tiver Old Bay à mão, incluí algumas opções alternativas de tempero abaixo.
  • Leite de coco ou molho cremoso: Prefiro a versão vegana dessa sopa feita com leite de coco, que, na minha opinião, acrescenta o toque perfeito de doçura cremosa para equilibrar todos esses sabores salgados. Mas, como alternativa, o senhor pode optar por fazer um molho cremoso (feito com leite e engrossado com um roux de farinha/manteiga), ou pode simplesmente adicionar um pouco de half and half ou creme de leite a gosto.
  • Verduras: Adoro acrescentar bastante couve fresca a essa sopa, mas espinafre, couve-galega ou qualquer outra verdura que possa ser usada em sopas e que o senhor tenha na gaveta de alimentos.
  • Sal e pimenta-do-reino: Como sempre, para temperar!

Como fazer sopa de arroz selvagem

Como mencionei, incluí instruções detalhadas abaixo sobre como fazer essa receita de sopa de arroz selvagem no Panela Instantânea (panela de pressão) ou no fogão. Mas, em geral, o método é…

  1. Cozinhar a base da sopa. Seja qual for o método de cozimento que o senhor escolher, cozinharemos os legumes e o arroz no caldo (sem creme) até que o arroz esteja completamente macio.
  2. (Opcional) Prepare o molho de creme de leite. Se optar por usar o método do molho cremoso, o senhor pode preparar o molho cremoso em uma panela separada enquanto a sopa cozinha, derretendo a manteiga, batendo a farinha, acrescentando o leite e cozinhando a mistura até engrossar. (Ou o senhor pode pular essa etapa e adicionar uma lata de leite de coco ou um pouco de leite em pó).
  3. Acrescente o leite de coco (ou molho cremoso) e a couve. Quando o arroz estiver pronto, misture o leite de coco (ou molho de creme de leite) e a couve até incorporar. Em seguida, prove e tempere com sal e pimenta.
  4. Sirva. E sirva-a bem quente! Adoro servir essa sopa com um pouco de pão crocante e um salada verde simples. Além disso, observe que a sopa continuará a engrossar à medida que esfria. Portanto, se ela ficar muito espessa, fique à vontade para acrescentar mais caldo e Old Bay, a gosto.

Variações da receita

Esta receita é bastante flexível, portanto, o senhor pode experimentar qualquer variação de ingrediente que lhe pareça boa! Por exemplo, o senhor poderia…

  • Adicionar frango: Para fazer sopa de frango e arroz selvagem, o senhor pode adicionar frango pré-cozido em cubos ou desfiado à sopa. Ou o senhor pode escalfar um peito de frango cru na sopa enquanto o arroz cozinha, depois retirar, desfiar e adicionar novamente à sopa antes de servir.
  • Use um tempero diferente: Essa sopa ficaria deliciosa com uma variedade de misturas de temperos diferentes (no lugar do Old Bay), como tempero Cajun, tempero italiano ou ervas de Provence.
  • Torne-a mais suave. O tempero Old Bay é levemente picante, portanto, se o senhor preferir a sopa com menos calor, eu começaria com apenas 2 colheres de chá de Old Bay. Depois, o senhor sempre pode acrescentar mais a gosto, se quiser.
  • Faça-a sem glúten: A versão vegana dessa sopa é naturalmente sem glúten. Mas se a senhora estiver fazendo a versão com laticínios e quiser engrossar um pouco o caldo, recomendo adicionar uma pasta de amido de milho (partes iguais de água fria e amido de milho misturadas) à sopa até atingir a consistência desejada.

Mais receitas de sopas vegetarianas

O senhor está procurando mais receitas de sopa vegetariana simples e aconchegantes para esta temporada? Aqui estão mais algumas de nossas favoritas… ♡

Imprimir

relógio ícone do relógiotalheres ícone de talheresbandeira ícone da bandeirapasta ícone da pastainstagram ícone do instagrampinterest ícone do pinterestfacebook ícone do facebookimpressão ícone de impressãoquadrados ícone de quadradoscoração ícone do coraçãocoração sólido ícone do coração sólido


Descrição

Esta sopa aconchegante de arroz selvagem de outono apresenta produtos frescos da estação, arroz selvagem saudável e um caldo cremoso e saboroso. A versão vegana da sopa está listada aqui nesta receita, ou veja as opções abaixo para a versão com molho cremoso.


  • 6 xícaras caldo de legumes (ou caldo de galinha)
  • 1 xícara não cozido arroz selvagem*
  • 8 onças cogumelos baby bella, fatiados
  • 4 dentes de alho, picados
  • 2 cenouras médias, cortadas em cubos
  • 2 costelas de aipo, cortadas em cubos
  • 1 grande (sobre 1 libra) batata-doce, descascada e cortada em cubos
  • 1 cebola branca pequena, descascada e cortada em cubos
  • 1 folha de louro
  • 1 1/2 colher de sopa Tempero Old Bay
  • 1 (14 onças) lata de leite de coco sem açúcar (ou veja a opção de molho cremoso abaixo*)
  • 2 punhados grandes de couve, picados grosseiramente e sem os talos grossos
  • sal marinho fino e pimenta-do-reino recém-rachada


Método da Panela Instantânea (Panela de Pressão):

  1. Combine os ingredientes básicos. Combine o caldo de legumes, o arroz selvagem, os cogumelos, o alho, a cenoura, o aipo, a batata-doce, a cebola, a folha de louro e o tempero Old Bay na tigela de um Panela Instantânea panela de pressão. Mexa rapidamente para combinar.
  2. Cozinhar na pressão. Cubra e cozinhe no modo manual (alta pressão) por 25 minutos. Deixe a Instant Pot descansar e liberar naturalmente a pressão por 10 minutos. Em seguida, abra cuidadosamente a abertura e libere rapidamente a pressão restante. Retire a tampa e descarte a folha de louro.
  3. Adicione os ingredientes finais. Acrescente o leite de coco e a couve à sopa e mexa delicadamente até incorporar. Prove e tempere com sal e pimenta (mais o tempero Old Bay, se desejar) conforme necessário.
  4. Sirva. Sirva quente e aproveite!

Método no fogão:

  1. Refogue os legumes. Aqueça (uma colher de sopa extra) de manteiga ou azeite de oliva em uma panela panela grande em fogo médio-alto. Acrescente a cebola e refogue por 5 minutos, mexendo ocasionalmente, até ficar macia e translúcida. Acrescente o alho e cozinhe por mais 1 a 2 minutos, mexendo ocasionalmente, até ficar perfumado.
  2. Acrescente os ingredientes básicos. Acrescente o caldo de legumes, o arroz selvagem, os cogumelos, as cenouras, o aipo, a batata-doce, a folha de louro e o tempero Old Bay. Mexa para combinar.
  3. Cozinhe em fogo brando. Continue cozinhando até que a sopa chegue ao fogo brando. Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo, cubra e cozinhe em fogo brando por 30 a 40 minutos até que o arroz esteja macio, mexendo ocasionalmente.
  4. Acrescente os ingredientes finais. Acrescente o leite de coco e a couve à sopa e mexa delicadamente até incorporar. Prove e tempere com sal e pimenta (mais o tempero Old Bay, se desejar) conforme necessário.
  5. Sirva. Sirva quente e aproveite!



Notas

Arroz selvagem: Eu usei 100% de arroz selvagem que eu adoro e recomendo para essa sopa. O tempo de cozimento pode variar se o senhor usar uma mistura de arroz selvagem ou um tipo diferente de arroz.

Receita alternativa de molho cremoso: No lugar do leite de coco, o senhor pode acrescentar 1 1/2 xícara de leite meio a meio. Ou pode fazer um molho cremoso derretendo 3 colheres de sopa de manteiga em uma panela (separada) em fogo médio-alto, batendo em 1/4 de xícara de farinha por um minuto e, em seguida, batendo em 1 1/2 xícara de leite até a mistura ficar homogênea. Deixe o molho cozinhar até quase atingir a fervura, momento em que engrossará, depois retire do fogo e adicione o molho à sopa quando o arroz estiver completamente cozido.

Opção Crock-Pot (panela de cozimento lento): Decidi remover a opção Crock-Pot das instruções da receita porque, infelizmente, descobrimos que as panelas de cozimento lento são muito inconsistentes para fazer essa receita. Diferentes marcas/modelos demonstraram variar drasticamente em termos do tempo de cozimento necessário para amolecer totalmente o arroz e os legumes, e muito caldo pode evaporar se a tampa não estiver totalmente fechada. Em vez disso, recomendo as opções do Instant Pot ou do fogão. Mas se o senhor quiser preparar essa sopa em uma panela de cozimento lento, basta seguir o método da Instant Pot e cozinhar lentamente (em vez de cozinhar na pressão) a sopa conforme indicado na Etapa 2 até que o arroz e os legumes estejam macios.

Compartilhe esta postagem

Tags: , , , ,