Macarrão tailandês bêbado (Pad Kee Mao)

May 5, 2024

Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.

Minha receita favorita de macarrão tailandês bêbado (pad kee mao), feito com sua escolha de proteína e vegetais e o mais irresistível molho de manjericão tailandês.

Drunken Noodles (Pad Kee Mao)Drunken Noodles (Pad Kee Mao)

Não é segredo que sou obcecado por praticamente todos os tipos de macarrão frito. Mas devo dizer que acho que o famoso macarrão bêbado da Tailândia – pad kee mao (ผัดขี้เมา) – será para sempre o meu favorito.

Eu absolutamente adorar esse macarrão. ♡

Em contraste com o que seu nome pode sugerir, macarrão bêbado normalmente não é feito com álcool. Em vez disso, eles são tradicionalmente feitos com macarrão de arroz, vegetais frescos e a proteína de sua escolha (usei frango aqui). Mas a mágica dessa receita está totalmente no molho “embriagado”. Ele é feito com uma mistura de molho base saboroso, levemente adocicado e com o tempero que o senhor preferir, que já é delicioso por si só. Mas quando ele é misturado com muito e muito manjericão sagrado tailandês com sabor de anis, prepare-se, porque esse molho se transforma em algo extra-especial e tem um sabor absolutamente irresistível.

Se o senhor quiser experimentar esta receita, vou insistir para que vá até o supermercado local do sudeste asiático para comprar manjericão tailandês fresco, que é um pouco diferente do manjericão italiano e proporciona a je ne sais quoi que considero fundamental para esse prato. E, embora eu não possa garantir aqui que esta receita seja 100% autêntica, é o mais próximo que cheguei de recriar a versão do restaurante tailandês-americano pela qual me apaixonei anos atrás e que tem um sabor ridiculamente bom.

A boa notícia para todos nós é que esse prato é muito fácil de fazer e também rende sobras fantásticas. Então, o senhor vai juntar um pouco de manjericão tailandês e vamos fazer pad kee mao caseiro juntos!

Thai BasilThai Basil

Pad Kee Mao Ingredientes:

Aqui estão algumas observações sobre os ingredientes que o senhor precisará para fazer essa receita de pad kee mao (quantidades incluídas na receita abaixo):

  • Macarrão de arroz: O tamanho de macarrão de arroz que o senhor preferir para esta receita.
  • Frango: Acrescentei fatias finas de frango ao meu stir-fry. Mas fique à vontade para usar carne bovina, suína, camarão, tofu ou qualquer outra proteína que o senhor preferir.
  • Vegetais: Usei uma mistura de brócolis, pimentão vermelho, cebolinha e alho. Mas, mais uma vez, fique à vontade para usar os vegetais que o senhor mais gosta para fritar. (O brócolis chinês costuma ser usado tradicionalmente nessa receita, que eu adoro, mas não consegui encontrar aqui em Barcelona quando refiz a foto dessa receita. Se o senhor conseguir encontrar, incluí instruções de como cozinhá-lo nas notas da receita).
  • Manjericão tailandês: Eu adoro o sabor do manjericão tailandês (que tem um sabor mais parecido com o do anis do que o manjericão italiano e normalmente está disponível nos supermercados do sudeste asiático) no pad kee mao e recomendo adicionar uma quantidade bem generosa a esse refogado. Dito isso, se o senhor não encontrar manjericão tailandês, pode usar manjericão italiano, que dará um sabor diferente, mas ainda assim delicioso.
  • Molho para fritar: Feito com uma deliciosa mistura de molho de soja com baixo teor de sódio, molho de ostra, molho de peixe, molho de soja doce e escuro e molho de alho e pimenta. (Veja as notas de variação abaixo para algumas alternativas sem glúten para o molho).
  • Coberturas: Eu sempre sirvo o drunken noodles com algumas fatias de limão fresco e pimentas tailandesas fatiadas polvilhadas por cima, para aqueles que querem um pouco mais de calor. Mas o amendoim picado e/ou o alho frito também acrescentam uma deliciosa crocância e sabor.

Thai Drunken Noodles (Pad Kee Mao) in Saute PanThai Drunken Noodles (Pad Kee Mao) in Saute Pan

Como fazer Drunken Noodles:

Aqui está uma breve visão geral das etapas para fazer essa receita tailandesa de macarrão embriagado (instruções completas na receita abaixo):

  1. Prepare o molho: Primeiro, bata todos os ingredientes do molho em uma tigela pequena até misturá-los.
  2. Prepare o macarrão: Em seguida, cozinhe o macarrão al dente. Em seguida, enxágue-os brevemente com água para esfriar (para que parem de cozinhar) e misture-os com um fio de óleo para que não grudem.
  3. Refogue o frango: Depois que os legumes e o frango estiverem preparados e prontos, é hora de refogar. Recomendo cozinhar o frango (ou a proteína que o senhor escolher) primeiro, em um pouco de óleo.
  4. Cozinhe os legumes. Em seguida, refogue os legumes até que atinjam o nível desejado de cozimento. (Eu gosto que os meus estejam mais crocantes).
  5. Combine tudo. Em seguida, adicione o macarrão cozido, o molho, o frango, o manjericão tailandês e a cebolinha à panela e misture bem.
  6. Sirva quente. E sirva imediatamente, enquanto o macarrão ainda estiver bem quente, coberto com as guarnições que o senhor mais gosta.

Macarrão bêbado (Pad Kee Mao) em close-up com brócolis e pimentão vermelhoMacarrão bêbado (Pad Kee Mao) em close-up com brócolis e pimentão vermelho

Possíveis variações:

Como em qualquer refogado, esta receita é bastante flexível quando se trata de substituições e variações, portanto, sinta-se à vontade para ser criativo com os ingredientes que tiver à mão! Por exemplo, o senhor poderia…

  • Usar uma proteína diferente: Se o senhor quiser, carne bovina, carne de porco, camarão ou tofu podem substituir deliciosamente o frango neste refogado!
  • Use vegetais diferentes: Praticamente qualquer legume que possa ser usado para fritar pode ser usado no lugar do brócolis e do pimentão vermelho (ou combinado com eles).
  • Deixe-o mais picante: Aumente a quantidade de molho de alho e pimenta e/ou adicione algumas pimentas tailandesas fatiadas ao molho (ou polvilhe-as por cima).
  • Faça-o sem glúten: Use tamari sem glúten (no lugar do molho de soja), molho de ostra sem glúten (no lugar do molho de ostra tradicional) e um pouco mais de tamari, além de um pouco de adoçante (melaço, xarope de bordo, açúcar mascavo ou mel, no lugar do molho de soja escuro).

Drunken Noodles in Serving Bowl with ChopsticksDrunken Noodles in Serving Bowl with Chopsticks

Mais receitas favoritas de macarrão:

O senhor está procurando mais receitas deliciosas de macarrão? Aqui estão algumas das minhas favoritas:

Imprimir

relógio ícone do relógiotalheres ícone de talheresbandeira ícone da bandeirapasta ícone da pastainstagram ícone do instagrampinterest ícone do pinterestfacebook ícone do facebookimpressão ícone de impressãoquadrados ícone de quadradoscoração ícone do coraçãocoração sólido ícone do coração sólido


Descrição

Minha receita favorita de macarrão tailandês bêbado (pad kee mao), feito com sua escolha de proteína e vegetais e o mais irresistível molho de manjericão tailandês.


Ingredientes do Stir-Fry:

  • 8 onças não cozido macarrão de arroz
  • 2 colheres de sopa de óleo, divididas
  • 1 meio quilo de peito de frango desossado e sem pele*, cortado em pedaços pequenos
  • 3 cebolinha, picada com as partes branca e verde escura divididas
  • 2 xícaras floretes de brócolis (ou outros vegetais*)
  • 1 pimentão vermelho, sem caroço e cortado em cubos
  • 4 dentes de alho, picados
  • 1 1/2 xícara folhas frescas de manjericão tailandês bem embaladas
  • coberturas opcionais: fatias de limão fresco, pimentas tailandesas fatiadas, amendoim picado e/ou alho frito

Molho Stir-Fry:


  1. Prepare o molho: Bata os ingredientes do molho em uma tigela pequena ou em um copo medidor até misturá-los.
  2. Prepare o macarrão: Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem até ficar al dente. Escorra e enxágue com água fria até que o macarrão não esteja mais quente e reserve até que esteja pronto para usar. (Eu também recomendaria misturar o macarrão com um fio de óleo se forem necessários alguns minutos até que o senhor o adicione ao stir-fry, para evitar que grude).
  3. Refogue o frango: Aqueça 1 colher de sopa de óleo em uma frigideira grande ou wok em fogo médio-alto. Tempere o frango com uma pitada generosa de sal e pimenta. Em seguida, adicione o frango ao óleo e refogue por 3 a 4 minutos, mexendo apenas ocasionalmente, até que esteja cozido. Transfira o frango cozido para um prato separado (limpo) e retorne a panela ao fogo.
  4. Cozinhe os legumes. Adicione a 1 colher de sopa de óleo restante à frigideira. Adicione as partes brancas da cebolinha e do pimentão à panela e refogue por 2 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente o brócolis e o alho e refogue por mais 2 minutos, mexendo ocasionalmente, até que os vegetais atinjam o nível desejado de maciez.
  5. Combine tudo. Adicione imediatamente à panela o macarrão cozido, o molho, o frango, o manjericão tailandês e as partes verdes da cebolinha. Mexa bem por 1 a 2 minutos até que todos os ingredientes estejam uniformemente cobertos com o molho.
  6. Sirva quente. Retire a panela do fogo e sirva imediatamente, guarnecido com as coberturas que desejar.



Notas

Alternativas proteicas: Sinta-se à vontade para substituir o frango por meio quilo de carne bovina, suína, camarão ou tofu, se desejar, ou pode simplesmente omitir totalmente a proteína adicionada a esta receita.

Opções vegetarianas: Sinta-se à vontade para substituir o brócolis e o pimentão por outros vegetais que possam ser usados para refogar, se desejar. O brócolis chinês costuma ser usado tradicionalmente nessa receita, que deve ter seus talos picados e salteados primeiro e, em seguida, as partes verdes folhosas adicionadas perto do final.

Alternativa ao molho de soja escuro: Se não conseguir encontrar molho de soja escuro, o senhor pode substituir por uma colher de chá de molho de soja e uma ou duas colheres de chá de adoçante (o melaço tem o sabor mais próximo, mas mel, xarope de bordo ou açúcar também funcionam).

Compartilhe esta postagem

Tags: , , , , ,