Macarrão com parmesão e couve-de-bruxelas

May 5, 2024

Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.

Este macarrão de couve-de-bruxelas com parmesão de 30 minutos é feito com couve-de-bruxelas ralada com alho, pinhões torrados e um molho sedoso de queijo e pimenta-do-reino. Fique à vontade para acrescentar bacon ou linguiça, se quiser!

Macarrão com parmesão e couve de BruxelasMacarrão com parmesão e couve de Bruxelas

Agora que as couves-de-bruxelas estão de volta à estação, temos comprado sem parar aqui em casa e as assamos, salteamos e as colocamos em saladas com a maior frequência possível. Não me canso de comer esses pequenos superalimentos verdes nesta época do ano! Mas um dos nossos favoritos As novas receitas favoritas do mês passado acabaram sendo uma fusão improvisada de uma de nossas massas favoritas (cacio e pepe) e um de nossos acompanhamentos favoritos (couve-de-bruxelas salteada com alho e pinhões).

Por falta de um nome mais criativo, estou chamando-o de nosso novo macarrão favorito de couve-de-bruxelas com parmesão. ♡

É uma receita superbásica que requer apenas 6 ingredientes e fica pronta em menos de 30 minutos. Mas estou dizendo aos senhores que os fatores de conforto e sabor dessa massa são 10 em 10. A textura desse macarrão al dente, espesso e mastigável, é equilibrada com pedaços de couve-de-bruxelas desfiada e pinhões tostados e amanteigados. E quando misturada com um molho brilhante de manteiga, parmesão, alho e pimenta-do-reino, prepare-se para repetir, pois garanto que uma tigela dessa massa sazonal aconchegante vai fazer o senhor desmaiar.

Se o senhor quiser acrescentar mais proteína, um pouco de linguiça italiana salteada ou bacon seria uma ideia muito, muito boa. Ou, se o senhor quiser dar à massa um toque mais amanteigado de limão, essa receita também ficaria deliciosa se fosse feita com o molho de manteiga marrom com limão que também usei nesta receita. Seja como for que o senhor a prepare, essa massa é uma ótima maneira de aproveitar os brotos da estação. Portanto, traga um lote para casa e vamos fazer um macarrão juntos!

Tigela de couve-de-bruxelasTigela de couve-de-bruxelas

Macarrão com couve-de-bruxelas Ingredientes:

Primeiro, algumas observações rápidas sobre os ingredientes que o senhor precisará para fazer esse macarrão (as quantidades estão listadas na receita completa abaixo):

  • Massa: Eu realmente recomendo usar uma boa massa grossa para esta receita, como orrecchiette ou bucatini. Mas qualquer formato de massa que o senhor tenha à mão serve.
  • Manteiga: Parte dela será usada para refogar a couve-de-bruxelas e outra parte formará a base do molho parmesão.
  • Couve-de-bruxelas: Adoro triturá-las em fitas como confete para esta massa. (Aqui está um rápido tutorial em vídeo que o senhor pode assistir para saber como triturar a couve-de-bruxelas manualmente ou com um processador de alimentos). Se preferir, o senhor também pode cortar as couves-de-bruxelas pela metade.
  • Alho: Prensado ou picado.
  • Parmesão: Essa receita pede 2 onças completas de queijo parmesão, que será o ingrediente principal do nosso molho de queijo. Como sempre, é importante que o parmesão seja ralado na hora antes de ser adicionado ao macarrão, para que derreta suavemente e forme um molho sedoso. Infelizmente, o parmesão pré-ralado ou ralado que o senhor compra na loja não derreterá bem. Portanto, compre um pedaço de queijo e rale-o rapidamente com a mão.
  • Pinhões: Tostados brevemente em uma frigideira ou no forno, para realçar seu melhor sabor.
  • Sal marinho e pimenta-do-reino: E, finalmente, muito sal marinho para temperar generosamente a água do macarrão. E muita pimenta do reino moída na hora para temperar o molho.

Massa de couve-de-bruxelas com parmesão e pinhões na frigideiraMassa de couve-de-bruxelas com parmesão e pinhões na frigideira

Dicas para fazer essa massa:

Antes de chegarmos à receita completa abaixo, aqui estão algumas dicas rápidas para fazer esse macarrão:

  • Prepare os ingredientes com antecedência. Depois que o senhor começa a ferver o macarrão, essa receita é bem rápida. Por isso, recomendo que os pinhões sejam torrados e que as couves-de-bruxelas e o alho estejam picados e prontos para serem usados antes de começar a cozinhar o macarrão.
  • Use uma peneira para transferir o macarrão. Se o senhor gosta de macarrão tanto quanto eu, realmente recomendo investir em uma coador de aranha para que o senhor possa transferir fácil e imediatamente o macarrão cozido da panela para a frigideira refogada para a etapa final desta receita. Se não tiver um coador de aranha, o senhor pode reservar uma xícara ou mais da água com amido do macarrão e depois escorrer o macarrão na pia em um coador grande. Mas eu realmente prefiro o método do escorredor de aranha pela eficiência.
  • Não cozinhe demais o macarrão! Nosso objetivo com essa receita é que a massa fique bem mastigável e al dente após o senhor deve ficar atento ao macarrão enquanto ele cozinha e testar algumas mordidas aqui e ali. Portanto, fique de olho no macarrão enquanto ele cozinha e teste algumas mordidas aqui e ali. E quando o macarrão parecer apenas 1 minuto ou mais tímido de al dente (ele ainda terá uma mordida ligeiramente firme), vá em frente e transfira-o para a frigideira e o macarrão terminará de cozinhar no molho.

Macarrão de couve-de-bruxelas em tigelas para servirMacarrão de couve-de-bruxelas em tigelas para servir

Possíveis variações:

Como mencionei acima, essa receita é incrivelmente flexível se o senhor quiser personalizá-la com trocas de ingredientes ou acréscimos. Por exemplo, o senhor poderia…

  • Adicionar uma proteína: O bacon ou a linguiça italiana seriam uma combinação natural para essa massa (e se o senhor os adicionar, recomendo usar a gordura restante para refogar Bruxelas em vez de manteiga). Mas camarão, frango ou salmão também seriam adições deliciosas aqui!
  • Adicione mais verduras: Sinta-se à vontade para saltear também um pouco de couve fresca ou espinafre com as couves-de-bruxelas, se quiser acrescentar mais verduras.
  • Adicione suco de limão: Como mencionado acima, essa receita também ficaria deliciosa com o meu molho de manteiga marrom com limão encontrado em esta receita. Ou, se quiser apenas adicionar um toque de limão ao molho cacio e pepe, o senhor pode misturar o macarrão com algumas colheres de sopa de suco de limão antes de servir.
  • Adicione um pouco de tempero: Normalmente, não resisto a acrescentar uma pitada de pimenta vermelha em flocos, para dar ao macarrão um toque sutil de calor.
  • Use nozes diferentes: Se o senhor quiser uma alternativa mais econômica aos pinhões, as nozes torradas também ficariam deliciosas nessa receita.
  • Faça-a sem glúten: Certifique-se apenas de usar macarrão certificado sem glúten.

Macarrão de couve-de-bruxelas com pinhões CloseupMacarrão de couve-de-bruxelas com pinhões Closeup

Mais receitas favoritas de couve-de-bruxelas:

O senhor está procurando outras maneiras de cozinhar com couve-de-bruxelas nesta temporada? Aqui estão algumas das minhas receitas favoritas com couve-de-bruxelas:

Imprimir

relógio ícone do relógiotalheres ícone de talheresbandeira ícone da bandeirapasta ícone da pastainstagram ícone do instagrampinterest ícone do pinterestfacebook ícone do facebookimpressão ícone de impressãoquadrados ícone de quadradoscoração ícone do coraçãocoração sólido ícone do coração sólido


Descrição

Este macarrão de couve-de-bruxelas com parmesão é feito com uma combinação simples de couve-de-bruxelas ralada, pinhões torrados e um molho sedoso de cacio e pepe (queijo e pimenta-do-reino). Sinta-se à vontade para dobrar a receita se quiser usar um quilo inteiro de macarrão.



  1. Cozinhe o macarrão. Aqueça uma panela grande de água com bastante sal até ferver. Acrescente o macarrão (cerca de 5 minutos antes de começar a refogar Bruxelas, veja abaixo) e cozinhe o macarrão até que fique al dente por 1 minuto.
  2. Refogue a couve-de-bruxelas e o alho. Aquecer 1 colher de sopa da manteiga em um recipiente frigideira grande para refogar em fogo médio-alto. Acrescente as couves-de-bruxelas raladas e o alho e tempere com sal e bastante pimenta-do-reino. Refogue por 2 minutos, mexendo ocasionalmente. Continue com a etapa 3 ou, se o macarrão ainda não estiver pronto, retire a frigideira do fogo por alguns instantes até que o macarrão esteja pronto.
  3. Misture o macarrão. Quando o macarrão estiver pronto, use uma coador de aranha para transferir o macarrão para a frigideira refogada com Bruxelas. Acrescente as 2 colheres de sopa de manteiga restantes, 1/2 xícara da água com amido do macarrão e polvilhe o parmesão uniformemente sobre o macarrão. Retire a frigideira do fogo. Em seguida, misture o macarrão com Bruxelas e o queijo por cerca de 1 minuto ou até que o queijo tenha derretido uniformemente em um molho sedoso e o macarrão esteja cozido al dente. Se o molho parecer muito seco, acrescente 1/4 de xícara de água adicional ao macarrão de cada vez até obter a consistência certa.
  4. Sirva. Sirva o macarrão quente, guarnecido com muitos pinhões torrados, e divirta-se!



Compartilhe esta postagem

Tags: , ,