Frango com coco e limão e brócolis

May 6, 2024

Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.

Esta receita de frango com coco e limão e brócolis é rápida e fácil de fazer e é cozida em um molho cremoso e picante de coco e limão. Sirva com arroz ou macarrão e divirta-se!

Receita de frango com coco e limão e brócolisReceita de frango com coco e limão e brócolis

Nova receita de frango frito para o senhor hoje! ♡

Essa receita é feita com um molho de coco e limão divertido, brilhante e picante que os senhores vão adorar. adorar. Os sabores aqui são inspirados em um dos meus sopas tailandesas favoritasque apresenta uma base cremosa de leite de coco misturada com toques picantes de gengibre, alho e capim-limão. Muito suco de limão espremido na hora é equilibrado com um toque de mel, que também realça a doçura do leite de coco. E, no total, o sabor é ultrafresco e saboroso e combina com o perfeitamente com um simples refogado de frango e brócolis.

A ótima notícia para todos nós é que essa receita fica pronta em menos de 30 minutos e fica ótima servida com arroz ou macarrão. (Normalmente, coloco minha Instant Pot para cozinhar o arroz enquanto faço o refogado). Essa receita também é naturalmente sem glúten e sem laticínios. E, é claro, como em qualquer refogado, essa receita também é superflexível se o senhor quiser trocar por uma proteína diferente (camarão, carne bovina, tofu etc.) ou por qualquer outro vegetal (basicamente qualquer vegetal que possa ser usado em refogados) que preferir.

Muito bem, amigos, vamos fazer frango com coco e limão e brócolis!

Floretes de brócolis picadosFloretes de brócolis picados

Coconut Lime Chicken and Broccoli (frango com coco e limão e brócolis) Ingredientes:

Aqui estão os ingredientes de que o senhor precisará para fazer essa receita de frango com coco e limão e brócolis (as quantidades estão incluídas na receita completa abaixo):

  • Leite de coco integral: Recomendo enfaticamente que o senhor use uma marca de leite integral que seja extracremosa (basicamente, uma marca que tenha a menor porcentagem de água adicionada) para garantir que o molho fique espesso e cremoso. Ou, como alternativa, o senhor pode usar uma lata de creme de coco em vez de leite de coco.
  • Caldo de galinha: O caldo de frango ou de legumes funcionará aqui – o que o senhor tiver à mão.
  • Suco de limão: Adoro fazer esse molho com bastante suco de limão espremido na hora para que ele fique ainda mais ácido e com sabor de limão. Mas fique à vontade para adicionar tanto ou tão pouco suco de limão quanto preferir.
  • Açúcar: Usei mel para equilibrar a acidez do molho, mas o senhor pode usar açúcar mascavo, açúcar branco, mel ou qualquer outro adoçante de sua preferência.
  • Amido de milho: Apenas um pouco para engrossar o molho, se o senhor quiser. (Caso contrário, o senhor pode omitir o amido de milho se não se importar com um molho mais ralo).
  • Gengibre: Eu ralei uma colher de sopa de gengibre fresco para o molho, o que recomendo muito. (YUM.) Mas se o senhor quiser economizar tempo, pode simplesmente adicionar uma colher de chá de gengibre moído.
  • Capim-limão: Adoro o sabor do capim-limão fresco nessa receita (o senhor pode ralar o seu próprio capim-limão ou comprar um tubo de pasta de capim-limão). Mas se o senhor não conseguir encontrar capim-limão no supermercado local, não se preocupe, a receita ainda terá um ótimo sabor sem ele.
  • Frango: Os senhores podem usar peitos ou coxas de frango desossados, cortados em fatias finas em pedaços pequenos, que serão salteados no azeite de oliva.
  • Vegetais: Uma mistura de floretes de brócolis picados, cebolas verdes em fatias finas (partes verdes e brancas separadas) e alho (prensado ou picado).
  • Sal e pimenta-do-reino: Como sempre, para temperar.
  • Coberturas: Finalmente, as coberturas frescas são fundamentais para realçar os melhores sabores desse molho! Recomendo polvilhar bastante coentro fresco e cebolinha verde fatiada em cima de cada porção. (Ou se o senhor tiver alguma hortelã fresca ou manjericão que o senhor tiver em mãos, eles também seriam uma adição deliciosa). E se o senhor quiser adicionar um pouco de calor, corte algumas pimentas serrano ou tailandesa e salpique-as por cima também.

Frango e brócolis com molho de coco e limão na frigideiraFrango e brócolis com molho de coco e limão na frigideira

Como fazer frango e brócolis refogados:

As instruções completas estão incluídas na receita abaixo, mas aqui está uma breve visão geral de como faremos essa receita de frango refogado com brócolis:

  1. Faça o molho de coco e limão: Primeiro, vamos bater todos os ingredientes do molho até combiná-los.
  2. Cozinhe o frango. Em seguida, refogaremos o frango no azeite de oliva até que esteja cozido e o transferiremos para um prato limpo para que fique enquanto preparamos o molho.
  3. Cozinhe o molho. Em seguida, refogaremos brevemente as cebolas verdes (partes brancas) e o alho na mesma panela com azeite de oliva. Em seguida, adicione a mistura do molho e leve tudo ao fogo brando.
  4. Junte tudo. Por fim, adicionaremos o brócolis ao molho e daremos uma mexida rápida. (Eu gosto do meu bem crocante, mas o senhor pode cozinhar o seu por mais tempo se quiser que ele fique um pouco mais macio). Em seguida, adicione o frango novamente.
  5. Tempere. E, é claro, não se esqueça de provar o prato e temperá-lo com mais sal, pimenta, suco de limão e/ou adoçante que o senhor achar necessário.
  6. Sirva. Então, enquanto ainda estiver bem quente, sirva com arroz ou macarrão, guarnecido com muito de coentro fresco e (as partes escuras das) cebolas verdes, além de algumas pimentas fatiadas, se o senhor quiser adicionar um pouco de calor. E aproveite!!!

Frango com brócolis e coco e limão com arroz em tigelaFrango com brócolis e coco e limão com arroz em tigela

Possíveis variações:

Como mencionei acima, essa receita de stir fry é bastante flexível quando se trata de modificações. Portanto, fique à vontade para personalizar a sua com os ingredientes que o senhor mais gosta! Por exemplo, o senhor poderia…

  • Torná-lo picante: Sinta-se à vontade para polvilhar algumas pimentas serrano ou tailandesa em fatias finas em cima de cada prato, se quiser personalizar o calor das porções individuais. Ou, alternativamente, o senhor pode misturar as pimentas ao molho para dar ao refogado inteiro um pouco mais de calor. (Flocos de pimenta vermelha esmagados ou qualquer outro molho picante de sua preferência também funcionaria aqui).
  • Torne-o mais cremoso: Se o senhor quiser que o molho fique ainda mais cremoso, use uma lata de creme de coco em vez de leite de coco.
  • Use uma proteína diferente: Camarão, carne bovina, carne de porco ou tofu podem ser substituições deliciosas para o frango, se o senhor quiser.
  • Use vegetais diferentes: Sinta-se à vontade para acrescentar outros vegetais que possam ser usados para fritar este prato no lugar do brócolis (ou combinados com ele), se desejar.
  • Adicione mais ervas: Como mencionado acima, o manjericão tailandês e/ou a hortelã fresca também seriam deliciosos complementos para a cobertura, se o senhor os tiver à mão.

Closeup de frango com coco e limão e arroz com brócolisCloseup de frango com coco e limão e arroz com brócolis

Mais receitas favoritas de frituras:

O senhor está procurando mais receitas rápidas de frituras para experimentar? Aqui estão algumas das minhas favoritas!

Imprimir

relógio ícone do relógiotalheres ícone de talheresbandeira ícone da bandeirapasta ícone da pastainstagram ícone do instagrampinterest ícone do pinterestfacebook ícone do facebookimpressão ícone de impressãoquadrados ícone de quadradoscoração ícone do coraçãocoração sólido ícone do coração sólido


Descrição

Esta receita de frango com coco e limão e brócolis é rápida e fácil de fazer e é cozida em um molho cremoso e picante de coco e limão.


Ingredientes do molho de coco e limão:

  • 1 3/4 de xícara (14 onças) leite de coco integral*
  • 1/2 xícara caldo de galinha
  • 2 para 4 colheres de sopa de suco de limão espremido na hora*
  • 2 colheres de sopa mel*
  • 1 colher de sopa amido de milho
  • 1 colher de sopa gengibre fresco ralado*
  • (opcional) 1 talo de capim-limão, descascado e ralado (veja a nota abaixo*))

Ingredientes do Stir-Fry:

  • 1 meio quilo de peito de frango desossado e sem pele, cortado em fatias finas e em pedaços pequenos
  • sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva, divididas
  • 2 cebolinha, cortada em fatias finas com as partes branca e verde separadas
  • 3 dentes de alho, espremidos ou picados
  • 3 xícaras floretes de brócolis*
  • coberturas: muito coentro fresco picado, pimentas tailandesas em fatias finas opcionais para esquentar


  1. Prepare o molho de coco e limão: Em uma tigela média, bata o leite de coco, o caldo de galinha, o suco de limão, o açúcar, o amido de milho, o gengibre ralado e o capim-limão ralado até incorporar. Reserve até que esteja pronto para usar.
  2. Cozinhe o frango. Tempere o frango com algumas pitadas generosas de sal e pimenta. Aqueça 1 colher de sopa de óleo em fogo médio-alto em uma frigideira grande. Adicione o frango e refogue por 5 minutos, mexendo e virando de vez em quando, até que esteja cozido. Transfira o frango para um prato limpo e reserve.
  3. Cozinhe o molho. Adicione o restante do 1 colher de sopa de azeite de oliva na frigideira. Acrescente as partes brancas da cebolinha e do alho e refogue por 2 minutos, mexendo com frequência. Despeje a mistura do molho e bata para misturar. Deixe o molho continuar cozinhando até atingir o ponto de fervura.
  4. Junte tudo. Acrescente o brócolis ao molho e mexa delicadamente por 1 minuto até que esteja completamente coberto. Acrescente o frango e mexa até incorporar. Retire do fogo.
  5. Tempere. Prove e tempere o prato com mais sal, pimenta, suco de limão e/ou açúcar, se necessário.
  6. Sirva. Sirva quente sobre arroz ou macarrão, guarnecido com bastante coentro fresco e as partes escuras da cebolinha, além de algumas pimentas fatiadas, se quiser adicionar um pouco de calor. Aproveite!



Notas

Leite de coco: Recomendo enfaticamente que o senhor use uma marca de leite integral que seja extracremosa (basicamente, uma marca que tenha a menor porcentagem de água adicionada) para garantir que o molho fique espesso e cremoso. Ou, como alternativa, o senhor pode usar uma lata de creme de coco em vez de leite de coco.

Suco de limão: Eu adoro esse molho com muito limão e, às vezes, adiciono até mais de 4 colheres de sopa. Mas se o senhor preferir que o molho não seja muito ácido, eu começaria com apenas 2 colheres de sopa de suco de limão e, depois, poderia acrescentar mais a gosto, se quiser.

Açúcar: Ou fique à vontade para usar açúcar mascavo, açúcar branco (granulado), açúcar de coco ou qualquer outro adoçante de sua preferência. Além disso, o senhor pode adicionar mais ou menos adoçante, a gosto.

Gengibre: Ou, em vez disso, o senhor pode adicionar 1 colher de chá de gengibre moído (seco).

Capim-limão: Retire as camadas externas do caule do capim-limão. Em seguida, rale ou pique finamente somente os últimos centímetros da parte inferior do talo que é branco ou verde claro até que o senhor tenha cerca de 1 colher de sopa de capim-limão ralado. Como alternativa, o senhor pode usar pasta de capim-limão comprada em loja. Ou, se não conseguir encontrar capim-limão, não se preocupe, a receita ainda ficará deliciosa sem ele.

Brócolis: Consegui obter cerca de 3 a 4 florzinhas de brócolis do tamanho de uma mordida de 2 cabeças médias de brócolis.

Instruções de armazenamento: As sobras podem ser refrigeradas em um recipiente fechado por até 3 a 4 dias. Infelizmente, esse molho de coco não congela bem, portanto, não recomendo congelá-lo.

Fonte da receita: Esta receita foi originalmente inspirada na receita do Little Broken receita de frango ao leite de coco.

Compartilhe este post

Tags: , , ,