Arroz frito com couve e gengibre

May 6, 2024

Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.

Esta receita de arroz frito com couve e gengibre é rápida e fácil de fazer, cheia de sabor e frita na frigideira até o arroz ficar bem crocante!

Ginger Kale Fried RiceGinger Kale Fried Rice

Então, abastecemos nossa despensa com talvez um pouco arroz em excesso durante os primeiros meses em que ficamos em casa, quando todos previam a escassez de alimentos básicos aqui em Barcelona. E, meses depois, rs, ainda estamos tentando superar isso! Então, meu receita clássica de arroz frito tem sido muito repetida em nosso rodízio de jantares ultimamente, feita com os ingredientes que temos à mão ou com os temperos que desejamos. Mas essa versão em particular acabou ficando tão boa que tive que aparecer e compartilhá-la como uma receita nova hoje…

…este arroz integral frito com couve e gengibre. ♡

Ele é feito com arroz integral de grão curto, que eu adoro usar no arroz frito porque ele é muito mastigável e saboroso, além de trazer alguns benefícios nutricionais extras. O arroz é então frito até ficar bem crocante (veja as dicas abaixo!) e misturado com cebolinha, alho, ervilhas, ovos e meus temperos favoritos para arroz frito. Uma porção dessa receita também inclui um punhado inteiro de couve fresca (crespa ou lacinato, o senhor escolhe), que amolece e se mistura perfeitamente com o arroz. E o melhor de tudo é que o arroz é temperado com muito e muito gengibre fresco, o que, na minha opinião, o torna absolutamente irresistível.

É claro que o arroz frito é sempre uma receita incrivelmente versátil quando se trata de adicionar ingredientes e fazer trocas. Portanto, se o senhor quiser acrescentar um pouco mais de proteína (frango, camarão ou tofu crocante seriam ótimos), alguns vegetais extras (eu estava bem perto de fotografar isso com alguns shiitakes, que ainda acho que seria uma ideia deliciosa), ou apimentar a receita misturando um pouco de sriracha (yum)… vá em frente. Também incluí abaixo opções de como tornar essa receita sem glúten ou vegana. Então, faça você mesmo!

E vamos fazer um pouco de arroz frito!

Arroz frito com couve e gengibre Ingredientes:

Antes de chegarmos à receita abaixo (onde as quantidades dos ingredientes estão listadas), aqui estão algumas notas rápidas sobre os ingredientes que o senhor precisará para fazer esta receita de arroz frito com couve e gengibre…

  • Manteiga: Sei que a manteiga é um ingrediente um pouco não tradicional no arroz frito, mas ela acrescenta um sabor muito bom e ajuda o arroz a ficar ainda mais crocante, portanto, recomendo-a totalmente. Dito isso, se o senhor estiver fazendo essa receita vegana, fique à vontade para usar óleo (eu recomendaria óleo de amendoim) ou manteiga vegana.
  • Cebolinha verde: Refogaremos as partes brancas e verdes claras na manteiga e, em seguida, polvilharemos as partes verdes escuras antes de servir.
  • Alho: Muito alho fresco picado.
  • Gengibre fresco: Picado (finamente picado) ou ralado – fica a critério do senhor! Recomendo fortemente o uso de gengibre fresco para esta receita. Mas, se o senhor estiver em apuros e precisar usar gengibre seco em pó, pode colocar de 2 a 3 colheres de chá, a gosto.
  • Arroz cozido e resfriado: É muito importante que o arroz esteja cozido e bem resfriado antes de ser adicionado a esta receita. (Caso contrário, se o arroz estiver quente quando for adicionado, ele ficará empapado e não ficará bem crocante). Usei sobras de arroz integral para esta receita, mas praticamente qualquer tipo de arroz serve.
  • Ervilhas congeladas: Eu sempre gosto de acrescentar ervilhas ao meu arroz para dar um toque extra de cor e doçura, mas veja as notas abaixo para outros complementos vegetarianos que também seriam ótimos.
  • Couve: Vamos murchar um cacho pequeno inteiro de couve (crespa ou lacinato) no arroz frito! Não se esqueça de remover primeiro as nervuras e os talos duros.
  • Temperos: Eu sempre gosto de usar uma mistura de molho de soja, molho de ostra (opcional se for vegetariano) e óleo de gergelim torrado ao meu arroz frito, juntamente com algumas boas pitadas de pimenta-do-reino moída na hora.
  • Ovos: E, finalmente, alguns ovos, que serão mexidos e depois misturados ao arroz frito. (Basta omitir se a receita for vegana).

Arroz integral frito com gengibre e couve na frigideiraGinger Kale Fried Brown Rice in Skillet

Como fazer arroz frito:

Sempre que o senhor faz arroz frito, as etapas tendem a ser bem rápidas. Portanto, recomendo fortemente que o senhor prepare todos os ingredientes antes de começar. Depois, por favor, resista à tentação de mexer o arroz frito enquanto ele estiver fritando na manteiga! Se o senhor deixar o arroz fritar por mais ou menos 2 minutos sem mexer, o fundo da frigideira ficará bem dourado e deixará o arroz bem crocante – que é o que queremos aqui. ♡

Uma boa frigideira antiaderente ou uma panela de ferro fundido também facilitará muito o cozimento do arroz e dos ovos. Mas qualquer frigideira que o senhor tiver funcionará.

Aqui está uma rápida visão geral das etapas que seguiremos para fazer essa receita de arroz frito com couve e gengibre:

  1. Refogue a cebolinha verde, o alho e o gengibre. Primeiro, vamos refogar a cebolinha verde (as partes branca e verde-clara), o alho e o gengibre na manteiga.
  2. Refogue o arroz. Em seguida, aumentaremos o fogo para alto, derreteremos um pouco mais de manteiga e adicionaremos o arroz para que ele possa fritar. Para que o arroz fique bem crocante, é importante deixar o arroz descansar sem ser perturbado por longos intervalos (cerca de 2 minutos cada) para que a camada inferior do arroz possa dourar e ficar crocante. Eu faria isso duas ou três vezes até o arroz atingir a consistência crocante desejada.
  3. Acrescente as ervilhas, a cebolinha (verde) e a couve. Em seguida, adicionaremos as ervilhas, metade das partes verdes reservadas das cebolinhas e a couve, misturando rapidamente a couve com o arroz, um punhado de cada vez, até que ela seja incorporada e comece a murchar.
  4. Acrescente os temperos. O molho de soja, o molho de ostra e o óleo de gergelim – que eu geralmente adiciono direto, mas, se preferir, o senhor pode misturá-los em uma tigela para combinar primeiro.
  5. Misture os ovos. Coloque o arroz em um lado da frigideira e cozinhe os ovos no outro, mexendo com frequência até que estejam mexidos e cozidos.
  6. Prove e tempere. Experimente o arroz e tempere com pimenta-do-reino e/ou molho de soja extra, conforme necessário, a gosto.
  7. Sirva. Retire do fogo e sirva imediatamente, guarnecido com as cebolas verdes restantes.

Closeup do arroz frito com couve e gengibreGinger Kale Fried Rice Closeup

Possíveis variações:

Há vários tipos de maneiras deliciosas de personalizar esse arroz frito, se o senhor quiser! Por exemplo, fique à vontade para…

  • Adicionar uma proteína: Frango cozido, bife, carne de porco, camarão, salmão ou tofu crocante seriam adições deliciosas a esse arroz frito.
  • Adicione mais vegetais: Cogumelos, pimentões, cenouras, abobrinhas, brócolis ou quaisquer outros vegetais que pareçam bons também podem ser salteados e acrescentados a este prato.
  • Use verduras diferentes: Se o senhor não tiver couve fresca à mão, pode substituí-la por espinafre ou couve-galega picada.
  • Torne-o picante: Sinta-se à vontade para adicionar um pouco de sriracha ou algumas pimentas vermelhas tailandesas fatiadas, se quiser dar a este arroz frito um pouco mais de calor!
  • Faça-o vegano: Omita os ovos e o molho de ostra e use seu óleo favorito ou manteiga vegana no lugar da manteiga tradicional.
  • Faça-o sem glúten: Use tamari sem glúten (em vez de molho de soja) e molho de ostra sem glúten (ou omita o molho de ostra).

Arroz frito com couve e gengibre em tigelaGinger Kale Fried Rice In Bowl

Mais receitas favoritas de arroz:

O senhor está procurando mais receitas de arroz vencedoras? Aqui estão algumas das minhas favoritas:

Imprimir

relógio ícone do relógiotalheres ícone de talheresbandeira ícone da bandeirapasta ícone da pastainstagram ícone do instagrampinterest ícone do pinterestfacebook ícone do facebookimpressão ícone de impressãoquadrados ícone de quadradoscoração ícone do coraçãocoração sólido ícone do coração sólido


Descrição

Esta receita de arroz frito com couve e gengibre é rápida e fácil de fazer, cheia de sabor e frita na frigideira até que o arroz fique bem crocante! Veja as notas acima para possíveis variações de ingredientes.


  • 3 colheres de sopas de manteiga, dividida
  • 4 cebolinha verde, cortada em fatias finas
  • 3 dentes de alho, picados
  • 2 colheres de sopa de gengibre fresco picado ou ralado
  • 4 xícarass arroz cozido e resfriado (Usei arroz integral de grão curto)
  • 1/2 xícara ervilhas congeladas
  • 1 Um cacho pequeno de couve, picado grosseiramente (depois que as nervuras e os talos forem removidos)
  • 1/4 de xícara baixo teor de sódio molho de sojaou mais/menos a gosto
  • 2 colheres de chás molho de ostra (opcional)
  • 1/2 colher de chás óleo de gergelim torrado
  • 3 ovos, batidos
  • pimenta-do-reino recém-rachada


  1. Refogue a cebolinha verde, o alho e o gengibre. Derreta 1 colher de sopa de manteiga em uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto. Adicione as partes branca e verde-clara da cebolinha e refogue por 2 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente o alho e o gengibre e refogue por 1 minuto, mexendo com frequência.
  2. Refogue o arroz. Acrescente as 2 colheres de sopa de manteiga restantes e aumente o fogo para alto. Depois que a manteiga derreter, adicione o arroz e espalhe-o em uma camada uniforme. Deixe o arroz cozinhar sem ser perturbado por cerca de 2 minutos ou até ficar crocante na parte inferior. Mexa bem e repita, deixando cozinhar por cerca de 1 a 2 minutos ou até ficar crocante.
  3. Acrescente as ervilhas, a cebolinha (verde) e a couve. Acrescente as ervilhas, metade das partes verdes reservadas das cebolinhas e a couve, misturando rapidamente a couve com o arroz, um punhado de cada vez, até que ela seja incorporada e comece a murchar.
  4. Acrescente os temperos. Regue o molho de soja, o molho de ostra e o óleo de gergelim uniformemente sobre o arroz e misture bem.
  5. Misture os ovos. Coloque o arroz em um lado da frigideira e cozinhe os ovos no outro, mexendo com frequência até que estejam mexidos e cozidos.
  6. Prove e tempere. Experimente o arroz e tempere com pimenta-do-reino e/ou molho de soja extra, conforme necessário, a gosto.
  7. Sirva. Retire do fogo e sirva imediatamente, guarnecido com as cebolas verdes restantes.



Compartilhe esta postagem

Tags: , , ,