Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Essas tigelas de salada grega de salmão apresentam salmão grelhado na frigideira, legumes e verduras crocantes, abacate cremoso, queijo feta picante e um molho de limão picante. Tão fresco e saboroso e pronto para ser consumido em apenas 25 minutos!
Diga olá para as tigelas de salada de salmão de inspiração grega que meu marido e eu fazemos repetidamente. ♡
De alguma forma, essa receita entrou em nosso rodízio regular de almoços há alguns anos, quando meu marido e eu começamos a trabalhar em casa juntos. E anos depois, ela ainda continua sendo uma de nossas favoritas absolutas. Aprendemos que, se fizermos uma equipe – geralmente eu tiro a frigideira do salmão e faço o molho enquanto Barclay corta os legumes -, essa salada de salmão pode ficar pronta em menos de 15 minutos. E nos dias mais corridos, quando queremos uma refeição rápida, fresca, saborosa e que nos faça sentir bem, essa salada sempre chega ao ponto.
Os ingredientes aqui são simples e infinitamente flexíveis. A senhora só precisa de algumas verduras frescas para salada, alguns legumes crocantes, um abacate maduro, uma pitada de queijo feta picante (ou queijo de cabra), pepitas crocantes (ou nozes ou sementes de sua escolha) e uma porção do meu molho rápido para o dia a dia (feito com suco de limão ou vinagre de vinho tinto). Em seguida, basta fritar alguns filés de salmão no fogão, colocá-los na salada e pronto.
Vamos fazer uma salada de salmão!
Tigelas de salada grega de salmão Ingredientes:
Muito bem, algumas notas rápidas sobre os ingredientes antes de passarmos à receita! Para fazer essas tigelas de salada grega de salmão, o senhor precisará de:
- Salmão: Fique à vontade para usar qualquer variedade de salmão de que o senhor goste mais. Como o salmão cozido será colocado em flocos na salada, não importa se o senhor cozinhou vários filés ou uma grande posta de salmão – o senhor só precisará de cerca de meio quilo de salmão no total.
- Rúcula: Adoro o sabor apimentado e a textura saudável da rúcula nesta salada, mas qualquer verdura de que o senhor mais goste serve.
- Vegetais: Usei uma mistura crocante de pimentão fresco, pepino inglês e cebolas vermelhas. (Se o senhor quiser suavizar o sabor das cebolas fatiadas, basta enxaguá-las brevemente em água corrente fria antes de adicioná-las à salada).
- Queijo feta: O queijo feta acrescenta um ótimo sabor picante à salada. Mas, ocasionalmente, também fazemos essa receita com queijo de cabra ou burrata cremosa, que também são deliciosos.
- Abacate: Fique à vontade para cortar o abacate em cubos ou fatias para esta salada.
- Nozes/sementes: Normalmente, colocamos um punhado de pepitas torradas, mas nozes, amêndoas ou sementes de girassol torradas também seriam ótimas opções.
- Molho para o dia a dia: O senhor precisará de uma porção do meu molho favorito molho para o dia a diaao qual recomendo acrescentar 1/2 colher de chá de orégano seco para essa salada em particular.
Variações da receita
Aqui estão algumas outras maneiras possíveis de personalizar suas tigelas de salada de salmão grego…
- Asse o salmão (em vez de selá-lo na frigideira): Aqui está meu método favorito se o senhor preferir assar o salmão.
- O senhor pode adicionar temperos extras ao salmão: Eu costumo usar apenas sal e pimenta, mas fique à vontade para adicionar qualquer mistura de ervas ou temperos extras ao salmão que o senhor preferir.
- Adicione os tomates: Tomates cereja frescos ou tomates secos ao sol também ficariam deliciosos nesta salada.
- Adicione azeitonas: Geralmente adicionamos um punhado de azeitonas Kalamata se tivermos um pote à mão.
- Use uma proteína diferente: Ocasionalmente, fazemos essa salada com peixe enlatado de boa qualidade (atum, salmão, cavala, etc.) quando queremos economizar tempo, mas o senhor também pode selar na frigideira qualquer outro tipo de peixe que pareça bom. Frango, filé ou camarão também seriam ótimas opções de proteína para essa salada.
- Use verduras/vegetais/queijo diferentes: Todos esses ingredientes são bastante flexíveis se o senhor quiser usar um tipo diferente de verduras, legumes ou queijo nesta salada.
Mais receitas de saladas favoritas:
Aqui estão mais algumas das favoritas que o senhor pode servir como saladas de acompanhamento ou preparar (como fizemos aqui) como entrada:
Descrição
Estas tigelas de salada grega de salmão estão repletas de ingredientes frescos e saudáveis e são fáceis de fazer em menos de 30 minutos.
- 1 libra de filés de salmão
- sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
- 1 colher de sopa azeite de oliva
- 2 onças rúcula fresca
- 1 pimentão vermelho grande, cortado em pedaços pequenos
- metade de um pepino inglês, cortado em pedaços pequenos
- metade de um cebola roxa pequena, cortada em fatias finas
- 2/3 de xícara pepitas torradas
- 1/2 xícara queijo feta esfarelado
- 1 lote Molho do dia a dia*
- 1 abacate, fatiado ou cortado em cubos
- Cozinhe o salmão. Tempere o salmão com algumas pitadas generosas de sal e pimenta. Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira grande antiaderente. Coloque os filés de salmão com o lado da carne para baixo e cozinhe sem mexer por cerca de 3 a 4 minutos ou até dourar. Vire e cozinhe o outro lado por mais 2 a 4 minutos, até que o salmão atinja o nível desejado de cozimento e se desfaça facilmente com um garfo. (O tempo de cozimento também dependerá da espessura do salmão.) Transfira o salmão para um prato limpo e reserve.
- Misture. Misture a rúcula, o pimentão, o pepino, a cebola roxa, as pepitas, o queijo feta e o salmão cozido em uma tigela grande. Regue uniformemente com o molho e, em seguida, misture delicadamente.
- Sirva. Sirva imediatamente, coberto com o abacate e mais queijo feta e/ou pepitas, para enfeitar.
Notas
Molho: Recomendo misturar mais 1/2 colher de chá de orégano seco ao molho para essa receita.
Compartilhe esta postagem