Pasta alla Boscaiola

April 30, 2024

Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.

O Pasta alla Boscaiola (“macarrão estilo lenhador”) apresenta uma rica mistura de cogumelos e bacon misturados com macarrão em um molho de creme de tomate com alho e ervas. É terroso, defumado, cremoso e incrivelmente delicioso.

Pasta alla BoscaiolaPasta alla Boscaiola

Se eu pudesse reunir todas as minhas coisas favoritas em um único prato de massa, pasta alla boscaiola seria ele. ♡

De alguma forma, nunca tinha me deparado com essa massa clássica toscana “estilo lenhador” até alguns anos atrás. Mas no momento em que vi os ingredientes listados no cardápio da nossa loja de massas artesanais favorita do bairro, soube instantaneamente que essa massa seria amor à primeira mordida, saborosa e al dente. Quero dizer, uma rica mistura de cogumelos (incluindo o amado porcini da Itália), pancetta (ou bacon ou salsicha) em cubos mastigáveis, muitas chalotas e alho salteados, alecrim e tomilho frescos picados, tudo isso misturado com massa al dente em um rico molho de creme de tomate com vinho branco e finalizado com uma pitada de parmesão ralado na hora?

CONTEM COMIGO.

Esse prato é sem remorso rico e indulgente e repleto de sabor ousado de cogumelos. E embora existam inúmeras variações regionais nas formas de preparar o massa alla boscaiola na Itália, essa receita específica que estou compartilhando aqui hoje se tornou minha favorita.

Como explicarei mais abaixo, boscaiola Os molhos são tradicionalmente feitos com cogumelos forrageiros (daí o nome, como bosca significa “floresta”). Mas como vivemos o mais longe possível da floresta aqui no centro da cidade de Barcelona e pode ser difícil encontrar cogumelos selvagens frescos, escrevi essa versão usando cogumelos baby bella frescos e cogumelos porcini secos que estão muito mais disponíveis para nós aqui durante todo o ano. Os porcini secos também nos dão um bônus extra nessa receita porque, além de serem picados e adicionados ao macarrão, podemos adicionar o caldo de legumes quente usado para amolecê-los também ao molho do macarrão, o que aumenta ainda mais o sabor umami dos cogumelos nesse prato. Muito bom.

Também adoro usar pancetta salgada e mastigável em cubos nessa receita, mas bacon defumado de corte grosso ou linguiça italiana também funcionariam bem aqui. Ou, se o senhor preferir tornar esse prato vegetariano, pode omitir totalmente a carne e posso garantir que ainda assim ficará delicioso. Também incluí muitas opções de variações nas notas abaixo, inclusive como tornar sua versão sem glúten ou incorporar outros complementos tradicionalmente usados na massa boscaiola em várias partes da Itália. Seja qual for a variação que o senhor escolher, não há como errar.

Conclusão, massa alla boscaiola é uma comida totalmente reconfortante que se tornou a favorita aqui em nossa casa. Portanto, junte alguns de seus cogumelos favoritos e vamos preparar uma porção juntos!

Reconstituição de cogumelos porcini secosReconstituição de cogumelos porcini secos

Pasta alla Boscaiola FAQ

Mais uma vez, temos que agradecer à Itália, com suas ricas tradições gastronômicas, por essa joia de prato. Portanto, antes de passarmos à receita, aqui estão algumas coisas importantes que o senhor deve saber primeiro sobre pasta alla boscaiola

  • Como o senhor pronuncia boscaiola? Primeiro, vamos entender isso direito! Pronuncia-se boh-skahy-OH-lah em italiano. Ouça aqui.
  • O que significa boscaiola significa? Boscaiola significa “lenhador” ou “lenhador” em italiano (ou, como é feminino, o termo historicamente usado com frequência para se referir à esposa de um lenhador). Diz-se que o prato foi originalmente inspirado nos cogumelos, ervas e vegetais que os lenhadores traziam da floresta para casa. Hoje em dia, há inúmeras variações de molhos boscaiola na Itália, mas o termo geralmente se refere a um molho feito com cogumelos, muitas vezes forrageados.
  • Onde foi que o pasta alla boscaiola origem? Pasta alla boscaiola é teria se originado nas florestas das regiões da Toscana e Emilia-Romagna, na Itália, mas variações podem ser encontradas em todo o país.
  • Quais são as diferenças entre as versões regionais? Pelo que li, pasta alla boscaiola sempre tem cogumelos, mas não existe uma receita padrão para o prato em toda a Itália. Em vez disso, as variações de região para região (ou de trattoria para trattoria) podem diferir quanto à inclusão de tomates frescos ou secos ao sol, creme de leite, ervilhas, azeitonas, vegetais extras ou linguiça (em vez de pancetta ou bacon), entre outros ingredientes.

Chalotas salteadas, cogumelos e ervas para massa boscaiolaChalotas salteadas, cogumelos e ervas para massa boscaiola

Ingredientes do Pasta alla Boscaiola

Antes de chegarmos à receita completa, o massa boscaiola A receita abaixo, aqui estão algumas notas sobre os ingredientes que o senhor vai precisar para esta receita…

  • Cogumelos frescos: Optei por usar apenas cogumelos baby bella, pois são fáceis de encontrar no mercado do nosso bairro. Mas uma mistura de cogumelos selvagens frescos (pontos de bônus se forem forrageados!) seria mais tradicional e absolutamente deliciosa nessa receita também.
  • Cogumelos porcini secos: Para esta receita, o senhor precisará de 30 gramas dos amados cogumelos porcini da Itália, que eu normalmente compro secos e reconstitua em caldo quente até amolecer. Para aproveitar ao máximo seu sabor profundo, de nozes e terra, cortaremos os cogumelos para adicionar ao macarrão e use um pouco do caldo de legumes rico em cogumelos no molho.
  • Caldo de legumes: Usei caldo de legumes quente para amolecer os cogumelos, mas caldo de frango ou de carne também funcionaria bem.
  • Pancetta (ou bacon de corte grosso): Como mencionado acima, adoro o sabor salgado e a mordida em borracha da pancetta em cubos nesta receita, mas o bacon de corte grosso funcionaria bem se o senhor estiver interessado em um sabor mais defumado.
  • Chalotas e alho: Usaremos lotes de chalotas e alho picados finamente para temperar o molho e refogue-os na gordura restante da pancetta para dar mais sabor.
  • Ervas frescas: Acrescentei bastante alecrim e tomilho frescos, cujos sabores terrosos combinam perfeitamente com os cogumelos.
  • Temperos: O senhor também precisará de flocos de pimenta vermelha esmagada, sal marinho fino e pimenta-do-reino recém-queimada para temperar o macarrão.
  • Vinho branco seco: Recomendo um bom vinho branco seco para deglacear a panela e adicionar um pouco mais de profundidade de sabor ao molho. Veja a nota de substituição abaixo, no entanto, se o senhor preferir não cozinhar com álcool.
  • Tomates: Usaremos uma combinação de tomates triturados (torrados no fogo, se estiverem disponíveis para o senhor) e pasta de tomate como base para o molho de tomate.
  • Massas: Eu usei mezzi rigatonimas praticamente qualquer formato de massa ou macarrão que o senhor preferir pode ser usado nesta receita.
  • Creme de leite: Finalizaremos o molho com um pouco de creme de leite (ou o senhor pode usar meio a meio, se preferir).
  • Parmesão: E, por fim, recomendo que o senhor coloque bastante parmesão ralado na hora em cada porção. É sempre muito bom.

Pasta Boscaiola em Tigela com ParmesãoPasta Boscaiola em Tigela com Parmesão

Variações da receita

Aqui estão algumas maneiras pelas quais o senhor pode personalizar esta receita massa alla boscaiola receita…

  • Torná-la vegetariana: Omita a pancetta e use um pouco de azeite de oliva extra ou manteiga para refogar os vegetais (no lugar da gordura da pancetta).
  • Faça-o sem glúten: Use uma massa sem glúten. Os outros ingredientes devem ser todos naturalmente sem glúten, mas verifique os rótulos como sempre para ter certeza.
  • Use salsicha: Muitas variações tradicionais usam linguiça italiana moída no lugar de pancetta ou bacon, o que também seria delicioso.
  • Omita o vinho: Se preferir cozinhar sem álcool, basta adicionar mais uma xícara de caldo e um pouco de vinagre de vinho tinto no lugar do vinho branco.
  • Acrescente alguns extras: Ervilhas, azeitonas, tomates secos ao sol (em vez de esmagados) também são ingredientes tradicionais que o senhor pode acrescentar.
  • Aumente a quantidade de cogumelos: Normalmente, faço essa receita com um pacote de 1,5 onças de porcinis secos para intensificar ainda mais seu sabor, que considero delicioso. Mas como os porcinis secos são normalmente vendidos em embalagens de 1 onça nos Estados Unidos (e são significativamente mais caros lá), reduzi um pouco a quantidade para esta receita. Como mencionado acima, o senhor também pode acrescentar um sabor mais complexo de cogumelo usando uma mistura de variedades de cogumelos frescos em vez de apenas uma.

Closeup de Pasta alla Boscaiola em uma tigelaCloseup de Pasta alla Boscaiola em uma tigela

Mais receitas de massas italianas clássicas

O senhor está procurando mais receitas clássicas de massas italianas para experimentar? Aqui estão algumas das favoritas que sempre adoramos em nossa casa…

Imprimir

relógio ícone do relógiotalheres ícone de talheresbandeira ícone da bandeirapasta ícone da pastainstagram ícone do instagrampinterest ícone do pinterestfacebook ícone do facebookimpressão ícone de impressãoquadrados ícone de quadradoscoração ícone do coraçãocoração sólido ícone do coração sólido


Descrição

O Pasta alla Boscaiola (“macarrão estilo lenhador”) apresenta uma rica mistura de cogumelos e bacon misturados com macarrão em um molho sedoso de creme de tomate com alho e ervas. Veja as notas acima para possíveis variações de ingredientes.


  • 3 xícaras caldo de legumes
  • 1 onça cogumelos porcini secos
  • 6 onças pancetta (ou bacon de corte grosso)cortado em cubos finos
  • 8 onças cogumelos baby bella, cortados em quartos
  • 3 chalotas, finamente picadas
  • 5 dentes de alho, picados
  • 2 colheres de sopa de alecrim fresco finamente picado
  • 2 colheres de chá de folhas frescas de tomilho
  • 1/2 colher de chá flocos de pimenta vermelha esmagada
  • sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
  • 1 xícara vinho branco seco
  • 1 (15 onças) de lata de tomates esmagados assados no fogo
  • 3 colheres de sopa pasta de tomate
  • 1 meio quilo de macarrão cru (Eu usei mezzi rigatoni)
  • 3/4 de xícara creme de leite
  • parmesão ralado na hora, para a cobertura


  1. Amoleça os cogumelos. Em uma panela média, misture o caldo e o porcini seco. Leve o caldo para ferver em fogo alto. Em seguida, reduza para fogo baixo, tampe e cozinhe em fogo brando por 15 minutos ou até que os cogumelos estejam macios.
  2. Aqueça a água do macarrão. Enquanto isso, ferva uma panela grande com água generosamente salgada para o macarrão.
  3. Frite a pancetta. Enquanto isso, cozinhe a pancetta em uma panela grande em fogo médio-alto, mexendo ocasionalmente, por cerca de 3 a 5 minutos ou até que a gordura tenha se transformado. Use uma escumadeira para transferir a pancetta para um prato limpo e reserve. Deixe cerca de 1,5 colher de sopa da gordura da pancetta na frigideira e descarte o restante. (Ou, se não houver gordura suficiente, adicione um pouco de azeite de oliva em qualquer momento enquanto refoga os legumes).
  4. Refogue os legumes. Adicione os cogumelos baby bella cortados em quartos à panela e refogue na gordura da pancetta, mexendo ocasionalmente, até dourar. Acrescente as chalotas, o alho, o alecrim, o tomilho, a pimenta vermelha em flocos esmagada e algumas pitadas de pimenta-do-reino e refogue por 3 minutos, mexendo com frequência.
  5. Continue o molho. Aos poucos, despeje o vinho branco e use uma colher de pau para soltar quaisquer pedaços dourados no fundo da panela. Acrescente os tomates triturados, a pasta de tomate, a pancetta cozida e mexa para misturar.
  6. Pique os cogumelos. Enquanto isso, transfira os cogumelos porcini cozidos para uma tábua de corte e pique-os grosseiramente em pedaços pequenos. Transfira os cogumelos picados para o molho de tomate, juntamente com 1 ½ xícara do caldo de porcini (não se esqueça de filtrar o caldo em uma peneira de malha fina para evitar qualquer sedimento que possa ter se acumulado no fundo da panela).
  7. Cozinhe em fogo brando. Reduza o fogo para médio-baixo. Continue a cozinhar o molho em fogo brando por cerca de 15 minutos ou pelo tempo que o macarrão levar para cozinhar.
  8. Cozinhe o macarrão. Enquanto isso, adicione o macarrão à água fervente e cozinhe até ficar al dente por 1 minuto. Reserve 1 xícara da água com amido do macarrão e, em seguida, escorra o macarrão.
  9. Termine o macarrão. Misture o creme de leite ao molho de tomate. Em seguida, misture o molho de tomate e o macarrão cozido na panela grande e mexa delicadamente por 1 a 2 minutos até que o macarrão fique al dente, acrescentando algumas colheres da água do macarrão com amido de cada vez, se necessário, para diluir o molho. Prove e tempere com sal e pimenta, se necessário.
  10. Sirva. Sirva imediatamente com uma generosa camada de queijo parmesão.



Compartilhe esta postagem

Tags: , ,