Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
A melhor receita de sopa de abóbora que conheço! É superfácil de fazer, naturalmente sem glúten e vegana, e incrivelmente aconchegante e deliciosa. Fogão, Crock-Pot e Panela Instantânea instruções incluídas.
Existe uma refeição mais típica de outono do que uma tigela aconchegante de sopa de abóbora? ♡
Bem, em um dia particularmente frio no fim de semana passado, fizemos nossa milionésima porção da receita de sopa de butternut da minha mãe para compartilhar com alguns bons amigos que vieram jantar aqui em casa. E, como sempre, essa sopa vibrante, saudável e aveludada veio com todas as vibrações de comida reconfortante de outono e completamente acertou em cheio. É simplesmente perfeito nesta época do ano!
O melhor dessa receita de sopa de abóbora é que ela é naturalmente sem glúten e vegana, o que a torna uma ótima opção para receber grandes grupos (especialmente nos feriados). É fácil de fazer na Instant Pot, na Crock-Pot ou no fogão (todas as opções incluídas abaixo). Ela é carregada com muitos vegetais e temperos saborosos, além de um toque de doçura graças à adição de uma maçã. E, o mais importante, é incrivelmente reconfortante, saboroso e delicioso.
A primeira vez que compartilhei essa receita de sopa de butternut no blog foi há quase uma década, mas achei que valia a pena trazê-la de volta ao topo do site hoje para quem estiver com vontade de comer uma comida leve e reconfortante de outono. Nossa família espera que os senhores gostem tanto quanto nós!
Melhor Receita de Sopa de Abóbora Butternut | Vídeo de 1 minuto
Ingredientes da sopa de abóbora Butternut:
Para fazer essa receita fácil de sopa de abóbora, o senhor precisará de:
- Abóbora-menina: O senhor pode usar 1 abóbora-menina fresca de tamanho médio (aqui está o meu tutorial para saber como selecionar, descascar e cortar a abóbora-menina fresca) ou o senhor precisará de 4 a 5 xícaras de abóbora-menina crua pré-cortada.
- Cenoura e cebola: Eles servirão como os vegetais adicionais para a sopa.
- Maçã: Qualquer variedade de maçã pode ser usada nesta receita (com ou sem casca), mas eu prefiro as maçãs Granny Smith, que acrescentam um toque extra de acidez ao sabor doce.
- Caldo de legumes: Normalmente, faço essa sopa com caldo de legumes para mantê-la vegetariana e vegana, mas o caldo de galinha também funcionaria bem nessa receita.
- Leite de coco: Adoro a doçura sutil que o leite de coco sem açúcar acrescenta a essa sopa. Mas fique à vontade para substituir o leite de coco por half and half (ou creme de leite), se preferir.
- Temperos: A receita da minha mãe usa uma mistura simples de alho, sálvia fresca, pimenta-caiena, canela em pó, noz-moscada, sal marinho e pimenta-do-reino. Fique à vontade para ajustar a quantidade de pimenta-caiena a gosto. E também recomendo que o senhor frite brevemente algumas folhas de sálvia extras para polvilhar sobre a sopa como um enfeite crocante.
- Os senhores podem escolher as guarnições: Eu gosto de colocar um pouco mais de leite de coco (ou creme de leite), uma pitada de pepitas torradas e uma pitada extra de pimenta-do-reino e/ou páprica defumada. Ou veja mais ideias abaixo!
O senhor também precisará de:
Como fazer sopa de abóbora:
Instruções detalhadas estão incluídas na receita abaixo sobre como fazer sopa de abóbora na Panela Instantânea, Crock-Pot ou no site da fogão. Mas aqui está uma breve visão geral:
- Cook. Para dar mais sabor, recomendo refogar a cebola e o alho em um pouco de azeite de oliva primeiro se estiver fazendo a versão Instant Pot ou de fogão, mas essa etapa é opcional se estiver fazendo a versão Crock-Pot (ou se estiver com pressa). Acrescente a abóbora e os legumes e cozinhe até que estejam completamente macios, depois acrescente o leite de coco.
- Misture. Normalmente, uso um liquidificador de imersão para bater a sopa até ficar homogênea, mas o senhor pode alternadamente bater a sopa em dois lotes usando um liquidificador tradicional. (Apenas seja extremamente cuidadoso, como sempre, ao misturar líquidos quentes em um liquidificador tradicional. As instruções de segurança estão incluídas nas notas abaixo da receita).
- Tempere. Depois que a sopa estiver no purê, experimente e tempere generosamente com sal e pimenta, conforme necessário. Se quiser aumentar a temperatura, o senhor também pode acrescentar mais pimenta-caiena.
- Sirva. Em seguida, sirva o prato com suas coberturas favoritas e divirta-se!
Possíveis variações:
Deseja personalizar sua receita de sopa de abóbora? Sinta-se à vontade para:
- Assar os legumes: Para fazer a sopa de abóbora assada, basta assar a abóbora-meninaO senhor pode assar a abóbora-menina, as cenouras e as cebolas antes de adicioná-las à sopa para fazer a sopa de abóbora-menina assada. Não leva muito tempo extra (especialmente se o senhor preparar o restante da sopa enquanto os legumes assam) e os legumes assados acrescentam uma deliciosa profundidade de sabor.
- Dê a ela um toque tailandês: Para fazer uma sopa de abóbora com curry de inspiração tailandesa, adicione uma ou duas colheres de sopa de pasta de curry vermelho e 1/2 colher de chá de gengibre moído e sirva a sopa com fatias de limão e coentro fresco picado.
- Dê um toque mexicano: Para fazer uma sopa de abóbora-menina de inspiração mexicana, omita a sálvia e a noz-moscada e acrescente 1,5 colher de chá de cominho moído e uma pitada grande de pimenta chipotle em pó, depois sirva a sopa com fatias de limão e coentro fresco picado.
- Dê um toque de Chai: Veja minha receita aqui para o mais gostoso Sopa de abóbora-menina temperada com chai.
- Adicione arroz ou grãos: Para tornar sua sopa ainda mais saudável, fique à vontade para acrescentar arroz, quinoa, farro ou outros grãos favoritos. Não se esqueça de acrescentar mais caldo para ajudar a cozinhar o arroz ou os grãos.
- Use creme de leite em vez de leite de coco: Se o senhor não for um grande fã de leite de coco, sinta-se à vontade para usar creme de leite ou meio a meio no lugar do leite de coco para deixar essa sopa bem cremosa.
- O senhor pode se divertir com as coberturas: São muitas as coberturas que podem combinar bem com a sopa de abóbora! Alguns dos favoritos são:
- queijo: Parmesão, cheddar ralado, feta
- nozes: amêndoas torradas, nozes, pinhões, pepitas ou nozes pecã cristalizadas
- ervas: coentro fresco, tomilho, sálvia, cebolinha, etc.
- bacon: bacon crocante ou prosciutto
- verduras: rúcula baby fresca ou microgreens
- croutons caseiros
Mais receitas de sopas favoritas:
O senhor está procurando mais receitas de sopas aconchegantes e reconfortantes para esta estação? Aqui estão mais algumas das minhas favoritas…
Descrição
Minha receita de sopa de abóbora favorita de todos os tempos! É superfácil de fazer, naturalmente sem glúten e vegana, e incrivelmente aconchegante e deliciosa. As instruções para fazer no fogão, na panela elétrica e na Instant Pot estão incluídas abaixo.
- 1 colher de sopa azeite de oliva
- 1 cebola branca, descascada e cortada em cubos
- 4 dentes de alho, descascados e picados
- 2 xícaras caldo de legumes
- 1 cenoura, descascada e picada grosseiramente
- 1 Maçã Granny Smith, sem caroço e picada grosseiramente
- 1 médio (cerca de 3–4 lb) abóbora-menina, descascada, sem sementes e cortada em cubos
- 1 raminho de sálvia fresca
- 1/8 de colher de chá pimenta-caiena
- pitada de canela e noz-moscada moídas
- 1/2 xícara leite de coco sem açúcar
- sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
- guarnições opcionais: páprica defumada, um fiozinho extra de leite de coco sem açúcar ou veja mais ideias acima
Sopa de abóbora Butternut no fogão:
- Refogue a cebola e o alho. Aqueça o azeite de oliva em uma panela grande em fogo médio-alto. Acrescente a cebola e refogue por 5 minutos, mexendo ocasionalmente, até amolecer e ficar translúcida. Acrescente o alho e refogue por mais 1 a 2 minutos, mexendo com frequência, até ficar perfumado.
- Cozinhe em fogo brando: Acrescente o caldo de legumes, a cenoura, a maçã, a abóbora-menina, a sálvia, a pimenta-caiena, a canela e a noz-moscada e misture bem. Continue cozinhando até que a sopa chegue ao fogo brando. Em seguida, cubra, reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe em fogo brando por 20 a 30 minutos, até que os legumes estejam macios e possam ser amassados facilmente com um garfo. Retire e descarte a sálvia. Acrescente o leite de coco.
- Faça um purê: Use um liquidificador de imersão para bater a sopa até ficar homogênea (ou, como alternativa, veja as instruções nas notas abaixo sobre como bater a sopa com segurança usando um liquidificador tradicional).
- Tempere e sirva: Prove e tempere a sopa generosamente com sal e pimenta, conforme necessário. Sirva quente, com as guarnições que desejar, e divirta-se!
Sopa de abóbora Butternut em panela lenta:
- Cozimento lento: Acrescente o óleo (opcional), a cebola, o alho, o caldo de legumes, a cenoura, a maçã, a abóbora-menina, a sálvia, a pimenta-caiena, a canela e a noz-moscada em um recipiente de vidro. panela pequena (4 quartos) de cozimento lento ou panela de cozimento lento grande (6 quartos). Misture rapidamente para combinar. Cozinhe por 4-6 horas em fogo baixo, ou 2-3 horas em fogo alto, ou até que a abóbora esteja completamente macia e amasse facilmente com um garfo. Retire e descarte a sálvia. Acrescente o leite de coco.
- Faça um purê: Use um liquidificador de imersão para bater a sopa até ficar homogênea (ou, como alternativa, veja as instruções nas notas abaixo sobre como bater a sopa com segurança usando um liquidificador tradicional).
- Tempere e sirva: Prove e tempere a sopa generosamente com sal e pimenta, conforme necessário. Sirva quente, com as guarnições que desejar, e divirta-se!
Instant Pot Butternut Squash Soup (Sopa de abóbora instantânea):
- Refogue a cebola e o alho: Pressione o botão “Sauté” em um aparelho Panela Instantânea. Aqueça o azeite de oliva. Acrescente a cebola e refogue por 5 minutos, mexendo ocasionalmente, até amolecer e ficar translúcida. Acrescente o alho e refogue por mais 1 a 2 minutos, mexendo com frequência, até ficar perfumado.
- Cozinhe na pressão: Acrescente o caldo de legumes, a cenoura, a maçã, a abóbora, a sálvia, a pimenta-caiena, a canela, a noz-moscada e misture bem. Feche bem a tampa e coloque a ventilação na posição “Sealing”. Cozinhe na pressão alta por 8 minutos, seguido de uma rápida liberação. Retire e descarte a sálvia. Acrescente o leite de coco.
- Faça um purê: Use um liquidificador de imersão para bater a sopa até ficar homogênea (ou, como alternativa, veja as instruções nas notas abaixo sobre como bater a sopa com segurança usando um liquidificador tradicional).
- Tempere e sirva: Prove e tempere a sopa generosamente com sal e pimenta, conforme necessário. Sirva quente, com as guarnições que desejar, e divirta-se!
Notas
Purê usando um liquidificador tradicional: Como sempre, tenha muito cuidado ao misturar líquidos quentes em um liquidificador tradicional. Recomendo fazer o purê da sopa em duas ou três porções, para que o liquidificador não fique muito cheio. Em seguida, certifique-se também de abrir levemente a tampa do liquidificador para que o vapor extra possa sair.
Compartilhe este post