Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Esta receita de sopa cremosa de legumes é feita com os legumes assados de sua escolha e transformada em purê até ficar perfeitamente cremosa e deliciosa. Naturalmente sem glúten, vegana e muito aconchegante!
A nova maneira favorita da nossa família de comer vegetais! ♡♡♡
Essa sopa cremosa de legumes é tão simples que até hesitei em publicá-la aqui. (Definitivamente, parece que é mais um método do que uma “receita”.) Mas depois de compartilhá-la no Instagram há algumas semanas, dezenas de senhores enviaram mensagens perguntando sobre ela, então aqui estamos!
Tenho que ser honesta – essa sopa surgiu inteiramente como uma forma de tentar dar um pouco mais de vegetais e proteínas ao nosso filho pequeno, que atualmente está em greve contra os vegetais assados que ele costumava adorar. Mas, se o senhor fizer um purê em uma sopa cremosa com tomates assados no fogo, leite de coco cremoso (ou creme de leite), uma lata de feijão branco (para proteína extra), temperos picantes e servir com pão crocante para mergulhar? Digamos que esse prato acabou sendo um vencedor para o todos nós ao redor da mesa, inclusive o bebê exigente. Um sucesso delicioso!
Fizemos essa sopa várias vezes nas últimas semanas e adoramos servi-la com nossa massa fermentada favorita ou biscoitos de sementes para mergulhar, junto com um salada verde simples e algumas frutas da estação ao lado. Os legumes, feijões e temperos aqui também são totalmente personalizáveis, portanto, é a ocasião perfeita para limpar a gaveta de legumes e fazer sua própria receita. É uma sopa muito aconchegante, saborosa e que faz o senhor se sentir bem. Então, junte uma pilha de legumes e vamos fazer o jantar juntos!
Ingredientes da sopa cremosa de legumes
Aqui estão algumas notas breves sobre os ingredientes que o senhor precisará para fazer essa receita de sopa cremosa de legumes:
- Vegetais: Usei uma mistura de pimentão vermelho, batata-doce, abóbora amarela (ou abobrinha), couve-flor e cebola branca, que assaremos com azeite de oliva, sal e pimenta até ficarem macios e levemente caramelizados. Mas sinta-se à vontade para trocar por qualquer outro vegetal assado que possa ser usado na sopa e que o senhor tenha à mão!
- Tomates assados no fogo: Adicione uma lata para dar ao caldo um sabor mais profundo de tomate assado e defumado.
- Feijões: Também gosto de acrescentar uma lata de feijão branco à sopa para aumentar a proteína. Ele acrescenta mais cremosidade à sopa, enquanto seu sabor honestamente se confunde com os outros ingredientes.
- Caldo de legumes: Um caldo de legumes de boa qualidade (ou caldo de galinha) será nossa base para o caldo da sopa.
- Leite de coco: Gosto de usar leite de coco integral nesta sopa, cujo sabor suave de coco combina perfeitamente com os legumes e temperos e acrescenta uma cremosidade rica ao caldo. Mas se o leite de coco não for o seu forte, sinta-se à vontade para usar meio a meio ou seu creme não lácteo favorito.
- Temperos: Definitivamente, recomendo adicionar alguns dentes de alho como base aromática para a sopa, mas qualquer tempero adicional fica a critério do senhor! Já fiz essa sopa algumas vezes com uma mistura simples de páprica defumada e cominho moído, mas fique à vontade para usar os temperos em uma direção mais italiana, tailandesa, mexicana ou indiana, ou o que parecer melhor!
Variações da receita
Aqui estão algumas variações adicionais que o senhor pode experimentar com essa receita de sopa cremosa de legumes:
- Deixe-a apimentada: Acrescente um pouco de flocos de pimenta vermelha moída ao refogado de alho ou regue a sopa pronta com chili crisp ou seu molho picante favorito.
- Omita o leite de coco: Se o leite de coco não for sua praia, fique à vontade para usar meio a meio ou seu creme não lácteo favorito.
- Mantenha-o com pedaços: Se o senhor preferir uma sopa de legumes mais pedaçuda, basta pular a etapa do purê e servir a sopa como está.
Mais receitas de sopa de legumes
Procurando mais receitas de sopa de legumes aconchegantes para experimentar? Aqui estão algumas de nossas favoritas!
Descrição
Esta receita de sopa cremosa de legumes é feita com os legumes assados de sua escolha e transformada em purê até ficar perfeitamente cremosa e deliciosa. Naturalmente sem glúten, vegana e muito aconchegante!
- 1 pimentão vermelho, cortado em cubos
- 1 batata-doce média (cerca de 1 libra), descascado e cortado em cubos
- 1 abóbora amarela ou abobrinha, cortada em cubos
- 1 cabeça pequena de couve-flor, cortada em cubos
- 1 cebola branca média, cortada em cubos
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva, divididas
- sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
- 4 dentes de alho, picados
- 2 para 3 xícaras de caldo de legumes
- 1 (15 onças) lata de leite de coco
- 1 (15 onças) lata de tomates assados no fogo
- 1 (15 onças) lata de feijão branco, enxaguado e escorrido
- 1 colher de chá de cominho moído
- 1 colher de chá páprica defumada
- Prepare o forno. Aqueça o forno a 425°F.
- Assar os legumes. Coloque o pimentão, a batata-doce, a abóbora amarela, a couve-flor e a cebola branca em uma assadeira grande. Regue com 1 1/2 colher de sopa de azeite de oliva e, em seguida, mexa até revestir uniformemente. Espalhe os legumes em uma camada uniforme e tempere generosamente com sal e pimenta. Asse por 30 a 40 minutos ou até que estejam macios e levemente carbonizados.
- Cozinhe em fogo brando. Cerca de 20 minutos depois que os legumes estiverem assando, aqueça o azeite de oliva restante em uma panela grande em fogo médio-alto. Acrescente o alho e refogue por 1 a 2 minutos, mexendo ocasionalmente, até ficar perfumado. Acrescente o caldo de legumes, o leite de coco, os tomates, o feijão branco, o cominho, a páprica defumada e misture bem. Continue cozinhando até que a mistura chegue ao fogo brando. (Então, se os vegetais não estiverem prontos, cubra e reduza o fogo para baixo. Caso contrário, continue).
- Faça um purê. Acrescente os legumes assados à sopa e misture bem. Use um liquidificador de imersão para fazer o purê da sopa até ficar homogêneo.
- Tempere. Prove e tempere a sopa com mais sal e pimenta, se necessário. Se preferir uma sopa mais rala, o senhor também pode acrescentar mais caldo de legumes.
- Sirva. Sirva quente, guarnecido com um pouco de leite de coco extra e um toque de pimenta-do-reino, se desejar, e divirta-se!
Compartilhe esta postagem