Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Esta receita de molho cremoso de jalapeño com 5 ingredientes é fácil de fazer, pode ser personalizada de acordo com suas preferências de calor e é uma milhões por cento viciante. TÃO BOM!
Dizer que estou obcecado por essa salsa de jalapeño seria um eufemismo. ♡
Ela é inspirada no lendário “Salsa Doña” de Tacodeli, pelo qual me apaixonei anos atrás, quando meu amigo Kathryne e eu passamos um mês em Austin. E desde que saímos do Texas, tenho sentido muita falta daquela salsa e tenho tido a missão de criar minha própria receita de salsa cremosa de jalapeño que eu ame tanto quanto a senhora. (Ou, ouso dizer, ainda mais!)
A versão do Tacodeli é famosa por ser feita com apenas 4 ingredientes – jalapeños, alho, sal e óleo – que se combinam para formar uma emulsão magicamente cremosa, moderadamente picante e surpreendentemente rica e saborosa. E depois de testar um milhão de maneiras diferentes de preparar os jalapeños (cozidos ou assados ou crus, descascados ou não, sem núcleo ou sem núcleo), o alho (cozido ou cru), o óleo (vegetal ou de abacate ou outros) e até mesmo adicionar alguns ingredientes extras (suco de limão, cebola, cominho, coentro e outros), finalmente cheguei à minha versão favorita de salsa de jalapeño que eu absolutamente adoro.
É uma receita felizmente simples, sem a necessidade de tirar o caroço dos jalapeños enquanto estão crus (um processo confuso e arriscado ao manusear centenas de sementes picantes). O preparo é rápido, com apenas 5 ingredientes (sim, eu acrescentei um!) em apenas 30 minutos do início ao fim. É fácil de personalizar de acordo com seu nível preferido de picância, desde um nível de calor moderadamente baixo até muito, muito picante. É feito, acredite ou não, inteiramente no fogão, sem a necessidade de acender um forno quente. É perfeito para mergulhar com tortilla chips ou pode ser regado em vários outros pratos. E é simplesmente inacreditável, irresistível, um milhão por cento delicioso.
Todos os senhores sabem que eu tomo meu Receitas de salsa de inspiração mexicana aqui neste blog e só recomendo as que eu absolutamente amo. E essa agora é facilmente classificada como uma das minhas favoritas de todos os tempos. Portanto, junte uma grande quantidade de jalapeños enquanto eles ainda estão na estação e vamos fazer uma salsa de jalapeño!
Salsa de Jalapeño | Vídeo de 1 minuto
Ingredientes da salsa de jalapeño
Antes de chegarmos à receita completa da salsa de jalapeño listada abaixo, aqui estão algumas observações sobre os 5 ingredientes que o senhor precisará para prepará-la:
- Jalapeños frescos: O senhor precisará de meio quilo de pimentas jalapeño frescas para fazer uma porção dessa salsa. Conforme observado abaixo, prefiro cortar os talos, ferver as jalapeños inteiras e depois corte os jalapeños amolecidos pela metade e tire o caroço (retire as sementes/costelas) antes de fazer o purê. Mas se o senhor quiser um molho ainda mais suave, pode cortar os jalapeños crus pela metade e tirar o caroço antes de em ebulição.
- Alho: Também usaremos 12 dentes grandes de alho (cerca de 1 cabeça de alho) para esta salsa, 11 dos quais ferveremos para suavizar e adoçar o sabor, 1 dos quais deixaremos cru para dar um toque de sabor picante, brilhante e fresco.
- Óleo de abacate (ou outro óleo suave): Testei essa receita de salsa com vários tipos de óleo e realmente prefiro o sabor do óleo de abacate. Mas fique à vontade para usar qualquer outro óleo de sabor suave que o senhor tenha à mão.
- Suco de limão: Meu marido e eu não chegamos a um acordo sobre a quantidade de suco de limão a ser incluída nessa receita de salsa – eu prefiro uma colher de sopa, mas ele adora duas colheres de sopa ou mais. Portanto, fique à vontade para fazer a sua com o limão que o senhor quiser!)
- Sal marinho fino: E, por fim, não se esqueça de temperar a salsa com a quantidade de sal que o senhor achar necessária para realçar os deliciosos sabores.
Dicas para fazer esta salsa
- Use luvas ao trabalhar com os jalapeños: Se o senhor tiver um par de luvas seguras para alimentos à mão, eu recomendaria usá-las ao trabalhar com essa quantidade de jalapeños frescos. Mas se o senhor não tiver luvas, certifique-se de lavar bem as mãos com sabão depois de tocar nos jalapeños e sempre, sempre, evite tocar nos olhos e no nariz.
- Use uma colher pequena para tirar o miolo dos jalapeños. Depois que os jalapeños forem fervidos, será muito fácil cortá-los pela metade e tirar o miolo. Recomendo que o senhor use uma colher pequena para retirar as nervuras e as sementes.
- Reserve a água da fervura do jalapeño: Não se esqueça de guardar a panela cheia de água na qual os jalapeños são fervidos! Nós a usaremos para diluir a salsa e acrescentar um pouco mais de sabor. Dito isso, se o senhor preferir uma salsa mais suave, pode diluí-la usando água quente pura.
- Adicione suco de limão e sal a gosto: Cada pessoa terá preferências diferentes quanto ao teor de limão e sal que prefere para essa salsa, portanto, recomendo começar com pequenas quantidades e depois adicionar mais desses ingredientes a gosto.
Variações opcionais da receita
Aqui estão algumas maneiras pelas quais o senhor pode personalizar sua própria receita de salsa de jalapeño…
- Asse os jalapeños e o alho: Para fazer a salsa de jalapeño assada, corte os jalapeños ao meio e coloque-os com o lado cortado para baixo em uma assadeira junto com os dentes de alho com casca. Asse a 425°F por cerca de 20 minutos até amolecerem. Retire o miolo das jalapeños (nervuras e sementes) e descasque os dentes de alho, depois transfira as jalapeños e o alho para o liquidificador junto com 1/2 xícara de água quente e bata até ficar homogêneo. Talvez seja necessário adicionar mais água para obter a consistência desejada.
- Adicione extras opcionais: Também já fiz lotes dessa salsa de jalapeño com cebola, coentro e/ou uma pitada de cominho moído – todas essas são opções deliciosas de ingredientes extras!
- Deixe-a mais picante: Para deixar essa salsa mais picante, fique à vontade para deixar parte ou todo o miolo da jalapeño.
- Para torná-la mais suave: Para tornar essa salsa mais suave, retire o miolo de parte ou de todos os jalapeños antes de fervê-los.
- Para torná-la mais doce: Se o senhor quiser adoçar um pouco essa salsa, recomendo usar o método de assar acima e/ou adicionar um fio de mel ou néctar de agave.
Mais receitas favoritas de salsa:
Aqui estão algumas das minhas outras receitas favoritas de salsa de inspiração mexicana de todos os tempos…
Descrição
Esta receita de molho cremoso de jalapeño com 5 ingredientes é fácil de fazer e um milhões por cento viciante. Veja as observações acima sobre as variações opcionais da receita, inclusive como deixar a salsa mais suave ou mais picante.
- 1 meio quilo de jalapeños frescos, sem os talos
- 12 dentes de alho, sem casca
- 1/4 de xícara óleo de abacate (ou qualquer óleo de sabor suave)
- 1 para 2 colheres de sopa de suco de limão fresco (opcional)
- 1 1/2 colher de chá de sal marinho fino
- Ferva os jalapeños e o alho. Coloque os jalapeños e 11 dentes de alho (guardaremos um para depois) em uma panela grande. Adicione água à panela de modo que os jalapeños fiquem completamente cobertos. Deixe ferver em fogo alto e, em seguida, reduza o fogo para médio para manter a fervura por cerca de 15 a 20 minutos, até que os jalapeños e os dentes de alho tenham amolecido completamente.
- Tire o caroço dos jalapeños e descasque o alho. Reserve 1 xícara da água de cozimento do jalapeño e escorra o restante. Com cuidado, use pinças para transferir os jalapeños para uma tábua de corte. Em seguida, corte cada jalapeño ao meio no sentido do comprimento e use uma colher para retirar e descartar as veias e as sementes. (Ou, se quiser uma salsa mais picante, pode pular essa etapa.) Esprema cuidadosamente os dentes de alho cozidos para fora da casca e descasque o dente de alho cru restante.
- Misture. Adicione os jalapeños sem núcleo, os dentes de alho cozidos, o dente de alho cru, o óleo, o suco de limão (se estiver usando), 1 colher de chá de sal marinho e 1/4 de xícara da água reservada do cozimento do jalapeño* a um liquidificador de alta velocidade. Bata por 2 a 3 minutos até que o molho fique completamente homogêneo. Se quiser que fique um pouco mais fino, adicione uma colher de sopa por vez da água de cozimento da jalapeño reservada até atingir a consistência desejada.
- Tempere. Prove e tempere com mais sal e/ou suco de limão, se desejar.
- Sirva. Sirva imediatamente e aproveite!
Notas
Água de jalapeño reservada: Essa água definitivamente tem um pouco de calor. Portanto, se quiser fazer uma salsa mais suave, basta adicionar 1/4 de xícara de água quente pura.
Fonte: Inspirado na lendária Salsa Doña do Tacodeli, receita adaptada do Brisket & Bagels.
Compartilhe esta postagem