Noodles de coco com capim-limão e camarão

May 1, 2024

Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.

Esse refogado de macarrão de inspiração tailandesa é feito com legumes frescos, camarões tenros e um molho de coco com capim-limão picante. Fácil de fazer e cheio dos melhores sabores brilhantes e cítricos!

Noodles de coco com capim-limão e camarãoNoodles de coco com capim-limão e camarão

Diga olá para o macarrão de coco com capim-limão que temos feito adorando aqui ultimamente. ♡

É vagamente inspirado pelo Tom kha tailandês (sopa de coco)que, por acaso, é a sopa favorita do meu marido e uma das que ambos temos desejado ultimamente, agora que finalmente está esfriando e parecendo outono aqui em Barcelona. No entanto, em vez de ferver esses sabores clássicos cremosos, cítricos, terrosos, doces e levemente picantes em uma grande panela de caldo de sopa, eles são condensados em um rico molho de coco para fritar e misturados com um simples macarrão de arroz para esta receita. E o resultado final é uma explosão de sabores brilhantes e frescos e absolutamente delicioso.

O capim-limão fresco – com seu sabor exclusivamente cítrico, mentolado e terroso – é o ingrediente principal desse molho de coco e que o senhor definitivamente não vai querer deixar de usar. Portanto, da próxima vez que o senhor for ao mercado, não deixe de comprar alguns talos de capim-limão fresco ou um tubo de pasta de capim-limão para dar mais brilho a esse molho cremoso de leite de coco. Junto com ele, vamos ferver uma quantidade generosa de gengibre fresco, o suco de um limão fresco, a quantidade desejada de açúcar mascavo e um pouco de molho de peixe para dar um sabor umami extra. Essa lista de ingredientes é bem diferente da usada no caldo do autêntico tom kha gai tailandês (que tradicionalmente usa galangal no lugar do gengibre, limas kaffir no lugar do suco de limão fresco, açúcar de palma no lugar do açúcar mascavo, etc. – qualquer um desses ingredientes eu o encorajaria a incluir nessa receita de molho de coco com capim-limão, se quiser). Inicialmente, improvisei essa receita em uma noite com os ingredientes que eu já tinha em estoque na minha cozinha, portanto, a receita está escrita de acordo com isso abaixo.

Como meu marido é pescatariano, normalmente usamos o camarão como a principal proteína do nosso refogado. Mas a receita do molho de coco e capim-limão incluída aqui é, na verdade, totalmente vegana (e também sem glúten), portanto, sinta-se à vontade para trocar por tofu crocante para tornar essa receita totalmente à base de vegetais, ou o senhor pode, é claro, substituir o camarão por qualquer outra carne, como frango, bife ou carne de porco. Sinta-se à vontade para acrescentar os vegetais de que mais gosta e que por acaso estejam na gaveta de alimentos. E, se puder, recomendo fortemente que o senhor pegue um pouco de manjericão tailandês fresco para incluir no refogado – é opcional, mas é muito, muito bom.

Muito bem, pegue o capim-limão e vamos começar a fritar!

Talos de capim-limãoTalos de capim-limão

Noodles de capim-limão Ingredientes:

Antes de chegarmos à receita completa de macarrão de coco com capim-limão abaixo, aqui estão algumas observações sobre os ingredientes que o senhor precisará:

  • Macarrão de arroz: Usei macarrão de arroz largo na versão fotografada aqui, mas qualquer largura de macarrão de arroz que o senhor preferir serve. (Ou, como alternativa, o senhor também pode servir esse refogado com arroz).
  • Camarão: O tamanho de camarão que o senhor preferir, descascado, sem dentes e temperado com algumas pitadas de sal e pimenta.
  • Vegetais: Optei por uma mistura simples de cogumelos baby bella (ou o senhor poderia usar shiitake), cenoura e alho. Mas fique à vontade para usar os vegetais que o senhor tiver à mão para fritar.
  • Folhas de manjericão tailandês: Recomendo muito que o senhor compre manjericão tailandês, que acrescenta o mais delicioso sabor doce, apimentado e de anis a esse refogado. Mas se não conseguir encontrar, o senhor pode usar manjericão doce em seu lugar ou simplesmente omiti-lo completamente e acrescentar coentro fresco extra.
  • Capim-limão: Usei alguns talos de capim-limão fresco no molho, cujas pontas precisam ser cortadas e as camadas externas descascadas e descartadas. (As camadas brancas internas são onde reside a maior parte do sabor!) Pique os talos grosseiramente em pedaços de 1/2 polegada, cozinhe-os no molho e coe antes de servir. Como alternativa, o senhor pode adicionar algumas colheres de sopa de pasta de capim-limão, que não precisará ser coada antes de servir.
  • Leite de coco: Eu realmente recomendo usar uma lata de leite de coco integral e de boa qualidade para esse molho, a fim de torná-lo mais cremoso e espesso. Mas se o senhor quiser deixar as coisas mais leves, pode usar leite de coco com baixo teor de gordura.
  • Gengibre fresco: Cortaremos alguns centímetros de gengibre fresco em tiras longas para cozinhar no leite de coco. O senhor pode descascar o gengibre antes de fatiá-lo, se quiser, mas eu normalmente pulo essa etapa, pois, de qualquer forma, vamos coar os sólidos do molho no final.
  • Açúcar mascavo: Usei apenas uma colher de sopa de açúcar mascavo claro básico para adoçar levemente o molho, mas fique à vontade para usar o adoçante que o senhor preferir. Se o senhor quiser um molho mais doce, é claro que pode aumentar a quantidade de adoçante também.
  • Suco de limão: Acrescentaremos o suco de um limão ao molho, mas recomendo que cada tigela de macarrão seja servida com mais uma ou duas fatias de limão para regar.
  • Molho de peixe: Acrescentaremos uma colher de sopa (ou o senhor pode acrescentar mais, se quiser) ao molho para dar aquele toque extra picante, salgado e umami.
  • Guarnições: Por fim, recomendo fortemente que o senhor adicione uma generosa porção de cebolinha verde cortada em fatias finas e coentro fresco (e/ou manjericão tailandês extra) a cada tigela. Se quiser dar um pouco mais de tempero, o senhor também pode acrescentar algumas pimentas tailandesas em fatias finas (ou flocos de pimenta vermelha moída). E, como mencionei acima, também recomendo que o senhor sirva cada tigela com uma ou duas fatias de limão para dar um toque extra de sabor.

Panela salteada com macarrão de coco com capim-limão, camarão, cogumelos e manjericão tailandêsPanela salteada com macarrão de coco com capim-limão, camarão, cogumelos e manjericão tailandês

Variações opcionais:

Aqui estão algumas outras maneiras pelas quais o senhor pode personalizar essa receita de macarrão com capim-limão:

  • Use legumes/verduras diferentes: Sinta-se à vontade para acrescentar outros legumes ou verduras que possam ser usados para fritar, no lugar (ou além) dos cogumelos ou das cenouras. Por exemplo, aspargos, brócolis, pimentões, ervilhas e/ou espinafre seriam ótimos aqui.
  • Use uma proteína diferente: Frango, bife, carne de porco, salsicha ou tofu seriam opções deliciosas no lugar do camarão.
  • Use leite de coco com baixo teor de gordura: O senhor pode trocar o leite de coco integral pelo leite de coco com baixo teor de gordura para deixar o molho um pouco mais leve. Observe apenas que ele não ficará tão espesso e cremoso.
  • Use arroz: Em vez de misturar o stir-fry com macarrão de arroz, o senhor pode servir o camarão, os vegetais e o molho de coco com capim-limão sobre o arroz de sua escolha.

Closeup de macarrão de coco com capim-limão, camarão e manjericão tailandêsCloseup de macarrão de coco com capim-limão, camarão e manjericão tailandês

Mais receitas favoritas de macarrão:

Aqui estão mais algumas receitas favoritas de macarrão para o senhor experimentar também!

Tigela de macarrão de arroz com coco e capim-limão com camarão e pauzinhosTigela de macarrão de arroz com coco e capim-limão com camarão e pauzinhos

Imprimir

relógio ícone do relógiotalheres ícone de talheresbandeira ícone da bandeirapasta ícone da pastainstagram ícone do instagrampinterest ícone do pinterestfacebook ícone do facebookimpressão ícone de impressãoquadrados ícone de quadradoscoração ícone do coraçãocoração sólido ícone do coração sólido


Descrição

Esse refogado de macarrão de inspiração tailandesa é preparado com vegetais frescos, camarões tenros e um molho de coco com capim-limão picante. Fácil de fazer e cheio dos melhores sabores brilhantes e cítricos!


Ingredientes do Noodle Stir-Fry:

  • 9 onças macarrão de arroz
  • 1 meio quilo de camarão grande, descascado e sem dentes
  • sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva, divididas
  • 8 onças cogumelos baby bella ou shiitake, fatiados
  • 1 cenoura grande, cortada em fatias finas
  • 4 dentes de alho, picados
  • 1 xícara (levemente embaladas) folhas de manjericão tailandês*
  • guarnições: cebolinha verde cortada em fatias finas, fatias de limão, chiles tailandeses cortados em fatias finas (ou flocos de pimenta vermelha esmagada), coentro fresco e/ou manjericão tailandês extra

Molho de coco com capim-limão Ingredientes:

  • 2 talos de capim-limão fresco,*
  • 1 (15 onças) lata leite de coco integral
  • 2 polegadas de gengibre fresco, cortado em tiras finas e longas
  • 1 colher de sopa açúcar mascavo
  • 2 para 4 colheres de sopa de suco de limão fresco, a gosto
  • 1 colher de sopa molho de peixe


  1. Prepare o molho de coco com capim-limão. Descasque e descarte a camada externa dos talos de capim-limão, corte e descarte as pontas e, em seguida, pique grosseiramente os talos restantes em pedaços de 1/2 polegada. Misture o capim-limão, o leite de coco, o gengibre fatiado, o suco de limão e o açúcar mascavo em uma panela média. Aqueça em fogo médio até que o molho quase chegue ao fogo brando. Reduza o fogo para baixo, cubra e continue cozinhando o molho (evite deixá-lo ferver completamente) por pelo menos 15 minutos ou até que o macarrão frito esteja pronto. Use uma peneira de malha fina para remover e descartar os sólidos de gengibre e capim-limão do molho antes de servir. Acrescente o suco de limão e o molho de peixe até misturá-los e tempere com sal e pimenta, conforme necessário.
  2. Cozinhe o macarrão. Enquanto isso, enquanto o molho está cozinhando, cozinhe o macarrão quase al dente de acordo com as instruções da embalagem. Escorra o macarrão em uma peneira e enxágue com água fria até que o macarrão esteja em temperatura ambiente. Misture o macarrão rapidamente com um fio de óleo (gosto de usar óleo de gergelim torrado, mas o azeite de oliva também serve) para evitar que grude e reserve até que esteja pronto para usar.
  3. Tempere o camarão. Tempere o camarão dos dois lados com uma generosa pitada de sal e pimenta-do-reino moída na hora e reserve até que esteja pronto para usar.
  4. Refogue os legumes. Em uma frigideira grande antiaderente, aqueça 2 colheres de sopa de óleo em fogo médio-alto. Acrescente os cogumelos e refogue por 4 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente as cenouras e refogue por 2 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente o alho e refogue por 1 minuto, mexendo com frequência.
  5. Acrescente o camarão. Empurre os legumes para um lado da frigideira e adicione a 1 colher de sopa de óleo restante no espaço vazio. Adicione os camarões ao óleo e refogue por 2 a 3 minutos, virando de vez em quando, até que estejam cozidos (devem estar rosados e opacos).
  6. Combine tudo. Despeje imediatamente o molho na frigideira refogada com o camarão e os legumes, acrescente as folhas de manjericão tailandês e o macarrão cozido e misture tudo até que fique homogêneo. Prove e tempere com sal e pimenta, conforme necessário.
  7. Sirva. Sirva quente, guarnecido com muitas cebolas verdes cortadas em fatias finas, fatias de limão, coentro fresco picado, manjericão tailandês extra e/ou pimentas tailandesas fatiadas. Aproveite!



Notas

Substituto do manjericão tailandês: Se o senhor não encontrar manjericão tailandês, pode substituí-lo por manjericão doce. Ou simplesmente omitir totalmente o manjericão e acrescentar um pouco mais de coentro fresco.

Substituição da pasta de capim-limão: Em vez de usar talos de capim-limão fresco, o senhor pode usar pasta de capim-limão fresco, a gosto. Eu recomendaria 2 colheres de sopa ou mais/menos a gosto.

Compartilhe esta postagem

Tags: , , ,