Molho de cogumelos

May 5, 2024

Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.

Essa receita de molho de cogumelos para preparar com antecedência é naturalmente vegetariana (e vegana) e cheia dos melhores sabores, ricos e saborosos.

Molho de Cogumelos na PanelaMolho de Cogumelos na Panela

No ano passado, para nossa grande Jantar de ação de amigos, preparei uma receita improvisada de molho vegano para servir aos nossos amigos do grupo que se alimentam de vegetais, como alternativa ao meu molho tradicional feito com gotas de peru. E, como se vê, o molho vegano roubou totalmente a cena naquela noite. Todos ao redor da mesa estavam absolutamente adoraram este molho de cogumelos!

Portanto, neste Dia de Ação de Graças, eu queria compartilhar a receita com todos os senhores também. ♡

Esse molho vegano é feito com uma base simples de cogumelos, cebola, alho, caldo de legumes, tomilho e manteiga (ou manteiga vegana). Mas, para dar um toque extra de sabor, deglacei a panela com um generoso toque de vinho branco (ou conhaque ou bourbon também seriam deliciosos) e também acrescentei uma colher de pasta de missô (ou o senhor pode usar uma pitada de molho de soja) para dar umami extra. E, juntos, todos esses ingredientes saborosos se combinaram para fazer um molho de sabor completo que, sem dúvida, rivaliza com qualquer molho à base de carne que já experimentei – não é necessário peru!

O outro grande bônus dessa receita de molho de cogumelos é que ela é fácil de preparar com alguns dias de antecedência, o que é muito útil. muito útil se o senhor for servi-lo nas festas de fim de ano. Também incluí opções abaixo se o senhor quiser fazer o molho sem glúten ou sem álcool, além de dicas de como deixar o molho mais cremoso, se desejar. E embora eu adore os pedaços de cogumelos nesse molho, é claro que o senhor pode fazer um purê se preferir um molho suave e sedoso também.

Vamos fazer!

Cogumelos Baby Bella (Cremini) na peneiraCogumelos Baby Bella (Cremini) na peneira

Ingredientes do molho de cogumelos:

Antes de chegarmos à receita completa abaixo, aqui estão algumas observações sobre os ingredientes que o senhor precisará para fazer essa receita de molho de cogumelos:

  • Manteiga (ou manteiga vegana): Usaremos algumas colheres de sopa de manteiga para refogar os legumes e os cogumelos. Depois, também adoro derreter um pouco de manteiga antes de servir para deixar o molho ainda mais rico e cremoso.
  • Cebola e alho: Para temperar o caldo. Se o senhor preferir um sabor mais suave de cebola, sinta-se à vontade para substituí-la por chalotas, cebolinha ou cebolinha.
  • Cogumelos: Usei meio quilo de cogumelos baby bella (cremini), cuja textura e sabor eu sempre adoro. Mas o senhor pode usar cogumelos brancos de botão, cogumelos shiitake ou cogumelos selvagens. Ou o senhor também pode reidratar alguns cogumelos porcini secos.
  • Farinha: Para engrossar o molho (ou veja uma opção sem glúten abaixo).
  • Vinho branco seco: Para deglacear a panela. Como alternativa, o senhor pode usar conhaque, bourbon ou até mesmo cerveja. Ou, se preferir não cozinhar com álcool, o senhor pode simplesmente adicionar um pouco de caldo de legumes extra.
  • Caldo de legumes: Para servir de base para nosso caldo de carne. Como alternativa, o senhor pode usar caldo de frango ou de carne.
  • Tomilho: Adoro o sabor clássico do tomilho fresco nesse molho (ou o senhor pode usar algumas pitadas de tomilho seco). Mas fique à vontade para acrescentar qualquer erva fresca picada que o senhor tenha à mão e que lhe pareça boa. Alecrim ou sálvia seriam alternativas deliciosas.
  • Pasta de missô: Para acrescentar um pouco mais de sabor umami ao molho. Se o senhor não tiver pasta de missô à mão, sinta-se à vontade para acrescentar algumas colheres de chá de molho de soja ou levedura nutricional, a gosto.
  • Sal e pimenta: Não se esqueça de temperar o sabor e temperar o molho com sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora, conforme necessário, para finalizar!

Molho de Cogumelos na PanelaMolho de Cogumelos na Panela

Possíveis variações da receita:

Esta receita é bastante flexível, portanto, sinta-se à vontade para ajustar as quantidades dos ingredientes e personalizar as coisas como desejar! Por exemplo, fique à vontade para…

  • Torná-la sem glúten: Em vez de usar a farinha para engrossar o molho, o senhor pode fazer uma pasta de amido de milho com caldo de legumes extra (basta misturar partes iguais de caldo de legumes em temperatura ambiente e amido de milho até combinar) e adicioná-la ao molho fervente até atingir a espessura desejada.
  • Faça-o sem álcool: Acrescente um pouco mais de caldo de legumes no lugar do vinho branco.
  • Torne-o cremoso: Acrescente 1/2 xícara de creme de leite ou creme de coco, se quiser deixar esse molho mais cremoso.
  • Deixe-o homogêneo: Use um liquidificador de imersão para bater o molho até ficar homogêneo. Ou transfira cuidadosamente o molho para um liquidificador tradicional – não se esqueça de abrir a tampa do liquidificador para que o ar quente possa sair – e bata até ficar homogêneo.
  • Use ervas diferentes: Conforme mencionado acima, o alecrim fresco ou a sálvia também seriam ervas deliciosas para usar no lugar do tomilho fresco (ou combinadas com ele).
  • Alternativas à pasta de missô: Se o senhor não tiver pasta de missô à mão, pode adicionar algumas colheres de chá de molho de soja ou levedura nutricional, a gosto.

Purê de batatas e molho de cogumelos veganoPurê de batatas e molho de cogumelos vegano

Imprimir

relógio ícone do relógiotalheres ícone de talheresbandeira ícone da bandeirapasta ícone da pastainstagram ícone do instagrampinterest ícone do pinterestfacebook ícone do facebookimpressão ícone de impressãoquadrados ícone de quadradoscoração ícone do coraçãocoração sólido ícone do coração sólido


Descrição

Esta receita de molho de cogumelos para preparar com antecedência está repleta dos melhores sabores, ricos e saborosos, e é naturalmente vegetariana (e vegana).


  • 3 colheres de sopa manteiga (ou manteiga vegana),
  • 1/2 xícara cebola branca cortada em cubos
  • 1 meio quilo de cogumelos baby bella, fatiados
  • 2 dentes de alho grandes, picados
  • 3 colheres de sopa farinha de trigo
  • 1/4 de xícara vinho branco seco
  • 2 1/2 xícaras caldo de legumes
  • 2 colheres de chá de folhas frescas de tomilho
  • 2 colheres de chá pasta de missô branco*
  • sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora


  1. Refogue os legumes: Aquecer 2 colheres de sopa de manteiga em uma frigideira ou panela em fogo médio-alto até derreter. Acrescente a cebola e refogue por 3 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente os cogumelos e o alho e refogue por 5 a 7 minutos, mexendo ocasionalmente, até que os cogumelos estejam dourados e o excesso de líquido tenha evaporado. Acrescente a farinha e misture-a delicadamente com os cogumelos por 1 minuto.
  2. Deglace a panela. Acrescente o vinho branco e use uma colher de pau para raspar delicadamente os pedaços marrons que tenham grudado no fundo da panela. Acrescente o caldo de legumes e o tomilho e mexa delicadamente até que não haja mais torrões de farinha. Continue cozinhando até o molho ferver e engrossar e, em seguida, reduza o fogo para baixo.
  3. Acrescente o missô. Transfira rapidamente cerca de 1/3 de xícara do caldo do molho para uma tigela separada e bata-o com o missô até ficar homogêneo. Adicione a mistura de volta ao molho junto com o restante da 1 colher de sopa de manteiga e mexa até incorporar.
  4. Tempere. Prove o molho e tempere com sal e pimenta, conforme necessário. Se o molho estiver muito espesso para o seu gosto, fique à vontade para acrescentar mais caldo de legumes para diluí-lo. (Observe que o molho ficará mais espesso à medida que esfriar).
  5. Sirva. Sirva quente e aproveite!



Notas

Instruções de armazenamento: Para armazenar o molho que sobrou, deixe-o esfriar até a temperatura ambiente. Em seguida, transfira o molho para um recipiente fechado de armazenamento de alimentos e leve à geladeira por até 4 dias. O molho pode ser reaquecido em uma panela em fogo médio-baixo ou no micro-ondas.

Alternativas à pasta de missô: Se o senhor não tiver pasta de missô à mão, pode acrescentar uma ou duas colheres de chá de molho de soja ou levedura nutricional, a gosto, para dar um sabor umami extra ao molho. Ou o senhor pode simplesmente omitir totalmente esses ingredientes.

Compartilhe esta postagem

Tags: ,