Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Esse Tofu de Caju refogado é repleto de vegetais saudáveis, tofu crocante, cajus assados e temperado com um molho simples de gengibre para refogar. É um jantar rápido e fácil durante a semana, além de ser naturalmente sem glúten e vegano!
Duas coisas que meu marido nunca se cansa de comer: CAJUS e TOFU.
O senhor come praticamente todos os dias um punhado de castanhas de caju ou algum tipo de nozes, e sempre se certifica de que elas estejam muito bem estocadas em nossa despensa. E quando se trata de fazer um grande refogado para o jantar, uma porção de tofu crocante bem temperado sempre será sua proteína preferida. Por isso, quando eu estava com vontade de comer frango chinês com caju à moda antiga, há algumas semanas, decidimos trocar o tofu por um substituto vegetariano (também vegano e sem glúten).
E, pessoal, esse refogado ficou incrível. ♡
Modifiquei meu molho de gengibre para fritar de modo que pudesse ser totalmente vegetariano/vegano/sem glúten (sem molho de ostra) e ficou tão bom que recomendo totalmente fazer um lote duplo para usar mais tarde (ou simplesmente fazer um fritado super molhadinho). Sinta-se à vontade para acrescentar outros legumes ou nozes ao refogado que tiver à mão e sirva com arroz, macarrão, quinoa ou o que lhe parecer melhor. Barclay e eu também podemos garantir que esse prato conserva e reaquece bem, pois já o fizemos algumas vezes para preparar almoços fáceis. E o melhor de tudo é que é simplesmente delicioso.
Vamos fazer tofu de caju!
Tofu de caju Ingredientes:
Para fazer essa receita de tofu de caju, o senhor precisará dos seguintes ingredientes:
- Tofu: Um bloco de tofu extrafirme, que será misturado com azeite de oliva e amido de milho e, em seguida, refogado no fogão até ficar crocante. (Ou, alternativamente, o senhor pode assar no forno.)
- Vegetais: Usei uma mistura de brócolis, pimentão vermelho e cebola roxa. Mas fique à vontade para trocar por qualquer outro vegetal que possa ser usado para fritar e que o senhor tenha à mão.
- Cajus: O senhor deve usar cajus torrados (não crus), para que fiquem bem crocantes.
- Molho Stir-Fry de Gengibre: Feito com molho de soja (ou tamari), água, mel, vinagre de arroz, amido de milho, gengibre e alho moídos.
- Coberturas: Cobri meu stir-fry com algumas cebolas verdes em fatias finas e sementes de gergelim torradas, como guarnição.
Também gosto de servir esse tofu de caju com arroz (qualquer tipo) ou macarrão de arroz, macarrão com gergelim ou quinoa. Mas o senhor também pode servir o stir-fry sozinho.
Como fazer tofu de caju:
Para fazer esse tofu de caju refogado, basta…
- Escorra o tofu. Coloque o bloco de tofu entre toalhas de papel, coloque-o em um peso e deixe o tofu escorrer por 15 a 30 minutos.
- Prepare o molho para fritar. Basta bater todos os ingredientes até combiná-los e, em seguida, deixar o molho de lado até que o senhor esteja pronto para usá-lo.
- Refogue o tofu. Em seguida, fatie o tofu longitudinalmente em placas de 1/2 polegada e, depois, corte o tofu em pedaços pequenos. Misture delicadamente o tofu com o azeite de oliva até que fique uniformemente revestido, depois misture com o amido de milho e uma pitada generosa de sal e pimenta. Aqueça o óleo em uma frigideira antiaderente grande e refogue o tofu em duas porções, evitando encher a frigideira, até que esteja dourado e crocante dos dois lados. Transfira o tofu para um prato separado.
- Refogue os legumes. Acrescente mais óleo à frigideira e cozinhe rapidamente os legumes até ficarem crocantes e macios. (Tente evitar cozinhá-los demais – o senhor não quer vegetais encharcados).
- Combine tudo. Adicione os cajus, o molho para fritar e o tofu cozido à panela e misture bem. Continue cozinhando até que o molho engrosse e cubra uniformemente o tofu e os vegetais.
- Sirva. Em seguida, coloque o prato sobre arroz ou quinoa e sirva quente, guarnecido com as coberturas desejadas.
Possíveis variações:
O senhor quer personalizar esta receita de tofu de caju para fritar? Sinta-se à vontade para…
- Usar uma proteína diferente: Se o tofu não for a sua praia, o senhor pode fazer esse refogado de caju com tempeh, camarão, frango, carne bovina ou carne de porco.
- Use vegetais diferentes: Qualquer outro vegetal que possa ser usado para fritar ficaria delicioso nesta receita, como cenoura, cebola, ervilha, cogumelo, brócolis, feijão verde etc.
- Use nozes diferentes: Se o senhor não gosta de caju, esse refogado também ficaria delicioso com amendoim. Ou o senhor pode simplesmente deixar as nozes de fora.
- Faça-o sem glúten: Basta usar tamari sem glúten no lugar do molho de soja!
- Para deixá-lo ainda mais picante: Sinta-se à vontade para dobrar a receita do molho, se desejar, para que possa ter mais para misturar com o arroz ou o macarrão (ou para usar em outra receita mais tarde!).
Mais receitas favoritas de Stir-Fry:
O senhor está procurando mais receitas deliciosas de stir-fry? Sinta-se à vontade para usar o tofu como a proteína principal em qualquer uma dessas receitas favoritas!
Descrição
Este Tofu com Caju é repleto de vegetais saudáveis, tofu crocante, cajus assados e temperado com um molho simples de gengibre para fritar. Veja as notas acima para possíveis variações de ingredientes.
Caju Tofu Stir-Fry Ingredientes:
- 1 (14 onças) de tofu extra-firme
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva, divididas
- 1 colher de sopa amido de milho
- sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
- 1 cabeça de brócolis, cortada em floretes pequenos
- 1 pimentões vermelhos grandes, sem sementes e cortados em pedaços pequenos
- 1 cebola roxa pequena, descascada e cortada em fatias finas
- 1 xícara castanhas de caju torradas
- coberturas: cebolinha verde cortada em fatias finas, sementes de gergelim torradas
Ingredientes do molho Stir-Fry:
- 1/3 de xícara molho de soja com teor reduzido de sódio
- 1/3 de xícara água
- 3 colheres de sopa mel ou xarope de bordo
- 2 colheres de sopa vinagre de arroz
- 1 colher de sopa amido de milho
- 1 1/2 colher de chá de gengibre moído
- 1 dente de alho grande, espremido ou picado
- Escorra o tofu. Coloque o bloco de tofu entre algumas camadas de papel-toalha. Em seguida, coloque uma tábua de corte em cima do tofu e empilhe algumas latas ou panelas pesadas ou qualquer coisa que o senhor possa equilibrar com segurança sobre a tábua de corte. A ideia é colocar muita pressão/peso sobre o tofu, o que ajudará o excesso de água a ser pressionado para dentro das toalhas de papel. Deixe o tofu escorrer por pelo menos 15 a 30 minutos.
- Prepare o molho para fritar. Enquanto isso, bata todos os ingredientes em uma tigela pequena (ou agite-os em um pote de vidro) até combiná-los.
- Cubra o tofu. Depois de escorrer o tofu, corte o bloco longitudinalmente em placas de 1/2 polegada e, em seguida, corte o tofu em pedaços pequenos. Transfira o tofu para uma tigela grande e regue-o uniformemente com 1 colher de sopa de azeite de oliva e mexa até revestir. Polvilhe o amido de milho e uma pitada generosa de sal e pimenta sobre o tofu e misture até que esteja uniformemente revestido.
- Cozinhe o tofu: Calor 1 colher de sopa de óleo em fogo médio-alto em uma frigideira antiaderente grande. Acrescente cerca de metade do tofu (a quantidade que couber em uma camada uniforme sem se sobrepor) e refogue por cerca de 4 a 5 minutos, virando na metade do tempo, até ficar crocante e dourado dos dois lados. Transfira o tofu para um prato separado e repita o processo com o tofu restante.
- Refogue os legumes. Acrescente o óleo restante à frigideira e adicione o brócolis, o pimentão vermelho e a cebola vermelha. Refogue por 5 minutos, mexendo ocasionalmente, até ficarem crocantes e macios.
- Combine tudo. Adicione os cajus, o molho para fritar e o tofu cozido à frigideira e misture bem. Continue cozinhando por mais 1 a 2 minutos, até o molho engrossar.
- Sirva. Retire a panela do fogo e sirva o stir-fry quente sobre arroz, macarrão ou quinoa, guarnecido com as coberturas que desejar.
Compartilhe esta postagem