Sopa rústica de batata e alho-poró

May 4, 2024

Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.

Essa receita de sopa rústica de batata e alho-poró é deixada bem grossa (não é purê), é naturalmente sem glúten e vegana (sem creme) e feita com um caldo simples e leve de alho e ervas. Tão aconchegante e deliciosa!

Sopa rústica de batata e alho-poróSopa rústica de batata e alho-poró

Conheça meu tipo favorito de sopa de alho-poró e batata. ♡

Em contraste com as receitas tradicionais de sopa de batata e alho-poró – que geralmente são purê e carregadas com toneladas de creme de leite – essa versão mais “rústica” é deixada deliciosamente bonita e com pedaços, o que eu adoro. Ela também é feita com um caldo leve, com ervas e alho que tem um sabor maravilhoso por si só, sem necessidade de creme. E quando servido com croutons caseiros saborosos ou um bom pão crocanteEstou dizendo aos senhores que essa sopa é a mais maravilhosa comida reconfortante para o inverno.

Tenho feito várias versões dessa sopa desde que nos mudamos para a Europa, já que o alho-poró é absolutamente abundante aqui. (Na verdade, eles são tão populares que até as menores lojas de conveniência sempre os vendem!) Mas sempre me pareceu uma receita tão básica e simples que nunca pensei em publicá-la aqui, até que meu marido insistiu, neste inverno, que nossos amigos e familiares em casa iriam adorá-la tanto quanto nós.

Como o senhor verá, a lista de ingredientes é curta e simples e pode ser personalizada com as ervas frescas ou secas que tiver à mão. Também é naturalmente sem glúten, vegetariana e vegana. (Embora, se o senhor consumir laticínios, nós sempre adoramos cobrir nossas tigelas com um pouco de queijo parmesão ralado grosso). E o melhor de tudo é que ela pode ficar pronta em apenas meia hora, o que a torna uma ótima receita para noites de semana agitadas. Geralmente, servimos a nossa com uma salada simples e um pouco de pão crocante (ou croutons) e a combinação sempre parece perfeitamente leve e aconchegante.

Portanto, se o senhor quiser se juntar à nossa pequena família em nossa tradição de sopa simples, pegue alguns alhos-porós e batatas na próxima vez que for ao mercado e vamos fazer juntos uma sopa rústica de batata e alho-poró!

Alho-poró picado na tábua de corteAlho-poró picado na tábua de corte

Sopa rústica de batata e alho-poró Ingredientes:

Antes de chegarmos à receita completa abaixo, aqui estão algumas observações sobre os ingredientes que o senhor precisará para fazer essa receita de sopa rústica de batata e alho-poró:

  • Alho-poró: Se o senhor não tem experiência em trabalhar com alho-poró, confira meu breve guia (incluindo um tutorial em vídeo) para como selecionar, limpar e cortar o alho-poró. Nesta sopa, usaremos somente as partes branca e verde-clara, portanto, não se esqueça de descartar as partes verde-escuras. E, como sempre, não se esqueça de limpar o alho-poró, pois a sujeira geralmente fica presa entre essas camadas.
  • Batatas: Eu prefiro usar batatas Yukon Gold com casca e amanteigadas para essa sopa, mas fique à vontade para usar qualquer tipo de batata que o senhor preferir.
  • Cebola, aipo e alho: Esses serão os outros vegetais base da sopa, salteados em azeite de oliva (ou manteiga). Adoro acrescentar bastante alho, mas o senhor pode usar menos se preferir.
  • Vinho branco seco: Para deglacear a panela e adicionar um pouco de sabor ao caldo. (Dito isso, se o senhor preferir não cozinhar com álcool, pode simplesmente adicionar um pouco mais de caldo vegetariano).
  • Caldo de legumes: Para servir de base para o nosso caldo (ou caldo de galinha também funcionaria).
  • Tomilho fresco: Recomendo acrescentar bastante tomilho fresco e/ou qualquer outra erva fresca de inspiração francesa que o senhor goste (como alecrim, sálvia, estragão, orégano, etc.). Se não tiver ervas frescas à mão, o senhor pode adicionar uma ou duas colheres de chá de tomilho seco (adicione-o lentamente, a gosto) ou, melhor ainda, algumas colheres de chá de Herbs de Provence ou tempero italiano.
  • Folhas de louro: Também recomendo acrescentar algumas folhas de louro ao caldo.
  • Caiena, sal e pimenta-do-reino: E, como mencionado acima, eu realmente adoro adicionar um pouco de pimenta-caiena ao caldo para dar a ele um toque de calor perceptível, mas sutil. Normalmente, adiciono 1/4 de colher de chá, o que o senhor pode notar. Mas se o senhor não gosta de calor, recomendo começar com apenas uma pitada e, se quiser, pode acrescentar mais.
  • Coberturas opcionais: Adoramos servir essa sopa com croutons caseiros (gostamos de croutons de massa fermentada feitos com uma pitada de Herbs de Provence) e uma pitada de queijo parmesão ralado grosso. Mas fique à vontade para acrescentar cebolinha fresca picada ou outras ervas por cima, se quiser.

Sopa rústica de batata e alho-poró na panelaSopa rústica de batata e alho-poró na panela

Como fazer sopa de batata e alho-poró:

Instruções detalhadas estão incluídas na receita abaixo. Mas aqui está uma visão geral rápida de como fazer sopa de batata e alho-poró:

  1. Refogue os legumes. Primeiro, vamos refogar a cebola, o alho-poró, o aipo e o alho em uma panela grande até amolecerem e, em seguida, deglacear a panela com um pouco de vinho branco seco.
  2. Acrescente as batatas e o caldo. Em seguida, coloque as batatas, o caldo de legumes, o tomilho, as folhas de louro e a pimenta-caiena.
  3. Cozinhe em fogo brando. Deixe a sopa ferver em fogo brando até as batatas amolecerem. (O tempo dependerá do volume das batatas).
  4. Tempere. Remova e descarte as folhas de louro e os talos de tomilho. Experimente a sopa e tempere com a quantidade de sal e pimenta-do-reino que o senhor achar necessária. (Isso também dependerá do grau de salinidade do caldo de legumes).
  5. Sirva. Sirva quente, guarnecido com qualquer cobertura que lhe pareça boa, e divirta-se!

Sopa de alho-poró e batata em uma conchaSopa de alho-poró e batata em uma concha

Possíveis variações da receita:

Como mencionei acima, essa receita de sopa de batata e alho-poró é incrivelmente flexível. Portanto, sinta-se à vontade para experimentar e personalizá-la como quiser! Por exemplo, o senhor poderia…

  • Adicionar mais legumes/verduras: Sinta-se à vontade para acrescentar outros legumes ou verduras de sopa simples que o senhor goste, como cenoura, mandioquinha, espinafre ou couve.
  • Adicione uma proteína: Essa sopa também ficaria deliciosa com um pouco de presunto, frango ou linguiça. Ou, é claro, bacon crocante também ficaria delicioso polvilhado por cima.
  • Acrescente pepperoncini: Também fizemos essa sopa com pimentas pepperoncini fatiadas no lugar da pimenta-caiena e elas acrescentam um toque delicioso e salgado de calor. Altamente recomendável.
  • Adicione creme de leite: Se o senhor quiser uma sopa mais cremosa, fique à vontade para adicionar a quantidade desejada de creme de leite.
  • Faça um purê da sopa: Se preferir a textura da sopa de batata e alho-poró em purê, basta usar um liquidificador de imersão para fazer o purê da sopa (depois que as batatas estiverem completamente macias e o senhor tiver descartado as folhas de louro e o tomilho) até ficar homogêneo. Ou, alternativamente, o senhor pode transferi-la em lotes para um liquidificador tradicional e bater até ficar homogênea. (Tenha cuidado, como sempre, ao fazer purê de líquidos quentes. Recomendo encher o liquidificador apenas até a metade e sempre abrir a tampa do liquidificador para que o ar quente possa sair).

Tigelas de sopa rústica de batata e alho-poró com croutons caseiros e parmesãoTigelas de sopa rústica de batata e alho-poró com croutons caseiros e parmesão

Mais receitas favoritas de sopa de batata:

Procurando mais receitas de sopa de batata aconchegantes para experimentar? Aqui estão algumas das minhas favoritas!

Sopa rústica de batata e alho-poró com croutonsSopa rústica de batata e alho-poró com croutons

Achei que as sobras dessa sopa ficaram ainda mais bonitas no dia seguinte. Croutons caseiros, uma pitada de microgreens e parmesão fresco ralado por cima. 🙂

Imprimir

relógio ícone do relógiotalheres ícone de talheresbandeira ícone da bandeirapasta ícone da pastainstagram ícone do instagrampinterest ícone do pinterestfacebook ícone do facebookimpressão ícone de impressãoquadrados ícone de quadradoscoração ícone do coraçãocoração sólido ícone do coração sólido


Descrição

Esta receita de Sopa Rústica de Batata e Alho-poró é bem temperada e com pedaços, é naturalmente sem glúten e vegana (sem creme), e está repleta dos sabores mais aconchegantes, reconfortantes e simples.


  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva (ou manteiga)
  • 1 cebola branca média, descascada e cortada em cubos
  • 3 alho-poró, cortado em meias-luas de 1/2 polegada (somente as partes branca e verde-clara)
  • 1 costela de aipo, cortada em fatias finas
  • 5 dentes de alho, picados
  • 1/2 xícara vinho branco seco
  • 1 1/4 libras de batatas Yukon Gold, cortadas em pedaços pequenos
  • 6 xícaras caldo de legumes
  • 4 ramos de tomilho fresco
  • 2 folhas de louro
  • 1/4 de colher de chá pimenta-caiena (ou menos, se o senhor preferir)
  • sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
  • coberturas opcionais: croutons caseiros, parmesão ralado, cebolinha fresca picada


  1. Refogue os legumes. Aqueça o azeite de oliva (ou manteiga) em uma panela grande em fogo médio-alto. Adicione a cebola e refogue por 5 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente o alho-poró, o aipo e o alho e refogue por 3 minutos, mexendo com frequência.
  2. Acrescente as batatas e o caldo. Acrescente o vinho branco e use uma colher de pau para remover quaisquer pedaços marrons que estejam grudados no fundo da panela. Acrescente as batatas, o caldo de legumes, o tomilho, as folhas de louro, a pimenta-caiena e mexa para misturar.
  3. Cozinhe em fogo brando. Continue cozinhando até que a sopa chegue ao fogo brando. Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo, cubra e cozinhe em fogo brando por 10 a 15 minutos, até que as batatas estejam macias.
  4. Tempere. Remova e descarte as folhas de louro e os talos de tomilho. Experimente a sopa e tempere com a quantidade de sal e pimenta-do-reino que o senhor achar necessária.
  5. Sirva. Sirva quente, guarnecido com qualquer cobertura que lhe pareça boa, e divirta-se!



Compartilhe esta postagem

Tags: , , ,