Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Esta receita de sopa italiana de salsicha e orzo é fácil de fazer, cheia de temperos picantes e muito aconchegante e deliciosa.
Aqui na Espanha, há um ditado que diz que “en abril, aguas mil” (em abril, mil chuvas) – o que certamente se provou verdadeiro este ano. Tem chovido quase todos os dias no último mês! E depois de semanas de garoa ininterrupta, tenho que dizer que estamos definitivamente prontos para que os dias ensolarados voltem, para que possamos abrir nossas janelas e aproveitar o clima quente da primavera novamente. Mas, enquanto isso, estamos tentando aproveitar ao máximo as últimas vibrações aconchegantes da estação, aconchegando-nos sob cobertores felpudos, bebendo muito chá quente e assando muitos pães e biscoitos. E, como sempre gosto de fazer quando chove, preparar muita sopa. ♡
Essa sopa de orzo e linguiça italiana foi uma das minhas receitas favoritas que surgiu este mês quando eu estava tentando limpar algumas sobras na geladeira. Eu tinha todas as intenções de fazer minestrone, mas depois ficamos sem feijão e eu queria usar um pouco de linguiça italiana na geladeira, o que acabou se transformando em uma espécie de sopa de linguiça italiana e orzo. Mas, minha nossa, como foi deliciosa. Na verdade, acabei gostando tanto dessa sopa que fiz um segundo lote na semana passada para que pudéssemos levar um pouco para nossos vizinhos e tirar algumas fotos para compartilhar com todos os senhores hoje.
A receita é tão simples quanto parece: salsicha italiana esfarelada, macarrão orzo (ou qualquer outro tipo de macarrão que o senhor tenha à mão), legumes e verduras de sua escolha, tudo cozido em um caldo aconchegante de tomate e ervas. E juntos, tudo é tão aconchegante, reconfortante e satisfatório. Gosto de fazer o meu mais apimentado, com uma pitada extra de flocos de pimenta vermelha moída e linguiça italiana apimentada, mas incluí opções abaixo para que o senhor possa fazer o seu tão ardente e apimentado ou tão suave e brando quanto preferir. Sinta-se à vontade para fazer a sua sem glúten (basta usar macarrão GF) ou vegana (usar linguiça vegana), se preferir. E se por acaso o senhor tiver mais legumes, verduras ou feijões na cozinha, fique à vontade para acrescentá-los também. Essa receita básica é incrivelmente flexível e aceita trocas e acréscimos, portanto, é uma ótima maneira de usar as sobras.
Resumindo, essa é uma daquelas receitas de sopa simples, mas satisfatórias, que sempre agradam. Portanto, junte algumas salsichas e o macarrão que estiver na sua despensa e vamos fazer uma sopa!
Sopa Italiana de Salsicha e Orzo | Vídeo de 1 minuto
Sopa Italiana de Linguiça, Orzo e Espinafre Ingredientes:
Para fazer essa receita de sopa italiana, o senhor precisará dos seguintes ingredientes (as quantidades estão listadas na receita completa abaixo):
- Salsicha italiana: Salsicha italiana moída suave, apimentada ou qualquer tipo de salsicha que o senhor mais goste.
- Vegetais: A combinação clássica de mirepoix de cenoura, cebola e aipo.
- Alho: Adoro adicionar muito alho a esta sopa, mas o senhor pode reduzir a quantidade pela metade se preferir menos.
- Tomates em cubos: Recomendo usar uma lata de tomates assados no fogo, se o senhor tiver uma, mas qualquer tipo de tomate em cubos funcionará.
- Caldo de galinha: Ou o senhor também pode usar caldo de galinha ou caldo de legumes.
- Temperos secos: Uma mistura de tempero italiano, flocos de pimenta vermelha esmagados, sal marinho e pimenta-do-reino.
- Orzo: Ou qualquer tipo de formato de massa pequena de que o senhor goste mais.
- Espinafre bebê fresco: Ou couve fresca, ou o senhor pode usar verduras congeladas (descongeladas e escorridas).
- Coberturas: Recomendo fortemente uma generosa pitada de parmesão, além de manjericão fresco picado ou salsinha, se o senhor tiver algum à mão.
Como fazer essa sopa:
Para fazer essa receita de sopa italiana, basta…
- Doure a linguiça: Primeiro, vamos dourar a linguiça em uma panela grande e, em seguida, transferi-la para um prato limpo, reservando cerca de uma colher de sopa da gordura restante na panela para refogar os legumes.
- Refogue os legumes. Cozinhe a cebola, a cenoura e o aipo até amolecerem e, em seguida, refogue brevemente o alho e a pimenta vermelha em flocos.
- Cozinhe o caldo em fogo brando. Acrescente os tomates cortados em cubos, o caldo e o tempero italiano e cozinhe até que a sopa fique em fogo brando.
- Cozinhe o macarrão. Em seguida, adicionaremos o orzo e cozinharemos até ficar al dente.
- Acrescente o espinafre e tempere. Por fim, misturaremos o espinafre à sopa até que esteja murcho e, em seguida, provaremos e temperaremos a sopa conforme necessário.
- Sirva. Então está pronto para ser servido! Recomendo servir este prato com bastante parmesão ralado na hora por cima e talvez uma pitada de ervas frescas picadas (como manjericão ou salsinha), se o senhor as tiver à mão.
Possíveis variações:
Esta receita de sopa italiana de linguiça, orzo e espinafre é incrivelmente flexível com relação a variações. Portanto, sinta-se à vontade para experimentar quaisquer trocas ou adições de ingredientes que pareçam boas. Por exemplo, fique à vontade para…
- Torná-lo picante: Recomendo enfaticamente o uso de linguiça italiana picante de boa qualidade, se o senhor quiser que a sopa tenha um pouco de calor. Ou o senhor também pode dobrar a quantidade de pimenta vermelha em flocos usada aqui. (Ou, se preferir uma sopa mais suave, o senhor pode reduzir pela metade ou omitir totalmente a quantidade de pimenta vermelha em flocos).
- Adicione mais vegetais: Sinta-se à vontade para acrescentar outros legumes suaves que possam ser usados na sopa, como pimentão, abobrinha, feijão verde, brócolis, couve-flor, aspargos ou ervilhas.
- Adicione feijão: Sinta-se à vontade para adicionar uma lata de seu feijão favorito (lavado e escorrido) para obter um pouco mais de proteína.
- Use uma proteína diferente: Frango desfiado ou em cubos, carne moída, salsicha de frango ou salsicha vegana.
- Use um formato de massa diferente: Na verdade, qualquer tipo de massa funciona aqui, mas eu recomendaria algum tipo de massa menor em formato de mordida se o senhor não tiver orzo.
- Use verduras diferentes: Couve ou couve-galega também ficariam deliciosas no lugar do espinafre baby.
- Use quinoa: Se quiser deixar a sopa um pouco mais leve e sem glúten, o senhor também pode substituir o orzo por quinoa (lavada e escorrida).
Mais receitas de sopas favoritas:
O senhor está procurando mais receitas de sopas saudáveis? Aqui estão algumas das minhas favoritas:
Descrição
Esta receita de Sopa Italiana de Salsicha e Orzo é fácil de fazer, cheia de temperos picantes e muito aconchegante e deliciosa.
- 1 meio quilo de linguiça italiana moída (leve ou picante)
- 1 cebola branca média, descascada e cortada em cubos
- 2 cenouras médias, cortadas em cubos
- 1 talo de aipo, cortado em cubos
- 6 dentes de alho, picados ou espremidos
- 1/2 colher de chá flocos de pimenta vermelha esmagada
- 1 (15 onças) de lata de tomates em cubos assados no fogo
- 8 xícaras caldo de galinha (ou caldo de carne ou de vegetais)
- 1 colher de sopa Tempero italiano
- 1 xícara macarrão orzo não cozido
- sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
- 2 punhados grandes de espinafre fresco ou couve
- coberturas opcionais: parmesão ralado na hora, manjericão fresco picado e/ou salsinha
- Doure a linguiça: Aqueça uma panela grande em fogo médio-alto. Acrescente a linguiça moída e refogue até que esteja dourada e cozida, mexendo e esfarelando com uma colher de pau enquanto cozinha. Use uma escumadeira para transferir a carne cozida para um prato limpo e reserve-a, reservando 1 colher de sopa da gordura na panela. (Se houver mais gordura na panela, descarte-a. Se não houver gordura, descarte-a.) Se não houver gordura restante, adicione 1 colher de sopa de azeite de oliva à panela).
- Refogue os legumes. Acrescente a cebola, a cenoura e o aipo e mexa para misturar. Refogue por 6 a 7 minutos, mexendo ocasionalmente, até que as cebolas estejam macias e translúcidas. Acrescente o alho e a pimenta vermelha em flocos e refogue por mais 2 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Cozinhe o caldo em fogo brando. Acrescente os tomates em cubos, o caldo, o tempero italiano e a linguiça cozida e mexa para misturar. Continue cozinhando até o caldo ferver e, em seguida, reduza o fogo para médio-baixo para manter a fervura.
- Cozinhe o macarrão. Misture o orzo até ficar homogêneo. Cubra a panela com uma tampa e continue a cozinhar a sopa em fogo brando, mexendo ocasionalmente para que o orzo não grude no fundo da panela, até que o orzo esteja al dente.
- Acrescente o espinafre e tempere. Misture o espinafre à sopa. Prove e tempere com sal e pimenta-do-reino, conforme necessário. (Sinta-se à vontade para acrescentar mais tempero italiano, se desejar).
- Sirva. Sirva imediatamente, guarnecido com suas coberturas favoritas.
Notas
Uma observação sobre o orzo: Quanto mais tempo essa sopa ficar em repouso, mais caldo o orzo absorverá. Se quiser acrescentar mais caldo depois, recomendo adicionar 1 xícara de caldo de galinha extra junto com mais 1/2 colher de chá de tempero italiano (mais sal e pimenta-do-reino, a gosto).
Compartilhe esta postagem