Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Minha receita favorita de sopa de tomate assado sempre tem um sabor tão fresco e saboroso e é fácil de fazer com um punhado de ingredientes simples.
Os tomates de fim de estação estão transbordando nas hortas e nos mercados de produtores em todos os lugares neste momento, o que significa que é hora de fazer minha receita favorita de sopa de tomate assado! ♡
Ela apresenta uma lista curta e simples de ingredientes, incluindo alguns dos meus temperos favoritos e qualquer variedade de tomates de tamanho pequeno a médio que o senhor tenha e que estejam maduros. É fácil de fazer em pouco mais de meia hora, com tempo mínimo de preparação. É naturalmente sem glúten e vegana, embora o senhor possa acrescentar um pouco de creme de leite ou queijo, se quiser. E se por acaso o senhor tiver sobras de pão à mão, recomendo fortemente que faça algumas croutons caseiros ou queijo grelhado (ou queijo grelhado croutons(veja abaixo!) para acompanhar sua sopa de tomate, que é sempre uma combinação nostálgica e deliciosa.
Na minha opinião, não há nada melhor do que uma sopa de tomate caseira feita com tomates frescos, maduros e da estação, que foram assados até ficarem irresistivelmente concentrados e doces. Portanto, vamos aproveitar ao máximo a temporada de tomates enquanto ela ainda está aqui!
Ingredientes da sopa de tomate assado
Antes de chegarmos à receita completa de sopa de tomate detalhada abaixo, aqui estão algumas notas sobre os ingredientes que o senhor precisará…
- Tomates maduros: Acho que a sopa de tomate assado é melhor quando feita com variedades de tomates de tamanho pequeno a médio, como tomate-cereja, tomate uva, tomate Roma ou tomate em cacho (também conhecido como tomate na videira), que assam para ter um sabor especialmente concentrado e doce. A maturação dos tomates também fará toda a diferença aqui, portanto, escolha os tomates com melhor aparência!
- Cebola e alho: Eu prefiro o sabor da cebola e do alho refogados na sopa de tomate, mas o senhor pode assar esses ingredientes junto com os tomates no forno, se preferir. (Nesse caso, o sabor deles será um pouco mais adocicado.) Apenas certifique-se de deixar as cascas nos dentes de alho ao assar e removê-las antes, se necessário, para que não queimem.
- Manjericão fresco: Adoro fazer um purê de folhas de manjericão fresco diretamente na sopa, mas o senhor pode deixar o manjericão fora da sopa e oferecê-lo apenas como uma guarnição opcional, se preferir.
- Páprica defumada, flocos de pimenta vermelha esmagada, sal marinho e pimenta-do-reino: Adoro a profundidade sutil do sabor que a páprica defumada e flocos de pimenta vermelha moída trazem para esta sopa, além de sal marinho e pimenta-do-reino recém-rachada são essenciais para o tempero, como sempre. A quantidade de flocos de pimenta vermelha esmagada incluída na receita é bem suave, portanto, sinta-se à vontade para acrescentar o dobro se quiser que a sopa tenha um sabor mais marcante.
- Caldo de legumes: O senhor pode usar caldo de legumes ou de galinha como base para esta sopa.
- Azeite de oliva: Escrevi a receita abaixo usando exclusivamente azeite de oliva para mantê-la sem laticínios. Mas ela ficaria ainda mais deliciosa com um pouco de manteiga misturada no final, pouco antes de servir.
- Coberturas: Algumas das minhas opções favoritas de cobertura incluem queijo ralado na hora (parmesão, cheddar, gruyere ou o que parecer bom), um fio de creme de leite ou azeite de oliva, croutons caseiros (ou croutons de queijo grelhado, veja abaixo), um pouco de creme azedo e/ou manjericão fresco extra.
Como Fazer Sopa de Tomate
Aqui estão algumas das minhas melhores dicas sobre como fazer a melhor sopa de tomate!
- Use os tomates mais maduros possíveis. Os tomates são o sabor principal dessa sopa, portanto, escolha os tomates que estiverem na estação e que pareçam mais maduros. Dito isso, se o senhor estiver preparando essa sopa no inverno, os tomates cereja ou grape pequenos provavelmente serão a melhor opção.
- A textura fica por conta do senhor. Sinta-se à vontade para misturar essa sopa para que fique com a textura que o senhor preferir. Eu gosto da minha sopa o mais homogênea possível, por isso costumo misturá-la por pelo menos alguns minutos.
- Tenha cuidado ao misturar. Como sempre, tenha cuidado ao fazer purê de líquidos quentes, especialmente se estiver usando um liquidificador tradicional (já que os líquidos quentes se expandem quando misturados). Veja as instruções nas notas abaixo da receita se estiver usando um liquidificador tradicional.
- Tempere a gosto. Escrevi esta receita usando uma quantidade bastante sutil de páprica defumada e pimenta vermelha esmagada, mas sinta-se à vontade para adicionar mais se quiser. Não se esqueça também de acrescentar sal e pimenta a gosto.
Variações da receita
Aqui estão algumas variações que o senhor também pode experimentar com esta receita de sopa de tomate assado…
- Adicione creme de leite: Regue ou misture a quantidade de creme de leite (ou meio a meio) que o senhor preferir. Ou fique à vontade para usar uma alternativa sem laticínios, como creme de coco ou creme de caju.
- Acrescente o bacon: Eu também adoro sopa de tomate com pedaços de bacon polvilhados por cima. O senhor pode usar a gordura extra do bacon para refogar a cebola e o alho para dar mais sabor também.
- Acrescente feijão ou batata: Se o senhor quiser deixar a sopa ainda mais cremosa sem adicionar creme de leite, fique à vontade para acrescentar uma lata de feijão branco escorrido ou refogar uma batata Russet pequena com os legumes. Talvez o senhor precise acrescentar um pouco mais de caldo de legumes e ajustar os temperos, mas qualquer um desses ingredientes ajudará a deixar a textura ainda mais cremosa.
- Acrescente o pesto: Em vez de usar manjericão fresco, experimente colocar um pouco de pesto de manjericão em cada tigela. Delicioso!
- Adicione açúcar: Acho que assar os tomates adiciona bastante doçura para equilibrar a acidez dos tomates, mas fique à vontade para adicionar algumas colheres de chá de açúcar também, se quiser.
- Faça croutons de queijo grelhado: Para dar um toque divertido à sopa de tomate com queijo grelhado, experimente fazer croutons de queijo grelhado! Basta preparar um ou dois sanduíches de queijo grelhado, cortá-los em cubos pequenos e polvilhá-los em cada porção como “croutons”.
Mais receitas de sopa de tomate
O senhor está procurando mais receitas de sopa à base de tomate para experimentar nesta temporada? Aqui estão algumas das minhas favoritas…
Descrição
Minha receita favorita de sopa de tomate assado sempre tem um sabor tão fresco e saboroso e é fácil de fazer com um punhado de ingredientes simples.
- 3 1/2 libras de tomates maduros (qualquer tomate de tamanho pequeno a médio serve)
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva, divididas
- sal marinho fino e pimenta-do-reino recém-rachada
- 1 cebola branca ou amarela grande, cortada em cubos
- 5 dentes de alho, picados
- 3/4 de colher de chá páprica defumada
- 1/4 de colher de chá flocos de pimenta vermelha esmagada
- 2 1/2 xícaras caldo de legumes
- 1/2 xícara folhas de manjericão fresco soltas e embaladas
- Coberturas opcionais: parmesão ralado na hora, um fio de creme de leite ou azeite de oliva, croutons, creme azedo ou manjericão fresco
- Assar os tomates. Aqueça o forno a 450°F. Corte os tomates em quartos (ou pela metade, se forem pequenos) e arrume-os com o lado cortado para cima em uma assadeira. assadeira. Regue uniformemente com 2 colheres de sopa do azeite de oliva e tempere com algumas pitadas de sal e pimenta-do-reino. Asse por 30 a 40 minutos ou até amolecer e, em seguida, transfira a assadeira para uma grade.
- Refogue a cebola e o alho. Enquanto isso, aqueça a 1 colher de sopa restante de azeite de oliva em uma panela grande. panela grande em fogo médio-alto. Acrescente a cebola e refogue por 5 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente o alho, a páprica defumada e os flocos de pimenta vermelha esmagados e refogue por mais 2 minutos, mexendo com frequência.
- Junte tudo. Acrescente o caldo, o manjericão e os tomates assados (quando estiverem prontos) com seus sucos e mexa para combinar.
- Faça um purê. Usando um liquidificador de imersão portátil (ou veja as instruções abaixo para usar um liquidificador tradicional), faça um purê da sopa até atingir a textura desejada.
- Tempere. Prove a sopa e tempere com mais sal, pimenta e/ou páprica defumada, conforme necessário.
- Sirva. Sirva quente, guarnecido com as coberturas extras que o senhor desejar, e divirta-se!
Notas
Opção de liquidificador tradicional: Para fazer o purê da sopa usando um liquidificador tradicional, transfira-a para o liquidificador em um ou dois lotes (dependendo do tamanho do seu liquidificador; o ideal é não enchê-lo com mais de 2/3 do líquido quente). Deixe a tampa ligeiramente aberta (virada para longe do senhor para evitar respingos) para que o ar quente possa escapar e, em seguida, aumente lentamente a velocidade e bata até que a sopa atinja a textura desejada. Os líquidos quentes se expandem quando misturados, portanto, certifique-se sempre de que haja bastante espaço para o ar quente escapar.
Compartilhe esta postagem