Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
A famosa receita de sopa de alcachofra com limão da minha sogra é fácil de fazer em apenas 30 minutos, é feita com produtos básicos simples da despensa, e é tão adorável e saborosa!
Aqui hoje, por demanda extremamente popular…
…a famosa receita de sopa de alcachofra com limão da minha sogra! ♡
Na semana passada, postei no Instagram sobre como tivemos que mudar a reserva do jantar que eu havia feito semanas atrás para a aniversário do Barclaye, em vez disso, passar o dia fazendo alguma comemoração criativa e socialmente distanciada aqui em casa. Então, para uma surpresa divertida, mandei uma mensagem para minha sogra perguntando se ela poderia me enviar a receita de sua famosa sopa de alcachofra com limão, que Barclay adora desde a infância. E, pessoal, eu gostaria que todos os senhores pudessem ver o momento de pura delícia no rosto de Barclay quando coloquei sua tigela na frente dele. Foi o momento mais fofo – ele estava emocionado! Nada supera a sopa da mamãe!
Minha caixa de entrada do Instagram também se iluminou instantaneamente com dezenas (e dezenas e dezenas!) de mensagens dos senhores depois que compartilhei uma foto rápida da sopa, perguntando se poderíamos, por favor, compartilhar a receita. Parece que todos nós estamos precisando de uma boa tigela dessa sopa agora mesmo. Então, com um grande agradecimento à minha sogra, Jen, por ter me dado o sinal verde para compartilhar sua receita de família com o mundo – estou aqui para compartilhar sua receita de sopa de alcachofra com limão hoje!
A boa notícia para todos nós é que essa sopa de alcachofra é incrivelmente rápida e fácil de fazer, em menos de 30 minutos. E, como bônus – especialmente útil neste momento em que estamos todos presos em casa -, essa receita também é feita inteiramente com produtos básicos da despensa e da geladeira. Também incluí dicas de como fazer essa sopa sem glúten e/ou vegana, se o senhor preferir. E eu altamente recomendo deixar todas aquelas pétalas de alcachofra intactas, como Jen faz, em vez de misturá-las ao purê de sopa de alcachofra comum. A apresentação fica muito bonita e o senhor se sente tão especial e decadente. E quando servida com um pedaço grande de pão crocante, meu marido e eu concordamos que não há nada melhor.
Portanto, junte alguns potes de corações de alcachofra e vamos fazer juntos uma sopa de alcachofra com limão!
Ingredientes da sopa de alcachofra com limão:
Muito bem, vamos conversar sobre os ingredientes. Para fazer a famosa sopa de alcachofra com limão da Jen, o senhor precisará do seguinte:
- Manteiga: Essa sopa de inspiração francesa é feita com uma generosa porção de manteiga, que acrescenta uma deliciosa riqueza à sopa. Mas fique à vontade para usar manteiga vegana se quiser fazer essa receita à base de vegetais, ou pode reduzir a quantidade e usar azeite de oliva se preferir.
- Cebola, aipo e alho: (A receita original de Jen, na verdade, pede cebolinha verde picada, mas ela não está em estoque em nosso supermercado no momento, então usei apenas uma cebola amarela).
- Farinha: Que misturaremos aos vegetais para engrossar o caldo. (Veja abaixo uma alternativa sem glúten).
- Caldo de frango ou de legumes: O que o senhor preferir, para usar como base para o caldo.
- Folhas de louro e tomilho seco: Para temperar o caldo.
- Corações de alcachofra em conserva: Recomendo que o senhor compre apenas os corações de alcachofra em potes simples, embora os marinados também funcionem. Use uma faca para cortar e reservar as extremidades dos corações de alcachofra, que serão transformadas em purê no caldo. Em seguida, use os dedos para separar delicadamente as pétalas, que serão adicionadas à sopa depois que o caldo tiver sido purificado.
- Suco de limão espremido na hora: E algumas fatias extras de limão para enfeitar, se o senhor quiser.
- Sal e pimenta-do-reino: Para tempero, conforme necessário.
- Coberturas: Jen sempre enfeita cada tigela de sopa com uma pitada de páprica defumada e uma fatia de limão. Mas o senhor também pode salpicar algumas ervas frescas (como salsa, manjericão, tomilho, cebolinha etc.), queijo parmesão, croutons ou até mesmo um pouco de bacon esmigalhado, se estiver se sentindo indulgente.
Como fazer sopa de alcachofra:
Para fazer essa receita de sopa de alcachofra com limão, basta…
- Separe os corações de alcachofra. Para obter uma sopa cheia dessas lindas pétalas de alcachofra, primeiro precisamos cortar as extremidades dos corações de alcachofra e reservá-las (mais tarde, vamos misturá-las ao caldo). Em seguida, use os dedos para separar as pétalas de alcachofra restantes (apenas afofe-as para que não fiquem mais grudadas) para que estejam prontas para uso.
- Refogue os legumes. Refogue a cebola, o aipo e o alho na manteiga até amolecerem. Em seguida, adicione a farinha, que ajudará a engrossar o caldo.
- Acrescente os ingredientes do caldo. Acrescente o caldo, as folhas de louro, o tomilho e as pontas das alcachofras (não as pétalas) e mexa para misturar. Continue cozinhando a sopa até atingir o ponto de fervura e, em seguida, deixe-a ferver por cerca de 5 minutos ou mais.
- Faça um purê. Retire e descarte as folhas de louro. Em seguida, usando um liquidificador de imersão (minha preferência) ou um liquidificador tradicional (veja as observações abaixo), bata cuidadosamente o caldo até que fique completamente homogêneo.
- Acrescente os ingredientes restantes. Acrescente as pétalas de alcachofra e o suco de limão e misture bem. Prove e tempere com sal e pimenta, conforme necessário.
- Sirva. Sirva quente, com as guarnições que desejar, e divirta-se!
Possíveis variações:
Há várias maneiras de personalizar essa receita de sopa de alcachofra, portanto, sinta-se à vontade para ser criativo! Por exemplo, fique à vontade para…
- Torná-la sem glúten: Para fazer sopa de alcachofra sem glúten, basta omitir a farinha e usar uma pasta de amido de milho para engrossar a sopa. (Basta bater partes iguais de água fria e amido de milho e, em seguida, adicionar – uma colher de sopa de cada vez – à sopa fervente até atingir o nível de espessura desejado).
- Torne-a vegana: Para fazer sopa de alcachofra vegana, basta usar manteiga vegana e caldo de legumes.
- Torne-a mais rica: Na verdade, a receita original de Jen pede 1/3 de xícara de manteiga e 1/3 de xícara de farinha, o que tornará essa sopa ainda mais rica (e um pouco mais espessa), se o senhor quiser.
- Torne-a mais leve: Ou, se quiser deixar as coisas mais leves, o senhor também pode omitir a farinha e usar apenas 1 colher de sopa de manteiga na sopa, que ainda ficará deliciosa, mas produzirá um caldo muito mais fino.
- Acrescente batatas ou feijões: Se o senhor quiser tornar essa sopa um pouco mais saudável, sinta-se à vontade para acrescentar uma lata de feijão branco ou grão-de-bico e/ou algumas batatas em cubos.
- Adicione frango: Se o senhor quiser acrescentar um pouco mais de proteína a essa sopa, frango em cubos ou desfiado seria uma ótima adição.
- Adicione verduras: Sinta-se à vontade para misturar espinafre ou couve nessa sopa, se quiser adicionar algumas verduras.
Mais receitas favoritas de alcachofra:
O senhor está procurando mais inspiração para receitas com alcachofra? (rs, alcachofras são a comida favorita do meu marido, então sempre estamos!) Aqui estão algumas das minhas receitas favoritas de alcachofra…
Mais uma vez, obrigada pela receita, Jen! ♡
Descrição
A famosa sopa de alcachofra com limão da minha sogra é fácil de fazer em apenas 30 minutos, é feita com produtos básicos simples da despensa e é tão adorável e saborosa! Veja as notas acima para variações opcionais de ingredientes também.
- 1/4 de xícara (4 colheres de sopa) de manteiga
- 1 cebola branca pequena, descascada e cortada em cubos
- 1 talo de aipo, cortado em cubos
- 3 dentes de alho, picados
- 1/4 de xícara farinha para todos os fins
- 6 xícaras caldo de galinha ou de legumes
- 2 folhas de louro
- 1 colher de chá tomilho seco
- 3 (14 onças) frascos de corações de alcachofra, escorridos
- 1/4 de xícara suco de limão espremido na hora
- sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
- coberturas opcionais: páprica defumada, fatias de limão e/ou ervas frescas picadas*
- Separe os corações de alcachofra. Corte as extremidades dos corações de alcachofra e reserve-as. Use os dedos para separar as pétalas de alcachofra restantes (apenas afofe-as para que não fiquem mais grudadas) e reserve.
- Refogue os legumes. Derreta a manteiga em uma panela grande em fogo médio-alto. Adicione a cebola e o aipo e refogue por 5 a 6 minutos, mexendo ocasionalmente, até amolecerem. Acrescente o alho e refogue por mais 1 a 2 minutos, mexendo ocasionalmente, até ficar perfumado. Acrescente a farinha até que esteja homogênea e refogue por 1 minuto, mexendo com frequência.
- Acrescente os ingredientes do caldo. Acrescente o caldo, as folhas de louro, o tomilho e as pontas das alcachofras (não as pétalas) e mexa para misturar. Continue cozinhando até o caldo ferver. Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo para manter a fervura. Cozinhe em fogo brando por 5 minutos.
- Faça um purê. Retire e descarte as folhas de louro. Em seguida, usando um liquidificador de imersão (minha preferência) ou um liquidificador tradicional (veja as observações abaixo), bata cuidadosamente o caldo até que fique completamente homogêneo.
- Acrescente os ingredientes restantes. Acrescente as pétalas de alcachofra e o suco de limão e misture bem. Prove e tempere com sal e pimenta, conforme necessário.
- Sirva. Sirva quente, coberto com as guarnições que o senhor desejar.
Notas
Opção de liquidificador tradicional: Por favor, tenha cuidado se estiver usando um liquidificador tradicional para fazer o purê da sopa. Os líquidos quentes se expandem quando misturados, portanto, é muito importante não encher demais o liquidificador. Recomendo bater a sopa em duas ou três porções e sempre abrir a tampa do liquidificador (eu cubro a minha com uma toalha, para o caso de respingos de líquido quente) para que o ar quente possa ser liberado.
Opção sem glúten: (Basta misturar partes iguais de água fria e amido de milho e adicionar – uma colher de sopa de cada vez – à sopa fervente até que ela atinja o nível de espessura desejado).
Opção vegana: Basta usar manteiga vegana e caldo de legumes.
Ideias de cobertura: Jen sempre enfeita cada tigela de sopa com uma pitada de páprica defumada e uma fatia de limão. Mas o senhor também pode salpicar algumas ervas frescas (como salsa, manjericão, tomilho, cebolinha etc.), queijo parmesão, croutons ou até mesmo um pouco de bacon esmigalhado, se estiver se sentindo indulgente.
Compartilhe esta postagem