Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Esta receita de salada de macarrão com aspargos e salmão com limão está repleta dos melhores sabores frescos da primavera, é rápida e fácil de fazer e pode ser servida quente ou como uma salada de macarrão fria.
Sim, salmão! ♡
Achei que seria divertido misturar as coisas com as saladas de macarrão comuns que costumo fazer nesta época do ano. Então, para fazer algo diferente, cortei um filé de salmão defumado e o misturei com alguns aspargos picados, ervas, pinhões, parmesão e um molho rápido de limão. E os senhores – essa simples salada de orzo foi um sucesso!
A defumação do salmão era absolutamente irresistível quando combinada com o restante dos sabores brilhantes, herbáceos e cítricos. E com um pouco de multitarefa leve, fiquei duplamente satisfeito ao descobrir que todo o prato ficou pronto em apenas 30 minutos ou mais. É o prato perfeito para ser preparado com antecedência para almoços fáceis durante a semana ou jantares de fim de semana no pátio nesta época do ano. E depois de testar essa receita algumas vezes aqui em casa, podemos garantir que ela fica ainda mais gostosa no dia seguinte. ♡
Fique à vontade para usar o tipo de salmão que o senhor preferir – defumado a quente, defumado a frio, assado ou salteado. E se o senhor não for um grande fã de endro, essa receita é incrivelmente flexível e funcionaria bem com manjericão fresco, salsa ou cebolinha também. Muito bem, vamos fazer uma salada de macarrão!
Ingredientes da salada de macarrão com aspargos e salmão:
Para fazer essa salada de macarrão com aspargos e salmão ao limão, o senhor precisará dos seguintes ingredientes:
- Macarrão: Eu usei macarrão orzo, mas qualquer formato de macarrão ou massa serve.
- Aspargos: Cortei meus aspargos frescos em pequenos pedaços e os salteei brevemente em um fio de azeite de oliva até ficarem crocantes e macios.
- Salmão: Eu usei salmão defumado a quente, que descasquei grosseiramente em pedaços. Mas o senhor também pode picar salmão defumado a frio ou assar/saltear um filé de salmão até que esteja totalmente cozido, se preferir.
- Parmesão: Quanto mais, melhor, na minha opinião. Ralei o parmesão grosseiramente usando um ralador de caixa e realmente gostei dos pedaços maiores, mas o senhor também pode usar parmesão ralado finamente, se preferir. (A propósito, esqueci de adicioná-lo à foto acima, mas ele está em todas as fotos finais da salada aqui!)
- Pinhões: Recomendo que o senhor os toste brevemente antes de adicioná-los à salada de macarrão, para realçar seu melhor sabor. Eu simplesmente tostei os meus na mesma frigideira que usei para os aspargos.
- Cebola vermelha: Todos os senhores me conhecem e a cebola roxa – eu a adiciono (ou chalotas) a quase todas as saladas que faço. 😉 Dito isso, sinta-se à vontade para trocar por cebolinha verde aqui, se o senhor preferir. E, como sempre, se o senhor quiser que o sabor da cebola seja um pouco mais suave, basta dar uma rápida enxaguada em água fria antes de adicioná-la à salada.
- Endro fresco: Eu sempre adoro salmão, limão e endro juntos. Mas se o senhor não for fã de endro, fique à vontade para acrescentar manjericão fresco.
- Molho de limão: Para essa salada de macarrão, usei apenas o meu molho diário, feito com azeite de oliva, suco de limão, Dijon, alho, sal e pimenta. Se quiser, fique à vontade para raspar o limão (antes de espremê-lo) e acrescentar as raspas à salada de macarrão também.
Como fazer esta salada de macarrão:
Se o senhor fizer um pouco de multitarefa, essa salada de macarrão pode ficar pronta em cerca de 30 minutos ou mais. Basta…
- Cozinhe o orzo. em água fervente com sal até ficar al dente, depois escorra e enxágue com água fria até que o macarrão esteja frio.
- Prepare o vinagrete. Bata tudo junto ou agite em um frasco de vidro até combinar.
- Salteie os aspargos. Refogue até ficarem crocantes e macios. (Ou, como alternativa, o senhor pode assar os aspargos!)
- Junte tudo. Misture tudo até ficar homogêneo.
- Sirva. Sirva e saboreie – polvilhado com parmesão extra e endro fresco, se o senhor quiser!
Possíveis variações:
Há muitas maneiras de personalizar essa receita de salada de orzo com salmão, portanto, fique à vontade para brincar com ela! Por exemplo, o senhor poderia…
- Servir quente: Gostamos muito dessa salada de macarrão fria, mas ela também pode ser servida quente! (Se fizer isso, recomendo refogar a cebola e o alho do molho com os aspargos).
- Deixe-a bem grossa: Optei por ingredientes picados menores para esta receita. Mas o senhor poderia usar um formato de macarrão maior e cortar os aspargos e o salmão em pedaços maiores para que fiquem do mesmo tamanho.
- Adicione extras: Corações de alcachofra marinados, tomates secos ao sol (ou tomates-cereja frescos), azeitonas, alcaparras, verduras frescas (como rúcula picada ou espinafre) ou outros vegetais salteados (feijão verde, ervilha, abobrinha etc.) também ficariam deliciosos nessa salada.
- Use uma proteína diferente: O atum enlatado também seria delicioso no lugar do salmão. Ou o senhor pode usar camarão cozido, frango desfiado ou grão-de-bico.
Mais receitas de salada de macarrão:
O senhor está procurando outras receitas excelentes de salada de macarrão para experimentar? Aqui estão algumas das minhas favoritas:
Descrição
Esta receita de salada de macarrão com aspargos e salmão com limão está repleta dos melhores sabores frescos da primavera, é rápida e fácil de fazer e pode ser servida quente ou como uma salada de macarrão fria.
Ingredientes da salada de macarrão:
- 1 xícara macarrão orzo não cozido
- 1 colher de sopa azeite de oliva
- 8 onças lanças de aspargos, cortadas em cubos (com as pontas duras descartadas)
- 4 onças salmão defumado quente, picado grosseiramente*
- 1/2 xícara parmesão ralado grosseiramente
- 1/2 xícara pinhões torrados
- 1/3 de xícara cebola roxa finamente picada
- 3 para 4 colheres de sopa de endro fresco picado
Ingredientes do molho de limão:
- 1/3 de xícara azeite de oliva
- 3 colheres de sopa suco de limão espremido na hora*
- 2 colheres de chá Mostarda Dijon
- 2 dentes de alho, picados ou espremidos
- 1 colher de chá de sal marinho fino
- 1/2 colher de chá pimenta preta
- Cozinhe o orzo. Cozinhe o orzo em uma panela grande com água fervente generosamente salgada até ficar al dente. Passe o orzo por uma peneira e enxágue com água fria até que a massa esteja fria. Reserve até que esteja pronto para usar.
- Prepare o vinagrete. Enquanto isso, bata todos os ingredientes do molho de limão até misturá-los.
- Salteie os aspargos. Aqueça o óleo em uma frigideira em fogo médio-alto. Acrescente os aspargos e cozinhe por 4-5 minutos até ficarem crocantes e macios. Retire a panela do fogo e reserve.
- Junte tudo. Em uma tigela grande, misture o orzo resfriado, os aspargos cozidos, o salmão, o parmesão, os pinhões, a cebola roxa e o endro. Regue uniformemente com o molho de limão e misture bem.
- Sirva. Sirva imediatamente, polvilhado com parmesão extra e endro fresco, se desejar.
Notas
Salmão: Usei salmão defumado quente para esta receita, mas o senhor também pode usar salmão defumado frio. Ou o senhor pode assar um peito de salmão e adicioná-lo à receita também.
Raspas de limão: Também recomendo acrescentar as raspas de limão à salada, se o senhor quiser que ela tenha um toque extra de limão.
Instruções de armazenamento: Essa salada de macarrão pode ser refrigerada em um recipiente de armazenamento de alimentos por até 3 dias.
Compartilhe esta postagem