Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Esta salada de couve-de-bruxelas, cranberry e quinoa é superfácil de fazer, com couve-de-bruxelas fresca ralada e um vinagrete de laranja bem gostoso. Ela também é naturalmente sem glúten e vegana, para que todos na mesa possam apreciá-la.
As couves-de-bruxelas estão de volta à estação! O que significa que está na hora de fazermos a minha salada favorita de couve-de-bruxelas, cranberry e quinoa! ♡
Essa salada tem sido a minha salada preferida para as festas de fim de ano há anos e anos. É rápida e fácil de fazer, com ingredientes frescos, saudáveis, sazonais e simples. Conserva-se muito bem na geladeira, se o senhor quiser prepará-la com até três dias de antecedência. Fica lindo em qualquer mesa de festas, especialmente com todos esses vermelhos e verdes vibrantes. E o melhor de tudo é que é muito simples portanto delicioso!
Como muitos dos senhores provavelmente não viram essa receita na primeira vez em que a compartilhei, há cinco anos, pensei em trazê-la de volta ao topo do blog hoje para uma inspiração de salada para o feriado. Atualizei a postagem com um novo lote de fotos e também incluí um tutorial em vídeo sobre como triturar a couve-de-bruxelas manualmente ou com a ajuda de um processador de alimentos. (Ou, hoje em dia, o senhor também pode comprar couve-de-bruxelas pré-triturada na maioria dos supermercados, se quiser economizar uma etapa!)
Muitos de nossos leitores fizeram e adoraram essa receita ao longo dos anos, portanto, espero que o senhor também goste!
Como triturar couves-de-bruxelas:
Ok, antes de mais nada, vamos falar sobre como triturar couve-de-bruxelas!
Hoje em dia, é possível comprar couves-de-bruxelas pré-trituradas na maioria dos supermercados. Mas se quiser triturá-las você mesmo, pode fazê-lo à mão (exemplo nº 2 no vídeo acima). Ou, se o senhor tiver um processador de alimentos com um acessório de lâmina, poderá fazer isso com facilidade extra com a ajuda de um processador de alimentos (exemplo nº 3 no vídeo acima). Não há necessidade de cozinhar a couve-de-bruxelas depois – nós a comeremos crua como salada verde.
Salada de couve-de-bruxelas desfiada Ingredientes:
Além da couve-de-bruxelas desfiada, o senhor também precisará dos seguintes ingredientes para esta salada:
- Couve-de-bruxelas desfiada: Conforme detalhado acima.
- Quinoa: Eu sempre gosto de cozinhar minha quinoa em caldo de legumes (ou caldo de galinha) para dar mais sabor.
- Cranberries secas: Ou cerejas secas – o que o senhor preferir.
- Nozes pecã picadas: Recomendo fortemente que o senhor dedique alguns minutos para torrá-las – no forno ou em uma frigideira – antes de adicioná-las à salada, para dar mais sabor.
- Chalota: Acrescentei-a à versão atualizada desta receita para completar o restante dos sabores da salada. (Se o senhor não tiver uma chalota à mão, pode substituí-la por cebola roxa picada finamente).
- Vinagrete de laranja: que é super rápido e fácil de fazer com suco de laranja, azeite de oliva, vinagre de cidra de maçã, Dijon, sal e pimenta.
As quantidades/instruções completas dos ingredientes estão listadas na caixa de receita abaixo.
Como fazer salada de couve-de-bruxelas:
Para fazer esta receita de Salada de Couve de Bruxelas, Cranberry e Quinoa, basta…
- Preparar o vinagrete. Em uma tigela pequena, bata todos os ingredientes do vinagrete até misturá-los. (Ou, de acordo com minha preferência, misture-os em um pote de vidro, cubra e agite até combinar).
- Prepare a salada. Em uma tigela grande, misture a couve-de-bruxelas desfiada, a quinoa cozida, as cranberries secas, as nozes pecãs picadas e a chalota. Regue uniformemente com o vinagrete e, em seguida, mexa até que esteja completamente combinado.
- Tempere. Prove e tempere a salada com mais sal e pimenta, conforme necessário.
- Sirva. Sirva imediatamente ou leve à geladeira em um recipiente fechado por até 3 dias.
Possíveis variações:
O senhor quer personalizar um pouco esta receita? Fique à vontade para…
- Adicione abacate: Minha melhor sugestão? Adicione um pouco de abacate em cubos a essa salada para dar um toque cremoso extra – delicioso!
- Use romãs: Em vez de (ou além de) cranberries secas, alguns arilos de romã frescos ficariam lindos nesta salada!
- Use nozes/sementes diferentes: Em vez de nozes pecã, o senhor pode usar amêndoas fatiadas ou cortadas em pedaços, nozes, pepitas ou sementes de girassol.
- Adicione bacon: Para um toque extra delicioso, fique à vontade para acrescentar um pouco de bacon cozido picado. MUITO BOM.
- Adicione rúcula: Também fiz essa salada usando metade de Bruxelas e metade de rúcula, e o sabor apimentado da rúcula foi uma adição deliciosa aos outros sabores.
- Adicione queijo: Um pouco de queijo parmesão ou manchego ralado na hora também seria uma adição deliciosa a essa salada.
Mais receitas de saladas favoritas:
O senhor está procurando mais inspiração para receitas de saladas? Aqui estão algumas das minhas favoritas!
Descrição
Esta salada de couve-de-bruxelas, cranberry e quinoa é superfácil de fazer, com couve-de-bruxelas fresca ralada e um vinagrete de laranja bem gostoso. Veja as notas acima para possíveis variações de ingredientes.
Ingredientes da salada:
Vinagrete de laranja:
- 1/4 de xícara suco de laranja espremido na hora
- 1/4 de xícara azeite de oliva
- 2 colheres de sopa vinagre de cidra de maçã
- 2 colheres de chá Mostarda Dijon
- uma pitada generosa de sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
- Prepare o vinagrete. Em uma tigela pequena, bata todos os ingredientes até combiná-los.
- Prepare a salada. Em uma tigela grande, misture a couve-de-bruxelas ralada, a quinoa cozida, as cranberries secas, as nozes pecãs picadas e a chalota. Regue uniformemente com o vinagrete e, em seguida, mexa até que esteja completamente combinado.
- Tempere. Prove e tempere a salada com mais sal e pimenta, conforme necessário.
- Sirva. Sirva imediatamente ou leve à geladeira em um recipiente fechado por até 3 dias.
Notas
*Atualização da receita: Chalotas e Dijon foram adicionados a esta receita no outono de 2019. De resto, a receita é a mesma de sempre!
*Tempo de cozimento: O tempo de cozimento não inclui o tempo necessário para cozinhar a quinoa.
Compartilhe esta postagem