Purê de batatas com manteiga marrom

April 23, 2024

Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.

Esse purê de batatas com manteiga marrom é fácil de fazer, com uma pequena lista de ingredientes, e é coberto com manteiga marrom rica e com sabor de nozes.

Será que realmente precisamos ser convencidos a fazer esse purê? ♡

A manteiga marrom deliciosamente noz, caramelizada e rica é naturalmente uma combinação perfeita quando se trata de realçar o cremoso purê de batatas. Mas quando combinada com uma quantidade generosa de alho, queijo parmesão ralado na hora e uma pitada de cebolinha fresca, essas batatas ficam simplesmente divinas. Sempre fico tentado a acrescentar meia dúzia de outros complementos extras ao fazer purê de batatas, mas recomendo que o senhor se contenha um pouco nesse caso para que o sabor da manteiga marrom possa ficar em primeiro plano quando se trata de sabor. Confie em mim, o senhor vai adorar!

Como sempre, recomendo fazer purê de batatas com uma mistura de Russets e Yukon Golds, para obter a melhor combinação de texturas amiláceas e amanteigadas. E, embora eu tenha mantido as coisas simples para essa receita com leite puro para deixá-las bem cremosas, o senhor pode acrescentar um pouco mais de creme de leite ou cream cheese se preferir um pouco mais de sabor.

Vamos preparar uma porção rápida de manteiga marrom e levar nosso purê de batatas para o próximo nível, certo?

Ingredientes do purê de batatas com manteiga marrom

Aqui estão algumas observações rápidas sobre os ingredientes do purê de batata com manteiga marrom que o senhor precisará para fazer esta receita:

  • Manteiga: A manteiga marrom é o sabor principal dessa receita, portanto, vale a pena gastar com a boa manteiga! Usaremos uma colher de sopa da manteiga para refogar o alho e, em seguida, douraremos o restante até que fique levemente dourado e deliciosamente noz.
  • Batatas: Recomendo uma mistura de 50/50 de batatas Russet e Yukon gold, para que o senhor obtenha o melhor dos dois mundos quando se trata de suas texturas amiláceas e amanteigadas.
  • Alho: Refogaremos uma quantidade generosa de alho aqui para servir como nosso principal aromático.
  • Parmesão: Como sempre, recomendo que o senhor rale um bloco de parmesão fresco para obter o melhor sabor. Acrescentei cerca de 1 xícara, mas fique à vontade para acrescentar mais se quiser que as batatas fiquem com mais queijo.
  • Leite: Aqui usei apenas leite integral puro, que é melhor aquecer brevemente antes de adicionar às batatas. Mas fique à vontade para usar meio a meio se o senhor quiser que as batatas fiquem ainda mais cremosas.
  • Sal e pimenta: Seja generoso ao temperar o purê de batatas! Estamos trabalhando com um quilo de batatas aqui, o que é muito para temperar, portanto, experimente as batatas e continue temperando até que elas fiquem bem saborosas.
  • Coberturas: Eu gosto do toque de cor, da textura e do sabor de cebola que o cebolinha fresca picada ou cebolinha verde acrescentam ao purê de batatas. Quanto mais, melhor, na minha opinião!

Dicas de purê de batatas

As instruções completas sobre como fazer purê de batatas estão incluídas na receita abaixo, mas aqui estão algumas dicas adicionais que o senhor deve ter em mente:

  • Evite encharcar as batatas. O excesso de água é o inimigo do bom purê de batatas! Mas a boa notícia para todos nós é que é fácil evitar o encharcamento do purê de batatas cortando as batatas uniformemente antes de fervê-las (em vez de fervê-las inteiras, o que faz com que cozinhem de forma desigual) e garantindo que as batatas não sejam fervidas demais (basta ficar de olho nas batatas e escorrê-las quando uma faca puder ser facilmente inserida nas batatas).
  • Não misture demais. Para evitar que o purê de batatas fique muito misturado, o que tende a ter uma textura de goma, basta mexer os recheios nas batatas cozidas até que estejam apenas combinados… e depois sirva.
  • Use o tipo de espremedor de sua preferência. Se o senhor gosta de purê de batatas ligeiramente grosso, recomendo usar o este espremedor da OXO. Se o senhor preferir um purê de batatas mais suave, recomendo usar o este espremedor macio da OXO.

Suplementos para purê de batatas

Eu sei que disse acima que esse purê de batatas com manteiga marrom fica bom por si só. Mas, se o senhor insistir em alguns complementos extras, aqui estão alguns que eu recomendaria:

  • Pesto de manjericão
  • folha de louro (adicione uma à água enquanto as batatas estão cozinhando)
  • cebolas caramelizadas ou chalotas
  • pedaços de bacon cozido
  • diferentes tipos de queijo (como cheddar, feta, cabra, gouda defumado, etc.)
  • ervas ou especiarias (há cerca de um milhão de direções diferentes que o senhor poderia seguir aqui)
  • raiz-forte ou wasabi
  • pasta de missô
  • dentes de alho torrados
  • óleo de trufas

Imprimir

relógio ícone do relógiotalheres ícone de talheresbandeira ícone da bandeirapasta ícone da pastainstagram ícone do instagrampinterest ícone do pinterestfacebook ícone do facebookimpressão ícone de impressãoquadrados ícone de quadradoscoração ícone do coraçãocoração sólido ícone do coração sólido


Descrição

Esse purê de batatas com manteiga marrom é fácil de fazer, com uma pequena lista de ingredientes, e é coberto com manteiga marrom rica e com sabor de nozes.


  • 2 paus de manteiga sem sal, divididos
  • 3 libras de batatas (eu uso metade de batatas Yukon Gold e metade de batatas Russet)
  • 8 dentes de alho grandes, picados
  • sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
  • 1 xícara leite integral, aquecido
  • 1 xícara queijo parmesão ralado na hora
  • coberturas: cebolinha fresca picada ou cebolinha verde, pimenta-do-reino moída na hora


  1. Corte as batatas. Fique à vontade para descascar as batatas ou deixar a casca. Corte-as em pedaços de tamanho uniforme, com cerca de 2,5 cm de espessura, e transfira-as para uma assadeira. panela grande cheia de água fria.
  2. Ferva as batatas. Encha a panela com água fria suficiente para que a linha da água fique cerca de 2,5 cm acima das batatas. Misture 1 colher de sopa de sal na água. Ligue o fogo alto e cozinhe até a água ferver. Reduza o fogo para médio-alto (ou qualquer temperatura necessária para manter a fervura) e continue cozinhando por cerca de 10 a 12 minutos ou até que uma faca inserida no meio de uma batata entre facilmente, quase sem resistência. Retire toda a água com cuidado.
  3. Refogue o alho. Enquanto issoDurante o tempo em que a água da batata estiver fervendo e as batatas estiverem cozinhando, derreta 1 colher de sopa de manteiga em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Acrescente o alho e refogue por 2 minutos, mexendo ocasionalmente, até dourar levemente. Transfira o alho para um prato separado e reserve.
  4. Doure a manteiga. Derreta o restante da manteiga na frigideira em fogo médio-alto. Continue cozinhando até que a manteiga comece a espumar, mexendo com frequência para garantir que a manteiga cozinhe por igual. Quando os sólidos da manteiga começarem a ficar dourados e a manteiga tiver um cheiro tostado, despeje-a imediatamente em uma tigela resistente ao calor até que esteja pronta para ser usada. (Fique de olho na manteiga enquanto ela estiver dourando para que não queime, pois ela pode passar de dourada para queimada muito rapidamente).
  5. Seque as batatas em uma frigideira. Depois de drenar a água, coloque imediatamente as batatas de volta na panela quente, coloque-a de volta no queimador quente e abaixe o fogo para baixo. Usando duas luvas de forno, segure cuidadosamente as alças da panela e agite-a suavemente no queimador por cerca de 1 minuto para ajudar a cozinhar parte do vapor restante nas batatas. Retire totalmente a panela do fogo e coloque-a em uma superfície plana e resistente ao calor.
  6. Amasse as batatas. Adicione a manteiga marrom, o alho, o leite e o parmesão às batatas. Usando o tipo de espremedor de batatas de sua preferência (recomendo o este aqui em geral, ou este aqui para ficar mais macio), amasse as batatas até obter a consistência desejada. Sinta-se à vontade para adicionar mais leite morno para atingir a consistência desejada, se necessário.
  7. Prove e tempere. Uma última vez, prove as batatas e tempere com mais sal e pimenta, se necessário. (Eu geralmente adiciono bastante sal, portanto, não seja tímido).
  8. Sirva quente. Em seguida, sirva quente, guarnecido com molho ou qualquer outra cobertura que o senhor queira, e aproveite!


Compartilhe esta postagem

Tags: , , ,