Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Esta deliciosa receita de pho caseiro é inspirada na sopa vietnamita que todos nós conhecemos e amamos, mas feita com alguns atalhos que economizam tempo.
O senhor já tentou fazer phở caseiro? ♡
Essa tradicional sopa de macarrão vietnamita é uma das minhas favoritas há décadas. Ainda não viajei ao Vietnã para experimentar oficialmente o pho em seu país de origem (espero que em breve!), mas já o pedi inúmeras vezes em restaurantes vietnamitas nos Estados Unidos e aqui em Barcelona. E essa sopa aconchegante, fresca e profundamente saborosa tem uma maneira de acertar o ponto todas as vezes. Ela sempre será uma das minhas sopas favoritas para pedir fora. Mas, recentemente, tenho experimentado diferentes maneiras de fazer pho em casa e, como se vê, é mais fácil do que eu esperava!
Para mim, uma receita de pho vencedora se resume (literalmente) à qualidade do caldo. Na culinária vietnamita tradicional, o caldo do pho é normalmente cozido em fogo brando por muitas horas para criar aquela mistura rica, em camadas e aconchegante de sabores que todos nós conhecemos e amamos. Mas, embora a base do caldo de carne seja tradicionalmente feita 100% do zero – um método incomparavelmente delicioso, mas que exige que o senhor traga para casa muitos ossos de carne e vegetais extras, além de mais 2 a 3 horas de cozimento em fogo brando -, testei um método de atalho usando caldo de carne comprado em loja como base para esse caldo. E, embora não seja considerado autêntico, esse método de atalho ainda tem um sabor maravilhosamente rico e delicioso e pode ficar pronto em apenas 45 minutos. Depois de cozido em fogo brando com cebola e gengibre carbonizados, um punhado generoso de temperos quentes, um toque de adoçante e uma pilha de ervas frescas para enfeitar, essa receita de pho caseiro é uma receita que o senhor vai querer fazer de novo e de novo.
Portanto, se o senhor tem vontade de tentar fazer seu próprio pho caseiro, recomendo fortemente que experimente essa receita!
Receita de Pho caseiro | Vídeo de 1 minuto
Ingredientes do pho vietnamita:
Muito bem, antes de chegarmos à receita propriamente dita abaixo, aqui estão algumas notas rápidas sobre os ingredientes que o senhor precisará para fazer esta receita de sopa pho…
- Bife: O Pho bo é tradicionalmente feito com bife cortado em fatias finas que é cozido no caldo fervente em cada tigela individual. Para fatiar o bife bem fino, recomendo colocar o bife no freezer por cerca de 45 a 60 minutos e, em seguida, fatiá-lo o mais fino possível. (Como alternativa, o senhor pode pedir ao açougueiro que corte o bife em fatias finas para o senhor ou adicionar bife pré-cozido à sopa).
- Macarrão de arroz fino: O Pho é tradicionalmente feito com macarrão de arroz fino, como o estes. Para evitar que o macarrão cozinhe demais no caldo, é tradicional cozinhar o macarrão pho separadamente. Em seguida, o macarrão é colocado em cada tigela individual, seguido da proteína, do caldo quente e das coberturas.
- Caldo de pho: Novamente, essa versão de “atalho” do caldo pho não seria considerada autêntica. Mas é uma alternativa deliciosa e mais rápida do que prepará-lo 100% do zero, e usa os seguintes elementos:
- Cebola e gengibre frescos: Que serão cozidos brevemente em uma frigideira (ou o senhor pode colocá-los sob a grelha do forno) até ficarem carbonizados, a fim de acrescentar o clássico sabor defumado ao caldo.
- Caldo de carne: Para economizar as horas extras necessárias para preparar o caldo de carne do zero, escrevi esta receita usando caldo comprado em loja (de boa qualidade) como um atalho. (Dito isso, se o senhor quiser fazer uma receita de pho mais autêntica usando caldo de carne caseiro, recomendo que experimente esta receita.)
- Especiarias: Há 5 temperos importantes no caldo pho – o anis estrelado, cravos-da-índia inteiros, paus de canela, vagens de cardamomoe sementes de coentro. Eu realmente recomendo usar os temperos inteiros (não moídos), se possível, que serão torrados brevemente para realçar o sabor extra. Mas também incluí notas abaixo para o uso de temperos moídos, se o senhor tiver à mão.
- Molho de peixe: É tradicional adicionar apenas um pouco de salpico ao caldo.
- Adoçante: Usei açúcar mascavo para adoçar o caldo em vez do tradicional açúcar de rocha amarelo, mas, na verdade, qualquer adoçante que o senhor preferir serve.
- Sal marinho: Como sempre, para temperar seu caldo.
- Coberturas, coberturas, coberturas: Esta é uma receita de sopa em que as coberturas não são opcionais. Pelo contrário, as coberturas são as estrelas da sopa! Fique à vontade para escolher suas favoritas, mas recomendo pelo menos uma de cada categoria:
- Ervas frescas: Quanto mais, melhor! Recomendo uma combinação de coentro fresco, hortelã fresca e manjericão tailandês fresco (ou o senhor pode usar manjericão italiano, se necessário).
- Brotos de feijão: Os senhores podem encontrá-los na seção de produtos hortifrutigranjeiros do supermercado, ou estão sempre disponíveis nos supermercados do sudeste asiático.
- Gomos de limão: Essencial para realçar os sabores do caldo.
- Pimentas (opcional): Os chiles tailandeses são tradicionalmente usados para dar à sopa a quantidade desejada de calor, mas o senhor também pode usar jalapeños ou pimentas serrano.
- Cebolas (opcional): Cebolas verdes fatiadas ou cebolas brancas em fatias superfinas como guarnição.
- Molhos (opcional): Também é tradicional servir o pho com molho hoisin e/ou sriracha para usar como guarnição, se desejar.


Na verdade, este é um lote duplo do caldo, que eu recomendo muito que o senhor faça enquanto estiver fazendo!
Como fazer sopa Pho:
Aqui está a visão geral básica de como fazer tigelas de pho caseiras! (Como sempre, veja a receita abaixo para obter as instruções detalhadas completas).
- Prepare a proteína. Para fatiar a carne bovina, de frango ou de porco da forma mais fina possível, recomendo colocar a carne no freezer por pelo menos 30 a 45 minutos para esfriar. Em seguida, use uma faca afiada para cortar a carne em fatias finas antes de adicioná-la à sopa.
- Prepare o caldo. Enquanto isso, enquanto a carne está esfriando, carbonize a cebola e o gengibre (em uma frigideira ou sob a grelha). Enquanto isso, toste brevemente as especiarias em uma frigideira. panela grande. Em seguida, adicione a cebola, o gengibre e o caldo. Tampe e deixe tudo ferver em fogo brando por pelo menos 30 minutos para que todos esses sabores se misturem. Coe e descarte toda a cebola, o gengibre e os temperos. Em seguida, acrescente os ingredientes restantes e tempere com sal.
- Prepare o macarrão. Enquanto isso, enquanto o caldo estiver fervendo, cozinhe o macarrão al dente de acordo com as instruções da embalagem. Escorra em uma peneira e, em seguida, jogue um pouco de água fria para evitar que o macarrão continue a cozinhar e reserve. (Também recomendo jogar um fio de óleo sobre o macarrão, como o óleo de gergelim, para evitar que grude).
- Montagem. Quando tudo estiver pronto, coloque um punhado de macarrão em cada tigela individual e cubra com a proteína desejada. Em seguida, coloque o caldo quente fervente nas tigelas de servir, certificando-se de submergir a carne para que ela fique cozida. Cubra com muitas e muitas guarnições.
- Sirva. E sirva quente, incentivando todos a misturar as guarnições na sopa para que possam dar sabor ao caldo, acrescentando também molhos adicionais, se desejado.
Possíveis variações:
Deseja personalizar sua própria receita de pho caseiro? Sinta-se à vontade para…
- Use bife pré-cozido: Se preferir não cozinhar o bife nas tigelas de servir individuais, fique à vontade para mexer o bife diretamente na panela de caldo fervente para garantir que esteja totalmente cozido. Em seguida, coloque o caldo e a carne juntos nas tigelas de servir individuais.
- Use uma proteína diferente: O Pho bo é tradicionalmente feito com carne bovina, mas fique à vontade para usar outra proteína no lugar do bife em fatias finas, se preferir, como frango, porco, camarão ou tofu.
- Use temperos moídos (em vez de inteiros): Eu realmente recomendo o uso de temperos inteiros para essa receita, se o senhor puder. Mas, em caso de necessidade, sinta-se à vontade para substituir por seus equivalentes moídos. Essas substituições seriam mais ou menos as seguintes: 2 1/2 colheres de chá de anis estrelado moído, 1/4 de colher de chá de cravo moído, 1 1/2 colher de chá de canela moída, uma pitada de cardamomo moído, 2 colheres de chá de coentro moído.
- Panela Instantânea pho: Se o senhor quiser fazer o caldo no Panela Instantânea (panela de pressão), primeiro use a configuração “sauté” (refogar) para carbonizar as cebolas e o gengibre. Em seguida, adicione os temperos e o caldo. Tampe, feche e cozinhe (alta pressão manual) por 10 minutos, seguido de uma rápida liberação. Acrescente os ingredientes restantes conforme indicado na receita.
- Crock-Pot Foto: Se o senhor quiser fazer o caldo no Panela elétrica (panela de cozimento lento), adicione a cebola, o gengibre, os temperos e o caldo na tigela de uma panela de cozimento lento grande e mexa para misturá-los. (O senhor pode fritar a cebola e o gengibre antes, se quiser, e depois adicioná-los à Crock-Pot). Tampe e cozinhe em fogo alto por 3 horas ou em fogo baixo por 6 horas*. Acrescente os ingredientes restantes conforme indicado na receita. *Se parecer que grande parte do caldo evaporou durante o cozimento, basta adicionar uma xícara ou mais de água extra.
- Faça o caldo de carne do zero: Para uma receita de pho mais autêntica que faz o caldo de carne do zero, recomendo que o senhor experimente esta receita.
- Torná-lo vegetariano/vegano: Aqui está o link para minha nova receita à base de plantas receita de pho vegano.
- Acrescente as sementes de erva-doce: Se o senhor tiver sementes de erva-doce em seu armário de especiarias, adicione uma colher de chá junto com as outras especiarias para dar mais sabor.
Perguntas frequentes sobre Pho:
Algumas perguntas frequentes finais antes de chegarmos à receita…
- Qual é a pronúncia correta de “pho”? A maneira mais próxima de escrever a pronúncia correta de phở A pronúncia com caracteres ingleses é “fuh”. Mas o vietnamita é uma língua tonal, portanto, a pronúncia correta requer a elevação do tom, como isso.
- Onde e quando o pho se originou? O pho teve origem no Vietnã, provavelmente no início dos anos 1900. Os historiadores discordam sobre as origens exatas do prato e sua etimologia, mas é provável que tenha sido influenciado em grande parte por outros pratos de macarrão semelhantes, bem como pela maior disponibilidade de carne bovina devido à sua demanda pelos colonialistas franceses. Desde então, inúmeras variações do prato se tornaram tradicionais em várias regiões do Vietnã, e agora ele é oficialmente considerado o prato nacional do Vietnã.
- Como o senhor serve o pho? A sopa Pho é tradicionalmente servida em grandes tigelas de sopa com pauzinhos e uma colher de sopa. Mas, dito isso, fique à vontade para usar as tigelas que o senhor tiver em casa.
- Como exatamente o senhor deve comer pho? Primeiro, use os pauzinhos para misturar todos aqueles deliciosos acompanhamentos frescos no caldo para ajudar a dar um sabor extra. (Mais tarde, o senhor pode retirá-los se não quiser comer talos, pimentas etc.) Depois, alternadamente, use os pauzinhos para comer o macarrão, a proteína e os vegetais, enquanto usa a colher para comer o caldo. Li que, no Vietnã, também é incentivado levantar a tigela para beber o último caldo, se o senhor quiser.
- O pho não contém glúten? Sim, essa receita de sopa pho é naturalmente sem glúten. (Mas, como sempre, certifique-se de verificar se todos os ingredientes são certificados como GF).
- A carne do pho é totalmente cozida? Se a carne for cortada em fatias muito finas, o caldo estiver fervendo e a carne for completamente submersa no caldo imediatamente, então sim, a carne deve estar totalmente cozida. Dito isso, se o senhor quiser ter certeza absoluta de que a carne está totalmente cozida, consulte as instruções acima para cozinhar a carne na panela quente de caldo e então adicionando-o às tigelas de servir individuais.
- O pho é tradicionalmente feito com caldo de carne? Sim, o pho é tradicionalmente feito com caldo de carne. Mas há muitas variações diferentes de pho que podem ser feitas com diferentes caldos e diferentes tipos de proteínas.
- Instruções para preparo antecipado? Quase todos os componentes dessa receita podem ser preparados com antecedência, se o senhor quiser (o que tornaria essa receita ainda mais fácil se fosse servida para um grupo grande). Por exemplo, o macarrão e o caldo podem ser preparados e depois refrigerados (separadamente) em recipientes fechados até que estejam prontos para reaquecer e servir.
- Instruções de armazenamento? Recomendo refrigerar o caldo, a proteína, o macarrão e as guarnições em recipientes separados, para que o macarrão não absorva todo o caldo. Mas a sopa cozida (com os ingredientes armazenados separadamente ou misturados) pode ser refrigerada em recipientes fechados por até 3 dias.
Descrição
Esta deliciosa receita de pho caseiro é inspirada na sopa vietnamita que todos nós conhecemos e amamos, mas feita com alguns atalhos que economizam tempo.
Ingredientes do caldo Pho:
Ingredientes da sopa Pho:
- 8 onças bife cru*, cortado em fatias muito finas
- 7 onças não cozido macarrão de arroz fino
- guarnições: ervas frescas (coentro, hortelã e/ou manjericão tailandês), brotos de feijão, fatias de limão, pimentas cortadas em fatias finas (pimentas tailandesas ou jalapeños), cebolas cortadas em fatias finas (cebolas verdes ou cebolas brancas), molhos (hoisin e/ou sriracha)
- Grelhe as cebolas e o gengibre*. Coloque a grelha do forno em temperatura alta e posicione a grade de cozimento a cerca de 20 cm de distância dos elementos de aquecimento. Coloque a cebola e o gengibre com o lado cortado para cima em uma assadeira e pincele com um pouco de óleo. Grelhe por cerca de 7 a 10 minutos, até que a parte superior da cebola e do gengibre esteja levemente carbonizada. Retire e reserve.
- Prepare o caldo. Enquanto isso, aqueça o anis, os cravos-da-índia, a canela, o cardamomo e o coentro em uma panela grande. panela grande em fogo médio-alto por cerca de 3 minutos, até que esteja perfumado. Acrescente a cebola carbonizada, o gengibre, o caldo e mexa para misturar. Continue cozinhando até o caldo ferver. Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo, cubra com uma tampa e continue a cozinhar em fogo brando por pelo menos 30 minutos. Coe (e descarte) as cebolas, o gengibre e os temperos. Acrescente o molho de peixe e o adoçante ao caldo quente. Por fim, prove e tempere o caldo com sal, se necessário.
- Prepare o macarrão. Enquanto isso, enquanto o caldo estiver fervendo, cozinhe o macarrão separadamente al dente de acordo com as instruções da embalagem. Escorra em uma peneira e, em seguida, enxágue rapidamente o macarrão com água fria para evitar que continue cozinhando. (Também recomendo jogar um fio de óleo no macarrão, como o óleo de gergelim, para evitar que grude).
- Montagem. Agora a parte divertida! Coloque um punhado de macarrão em cada tigela individual. Distribua o bife entre cada tigela. Em seguida, coloque o caldo quente ainda fervente nas tigelas de servir, certificando-se de submergir completamente o bife para que ele fique cozido*. Cubra cada tigela com muitas e muitas guarnições e finalize com um pouco de suco de limão.
- Sirva imediatamente. Incentive todos a misturar as guarnições na sopa para que elas possam dar sabor ao caldo, acrescentando também molhos adicionais, se desejado.
Observações
Corte o bife em fatias finas: O senhor pode usar qualquer tipo de bife magro, cortado em fatias bem finas, no sentido contrário ao das fibras. (Recomendo congelar o bife por 30 a 60 minutos antes, para facilitar o fatiamento). É muito importante que a carne seja cortada em fatias bem finas para que cozinhe rapidamente no caldo e tenha uma textura macia. Se o senhor preferir que o bife fique bem passado, veja a opção alternativa para cozinhar a carne abaixo.
Opção alternativa de cozimento da carne: Em vez de cozinhar o bife cortado em fatias finas nas tigelas de servir individuais, fique à vontade para mexer o bife diretamente na panela de caldo fervente para garantir que esteja totalmente cozido. Em seguida, coloque o caldo e a carne juntos nas tigelas de servir individuais.
Opção alternativa de carbonização: Em vez de grelhar a cebola e o gengibre no forno, o senhor também pode simplesmente cozinhá-los com o lado cortado para baixo em uma frigideira refogada em fogo alto até carbonizar.
Lote duplo: Mais uma vez, recomendo enfaticamente que o senhor faça uma porção dupla dessa receita! Para isso, o senhor precisará de uma panela grande (pelo menos 5 litros) para lidar com a quantidade de caldo.
Compartilhe este post