Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Esta deliciosa receita de pão Focaccia de alecrim é fácil de fazer e é coberta com alecrim fresco, azeite de oliva e sal marinho em flocos.
Conheça a minha receita de pão focaccia favorita de todos os tempos. ♡
Na verdade, essa foi uma das primeiras receitas de pão que aprendi a fazer anos atrás e ainda continua sendo uma das minhas favoritas porque é muito simples de fazer. E, o mais importante, é simplesmente muito bom.
É perfeitamente macio, fofo e satisfatoriamente mastigável. É polvilhado com muito alecrim fresco e sal marinho crocante em flocos e regado com azeite de oliva extra antes de ser servido, que fica perfeitamente impregnado em todos aqueles buraquinhos clássicos que o senhor fez no pão. É fácil de fazer à mão, ou ainda mais fácil de fazer com a ajuda de uma batedeira. Ele também é naturalmente vegano e pode ser moldado em uma forma redonda livre ou prensado em uma assadeira retangular. E o melhor de tudo é que é o melhor alimento reconfortante com carboidratos aconchegantes. Sei que a senhora vai adorar.
Além disso, se o senhor for novato no trabalho com fermento em pães, não deixe que isso o impeça de fazer focaccia! Essa receita é um ótimo ponto de partida para começar a trabalhar com fermento, e eu o acompanharei em cada etapa do processo para que todas as suas perguntas sejam respondidas. O senhor tem isso.
Vamos fazer uma focaccia de alecrim!
Pão Focaccia de Alecrim Ingredientes:
Para fazer esta receita de pão focaccia de alecrim (pronuncia-se “foh-kah-chah”, a propósito), o senhor precisará de:
- Água morna: Como estamos trabalhando com fermento seco ativo nesta receita, é importante usar água morna para dissolvê-lo. Recomendo enfaticamente o uso de um termômetro de cozinha para verificar novamente a temperatura da água, se possível. (Ela deve estar em torno de 110°F.)
- Açúcar ou mel: O que o senhor tiver à mão, para dar ao pão um toque de doçura e ajudar a ativar o fermento.
- Fermento seco ativo: O senhor precisará de um pacote (ou 2,25 colheres de chá) para fazer esse pão de focaccia.
- Farinha: A farinha básica para todos os fins será ótima!
- Azeite de oliva: Alguns dos quais serão misturados à massa do pão, além de um extra para regar a focaccia depois de assada.
- Sal marinho em flocos: O senhor pode usar sal marinho em flocos, mas não se esqueça de reduzir a quantidade pela metade para que o pão não fique muito salgado. Se não tiver sal marinho em flocos à mão, o senhor pode usar sal marinho fino, mas não se esqueça de reduzir a quantidade pela metade para que o pão não fique muito salgado.
- Alecrim fresco: Para polvilhar sobre a massa e acrescentar aquele delicioso sabor terroso de alecrim. (Sinta-se à vontade para picar finamente o alecrim fresco se quiser polvilhar alecrim em menor quantidade).
Como fazer pão de Focaccia:
Aqui estão as etapas básicas para fazer essa receita de pão focaccia com alecrim (instruções completas incluídas na receita abaixo, como sempre):
- Coloque o fermento à prova. Na água morna e no açúcar. (É altamente recomendável usar um termômetro para medir a temperatura da água, para que não fique muito quente ou muito fria).
- Amasse a massa*. Adicione gradualmente a farinha, o azeite de oliva e o sal. Em seguida, amasse por 5 minutos usando o acessório para massa ou uma batedeira, ou amasse a massa com as mãos.
- Primeira levedura da massa. Forme uma bola com a massa e coloque-a em uma tigela untada e cubra com uma toalha úmida. Deixe a massa descansar em um local quente por 45 a 60 minutos ou até dobrar de tamanho.
- Segunda levedura da massa. Molde a massa em um círculo grande ou retângulo até que a massa tenha cerca de 1/2 polegada de espessura*. Cubra e deixe a massa continuar a crescer por mais 20 minutos.
- Prepare a massa. Aqueça o forno a 400°F. Transfira a massa para uma fôrma grande coberta com pergaminho coberta com pergaminho (ou pressione-a em uma assadeira de 9 x 13 polegadas). Use os dedos para fazer marcas profundas – sério, faça todas as marcas até tocar a assadeira – em toda a superfície da massa. Em seguida, espalhe uma ou duas colheres de sopa de azeite de oliva por toda a superfície da massa e polvilhe uniformemente com as agulhas de alecrim fresco e sal marinho.
- Asse. Asse por 20 minutos ou até que a massa esteja levemente dourada e cozida.
- Sirva. Retire do forno e regue com um pouco mais de azeite de oliva, se desejar. Corte em fatias e sirva quente.
*Se o senhor não tiver uma batedeira, não há problema! Basta concluir a etapa 1 em uma tigela grande. Aos poucos, misture a farinha, o azeite de oliva e o sal até que comece a se formar uma massa desgrenhada. Em seguida, coloque a massa em uma superfície enfarinhada e amasse com as mãos por 5 minutos até ficar homogênea, adicionando mais farinha se a massa parecer muito grudenta, e continue com a receita conforme as instruções.
Possíveis variações da receita:
O senhor deseja personalizar esta receita? Sinta-se à vontade para…
- Adicione alho. Pique finamente e misture um dente grande de alho fresco na massa para dar um sabor extra de alho.
- Adicione o parmesão. Essa focaccia também ficaria deliciosa com um pouco de queijo parmesão polvilhado por cima!
- Use ervas frescas diferentes. No lugar do alecrim fresco (ou além dele), fique à vontade para usar estragão ou sálvia frescos.
- Use ervas secas. Se o senhor não tiver ervas frescas à mão, pode usar ervas secas (como alecrim seco ou tempero italiano). Se o senhor usar ervas secas, recomendo amassá-las na própria massa em vez de polvilhá-las por cima para que não queimem no forno.
Mais receitas favoritas de pães:
O senhor está interessado em fazer mais pães? Aqui estão algumas das minhas receitas favoritas de pão fácil no blog:
Descrição
Esta receita de Pão Focaccia de Alecrim é ultraconfortável e deliciosa, e fica ainda melhor com a adição de muito alecrim fresco e sal marinho em flocos. Veja as instruções opcionais abaixo sobre como misturar a massa à mão se o senhor não tiver uma batedeira.
- 1 1/3 xícara água morna (cerca de 110°F)
- 2 colheres de chá de açúcar ou mel
- 1 (0,25 onça) de levedura seca ativa
- 3 1/2 xícaras farinha para todos os fins
- 1/4 de xícara azeite de oliva extra virgem, mais um pouco para regar
- 2 colheres de chá sal marinho em flocosmais um pouco para polvilhar*
- 2 ramos de alecrim fresco
- Faça a prova do fermento. Adicione água morna (cerca de 110°F, que o senhor pode medir com um termômetro se o senhor quiser ter certeza de que está na temperatura certa) e o açúcar na tigela de uma batedeira com o acessório para massa e mexa para misturar. Polvilhe o fermento sobre a água. Dê uma rápida mexida no fermento para misturá-lo com a água. Em seguida, deixe descansar por 5 a 10 minutos até que o fermento fique espumoso.
- Amasse a massa. (Veja as instruções alteradas abaixo para amassar à mão). Coloque a batedeira em velocidade baixa e adicione gradualmente a farinha, o azeite de oliva e o sal. Aumente a velocidade para média-baixa e continue misturando a massa por 5 minutos. (Se a massa estiver muito grudenta e não estiver se soltando das laterais da tigela, adicione mais 1/4 de xícara de farinha enquanto estiver misturando).
- Primeira levedura da massa. Retire a massa da tigela de mistura e use as mãos para moldá-la em uma bola. Unte a tigela de mistura (ou uma tigela separada) com azeite de oliva ou spray de cozinha e, em seguida, coloque a bola de massa de volta na tigela e cubra-a com uma toalha úmida. Coloque em um local aquecido (coloquei a minha em uma janela ensolarada) e deixe a massa crescer por 45 a 60 minutos ou até quase dobrar de tamanho.
- Segunda levedura da massa. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e estenda-a em um círculo ou retângulo grande até que a massa tenha cerca de 1/2 polegada de espessura*. Cubra a massa novamente com a toalha úmida e deixe a massa continuar a crescer por mais 20 minutos.
- Prepare a massa. Pré-aqueça o forno a 400°F. Transfira a massa para uma fôrma grande coberta com pergaminho coberta com pergaminho (ou pressione-a em uma assadeira de 9 x 13 polegadas). Use os dedos para fazer marcas profundas (sério, faça marcas até a assadeira!) em toda a superfície da massa. Regue uma ou duas colheres de sopa de azeite de oliva uniformemente por toda a superfície da massa e polvilhe uniformemente com as agulhas de alecrim fresco e sal marinho.
- Assar. Asse por 20 minutos ou até que a massa esteja levemente dourada e cozida.
- Sirva. Retire do forno e regue com um pouco mais de azeite de oliva, se desejar. Corte em fatias e sirva quente.
Notas
Sal marinho em flocos vs. fino: Se o senhor não tiver sal marinho em flocos à mão, não se preocupe, pois pode substituir por sal marinho fino. Apenas certifique-se de usar cerca de metade da quantidade de sal (se estiver usando sal marinho fino) para que o pão não fique muito salgado.
Para amassar a massa à mão: Conclua a etapa 1 em uma tigela grande. Aos poucos, misture a farinha, o azeite de oliva e o sal até que comece a se formar uma massa desgrenhada. Em seguida, coloque a massa em uma superfície enfarinhada e amasse com as mãos por 5 minutos até ficar homogênea, acrescentando mais farinha se a massa estiver muito grudenta. Continue com a receita conforme as instruções.
Espessura do pão: Eu gosto que minha focaccia seja um pouco mais grossa. Mas se o senhor preferir a mais fina, basta estendê-la um pouco mais. Ela crescerá consideravelmente durante o cozimento.
Compartilhe esta postagem