Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Essa receita clássica de panquecas com leitelho é fácil de fazer e rende as mais incríveis, deliciosas e fofas panquecas caseiras.
Feliz sexta-feira, amigos. Sinto que este fim de semana pede uma porção de panquecas quentinhas, e os senhores?
Especificamente, essas incríveis panquecas caseiras buttermilk panquecas. ♡
Ao longo dos anos, chamou-me a atenção muitas (muitas) vezes o fato de que faltava a este blog uma receita básica de panquecas caseiras. O que – como alguém que considera um brunch de fim de semana prolongado com os amigos uma das minhas linguagens do amor – eu concordo que é completamente inaceitável! Então, quando por acaso encontrei uma receita na minha amiga, Maria’s, novo livro de receitas (link afiliado) para panquecas de leitelho perfeitas, eu imediatamente rasguei a página para experimentá-las.
Com certeza, essa receita de panqueca de leitelho foi um sucesso total. Elas são rápidas e fáceis de fazer, cheias daqueles sabores nostálgicos e reconfortantes de panqueca que todos nós adoramos e, o melhor de tudo, são feitas com muito, muito leitelho (o verdadeiro, não o truque do leite com suco de limão!). Além disso, como Bom apetite explica que “simplesmente não há como obter panquecas fofas sem ele”.
Maria também ressalta que essa receita é a tela em branco perfeita para qualquer adição extra que o senhor queira colocar na massa. Portanto, quer o senhor goste de panquecas de banana, panquecas com gotas de chocolate ou prefira ficar com a receita clássica de panquecas caseiras simples, como eu, já sei que vai adorar a receita da Maria.
Então, pegue o xarope de bordo e vamos fazer algumas panquecas!
O livro de receitas “Two Peas & Their Pod”:
Antes, porém, uma palavra rápida sobre esse livro de receitas. ♡
É sempre um dia especial quando um dos meus amigos blogueiros lança um livro de receitas que o senhor pode realmente segurar com suas próprias mãos. Mas tenho que dizer que meu bom amigo, Maria (do blog, Two Peas & Their Pod), arrasou com seu belo livro de estreia – o Two Peas & Their Pod Cookbook: Favorite Recipes from Our Family Kitchen (Receitas favoritas da cozinha de nossa família).
Mantendo o tema de seu blog, o novo livro de receitas de Maria está repleto de 115 receitas favoritas da família, que são frescas, saborosas e legalmente possíveis de serem feitas durante as semanas agitadas. Desde as receitas favoritas do dia a dia da família (incluindo algumas ótimas opções vegetarianas), passando por ideias divertidas e fáceis para entretenimento, até um capítulo delicioso repleto das famosas receitas de biscoitos da Maria, dicas de culinária e muito mais – meu exemplar do livro já está cheio de páginas com tantas receitas e ideias novas para experimentar. Portanto, se a senhora estiver procurando uma nova inspiração para esta temporada, tenho certeza de que todos vão adorar.
Os maiores parabéns e agradecimentos a Maria, seu marido Josh e seus dois filhos, Caleb e Maxwell, por compartilharem a cozinha de sua família com todos nós. E por compartilharem a receita de panqueca favorita de sua família com todos nós – é para ser guardada!
Panqueca de leitelho Ingredientes:
Muito bem, vamos falar dos ingredientes da panqueca. Para fazer essa receita de panqueca de leitelho, o senhor precisará de…
- Ingredientes secos: Farinha para todos os fins, açúcar granulado (branco), fermento em pó, bicarbonato de sódio e sal marinho fino.
- Soro de leite coalhado: Eu realmente, realmente recomendo usar leitelho de verdade para essa receita (não o substituto do leite + suco de limão).
- Manteiga: Parte dela será usada na massa da panqueca, parte para untar a frigideira com manteiga e um pouco mais para servir em cima das panquecas quentes, se os senhores quiserem.
- Outros ingredientes úmidos: Ovos e extrato de baunilha.
- Xarope de bordo: Para servir, é claro. ♡
As quantidades dos ingredientes estão listadas na receita completa abaixo.
Como fazer panquecas do zero:
Para fazer essas panquecas caseiras do zero, basta…
- Bata os ingredientes secos. Farinha, açúcar, fermento em pó, bicarbonato de sódio e sal.
- Bata os ingredientes úmidos. Em uma tigela média separada, misture o leitelho, a manteiga derretida, os ovos e a baunilha.
- Misture. Despeje os ingredientes úmidos sobre os secos e bata até incorporar bem. (Não bata demais, não há problema se a massa ficar um pouco irregular!) Deixe a massa descansar em temperatura ambiente por 10 minutos para engrossar.
- Prepare a frigideira ou a chapa. Pré-aqueça uma frigideira ou uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto, ou uma frigideira elétrica a 350°F.
- Cozinhe as panquecas. Unte a chapa ou a frigideira com uma camada generosa de manteiga* e despeje a massa em porções de 1/2* xícara na chapa quente – quantas couberem confortavelmente, com espaço para virar as panquecas. Cozinhe as panquecas até que comecem a surgir bolhas na parte superior e as bordas estejam firmes, cerca de 3 minutos. Use uma espátula para virar e cozinhe por mais 2 a 3 minutos, até dourar. Transfira as panquecas para um prato e continue fazendo panquecas até que a massa acabe.
- Sirva quente. Sirva as panquecas empilhadas com bastante xarope de bordo e manteiga extra, se desejar.
*Eu fiz panquecas bem menores, que provavelmente tinham um generoso 1/4 de xícara cada. (Não temos uma frigideira e eu queria espaço para cozinhar algumas de cada vez na minha frigideira!)
*Além disso, para evitar que a manteiga queime, minha dica não tão chique, mas que funciona muito bem, é desembrulhar um bastão de manteiga até a metade. Em seguida, esfregue-a diretamente na frigideira para untá-la. Depois que a rodada (ou duas) de panquecas estiver cozida, limpe o restante da manteiga cozida com uma toalha de papel para que não queime e, em seguida, use o bastão de manteiga para untar a frigideira novamente.
Possíveis variações da receita de panqueca:
Como disse Maria, essa receita também é “uma ótima tela em branco para praticamente qualquer coisa que o senhor queira colocar na massa”. Portanto, sinta-se à vontade para ser criativo com seus complementos! Algumas ideias podem incluir…
- Adicionar frutas: O senhor pode acrescentar um punhado de frutas frescas ou congeladas para fazer panquecas de mirtilo, panquecas de banana, panquecas de maçã, panquecas de pêssego e muito mais!
- Adicione gotas de chocolate: Acrescente um punhado de suas gotas de chocolate preferidas (meio amargo, amargo, etc.) para fazer panquecas com gotas de chocolate.
- Adicione nozes: Nozes ou pecãs picadas são sempre um ótimo complemento para panquecas, seja misturadas ou polvilhadas por cima.
- Adicione chantilly: Se estiver se sentindo decadente, adicione um pouco de chantilly e/ou açúcar de confeiteiro por cima.
Descrição
Essa receita clássica de panquecas com leitelho é fácil de fazer e produz as mais deliciosas e fofas panquecas caseiras. Veja as notas acima para possíveis adições de ingredientes.
- 2 1/2 xícaras farinha de trigo
- 2 colheres de sopa açúcar
- 4 colheres de chá fermento em pó
- 1 colher de chá bicarbonato de sódio
- 3/4 de colher de chá sal marinho fino
- 3 xícaras soro de leite coalhado, em temperatura ambiente
- 4 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida e resfriada à temperatura ambiente, e mais para cozinhar
- 2 ovos grandes, ligeiramente batidos, em temperatura ambiente
- 1 colher de chá extrato de baunilha
- xarope de bordo, para servir
- Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal.
- Em uma tigela média separada, bata o leitelho, a manteiga derretida, os ovos e a baunilha.
- Despeje os ingredientes úmidos sobre os secos e bata até incorporar bem – a massa ficará irregular, mas não tem problema. Deixe a massa descansar em temperatura ambiente por 10 minutos.
- Pré-aqueça uma frigideira ou frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto ou uma frigideira elétrica a 350°F.
- Unte a chapa ou a frigideira com uma camada generosa de manteiga. Despeje a massa em porções de 1/2 xícara* na frigideira quente – quantas couberem confortavelmente, com espaço para virar as panquecas. Cozinhe as panquecas até que as bolhas comecem a aparecer na parte superior e as bordas estejam firmes, cerca de 3 minutos. Use uma espátula para virar e cozinhe por mais 2 a 3 minutos, até dourar. Transfira as panquecas para um prato e continue fazendo panquecas até que a massa acabe.
- Sirva as panquecas empilhadas com bastante xarope de bordo e manteiga extra, se desejar.
Notas
- *Tamanho da panqueca: Eu fiz as minhas um pouco menores, com porções de 1/4 de xícara, para que coubessem mais panquecas na frigideira por lote.
- Para manter as panquecas quentes: Se desejar, arrume as panquecas em uma única camada em uma assadeira grande e mantenha-as aquecidas em um forno a 200°F até que estejam prontas para servir.
- Para evitar que a manteiga queime: Minha dica não tão sofisticada, mas que funciona muito bem, é desembrulhar uma barra de manteiga até a metade. Em seguida, esfregue-a diretamente na frigideira para untá-la. Depois que a rodada (ou duas) de panquecas estiver pronta, limpe o restante da manteiga cozida com uma toalha de papel para que não queime e, em seguida, use o bastão de manteiga para untar a frigideira novamente.
- Instruções de armazenamento (ou preparo antecipado): Cozinhe as panquecas conforme as instruções acima e, em seguida, deixe-as esfriar completamente até a temperatura ambiente. Embrulhe bem em plástico e leve à geladeira por até 5 dias. Ou coloque as panquecas embrulhadas dentro de um saco para freezer e congele por até 1 mês.
Esta postagem contém links de afiliados.
Compartilhe esta postagem