Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
O orzo com limão e o grão-de-bico são cozidos em um caldo levemente apimentado e misturados com espinafre.
Uma nova refeição favorita de 1 panela, 10 ingredientes e 30 minutos aqui em casa. ♡
O orzo e o grão-de-bico são cozidos em um caldo dourado com açafrão, cominho, cebola, alho, raspas de limão e uma pitada de flocos de pimenta malagueta até ficarem macios. Depois, é só misturar alguns punhados de espinafre, adicionar uma última gota grande de suco de limão e salpicar um pouco de coentro fresco (se for o seu caso). E esse jantar lindo, saboroso e simples estará pronto para ser servido em pouco tempo!
Gostamos de servir essa receita sozinha para um jantar vegetariano simples, ou adicionar um pouco de salmão ou camarão grelhado na frigideira ao lado. Ou descobrimos que essa receita também fica saborosa apenas é tão deliciosa servida fria quanto uma salada de macarrão, o que a torna uma ótima opção para piqueniques, potlucks ou noites de churrasco nesta época do ano.
Seja como for que o senhor sirva esse orzo e grão-de-bico, espero que goste tanto quanto nós!
Ingredientes do orzo e do grão-de-bico com especiarias e limão
Aqui estão algumas notas breves sobre os ingredientes que o senhor precisará para fazer essa receita de orzo e grão-de-bico:
- Orzo: A adorável textura al dente do orzo combina perfeitamente com o grão-de-bico e absorve todo o caldo deliciosamente temperado durante o cozimento. Adoro usar orzo nesse prato porque ele cozinha rapidamente, mas o senhor pode substituí-lo por qualquer outro formato de massa pequena que tiver à mão.
- Grão-de-bico: Uma lata de grão-de-bico acrescenta um delicioso sabor de nozes, textura cremosa e proteína extra a esse prato.
- Verduras: Adoramos acrescentar alguns punhados de espinafre fresco ou couve picada no final para dar um toque extra de cor e nutrientes. O orzo e o grão-de-bico quentes murcharão as verduras depois de apenas um minuto ou mais de agitação.
- Limão: O limão fresco ilumina o sabor desse prato e seu sabor picante equilibra perfeitamente o calor das especiarias. Usaremos as raspas e o suco de um limão pequeno para maximizar seu sabor.
- Cebola e alho: A cebola e o alho frescos servem como base aromática nesta receita, que será refogada em um fio de azeite de oliva.
- Especiarias: Uma mistura simples de açafrão-da-terra moído, cominho moído e flocos de pimenta vermelha triturada acrescenta um delicioso sabor terroso, uma rica cor dourada e um toque sutil de calor ao orzo e ao grão-de-bico. Não se esqueça de provar e temperar o prato antes de servir com sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora.
- Caldo: Normalmente, usamos caldo de legumes para cozinhar o orzo, mas o caldo de galinha também pode ser usado como substituto.
- Coentro: Por fim, adoramos cobrir esse prato com uma generosa pitada de coentro fresco picado. Mas se não gostar de coentro, cebolinha fresca picada, hortelã ou salsinha também ficam deliciosos, ou o senhor pode simplesmente ignorar as ervas extras.
Dicas para fazer esta receita
As instruções completas estão incluídas no cartão de receita abaixo, mas aqui estão algumas dicas extras para garantir o sucesso desta receita!
- Continue mexendo. O orzo pode ter a tendência de grudar no fundo da panela se não for mexido por muito tempo, portanto, não se esqueça de mexer bem a cada poucos minutos.
- Ajuste a quantidade de caldo conforme necessário. Da mesma forma, fique de olho na quantidade de caldo na panela. Se o caldo estiver acabando e o orzo ainda precisar de mais tempo para cozinhar, basta adicionar mais 1/4 de xícara de cada vez, conforme necessário.
- Prove e tempere. Depois de adicionar o limão e o espinafre, não se esqueça de provar e temperar o prato com sal e pimenta, conforme necessário. Fique à vontade para acrescentar mais limão ou temperos.
- O senhor pode saborear quente ou frio! Esta receita é igualmente deliciosa, seja recém-saída do fogão ou resfriada como uma salada de macarrão, portanto, aproveite as duas opções!
Variações da receita
Aqui estão mais algumas variações desta receita que o senhor pode experimentar:
- Acrescente leite de coco: Adicione uma lata de leite de coco (14 a 15 onças) no lugar de parte do caldo para dar ao macarrão uma base de coco ainda mais cremosa.
- Acrescente gengibre: Algumas colheres de chá de gengibre fresco ralado também ficariam deliciosas aqui!
- Adicione mais vegetais. Refogue alguns vegetais adicionais com a cebola e o alho, como pimentão, brócolis, cenoura, cogumelos ou abobrinha. (É provável que o senhor precise adicionar um pouco mais de caldo e temperos para compensar o volume extra).
- Adicione uma proteína: Refogue a carne moída, a carne de porco ou o frango com a cebola e o alho. Ou (meu favorito) cozinhe salmão, frango, filé ou camarão para servir junto com o prato.
- Ajuste os temperos: Há todos os tipos de temperos quentes que ficariam deliciosos aqui, portanto, sinta-se à vontade para experimentar diferentes temperos e/ou ajustar as quantidades dos incluídos aqui.
- Torne-o picante: Acrescente algumas pimentas frescas picadas ou aumente a quantidade de flocos de pimenta vermelha esmagada para aumentar o calor.
Mais receitas com grão-de-bico
Procurando mais receitas vegetarianas de grão-de-bico para experimentar? Aqui estão algumas de nossas favoritas:
Descrição
O orzo com limão e o grão-de-bico são cozidos em um caldo levemente temperado e misturados com espinafre.
- 1 colher de sopa azeite de oliva
- 1 cebola branca pequena, cortada em cubos
- 4 dentes de alho, picados
- 1 colher de chá cúrcuma moída
- 1/2 colher de chá cominho em pó
- 1/2 colher de chá flocos de pimenta vermelha esmagada
- 3 1/2 xícaras caldo de legumes
- 1 (15 onças) lata de grão-de-bico, enxaguada e escorrida
- 1 xícara macarrão orzo não cozido
- 1 limão pequeno, raspado e espremido
- 2 punhados grandes de espinafre fresco
- sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
- coentro fresco picado, para a cobertura
- Refogue os ingredientes aromáticos. Aqueça o óleo em uma frigideira grande antiaderente em fogo médio-alto. Acrescente a cebola e refogue por 5 minutos, mexendo ocasionalmente, até amolecer. Acrescente o alho, o cominho, a cúrcuma e a pimenta vermelha em flocos, mexendo com frequência.
- Cozinhe em fogo brando. Adicione o caldo de legumes, o grão-de-bico, o orzo, o sal marinho e as raspas de limão e mexa para misturar. Continue a cozinhar até que a mistura chegue ao fogo brando, mexendo ocasionalmente. Reduza o fogo para médio-baixo ou qualquer temperatura necessária para manter o fogo baixo. Continue cozinhando, mexendo com bastante frequência para que o orzo não grude no fundo da panela, até que o orzo esteja al dente. Se o orzo precisar de mais líquido para cozinhar, basta adicionar ¼ de xícara de caldo extra sempre que necessário.
- Tempere. Quando o orzo estiver al dente, retire a panela do fogo e junte o espinafre e o suco de limão até que o espinafre murche. Prove e tempere com sal e pimenta, se necessário.
- Sirva. Sirva a mistura de orzo quente, coberta com uma pitada de coentro fresco picado, e divirta-se!
Compartilhe esta postagem