Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Esta receita de macarrão cremoso de tomate seco ao sol é fácil de fazer com o mais delicioso molho de creme de alho e manjericão.
Esta massa. ♡
Eu quase hesitei em compartilhar essa receita, porque era uma daquelas refeições que o senhor faz com a geladeira e que não tem nada de sofisticado. Mas a combinação de sabores aqui acabou sendo TÃO rica, aconchegante e deliciosa que tenho um palpite de que a senhora também vai adorar imediatamente.
Os tomates secos ao sol são definitivamente a estrela do show aqui, intensificando o sabor doce e azedo do tomate no macarrão, além disso, usaremos o óleo restante para refogar o frango e os vegetais para dar um sabor extra. Também gosto de um bom formato de massa pequena e mastigável nessa receita, como o gnoccheti sardi mostrado aqui, que acrescenta uma textura muito satisfatória a cada mordida. Usei muito alho e manjericão no molho e pouco creme de leite, pois não precisa de muito, e uma pitada de pimenta vermelha em flocos adiciona o toque perfeito de calor. Depois, eu definitivamente recomendo acrescentar um punhado generoso de queijo parmesão ralado na hora em cada tigela antes de servir. Que delícia!!!
Tudo aqui é preparado em uma única panela em pouco mais de 30 minutos. Portanto, da próxima vez que o senhor desejar uma tigela de macarrão aconchegante, pegue um pote de tomates secos ao sol e vamos fazer uma fornada rápida dessa receita juntos!
Ingredientes para o macarrão de uma panela
Aqui estão algumas notas breves sobre os ingredientes que o senhor precisará para fazer essa receita de macarrão de uma panela:
- Massa: Recomendo um formato de massa pequena para esta receita, como o gnoccheti sardi (foto aqui), que tem uma textura satisfatoriamente mastigável. Mas orzo, orrechiette, lumachine, anelli, tubetti rigate ou qualquer outro formato de massa pequena que o senhor mais goste também servem. Consulte a observação na seção de dicas abaixo sobre os tempos de cozimento de várias massas.
- Frango: Recomendo usar peitos ou coxas de frango desossados, cortados em pedaços pequenos. Vamos temperar o frango simplesmente com sal e pimenta e refogá-lo em óleo.
- Tomates secos ao sol: É essencial comprar os tomates secos ao sol em frasco com azeite de oliva para esta receita, porque também usaremos o azeite para refogar os vegetais para dar mais sabor.
- Vegetais: Usei apenas uma mistura simples de cebola e cogumelos baby bella para esse macarrão, mas fique à vontade para acrescentar qualquer outro vegetal que possa ser refogado e que pareça bom.
- Ervas e temperos: Usaremos muito alho fresco e manjericão fresco, além de uma pitada generosa de flocos de pimenta vermelha moída para dar um toque de calor ao prato.
- Caldo de legumes: Recomendo que o senhor use caldo de legumes ou de galinha para cozinhar o macarrão, o que lhe dará um sabor mais profundo do que se usar apenas água.
- Verduras: Adoro colocar um punhado generoso de verduras, como espinafre ou couve, nessa massa.
- Creme de leite: Acrescentaremos um pouco de creme de leite no final para dar um toque especial a essa massa aconchegante.
- Parmesão: Recomendo que o senhor coloque uma pitada generosa de parmesão ralado na hora em cada tigela antes de servir!
Dicas para fazer este macarrão
Aqui estão algumas dicas para fazer essa receita de macarrão em uma panela só:
- O formato da massa que o senhor escolher faz diferença. As receitas de macarrão em uma única panela podem ser complicadas quando se trata da proporção de massa para líquido. Se o senhor estiver usando um formato de massa que cozinhe mais rapidamente do que a receita pede, por exemplo, ela pode deixar um excesso de líquido de cozimento na panela, resultando em um molho mais pastoso. Se estiver usando um formato de massa que leva mais tempo para cozinhar, pode ser necessário mais líquido de cozimento para que fique totalmente al dente. Escrevi esta receita usando gnocchetti sardi, que tem um tempo de cozimento de 10 a 11 minutos. Se o formato do macarrão que o senhor tiver em mãos exigir mais ou menos tempo de cozimento, não se preocupe, basta aumentar ou diminuir a quantidade de caldo usada para cozinhar o macarrão, conforme necessário.
- Mexa com mais frequência enquanto o macarrão continua a cozinhar. Geralmente, eu mexo o macarrão a cada poucos minutos quando ele começa a cozinhar. Depois que ela começa a absorver o caldo, é essencial mexer com mais frequência para que cozinhe uniformemente.
- Adicione calor a gosto. O senhor pode dobrar a quantidade de pimenta vermelha em flocos se preferir um macarrão mais picante, mas 1/2 colher de chá é uma ótima quantidade para dar a esse prato um toque sutil de calor.
Variações da receita
Aqui estão algumas variações simples dessa receita de macarrão com tomate seco ao sol que o senhor pode experimentar:
- Torná-la sem glúten: Use sua massa sem glúten favorita para tornar esta receita sem glúten.
- Use uma proteína diferente: A linguiça italiana (tradicional ou à base de vegetais) seria uma alternativa deliciosa ao frango nesta receita.
- Adicione mais vegetais: Acrescente vegetais diferentes (ou extras) ao refogado, como aspargos, pimentão, brócolis, berinjela, ervilhas, abóbora amarela ou abobrinha.
- Acrescente bacon: Cozinhe algumas tiras de bacon, use a gordura restante para refogar os legumes e, em seguida, esmigalhe e misture o bacon ao macarrão antes de servir.
- Acrescente pinhões: Adicione uma pitada de pinhões torrados a cada prato antes de servir.
- Adicione mais ervas: Alecrim fresco, estragão, tomilho ou orégano também podem ser adições deliciosas junto com o manjericão fresco.
Mais receitas de macarrão de uma panela só
O senhor está procurando mais receitas de macarrão de uma panela só para experimentar? Aqui estão algumas de nossas favoritas:
Descrição
Esta receita de macarrão cremoso de tomate seco ao sol é fácil de fazer com o mais delicioso molho de creme de alho e manjericão.
- 1 meio quilo de peito ou coxa de frango desossado e sem pele, cortado em fatias finas em pedaços pequenos
- sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
- 1 (8-ounce) jar tomates secos ao sol em óleopicados grosseiramente (economize o óleo!)
- 1 cebola branca pequena, cortada em cubos
- 8 onças cogumelos baby bella, fatiados
- 6 dentes de alho, espremidos ou picados
- 1/2 colher de chá flocos de pimenta vermelha esmagada
- 3 1/2 para 4 xícaras de caldo de legumes*
- 8 onças formato de massa pequena (como gnocchetti sardi ou orzo)
- 5 onças espinafre fresco
- 1/2 xícara manjericão fresco picado
- 1/4 de xícara creme de leite
- parmesão ralado na hora
- Cozinhe o frango. Tempere o frango com sal e pimenta. Aqueça 1 colher de sopa do óleo dos tomates secos ao sol em uma frigideira grande antiaderente em fogo médio-alto. Adicione o frango e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que esteja cozido por igual. Transfira o frango para um prato limpo e reserve.
- Refogue os legumes. Adicione mais 1 colher de sopa de óleo de tomate seco à frigideira. Acrescente a cebola e os cogumelos e refogue, mexendo ocasionalmente, até que os cogumelos estejam dourados. Acrescente o alho e os flocos de pimenta vermelha esmagados e refogue por 2 minutos, mexendo com frequência.
- Cozinhe em fogo brando. Acrescente 3 ½ xícaras do caldo de legumes, o macarrão, os tomates secos ao sol e misture bem. Continue cozinhando, mexendo com mais frequência à medida que o macarrão continua a cozinhar e absorver o caldo, até que o macarrão esteja 1 minuto al dente. Se a massa parecer precisar de mais caldo para terminar de cozinhar, o senhor pode acrescentar mais ½ xícara (ou mais), conforme necessário.
- Finalize. Misture o espinafre, o manjericão, o creme de leite e o frango cozido até que o espinafre esteja murcho e o macarrão esteja al dente.
- Sirva. Sirva imediatamente, guarnecido com bastante parmesão fresco, e divirta-se!
Compartilhe esta postagem