Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Essa receita de naan caseiro é fácil de fazer, perfeitamente macia e mastigável, e sempre tão deliciosa. Também incluí uma opção de receita de naan com alho abaixo!
O senhor já tentou fazer naan caseiro? ♡
Esse pão achatado macio, macio, amanteigado e irresistível é, há muito tempo, um dos meus acompanhamentos favoritos para pedir em restaurantes indianos. Mas, embora o pão naan seja tradicionalmente assado em fornos Tandoor escaldantes na Índia, uma versão caseira é, na verdade, muito fácil de fazer no fogão em uma frigideira quente!
Minha receita favorita de naan caseiro é feita com ingredientes básicos de pão (farinha, água e fermento), além de uma dose generosa de iogurte, ovo e fermento em pó para deixar o pão ainda mais macio e mastigável. Também prefiro usar um toque de mel como adoçante natural para o pão. E se o senhor quiser fazer naan com alho, incluí um molho de manteiga com alho (opcional, mas altamente recomendável) que pode ser pincelado no pão quente imediatamente após o cozimento, além de eu sempre gostar de salpicar um pouco de salsa fresca e uma pitada de sal marinho em flocos.
Também voltei e revisei essa receita para incluir instruções completas de como fazê-la 100% à mão ou com a ajuda de uma batedeira. E também incluí opções para adicionar ervas extras, queijo e/ou sementes de nigella ao seu pão naan.
Milhares de nossos leitores fizeram e adoraram essa receita de naan caseiro ao longo dos anos. Portanto, se o senhor ainda não experimentou, pegue uma frigideira e vamos fazer uma fornada juntos!
Naan caseiro | Vídeo de 1 minuto
Pão Naan caseiro Ingredientes:
Antes de chegarmos à receita completa abaixo, aqui estão algumas observações rápidas sobre os ingredientes que o senhor precisará para fazer essa receita de pão naan caseiro:
- Água morna: Para ativar adequadamente o fermento, a água precisa estar em torno de 110°F. (Recomendo medir a temperatura com um termômetro de cozinhaO senhor pode usar um termômetro de cozinha, mas ele deve estar morno, mas não quente ao toque).
- Mel: Para acrescentar apenas um toque de doçura ao pão. (Como alternativa, o senhor pode usar a mesma quantidade de açúcar ou outro adoçante, se preferir).
- Fermento seco ativo: O senhor precisará de um pacote de um quarto de onça. Ou, se o senhor comprar o fermento a granel, aproximadamente 2 1/4 colheres de chá.
- Farinha: Eu uso farinha de trigo comum para esta receita. Mas se o senhor decidir testar com uma farinha alternativa, deixe sua opinião nos comentários abaixo.
- Fermento em pó: Para dar ao naan um pouco mais de crescimento e maciez.
- Sal: Uma pitada de sal é adicionada à massa do pão, mas eu também gosto de polvilhar um pouco de sal marinho em flocos sobre o naan antes de servir.
- Iogurte: Qualquer tipo de iogurte natural (inclusive iogurte grego natural) serve.
- Ovos: Para unir os ingredientes e tornar a massa um pouco mais rica.
- Molho de manteiga de alho (opcional): Manteiga derretida salteada brevemente com alho e salsa, que o senhor pode pincelar na massa quente depois de assada.
Dicas para o pão Naan:
As instruções completas sobre como fazer pão naan estão incluídas abaixo, mas aqui estão algumas dicas rápidas que o senhor deve ter em mente para essa receita:
- Meça a temperatura da água: Para que o fermento se ative adequadamente, a mistura de água e mel precisa estar em torno de 110°F. Essa temperatura deve estar morna, mas não quente ao toque. Mas, para ter certeza, recomendo usar um termômetro para verificar a água para que não esteja muito quente (o que mataria o fermento) ou muito fria (o que não permitiria a ativação do fermento).
- Certifique-se de que o fermento seja fresco: Se o fermento não borbulhar e espumar nas primeiras etapas da receita, pode ser um lote ruim ou vencido.
- Não se preocupe em fazer naan de tamanho (ou formato) perfeito: Não há problema se a massa não for dividida em oito pedaços de tamanho perfeitamente igual. Basta ver e tentar estendê-los com a mesma espessura, mais ou menos, e eles cozinharão uniformemente. Também não se preocupe em fazer formas ovais perfeitas, a menos que o senhor queira. 😉
- Pedaços mais finos ou mais grossos: Prefiro que meu naan seja bem grosso e mastigável, por isso, normalmente, enrolo a massa com cerca de 1/4 de polegada de espessura. Mas se o senhor quiser um naan mais fino com ainda mais bolhas, pode enrolar a massa ainda mais fina.
Possíveis variações da receita de Naan:
Há cerca de um milhão de variações (tradicionais e não tradicionais) que o senhor pode experimentar quando se trata de naan caseiro, portanto, sinta-se à vontade para ser criativo e se divertir com essa receita! Algumas das minhas opções favoritas são…
- Adicionar manteiga de alho: Sinceramente, nunca mais faço essa receita sem ela – a opção de manteiga de alho incluída abaixo acrescenta muito sabor!
- Adicione ervas frescas: Coentro ou salsa frescos são ervas tradicionais usadas com frequência no naan. Mas fique à vontade para experimentar qualquer outra mistura de ervas frescas ou secas que lhe pareça boa! Eu gosto de ocasionalmente polvilhar um pouco de everything bagel seasoning ou za’atar no meu naan, o que eu recomendo muito.
- Adicione queijo: Isso é definitivamente mais não tradicional, mas adoro adicionar ocasionalmente um punhado de queijo cheddar ralado à massa naan ou polvilhar um pouco de parmesão ralado na hora antes de servir.
Maneiras de usar o pão Naan:
Há muitas maneiras excelentes de usar essa receita! Por exemplo, fique à vontade para…
- Servir sozinho: Como um simples acompanhamento ou para mergulhar em curries, sopas, ensopados, molhos… o senhor escolhe.
- Pães achatados ou pizzas: Use o naan como base e coloque suas coberturas favoritas para fazer pizzas de naan.
- Sanduíches ou paninis: Use o naan recém-assado para fazer sanduíches ou grelhe-o para fazer paninis.
- Wraps ou tacos: Encha o naan com recheios (falafel e souvlaki de frango são dois dos meus favoritos) para fazer wraps ou tacos de naan.
Descrição
Essa receita de naan caseiro é fácil de fazer, perfeitamente macia e mastigável, e sempre tão deliciosa. Recomendo fortemente que o senhor adicione a opção de manteiga de alho listada abaixo!
Ingredientes do naan:
(Opcional) Manteiga de alho Ingredientes:
- 1/4 de xícara manteiga com sal
- 3 dentes de alho, descascados e picados
- coentro fresco ou salsinha finamente picados
- (opcional) sal marinho em flocos
- Ative o fermento: Misture brevemente a água morna e o mel na tigela de uma batedeira. (Ou veja as notas abaixo sobre como fazer a massa à mão.) Polvilhe o fermento sobre a água e dê uma mexida rápida, depois deixe a mistura descansar por 5 a 10 minutos até que o fermento fique espumoso.
- Misture a massa: Adicione a farinha, o iogurte, o sal, o fermento em pó e o ovo. Usando o batedor de massa, misture a massa em velocidade média-baixa por 2 a 3 minutos até ficar homogênea. (A massa ainda estará ligeiramente pegajosa, mas deve formar uma bola que se solte das laterais da tigela. Se estiver muito grudenta, adicione um pouco mais de farinha).
- Deixe a massa crescer. Retire a massa da tigela de mistura e use as mãos para moldá-la em uma bola. Unte levemente a tigela de mistura (ou uma tigela separada) com spray de cozinha e, em seguida, coloque a bola de massa de volta na tigela e cubra-a com uma toalha úmida. Coloque a tigela em um local quente (coloquei a minha perto de uma janela ensolarada) e deixe-a crescer por 1 hora até que a massa tenha quase dobrado de tamanho.
- (Opcional) Faça a manteiga de alho: Durante os últimos 10 minutos do tempo de crescimento da massa, aqueça a manteiga em uma frigideira pequena em fogo médio até derreter. Acrescente o alho e cozinhe por 1 a 2 minutos até que fique perfumado. Retire a panela do fogo e acrescente algumas ervas picadas, se desejar. (O senhor também pode coar os pedaços de alho se preferir que a manteiga de alho fique completamente lisa).
- Abra a massa. Quando a massa estiver pronta, transfira-a para uma superfície de trabalho enfarinhada e molde-a em um círculo uniforme. Corte a massa em 8 fatias de tamanho igual e enrole cada fatia em uma bola com as mãos. Em seguida, use um rolo de massa para estender a bola de massa até que ela forme uma forma oval com cerca de 1/4 de polegada de espessura. (Recomendo que esse processo seja multitarefa – estender a próxima bola de massa enquanto o senhor cozinha uma no fogão).
- Cozinhe a massa. Aqueça uma frigideira grande de ferro fundido ou uma frigideira antiaderente em fogo médio-alto até que esteja bem quente. Adicione um pedaço da massa enrolada à frigideira e cozinhe por 1 minuto ou até que a parte superior da massa comece a borbulhar e a parte inferior fique levemente dourada. Vire a massa e cozinhe do outro lado por 30 a 60 segundos ou até que a parte inferior também esteja dourada e, em seguida, transfira a massa para um prato limpo. (Se estiver fazendo naan de alho, pincele um ou os dois lados da massa com a manteiga de alho depois que o naan estiver cozido). Polvilhe o naan com uma pitada de sal marinho em flocos, se desejar. Em seguida, cubra levemente o naan com uma toalha limpa para que ele permaneça quente. Repita o processo com o restante da massa até que todos os pedaços de naan estejam cozidos, ajustando o fogo da frigideira, se necessário, para mantê-la quente (mas não muito quente para não queimar o pão).
- Sirva. Sirva quente e aproveite!
Notas
Para fazer a massa à mão: Em vez de usar uma batedeira, conclua a etapa 1 em uma tigela grande. Acrescente a farinha, o iogurte, o sal, o fermento em pó, o ovo e mexa a mistura até incorporá-la. Em seguida, coloque a massa em uma superfície enfarinhada e amasse com as mãos por 3 a 4 minutos, até ficar homogênea. (A massa ainda estará ligeiramente pegajosa, mas deve formar uma bola que se solte das laterais da tigela. Se estiver muito grudenta, adicione um pouco mais de farinha ao amassar).
Fonte: Receita adaptada de Todas as receitas. Também atualizei as fotos e a receita (tornando a manteiga de alho opcional; todo o resto é igual) em novembro de 2020.
Compartilhe esta postagem