Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Esta receita de molho marinara caseiro é fácil de fazer, naturalmente sem glúten e vegana, e é preparada lentamente com os MELHORES sabores de tomate, manjericão e alho.
Amigos, os senhores têm uma receita incrível de molho marinara caseiro em seu repertório?
Se não, coloquem esta nos favoritos. ♡♡♡
Esse é o clássico molho marinara que já fiz inúmeras vezes ao longo dos anos e é o meu favorito. É incrivelmente fácil de fazer com alguns ingredientes clássicos, que também são naturalmente sem glúten e veganos. É feita com uma mistura de ervas e temperos que complementam perfeitamente os sabores da marinara de tomate de cozimento lento, sem dominá-los completamente. Ela requer apenas cerca de 10 minutos de preparação prática, o que lhe dá tempo para trabalhar no restante do jantar enquanto o molho ferve no fogão. E o melhor de tudo é que esse molho marinara é apenas assim incrivelmente nostálgico, reconfortante e saboroso.
Sirva com sua massa, pizza ou lasanha favorita, almôndegasO senhor pode usar o molho marinara para fazer um prato de carne, parmigiana, substitutos ou o que lhe parecer melhor. E já que o senhor está fazendo isso, também recomendo dobrar a receita sempre que fizer esse molho marinara, pois as sobras se conservam muito bem na geladeira ou no freezer para mais tarde.
Há tantos bons motivos para o senhor fazer esse molho marinara… então vamos lá!
Receita de molho marinara | Vídeo de 1 minuto
Ingredientes do molho Marinara:
Para fazer essa receita de molho marinara caseiro, o senhor precisará dos seguintes ingredientes (quantidades incluídas na receita abaixo):
- Azeite de oliva (ou manteiga): Escolha um ou outro. Ou o meu favorito – uma colher de sopa de cada! Qualquer que seja a opção que o senhor escolher, será deliciosa.
- Cebola: Eu realmente gosto de cortar a cebola em cubos finos para esse molho, para que os pedaços de cebola não fiquem muito grandes. Mas o senhor pode usar o tamanho que preferir. A cebola branca ou amarela serve.
- Alho: Picado finamente ou prensado.
- Flocos de pimenta vermelha esmagados: Que serão salteados brevemente no azeite de oliva (ou manteiga) para realçar seu sabor. Sinta-se à vontade para dobrar a quantidade de flocos de pimenta vermelha triturada se quiser um molho mais picante.
- Tomates inteiros: Recomendo enfaticamente gastar alguns dólares a mais em uma lata grande de tomates San Marzano de boa qualidade, que são famosos por serem mais saborosos, um pouco mais doces e menos ácidos do que os tomates Roma e deliciosos no molho marinara. Mas, dito isso, qualquer lata de tomates inteiros de boa qualidade funcionará bem nessa receita.
- Manjericão fresco: Eu gosto de deixar alguns ramos de manjericão fresco em fogo brando no meu marinara e depois removê-los (e descartá-los) antes de servir. Mas o senhor também pode cortar as folhas de manjericão e deixá-las no molho – fica a seu critério!
- Orégano seco: Uma pitada generosa de orégano é essencial para mim com o molho marinara.
- Sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora: Não se esqueça de provar o molho marinara depois de cozido e ver se ele precisa de mais sal e pimenta!
Como fazer molho marinara:
Para fazer o melhor molho marinara, basta…
- Refogue a cebola e o alho: Primeiro, refogaremos a cebola e o alho no azeite de oliva (ou manteiga) até amolecerem, acrescentando os flocos de pimenta vermelha esmagados bem no final para ajudar a realçar o sabor.
- Acrescente os ingredientes restantes. Em seguida, adicione os ingredientes restantes e mexa para combinar.
- Cozinhe em fogo brando. Cozinhe o molho coberto por cerca de 20 a 30 minutos para ajudar a aprofundar todos esses sabores deliciosos.
- Tempere. Descarte o ramo de manjericão e tempere a marinara com mais sal e pimenta, se necessário.
- Sirva. Em seguida, sirva-o bem quente com sua receita favorita… e divirta-se!
Possíveis variações da receita:
Há várias maneiras de personalizar essa receita de marinara, se o senhor quiser, portanto, sinta-se à vontade para experimentar e ser criativo! Por exemplo, o senhor poderia…
- Torná-la mais picante: Dobre (ou até triplique) a quantidade de pimenta vermelha em flocos esmagada na receita.
- Torne-a mais herbácea: Gosto de acrescentar também um ramo de alecrim, sálvia ou tomilho frescos, se tiver algum à mão.
- Deixe-o mais amanteigado: Se o senhor realmente quiser ser indulgente, acrescente mais uma ou duas colheres de sopa de manteiga ao molho antes de servir. O sabor é tão decadente e delicioso!
- Faça-o com queijo: Acrescente 1/2 xícara de parmesão ralado na hora ao queijo antes de servir.
- Torne-o cremoso: Se o senhor quiser um molho mais rosado, pode misturar 1/2 xícara de creme de leite ao marinara.
- O senhor pode deixá-lo mais grosso ou mais suave: O senhor tem a opção de quebrar os tomates tanto ou tão pouco quanto quiser com uma colher de pau. Mas se o senhor quiser um molho ainda mais suave, basta fazer um purê com um liquidificador de imersão ou um liquidificador tradicional quando terminar de cozinhar.
Maneiras de usar o molho Marinara:
Existem portanto muitas maneiras deliciosas que o senhor pode usar essa receita de marinara! Por exemplo, fique à vontade para servi-la com…
- Massas: O espaguete marinara é um clássico, é claro. Mas o senhor pode misturar esse molho em qualquer outro tipo de massa, ziti assado, lasanha e muito mais. Ou, se o senhor realmente quiser ganhar o ouro, faça um massa caseira!
- Carnes ou frutos do mar: O senhor pode fazer almôndegas italianas marinaraO senhor pode fazer uma marinara de frango, marinara de camarão, marinara de mexilhões ou qualquer outra coisa que lhe pareça boa!
- Parmigiana: Também gosto de usar esse molho no meu prato favorito, o berinjela assada com parmesão e frango com parmesão receitas.
- Pizza: Esta receita também pode ser usada como molho de pizza marinara em qualquer uma de suas receitas favoritas de pizza ou pão achatado.
- Molho para mergulhar: Também é um molho fantástico para tudo, desde palitos de pão até palitos de mussarela, dedos de frango, lula, ravióli torrado e muito mais.
- Subs e sanduíches: O senhor sabe, ao estilo Joey Tribbiani. 😉
Mais receitas de molhos italianos clássicos:
O senhor quer experimentar outros molhos italianos clássicos? Aqui estão alguns dos meus favoritos:
Descrição
Esta receita de molho marinara caseiro é fácil de fazer, naturalmente sem glúten e vegana, e é preparada lentamente com os MELHORES sabores de tomate, manjericão e alho.
- Refogue a cebola e o alho: Aqueça o azeite de oliva em uma panela grande em fogo médio-alto. Adicione a cebola e refogue por 5 minutos, mexendo ocasionalmente, até incorporar. Acrescente o alho e a pimenta vermelha em flocos e refogue por 1 a 2 minutos, mexendo sempre, até incorporar.
- Acrescente os ingredientes restantes. Acrescente os tomates, o orégano, o sal e a pimenta-do-reino e misture bem. Use uma colher de pau ou um espremedor de batatas para quebrar suavemente os tomates enquanto o molho continua a esquentar. Acrescente os ramos de manjericão fresco.
- Cozinhe em fogo brando. Continue cozinhando o molho até que ele chegue ao fogo brando. Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo, cubra e continue a cozinhar em fogo brando por 20 a 30 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Tempere. Retire e descarte os ramos de manjericão fresco. Prove e tempere o molho com sal e pimenta, conforme necessário. (Se preferir um molho mais suave, o senhor também pode fazer um purê com um liquidificador de imersão até atingir a consistência desejada).
- Sirva. Em seguida, sirva o molho quente e aproveite!
Notas
Instruções de armazenamento: Para armazenar esse molho marinara, deixe-o esfriar até atingir a temperatura ambiente. Em seguida, guarde-o em um pote fechado ou em um recipiente de armazenamento de alimentos e leve à geladeira por até 3-4 dias ou congele por até 3 meses.
Compartilhe esta postagem