Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Minha receita de molho à bolonhesa favorita de todos os tempos é preparada lentamente com uma rica base de tomate, carne e vegetais, e a mais aconchegante mistura de temperos com alho. Sirva com macarrão, nhoque ou berinjela assada e divirta-se!
Finalmente! Depois de compartilhar minhas receitas favoritas de marinara clássico, arrabbiata picante, carbonara cremoso, cacio e pepe com queijoe aglio e olio com alhoHoje estou de volta para acrescentar mais uma receita muito importante à nossa coleção de molhos clássicos para massas italianas.
Conheça a minha receita de bolonhesa favorita de todos os tempos. ♡
Ao longo dos anos, pedi, cozinhei e provei uma grande variedade de molhos, todos considerados alguma variação da bolonhesa. Desde que tive a chance de provar tigelas e mais tigelas do autêntico ragù alla bolognese durante nossa viagem a Bolonha no ano passado, a cozinhar e aprender com o Marcella, Lidiae Massimo’s de Massimo aqui em casa, a experimentar uma série de atalhos, temperos ou métodos de cozimento não tradicionais, e até mesmo provar algumas das versões em potes de bolonhesa que são loucamente populares em quase todos os supermercados aqui em Barcelona – parece claro que o mundo chegou ao amor esse molho de carne italiano, por mais tradicionais ou não tradicionais que sejam as várias versões dele.
E com base no número de pedidos que recebi ao longo dos anos para uma receita de molho à bolonhesa aqui no Gimme Some Oven, parece que muitos dos senhores também adoram!!!
Bem, para ter certeza, o receita de bolonhesa tradicional certificada permanecerá sempre como o clássico autêntico indiscutível. Mas, com o passar dos anos, aprendi que, pessoalmente, prefiro uma versão mais moderna da receita original. Uma com uma base de tomate rica e de fervura lenta (em comparação com a versão tradicional, que muitos ficam surpresos ao saber que inclui um mínimo de tomate), uma feita com uma variedade extra-saborosa de carnes (incluindo linguiça italiana, além da tradicional carne bovina e pancetta), uma que utiliza alguns dos meus temperos italianos favoritos (alho, ervas e uma pitada de anchovas, acredite) e uma que leva o tempo necessário para ferver e desenvolver uma profundidade de sabor inesquecível (a chave para uma boa bolonhesa, um processo que simplesmente não pode ser apressado).
Não é uma receita complicada de fazer, mas a senhora sabe que ela é que requer um pouco mais de amor e tempo. E que – eu prometo – valerá muito a pena. Portanto, coloque uma boa música na cozinha, talvez uma taça de vinho, junte esses ingredientes e prepare-se para algumas horas de preparo da receita de bolonhesa mais aconchegante, saborosa e deliciosa que conheço. O senhor vai se deliciar!
Molho à bolonhesa | Vídeo de 1 minuto
Perguntas frequentes sobre bolonhesa:
Qual é a pronúncia correta de “bolognese”? Em italiano, “bolognese” é pronunciado boh-loh-nyeh-zeh (como isto). Mas em inglês, para o bem ou para o mal, geralmente é simplificado para boh-loh-nyehz.
O que é molho à bolonhesa? Tecnicamente, o termo “bolonhesa” se refere a qualquer coisa associada à região de Bolonha, na Itália. Mas no mundo da culinária, ele é mais frequentemente associado ao famoso molho de carne da região, conhecido localmente como “ragù”. (Sim, atenção! Se o senhor viajar para Bolonha, perceberá que não há molho bolonhesa nos cardápios – somente ragù). Em Bolonha, esse molho é tradicionalmente preparado em fogo lento com apenas alguns ingredientes padrão, incluindo carne bovina, pancetta, soffritto italiano (cenoura, aipo, cebola), pasta de tomate, leite, vinho, sal e pimenta. A versão oficial receita de ragù alla bolognesecertificada em 1982 pela Accademia Italiana della Cucina, não inclui alho ou outras ervas ou temperos. E muitos fãs da bolonhesa em todo o mundo podem se surpreender ao saber que ela também inclui muito pouca pasta de tomate.
Dito isso, é claro que o mundo adora dar seu próprio toque às receitas italianas clássicas. (Grite para todos os diferentes estilos de pizza que o senhor pode pedir agora em diferentes regiões dos Estados Unidos!) E, ao longo do século passado, o molho à bolonhesa também foi adaptado de muitas maneiras diferentes por muitos países diferentes em todo o mundo. Atualmente, é mais conhecido fora da Itália como um molho de carne marinara à base de tomate. E muitas vezes é temperado com alho e/ou ervas, feito com diferentes combinações de carnes (ou alternativas à base de vegetais para fazer bolonhesa vegana), feito com atalhos mais rápidos (em vez de ferver o molho por horas), etc. Embora essas versões modernas certamente não sejam consideradas tradicionais ou “autênticas” em Bolonha, acho que a maioria concordaria que elas também podem ser muito, muito deliciosas. Eu recomendaria humildemente esta receita moderna como um excelente exemplo!
Que formato de massa é tradicionalmente usado na bolonhesa? Em muitos países fora da Itália (especialmente nos Estados Unidos), o espaguete à bolonhesa é a combinação de massa mais popular. Mas na Itália, o molho é muito mais comumente combinado com tagliatelle, pappardelle ou rigatoni. Ou pode ser usado para fazer pratos diferentes, como lasanha à bolonhesa ou nhoque à bolonhesa. Dito isso, qualquer formato de massa ficaria delicioso aqui, portanto, fique à vontade para usar o que o senhor tiver na despensa!
O molho à bolonhesa realmente requer horas de cozimento? Minha opinião pessoal e a do Academia Italiana é – sim. Se o senhor estiver com pressa, pode deixar o molho ferver por 30 minutos e ele ainda estará delicioso. Mas se o senhor realmente se o senhor quiser obter aquele sabor rico e profundo de tomate e deixar a carne perfeitamente macia, o molho precisa ser cozido em fogo brando por pelo menos duas horas ou mais. Vale a pena!
Ingredientes do molho à bolonhesa:
Antes de chegarmos à receita completa abaixo, aqui estão algumas notas importantes sobre os ingredientes que o senhor precisará (incluindo possíveis substituições) para esta receita de bolonhesa…
- Pancetta: Adoro o sabor que a pancetta italiana acrescenta a esse molho. Mas se o senhor não conseguir encontrá-la no supermercado, fique à vontade para usar bacon em cubos.
- Vegetais: Esse molho é tradicionalmente feito com a mistura de cebola, cenoura e aipo do soffritto italiano, que eu recomendo cortar em cubos bem finos, a menos que o senhor prefira pedaços maiores no molho.
- Alho: Não é tradicionalmente usado nesse molho, mas nunca resisto a acrescentar pelo menos alguns dentes de alho, prensados ou picados.
- Anchovas: Confie em mim – as anchovas são o ingrediente secreto que leva essa receita ao topo! Não se preocupe, elas se dissolvem no molho durante o cozimento e não deixam o prato com gosto de peixe. Em vez disso, elas servem para ajudar a realçar os ricos sabores umami da carne e acrescentar uma sutil nuance salgada que é absolutamente deliciosa. O senhor pode usar filés de anchova ou pasta de anchovaou, alternativamente, o senhor pode simplesmente adicionar algumas colheres de chá de molho de peixe. (Ou se o senhor realmente insista, o senhor pode simplesmente deixar as anchovas de fora e o molho continuará delicioso).
- Temperos extras: Também gosto de acrescentar ao molho um pouco de pimenta vermelha em flocos, folha de louro e tomilho fresco e/ou alecrim. E, é claro, tempero com bastante sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora.
- Carnes: O molho bolonhesa é tradicionalmente feito apenas com carne bovina moída e pancetta, mas eu gosto de usar uma combinação 50/50 de carne bovina moída e linguiça italiana moída para dar mais sabor. Normalmente, uso linguiça italiana suave, embora o senhor possa usar linguiça doce ou picante, se preferir. Ou o senhor pode seguir o caminho tradicional e usar apenas carne bovina moída.
- Vinho: Há fortes opiniões entre os chefs italianos sobre o uso de vinho branco seco ou vinho tinto no molho bolonhesa! Sou da opinião de que ambos são deliciosos, portanto, fique à vontade para usar o que o senhor preferir. 😉
- Tomates: Eu realmente recomendo investir em uma lata grande de Tomates inteiros San Marzano ou outra marca de tomates inteiros de boa qualidade para servir de base para este molho, além de uma lata (ou tubo) de 6 onças de pasta de tomate. Eu sigo uma dica da Chef Lidia e gosto de esmagar os tomates inteiros com a mão antes de adicioná-los à receita, junto com o suco, ou o senhor pode simplesmente quebrar os tomates na panela com uma colher de pau enquanto eles cozinham.
- Leite: Escrevi esta receita usando leite integral, como é tradição. Mas, se o senhor realmente quiser deixá-la mais luxuosa, recomendo fortemente que use 1/2 xícara (ou mais) de creme de leite – tão delicioso!
- Parmesão: Por fim, acredito firmemente que o molho à bolonhesa deve ser servido com uma generosa pitada de queijo parmesão ralado. Seu sabor salgado e envelhecido é a maneira perfeita de finalizar esse prato!
O lote de molho à bolonhesa fotografado aqui foi servido com macarrão pappardelle, mas fique à vontade para fazer espaguete à bolonhesa, rigatoni à bolonhesa, tagliatelle à bolonhesa ou qualquer outro formato de massa que o senhor preferir. Ou o senhor também pode usar essa receita para fazer nhoque à bolonhesa, berinjela à bolonhesa ou qualquer outro prato que lhe pareça bom.
Possíveis variações da receita de bolonhesa:
Como mencionei acima, há inúmeras maneiras pelas quais as pessoas adaptaram e personalizaram a receita clássica de bolonhesa ao longo dos anos. Portanto, sinta-se à vontade para ser criativo com a sua, se quiser! Por exemplo, o senhor também poderia…
- Adicionar mais ervas: Um pouco de manjericão fresco, sálvia ou orégano também ficariam absolutamente deliciosos cozidos nesse molho ou polvilhados por cima.
- Torne-o picante: Sinta-se à vontade para acrescentar mais flocos de pimenta vermelha triturada se quiser que o molho fique mais picante.
- Faça-o sem glúten: Esse molho à bolonhesa já é naturalmente sem glúten. Mas fique à vontade para servi-lo com sua variedade favorita de macarrão sem glúten para fazer macarrão à bolonhesa GF.
- Use creme de leite: Como mencionei acima, sinta-se à vontade para trocar o leite por creme de leite ou meio a meio (recomendo começar com 1/2 xícara e depois acrescentar mais, se desejar).
- Use macarrão caseiro: E, é claro, se o senhor realmente quiser se esbaldar com esse molho à bolonhesa, pode fazer um lote de massa caseira para servir com ela.
Mais receitas clássicas de massas:
O senhor está procurando mais receitas clássicas de massas italianas? Aqui estão algumas das minhas favoritas…
Descrição
Minha receita de molho bolonhesa favorita de todos os tempos é preparada lentamente com uma rica base de tomate, uma deliciosa mistura de carne bovina e suína e a mais aconchegante mistura de temperos com alho. Essa receita produz molho suficiente para ser combinado com aproximadamente 1 quilo de massa crua (veja as observações abaixo).
- Cozinhe a pancetta (ou bacon). Adicione a pancetta a uma panela grande e cozinhe em fogo médio-alto, mexendo ocasionalmente, até ficar levemente crocante. Deve haver cerca de 1 a 2 colheres de sopa de gordura na panela, mas, se não houver, adicione um fio de azeite de oliva para complementar.
- Refogue os legumes. Acrescente a cebola, a cenoura e o aipo à panela e mexa para misturar. Refogue por cerca de 7 a 8 minutos, mexendo ocasionalmente, até que os legumes amoleçam. Acrescente o alho, os filés de anchova e os flocos de pimenta vermelha esmagados e misture bem. Refogue por mais 2 minutos, mexendo ocasionalmente, até que fiquem perfumados.
- Doure a carne. Acrescente a carne moída e a linguiça italiana e misture com os legumes. Cozinhe até que a carne esteja completamente dourada, separando-a com uma colher de pau enquanto cozinha e virando-a apenas ocasionalmente para que fique um pouco dourada e crocante na parte inferior.
- Deglace a panela. Acrescente o vinho e use a colher de pau para raspar bem os pedaços dourados que estiverem grudados no fundo ou nas laterais da panela.
- Cozinhe em fogo brando. Acrescente os tomates San Marzano, a pasta de tomate, o tomilho, a folha de louro e mexa para misturar bem. Continue cozinhando até que o molho mal chegue ao fogo brando. Em seguida, reduza o fogo para baixo, cubra a panela com uma tampa e cozinhe em fogo brando de 30 minutos a 3 horas. (Recomendo pelo menos 2 horas de cozimento em fogo brando para obter o melhor sabor.) Não se esqueça de verificar o molho e mexer a cada 30 minutos ou mais para garantir que o fundo não queime.
- Tempere. Retire e descarte os ramos de tomilho/rosmaninho e a folha de louro. Acrescente o leite e mexa até incorporar. Experimente o molho e tempere com a quantidade adicional de sal e pimenta que o senhor achar necessária. (Normalmente, adiciono pelo menos algumas colheres de chá de sal e algumas pitadas generosas de pimenta-do-reino). Se o molho parecer muito espesso, o senhor pode adicionar um pouco de água (água de macarrão com amido* é a melhor opção) para diluí-lo.
- Sirva. Sirva quente com macarrão, nhoque, berinjela assada ou o que lhe parecer melhor (veja as observações abaixo) e decore com muito queijo parmesão ralado na hora. Aproveite!
Notas
Anchovas: O senhor pode usar dois filés de anchova (de latas de anchovas embaladas em óleo) ou 1 colher de chá de pasta de anchova. Não se preocupe, os pedaços de filé se dissolverão no molho durante o cozimento e não deixarão o molho com gosto de peixe! Em vez disso, eles fazem maravilhas para ajudar a realçar o delicioso sabor umami da carne. Se não tiver filés ou pasta de anchova à mão, o senhor pode substituir por 2 colheres de chá de molho de peixe. Ou, se preferir, o senhor pode simplesmente deixar esse ingrediente de fora.
Salsicha: Adoro o sabor extra que a linguiça italiana acrescenta a esta receita. (O senhor pode usar linguiça italiana suave, doce ou picante, o que preferir.) Ou, alternativamente, pode usar carne de porco moída simples em vez de linguiça. O senhor também pode deixar de usar a carne de porco e usar apenas 2 libras de carne bovina moída.
Tomates: Se o senhor puder, recomendo pagar um pouco mais por uma lata de tomates inteiros San Marzano importados da Itália, que dão um sabor incrível ao molho. Ou, se o senhor não conseguir encontrá-los, compre apenas uma lata de tomates inteiros (grandes) de boa qualidade. Despeje-os em uma tigela separada antes de adicioná-los ao molho e use as mãos para esmagá-los e quebrá-los em pedaços menores e, em seguida, adicione-os ao molho.
Leite vs. creme de leite: A bolonhesa é tradicionalmente feita com leite integral, mas se o senhor quiser um molho mais rico, fique à vontade para acrescentar 1/2 xícara (ou mais) de creme de leite ou meio a meio em vez de leite.
Macarrão ou nhoque: O senhor pode servir esse molho à bolonhesa de várias maneiras. Mas se o senhor for acompanhá-lo com macarrão ou nhoque, recomendo que ferva aproximadamente meio quilo de macarrão (cru) em uma panela grande com água generosamente salgada até que fique apenas 1 minuto al dente. Em seguida, use pinças para transferir o macarrão ou o nhoque diretamente para o molho bolonhesa, juntamente com uma concha cheia de água com amido (se necessário para diluir o molho), e mexa continuamente até que o macarrão fique al dente.
Instruções de armazenamento: As sobras podem ser resfriadas até a temperatura ambiente e, em seguida, refrigeradas em um recipiente fechado para armazenamento de alimentos por até 4 dias ou congeladas por até 4 meses.
Compartilhe esta postagem