Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Essa receita clássica de matcha latte é fácil de fazer e personalizar a seu gosto e é sempre muito deliciosa.
Quanto mais velho fico, mais me convenço de que um dos prazeres mais simples da vida é esperar ansiosamente pela bebida quente e aconchegante da manhã seguinte. E neste inverno, em especial, tenho trocado com frequência meu café habitual por um vibrante matcha latte para começar o dia. ♡
Sempre adorei o ritual de preparar um matcha latte tanto quanto a própria bebida – peneirar o lindo pó verde em uma tigela, batê-lo ritmicamente até formar uma pasta, misturá-lo com leite espumoso vaporizado e saborear aquele primeiro gole deliciosamente quente e terroso. É sempre um processo simples, mas sagrado, e é um processo que passei a gostar muito de fazer em casa nos últimos anos. E a bebida resultante, rica em nutrientes, com suas camadas de sabores reconfortantes, é sempre como uma delícia.
A alegria de fazer seu próprio matcha latte caseiro, é claro, é que a senhora pode personalizar o tipo e a quantidade de adoçante que usa, se optar por adoçar a bebida. (Pessoalmente, acho o matcha latte da Starbucks um pouco doce demais para o meu gosto.) Também é possível usar seu tipo de leite preferido e ajustar a proporção específica de leite para matcha que o senhor preferir. E, é claro, um matcha latte caseiro é quase sempre muito mais barato do que a versão da cafeteria.
Se o senhor for novato na preparação de matcha lattes, há uma pequena curva de aprendizado que acompanha o processo, por isso recomendo que leia as notas e assista ao vídeo abaixo para ter uma ideia. Então, em pouco tempo, o senhor também poderá começar o dia com seu próprio matcha latte caseiro e aconchegante. Saúde, amigos!
Ingredientes do Matcha Latte
Aqui estão algumas notas breves sobre os 4 ingredientes do matcha latte que o senhor precisará para esta receita:
- Matcha de grau cerimonial: Esse pó de matcha de grau superior é feito com as folhas de chá verde mais jovens que são moídas com pedra até formar um pó fino, resultando em uma textura mais suave, um sabor mais rico e doce (e menos amargo) e uma tonalidade verde mais vibrante do que os graus inferiores de matcha. Eu realmente adoro esta marca, que eu encomendo na Amazon, mas eu recomendo fazer alguns testes de sabor para encontrar um pó de matcha que o senhor goste mais!
- Leite: A escolha do leite no seu matcha latte depende totalmente do senhor! Eu costumo usar leite de aveia, mas qualquer leite simples ou leite vegetal que o senhor goste mais vai funcionar, cozido no vapor até ficar quente, mas não fervendo (idealmente entre 150°-160°F).
- Água quente: Também usaremos água quente, mas não fervente (idealmente em torno de 175°F) para dissolver e bater o matcha até formar uma pasta.
- Adoçante: Também fica totalmente a critério do senhor adicionar ou não um pouco de adoçante ao seu matcha latte. Eu gosto do meu com 1/2 a 1 colher de chá de açúcar, mas o senhor pode usar qualquer quantidade de mel, xarope de bordo ou qualquer outro adoçante de sua preferência.
Suprimentos para o Matcha Latte
Aqui estão os materiais recomendados que o senhor precisará para fazer um matcha latte caseiro:
- Batedor de bambu: Conhecido como chasen em japonês, um pequeno batedor de bambu é tradicionalmente usado para bater o pó de matcha com água até formar uma pasta. As dezenas de pequenos dentes de bambu no batedor fazem um excelente trabalho ao ajudar a quebrar os aglomerados de matcha e tornar a pasta ainda mais cremosa e espumosa. Dito isso, embora o chasen seja tradicionalmente usado para fazer matcha, o senhor pode se contentar com um pequeno batedor de metal ou um bocal elétrico.
- Coador de malha fina: O matcha de grau cerimonial deve vir em um pó delicado e superfino que não tenha tendência a se aglomerar. Mas apenas Por via das dúvidas, é melhor primeiro peneirar o matcha na tigela de mistura por meio de uma peneira básica de malha fina para garantir que não haja grumos.
- Batedor de leite: Sinta-se à vontade para usar qualquer estilo de bocal de leite que o senhor use para espumar o leite. Nós usamos um bocal Aeroccino em nossa casa, o senhor pode usar um simples bocal de mãoo senhor pode usar um liquidificador de imersão, o senhor pode bater vigorosamente bater o leite à mão ou o senhor pode agitá-lo em um pote de vidro até formar espuma.
- Tigela de Matcha (opcional): Conhecido como chawan em japonês, uma pequena tigela de cerâmica com um bico de servir é tradicionalmente usada para misturar o pó de matcha com a água antes de adicioná-lo à caneca. Como alternativa, o senhor pode usar um copo medidor ou simplesmente misturar a pasta de matcha diretamente na caneca (é mais fácil se usar uma caneca mais larga).
Como fazer um Latte de Matcha
As instruções completas sobre como fazer um matcha latte estão incluídas na receita abaixo, mas aqui estão 5 dicas rápidas para o senhor ter em mente também!
- Use matcha de boa qualidade. A qualidade e o frescor do pó de matcha fazem uma enorme diferença no sabor do seu matcha latte. O preço dos pós de matcha pode certamente variar, mas eu recomendaria optar por um pó de matcha de grau cerimonial (em vez de grau culinário) a um preço que lhe pareça bom. Aqui estão três pós de matcha que eu recomendaria e que estão todos disponíveis na Amazon: Ippodo Tea Ummom ($$$), Folha de Jade ($$), Nativas ($).
- Meça as temperaturas dos líquidos. É muito importante não aquecer demais a água e o leite ao preparar um matcha latte. (Caso contrário, o matcha pode ficar amargo.) Por isso, recomendo usar qualquer tipo de termômetro de cozinha básico na primeira vez que fizer essa bebida para ter uma noção de quão quentes a água e o leite devem estar.
- Pré-aqueça a caneca. Uma caneca fria pode realmente apagar o calor de uma bebida quente. Por isso, recomendo sempre colocar um pouco de água quente na caneca para deixá-la aquecer enquanto o senhor mistura a bebida e, em seguida, despejá-la logo antes de colocar o matcha latte na caneca.
- Ajuste as proporções a gosto. Cada pessoa tem preferências diferentes no que se refere às proporções de matcha para leite e adoçante. Recomendo que a receita seja feita da forma descrita abaixo para a primeira fornada e, da próxima vez, o senhor sempre poderá ajustar as proporções de acordo com o seu gosto.
- Desfrute imediatamente. O Matcha é sempre melhor apreciado recém-preparado. Portanto, não deixe que ele fique parado por muito tempo – aproveite esses goles vibrantes e deliciosos enquanto o café com leite está bom e quente!
Variações do Matcha Latte
Aqui estão algumas de nossas variações favoritas de um matcha latte clássico que o senhor pode experimentar:
- Adicione café expresso: Adicione uma dose de café expresso para fazer um matcha espresso latte (também conhecido como “matcha latte sujo”).
- Acrescente extrato de baunilha: Adicione 1/2 colher de chá de extrato de baunilha para fazer um matcha latte de baunilha.
- Acrescente hortelã, lavanda ou rosa: Deixe a hortelã fresca em infusão, lavanda seca de qualidade culináriaou pétalas de rosa de grau culinário na água quente por alguns minutos antes de misturá-las ao matcha para fazer um matcha latte de hortelã, rosa ou lavanda.
- Faça um matcha latte gelado: Fique atento a uma postagem separada que detalha como fazer um matcha latte gelado.
FAQ sobre Matcha
O que é o chá matcha? O Matcha é um chá verde em pó feito de folhas de chá cultivadas à sombra que são normalmente colhidas à mão e moídas com pedra para produzir um pó verde vibrante.
Qual é o sabor do matcha? O matcha tem um sabor deliciosamente complexo, com camadas de notas brilhantes, gramíneas, terrosas e umami. A quantidade de amargor e doçura pode variar significativamente em diferentes matchas, mas normalmente o matcha de grau cerimonial é menos amargo e, com frequência, um pouco mais doce.
Qual é a origem do matcha? Acredita-se que o matcha tenha se originado na China no início do século 7 e, mais tarde, foi introduzido no Japão por monges que o utilizavam em suas práticas de meditação. O cultivo e a produção do matcha foram refinados no Japão, que hoje é mais conhecido por produzir matcha de alta qualidade.
O matcha tem cafeína? Definitivamente, o chá verde contém cafeína naturalmente. A quantidade de cafeína no matcha pode definitivamente variar dependendo do grau do matcha e das proporções de como ele é preparado. Mas, em média, 1 colher de chá de matcha em pó = 19-44 miligramas de cafeína (fonte).
O matcha é bom para o senhor? O matcha é rico em antioxidantes, especialmente catequinas, e contém vitaminas e minerais, como vitamina C, potássio e fibras.
Chá Matcha vs. chá verde? O chá matcha e o chá verde são provenientes da mesma planta, mas o matcha envolve folhas cultivadas à sombra que são moídas em um pó fino, enquanto o chá verde é feito com a imersão de folhas de chá inteiras ou quebradas. O matcha tem um sabor rico e concentrado que normalmente é mais rico em umami, enquanto os sabores do chá verde podem variar de gramíneo a nozes ou floral. O Matcha também tem uma cor verde muito mais vibrante e é concentrado em sabor e cafeína, enquanto o chá verde pode variar em cor e tem sabor e cafeína mais diluídos devido à maceração (em comparação com o consumo do pó).
Matcha culinário versus matcha cerimonial? O matcha de grau cerimonial é o de mais alta qualidade, feito com as folhas de chá mais jovens que proporcionam um sabor ricamente delicado, menos amargo e muitas vezes mais doce. O matcha de grau culinário é de qualidade inferior em comparação e tem um sabor mais forte que pode tender a ser mais amargo (razão pela qual geralmente é misturado com mais adoçante). Em geral, o matcha de grau cerimonial é mais apreciado como chá, enquanto o matcha de grau culinário é frequentemente utilizado em receitas de panificação e outros fins.
Descrição
Esta receita clássica de matcha latte é fácil de fazer e personalizar ao seu gosto e é sempre tão deliciosa.
- 1 1/2 colher de chá matcha de grau cerimonial
- 1 colher de chá açúcar (opcional)
- 2 colheres de sopa água quente (175°F, não fervendo)
- 3/4 de xícara leite puro, cozido no vapor (Eu uso leite de aveia)
- Dissolva o matcha. Use uma peneira de malha fina para peneirar o matcha em um copo medidor resistente ao calor ou em uma tigela pequena (de preferência uma com bico). Acrescente o açúcar e despeje a água quente sobre a mistura. Use um batedor de bambu para bater vigorosamente a mistura em forma de “W” por cerca de 30 a 45 segundos até que o matcha não tenha mais grumos e a mistura fique levemente espumosa.
- Combine. Despeje a mistura de matcha em uma caneca e cubra com o leite vaporizado.
- Sirva. Sirva imediatamente e aproveite!
Compartilhe esta postagem