Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Essa receita de macarrão cremoso com atum e cogumelos é superfácil de fazer em apenas 30 minutos e é temperada com o mais aconchegante molho de creme de limão e alho.
Levante a mão quem cresceu adorando a clássica caçarola de atum assada! ♡
Bem, para aqueles que compartilham da minha afeição por uma boa caçarola de atum cremosa no estilo retrô, hoje eu pensei em apresentar a vocês a minha versão modernizada desse clássico que nós absolutamente adoramos aqui em nossa casa. Como o senhor pode ver, não há cozimento, misturas de caixas ou pratos de caçarola envolvidos aqui. Em vez disso, o macarrão perfeitamente al dente é jogado com uma mistura simples de cogumelos salteados, espinafre fresco, flocos tenros de atum e um molho cremoso deliciosamente sedoso, com alho, limão e alecrim, e depois é servido com uma generosa pitada de queijo parmesão e pimenta-do-reino recém-rachada por cima.
Essa é uma receita de macarrão fácil e descontraída para a noite da semana, que fica pronta em apenas 30 minutos ou menos (basicamente, o tempo que o senhor leva para preparar e cozinhar o macarrão). E, juntos, todos os ingredientes se combinam para dar sabor a cada mordida super fresco, saboroso e deliciosamente nostálgico. Especialmente o atum, que estou convencido de que é altamente subestimado como proteína de massa!
Meu marido pediu que fizéssemos essa receita não menos que três vezes Este mês, o senhor me pediu para não esquecer de mencionar que essa receita também rende ótimas sobras. Portanto, pegue algumas latas de atum em sua despensa e vamos fazer um macarrão para o jantar de hoje!
Ingredientes da massa
Antes de chegarmos à receita completa de macarrão com atum abaixo, aqui estão algumas observações importantes sobre os ingredientes de que o senhor precisará…
- Massa: Praticamente qualquer formato de massa serve para esta receita, mas usei farfalle (massa com laço) para a massa retratada aqui.
- Cogumelos: Usei cogumelos baby bella (também conhecidos como cremini) nesta receita, mas fique à vontade para usar o(s) tipo(s) de cogumelo(s) de que o senhor mais gosta. Nós os saltearemos na manteiga até dourar.
- Alho: Recomendo adicionar uma quantidade generosa de dentes de alho frescos a esta receita, prensados ou picados.
- Alecrim: Eu sempre adoro o sabor amadeirado do alecrim fresco combinado com cogumelos, mas fique à vontade para usar qualquer erva italiana favorita (fresca ou seca, quantidades ajustadas a gosto) que o senhor tiver à mão.
- Flocos de pimenta vermelha esmagada, sal e pimenta-do-reino: Também recomendo fortemente que o senhor adicione flocos de pimenta vermelha esmagados em quantidade suficiente para dar um toque de calor ao molho do macarrão. E, é claro, não se esqueça de sempre salgar generosamente a água do macarrão e temperar o macarrão com sal e pimenta antes de servir.
- Creme de leite fresco: Optei por meia xícara de creme de leite (misturado com a água do macarrão com amido) para deixar esse molho de macarrão agradável e cremoso. Mas o senhor pode usar meia xícara ou um molho de leite engrossado com roux no lugar do creme de leite para obter uma alternativa mais leve. Ou o senhor também pode simplesmente omitir o creme de leite por completo (nesse caso, eu recomendaria aumentar o suco de limão, o queijo parmesão e a água do macarrão com amido).
- Queijo parmesão: Também usaremos queijo parmesão para acrescentar notas envelhecidas, salgadas e de queijo ao molho. E, como sempre, ao adicionar queijo a um molho, recomendo comprar um bloco e ralar o queijo na hora (em vez de comprar queijo pré-ralado).
- Limão: Usaremos o suco e as raspas de um limão fresco para o molho do macarrão.
- Espinafre: Também gosto de acrescentar um punhado de espinafre fresco a esse macarrão, mas qualquer verdura que o senhor goste mais para macarrão (como rúcula, couve ou couve-galega) serve.
- Atum enlatado: Finalmente… o ingrediente principal! Recomendo comprar um atum enlatado de boa qualidade que tenha sido embalado em azeite de oliva, que será drenado antes de ser adicionado ao macarrão.
Dicas para fazer essa massa
As instruções completas de como fazer esse macarrão de atum estão incluídas na receita abaixo, mas aqui estão algumas dicas importantes a serem consideradas também!
- Não apresse os cogumelos: Para que os cogumelos dourem adequadamente, eles precisam ficar na frigideira quente sem serem mexidos até que realmente comecem a dourar no fundo. Portanto, o senhor deve jogá-los na manteiga e esperar, jogar e esperar, jogar e esperar. (Resista ao impulso de mexer com muita frequência!)
- Cozinhe o macarrão apenas tímido de al dente: O ideal é que o senhor cozinhe o macarrão apenas 30 a 60 segundos antes de ficar al dente, porque ele vai cozinhar um pouco mais quando for adicionado à panela com o molho cremoso.
- O senhor pode usar a água do macarrão com amido: Não se esqueça de reservar pelo menos 1 xícara da água da massa com amido antes de escorrer a massa. A senhora vai misturá-la com a massa e o molho cremoso para ajudar a unir tudo e deixar o molho rico e brilhante. Também não hesite em adicionar mais água com amido ao macarrão, se necessário, caso o molho pareça um pouco seco demais.
- Use parmesão ralado na hora: Se possível, eu realmente recomendo ralar o queijo parmesão fresco (em vez de comprá-lo pré-ralado ou em pó), o que o ajudará a derreter suavemente no molho.
Variações opcionais
Aqui estão algumas maneiras adicionais de personalizar esta receita de macarrão cremoso com atum e cogumelos, se o senhor quiser…
- Acrescente alguns extras: Há uma infinidade de ingredientes divertidos que o senhor poderia acrescentar a esse macarrão, como pinhões torrados, tomates secos ao sol, corações de alcachofra ou qualquer número de vegetais (ou seja, aspargos, brócolis, pimentões, couve de Bruxelas etc.).
- Omita o creme de leite: Como mencionado acima, fique à vontade para omitir o creme de leite se quiser deixar esse prato mais leve. Ou, alternativamente, o senhor pode usar um pouco de half and half ou um molho de leite com espessura de roux em seu lugar.
- Use um peixe diferente: A cavala enlatada seria uma alternativa deliciosa (e mais sustentável) ao atum nesta receita. Ou fique à vontade para servir esse macarrão com atum grelhado, ou uma variedade de peixes defumados (como salmão ou truta), ou filés de peixes cozidos (como salmão, bacalhau, tilápia etc.) de sua preferência.
- Use macarrão caseiro: Se o senhor realmente se quiser incrementar ainda mais esta receita, sirva-a com macarrão caseiro. Uma delícia!
Mais receitas de massas fáceis
O senhor está procurando mais receitas fáceis de macarrão? Aqui estão algumas das minhas favoritas que requerem um tempo mínimo de preparação prática…
Descrição
Essa receita de macarrão cremoso com atum e cogumelos é preparada com o mais aconchegante molho de creme de alho e limão e é fácil de fazer em apenas 30 minutos. Sinta-se à vontade para dobrar a quantidade se quiser usar meio quilo de macarrão.
- 8 onças massa crua (usei farfalle)
- 2 colheres de sopa manteiga
- 16 onças cogumelos baby bella fatiados
- 5 dentes de alho, espremidos ou picados
- 1 colher de sopa alecrim fresco finamente picado*
- 1/4 colher de chá flocos de pimenta vermelha esmagada
- 1/2 xícara creme de leite fresco (opcional*)
- 1/2 xícara queijo parmesão ralado na hora
- 1 limão pequeno, raspado e espremido
- 2 punhados grandes de espinafre fresco
- 2 (5 onças) de atum enlatado, escorrido
- sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
- Cozinhe o macarrão al dente. Cozinhe o macarrão em uma panela grande com água generosamente salgada até que fique apenas 1 minuto al dente. (Para obter o tempo ideal, recomendo adicionar o macarrão à água fervente depois que os cogumelos tiverem sido salteados por 3 minutos, conforme indicado abaixo). Reserve 1 xícara da água com amido do macarrão para usar mais tarde e, em seguida, escorra o macarrão.
- Refogue os cogumelos. Enquanto isso, enquanto a água do macarrão esquenta, derreta a manteiga em uma frigideira grande antiaderente em fogo médio-alto. Acrescente os cogumelos e refogue por 6 a 8 minutos, mexendo a cada 2 minutos, aproximadamente, até dourar. Acrescente o alho, o alecrim e a pimenta vermelha em flocos. Refogue por 2 minutos, mexendo com frequência.
- Junte tudo. Acrescente o creme de leite, o parmesão, o suco e as raspas de limão e 1/4 de xícara da água do macarrão com amido aos cogumelos e mexa até incorporar. Acrescente o espinafre baby e o atum enlatado, seguido do macarrão, e mexa delicadamente até que o espinafre comece a murchar.
- Tempere. Se o macarrão parecer seco, adicione mais 1/4 de xícara de água com amido, conforme necessário. (Ou o senhor também pode acrescentar mais creme de leite.) Experimente o macarrão e tempere com sal e/ou pimenta, conforme necessário.
- Sirva. Sirva quente, guarnecido com mais parmesão e pimenta-do-reino moída na hora. Aproveite!
Notas
Rosemary: Eu sempre adoro o sabor do alecrim combinado com cogumelos. Mas fique à vontade para usar as ervas italianas favoritas que o senhor mais gosta (quantidades ajustadas conforme necessário).
Creme de leite batido: Se quiser deixar esse prato mais leve, o senhor pode pular o creme de leite e acrescentar um pouco mais de suco de limão e parmesão (além de água com amido extra para o macarrão, conforme necessário) para fazer deste um simples macarrão com limão.
Atum em lata: Também recomendo comprar atum enlatado de boa qualidade embalado em azeite de oliva.
Compartilhe esta postagem