Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Essa receita de granola caseira pode ser esmigalhada em grupos grandes ou pequenos, é fácil de fazer com apenas 10 minutos de tempo de preparação, e é perfeitamente crocante e deliciosa. (Sem glúten e vegana também!)
Alguém mais adora aqueles torrões extragrossos que geralmente ficam na parte superior de um saco de granola?
Eu digo para fazermos um lote inteiro deles! ♡
Com apenas alguns truques simples, é realmente fácil fazer com que qualquer receita de granola fique mais saborosa. Mas eu gosto especialmente da esta que tem sido a nossa receita de granola em casa ultimamente. É fácil de esmigalhar em qualquer tamanho de pedaços grandes e irregulares ou finos e quebradiços que o senhor preferir. Ela é naturalmente adoçada com xarope de bordo, apresenta uma mistura perfeitamente equilibrada de nozes e sementes crocantes (além de qualquer outro ingrediente que o senhor preferir) e é temperada com a quantidade certa de canela, baunilha e sal marinho. E o melhor de tudo é que essa receita requer apenas cerca de 10 minutos de preparação e rende um lote deliciosamente grande!
Depois de saborear inúmeras tigelas dessa granola nos últimos meses, meu marido e eu podemos garantir que ela combina perfeitamente com frutas vermelhas, leite de amêndoas (ele) ou iogurte grego (eu) e uma boa xícara de café. Mas uma dica profissional – não limite essa granola apenas ao café da manhã! Esses pedaços irresistivelmente crocantes ficariam perfeitos polvilhados em sorvetes, batatas fritas de frutas, pudins, saladas e muito mais. Ou, é claro, o senhor pode simplesmente pegar alguns pedaços em qualquer lugar para fazer um lanche rápido! Muito bom.
Vamos fazer granola!
Ingredientes da Granola Cluster
Antes de chegarmos à receita completa abaixo, aqui estão algumas observações sobre os ingredientes de que o senhor precisará para fazer essa receita de granola caseira:
- Xarope de bordo: Esse é o meu adoçante natural favorito para essa receita, mas o mel também funciona bem.
- Óleo de coco: Fique à vontade para usar qualquer óleo de sabor neutro nesta receita. Eu geralmente uso óleo de coco, mas óleo de abacate, óleo de semente de uva ou azeite de oliva também são ótimas opções.
- Baunilha, canela e sal marinho fino: Usaremos uma colher de chá de cada para temperar levemente a granola. E, como sempre, observe que se o senhor estiver usando sal de mesa iodado em vez de sal marinho fino, deverá incluir apenas metade da quantidade de sal.
- Aveia: Não se esqueça de usar aveia à moda antiga (também conhecida como em flocos) em vez de aveia rápida. E se o senhor quiser que essa granola não contenha glúten, verifique novamente o rótulo para ter certeza de que a marca da aveia é certificada como sem glúten.
- Flocos de coco: Adoro a textura da adição de flocos de coco maiores à granola, mas fique à vontade para usar 1/2 xícara de coco ralado. Ou, se o senhor não for fã de coco, não se preocupe, basta omiti-lo completamente.
- Nozes e sementes: Por fim, sinta-se à vontade para usar qualquer combinação de nozes e sementes que o senhor adora na granola! Adoro essa combinação de amêndoas fatiadas (ou cortadas em pedaços), nozes pecã picadas e sementes de girassol, mas as nozes/sementes aqui ficam totalmente a critério do senhor.
Dicas para fazer torrões de granola
É claro que o senhor pode esmigalhar essa granola em pedaços pequenos, se quiser. Mas, se o senhor estiver interessado em torrões maiores, aqui estão as minhas melhores dicas para fazer isso!
- Prense a granola antes de assar: Depois de espalhar a granola em uma camada uniforme na assadeira, use uma espátula de borracha para pressionar suavemente a granola para baixo na assadeira, de modo que ela fique um pouco mais compacta.
- Use uma assadeira de meia folha: Para a quantidade de granola que a receita abaixo produzirá, descobri que é melhor espalhá-la uniformemente em uma assadeira forrada com papel manteiga. forrada com papel manteiga (18 x 13 polegadas). Essa espessura de granola assou perfeitamente e formou esses cachos crocantes!
- Asse em fogo baixo: Em seguida, asse a granola em fogo baixo e lento a 300°F (150°C), girando a forma uma vez enquanto estiver no forno para que a granola cozinhe uniformemente da frente para trás.
- Evite mexer: Talvez o mais importante – não mexa a granola depois que ela começar a assar! Supondo que o seu forno cozinhe de maneira bastante uniforme, toda a panela de granola deve estar cozida e esfarelada sem a necessidade de mexer no meio do processo.
- Deixe esfriar completamente: Por fim, não se esqueça de deixar a granola esfriar completamente em uma grade até atingir a temperatura ambiente antes de quebrá-la em grupos.
Possíveis variações de granola
Esta receita de granola caseira é super flexível, portanto, sinta-se à vontade para personalizá-la como quiser. Por exemplo, o senhor pode…
- Usar mel: Troque partes iguais de mel por xarope de bordo se o senhor quiser usá-lo como adoçante.
- Use nozes/sementes diferentes: Sinta-se à vontade para usar qualquer mistura de nozes/sementes picadas que o senhor preferir nesta receita. (A senhora precisará de aproximadamente 2 xícaras no total.) Pistache, castanha de caju, nozes de macadâmia, amendoim ou pepitas também seriam ótimas opções.
- Acrescente frutas secas: Sinta-se à vontade para misturar qualquer fruta seca que o senhor goste nessa granola depois que ela estiver cozida e esfriar em temperatura ambiente. Frutas vermelhas secas, bananas ou uvas passas seriam deliciosas!
- Adicione chocolate: É claro que qualquer tipo de chocolate (gotas de chocolate, chocolate amargo picado, etc.) também seria uma boa ideia.
- Adicione temperos extras: Gengibre moído, cardamomo e/ou noz-moscada também seriam deliciosos junto com a canela (ou no lugar dela).
- Omitir o coco: Se o senhor não for fã de coco, basta omiti-lo totalmente da receita. (E, se quiser, sinta-se à vontade para acrescentar um punhado extra de nozes ou aveia em seu lugar).
Mais receitas favoritas de granola
Aqui estão mais algumas de nossas receitas favoritas de granola caseira para o senhor experimentar!
Descrição
Esta receita de granola crocante pode ser esmigalhada em grupos grandes ou pequenos, é naturalmente adoçada com xarope de bordo e é fácil de fazer com apenas 10 minutos de tempo de preparação!
- Prepare o forno e a assadeira. Aqueça o forno a 150°C (300°F). Forre uma meia assadeira (18 x 13 polegadas) com papel manteiga e reserve.
- Aqueça os ingredientes úmidos. Em uma panela pequena, misture o xarope de bordo, o óleo de coco, o sal marinho, a canela e o extrato de baunilha. Aqueça a mistura por 4 a 5 minutos em fogo médio até ficar morna (o óleo de coco deve estar completamente derretido), mas não fervendo, mexendo até que a mistura fique homogênea. Retire do fogo.
- Adicione os ingredientes secos. Em uma tigela grande, adicione a aveia, as amêndoas, os flocos de coco, as nozes e as sementes de girassol. Regue a mistura de xarope de bordo sobre os ingredientes secos. Misture delicadamente até obter uma combinação homogênea.
- Cozinhe. Espalhe a granola uniformemente na assadeira e, em seguida, pressione-a suavemente com uma espátula. Asse por 25 minutos e, em seguida, sem mexer, remova a assadeira e gire-a 180° (para que cozinhe uniformemente da frente para trás). Asse por mais 15 a 20 minutos até que a granola esteja levemente dourada por cima. Transfira a forma para uma assadeira de arame e deixe esfriar completamente. Se a granola parecer um pouco solta ao sair do forno, não se preocupe, ela secará e endurecerá ao esfriar.
- Sirva. Depois que a granola esfriar, use as mãos para quebrá-la em pedaços do tamanho desejado. Em seguida, sirva e aproveite! As sobras de granola podem ser armazenadas em um recipiente hermético por até duas semanas.
Notas
Sal: Observe que, se o senhor só tiver sal de mesa iodado à mão, precisará usar 1/2 colher de chá (em vez de 1 colher de chá).
Compartilhe esta postagem