Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
O espaguete clássico Aglio e Olio é fácil de fazer com apenas 4 ingredientes simples (espaguete, azeite de oliva, alho e pimenta vermelha em flocos), fica pronto em 20 minutos e é sempre como um vencedor.
Pessoal, os senhores já fizeram espaguete aglio e olio antes?
Barclay e eu vimos esse clássico prato de massa em todos os cardápios durante a nossa viagem a Roma e Nápoles há alguns anos e, desde então, temos gostado de aperfeiçoar nossa versão em casa. É muito fácil de fazer, com apenas quatro ingredientes – alho (aglio), azeite de oliva (olio), espaguete e um toque de pimentão vermelho. Mas, embora os italianos normalmente usem pimentas vermelhas frescas picadas, o (peperoncini) Nesse prato, as pimentas vermelhas frescas podem ser um pouco mais difíceis de encontrar aqui na Espanha e em outros lugares do mundo. Por isso, normalmente usamos apenas uma pitada generosa de pimenta vermelha em flocos esmagada da nossa despensa.
Dito isso, aprendi em nossa viagem à Itália que, na verdade, eu estava fazendo esse prato de forma errada nos últimos anos, quando eu costumava apenas jogar o espaguete no óleo com alho assim que ele terminava de cozinhar. O segredo para criar um molho lindo, brilhante e não gorduroso é criar uma emulsão com o óleo de alho e aquela água mágica do macarrão com amido (a chave para a maioria dos bons molhos para macarrão!). Tudo o que o senhor precisa fazer é transferir o macarrão e meia xícara dessa água quente do macarrão com amido diretamente para a panela com óleo de alho um minuto antes de o macarrão terminar de cozinhar. Então, enquanto o senhor joga o macarrão, todo esse calor e amido ajudarão o óleo de alho a se emulsionar em um belo molho brilhante, enquanto o macarrão absorve alguns sabores extras de alho enquanto termina de cozinhar.
É um ajuste simples que com certeza elevará seu aglio e olio a um nível delicioso, e não poderia ser mais fácil. Então, pegue um pouco de alho e azeite de oliva e vamos fazer esse clássico prato de massa juntos!
Spaghetti Aglio e Olio | Vídeo de 1 minuto
Spaghetti Aglio e Olio Ingredientes:
Primeiro, uma breve conversa sobre os ingredientes necessários para fazer espaguete aglio e olio (pronuncia-se “ah-lee-oh eh oh-lee-oh”)…
- Espaguete: Ou linguine, fettuccine ou qualquer outro formato de macarrão que o senhor preferir.
- Azeite de oliva: Como o azeite de oliva é o principal ingrediente desse molho, eu realmente recomendo usar o azeite de oliva extra virgem da melhor qualidade que o senhor puder encontrar. Ele fará a diferença!
- Alho: Admito que gosto do toneladas de alho nessa massa (cerca de 10 a 12 dentes). Mas, tradicionalmente, ela é feita com 4 a 8 dentes de alho. Portanto, faça o que parecer melhor para o senhor!
- Flocos de pimenta vermelha esmagados: O espaguete aglio e olio tradicional é feito com peperoncini frescos (pimentas vermelhas picantes) que são comumente encontrados em toda a Itália. Mas como é mais difícil encontrá-las em outros países, escrevi esta receita usando pimentas secas flocos de pimenta vermelha esmagadaque serão fervidos no azeite de oliva para realçar seu melhor sabor.
- Guarnições opcionais: As duas coberturas mais populares para esse prato italiano clássico são salsinha fresca finamente picada e/ou parmesão ralado na hora. Eu adoro acrescentar ambos, mas são totalmente opcionais.
As quantidades detalhadas dos ingredientes e as instruções estão listadas na receita completa abaixo.
Como fazer espaguete Aglio e Olio:
Para fazer o clássico espaguete aglio e olio, basta…
- Cozinhe o espaguete. Cozinhe o espaguete em uma panela de água fervente com bastante sal até que fique apenas um minuto al dente.
- Refogue o alho. Enquanto isso, cerca de 3 minutos depois de colocar o macarrão na água fervente, aqueça o azeite de oliva em uma frigideira grande em fogo médio. Acrescente o alho fatiado e os flocos de pimenta vermelha esmagados e refogue por 3 a 5 minutos ou até que o alho esteja levemente dourado.
- Misture o macarrão ao molho. Quando o macarrão estiver pronto, use uma pinça para transferi-lo imediatamente para a frigideira refogada, juntamente com 1/2 xícara da água quente do macarrão com amido. Misture o macarrão continuamente até que esteja uniformemente coberto com o molho de alho. Se o molho parecer um pouco seco demais, adicione mais 1/4 de xícara da água com amido do macarrão.
- Prove e tempere. Dê uma rápida provada no macarrão e acrescente uma pitada extra de sal e/ou flocos de pimenta-vermelha moída, se necessário.
- Sirva. Sirva imediatamente enquanto estiver bem quente, guarnecido com qualquer cobertura que pareça boa.
Algumas dicas importantes:
- Tenha todos os ingredientes prontos para usar. As coisas se movem rapidamente quando o macarrão começa a cozinhar, portanto, recomendo que o senhor tenha todos os ingredientes dispostos, picados e prontos para serem usados.
- É importante que o alho não queime. Se ficar levemente dourado antes de o macarrão estar pronto, basta retirar a panela do fogo até a hora de adicionar o macarrão.
- Não se esqueça de salgar a água do macarrão! O senhor já me ouviu dizer isso antes, mas esse é o principal momento em que o senhor realmente tempera o macarrão. Portanto, não se esqueça de adicionar uma porção generosa de sal marinho à água.
Possíveis variações:
Há todos os tipos de variações que o senhor pode fazer nesta receita! Por exemplo, fique à vontade para…
- Adicionar anchovas: Essa é outra opção popular na Itália! Pique finamente algumas anchovas e refogue-as no molho de alho para acrescentar um sabor umami salgado extra a esse prato.
- Adicione manjericão: Essa massa também ficaria deliciosa polvilhada com manjericão fresco picado em vez de salsinha, se o senhor tiver algum à mão.
- Acrescente mais flocos de pimenta vermelha moída: Se quiser que o macarrão fique mais picante, fique à vontade para dobrar (ou até triplicar!) a quantidade de pimenta vermelha em flocos.
- Use alho picado ou amassado: Se fatias finas de alho não forem do seu agrado, o senhor pode picar (ou espremer) o alho. Ou o senhor pode simplesmente esmagar os dentes de alho inteiros e refogá-los para infundir o azeite de oliva, depois remover e descartar os dentes antes de adicionar o macarrão ao molho.
- Adicione uma proteína: É claro que o senhor também pode adicionar qualquer proteína cozida (como frango, camarão, bife ou carne de porco) ao espaguete.
- Adicione vegetais: E/ou pode acrescentar qualquer vegetal cozido que o senhor também goste (como brócolis, cogumelos, pimentão, cebola etc.).
Mais receitas clássicas de massas italianas:
O senhor está procurando mais receitas clássicas de massas italianas? Aqui estão algumas das minhas favoritas:
Descrição
Esta receita clássica de Spaghetti Aglio e Olio é fácil de fazer com apenas 4 ingredientes simples em 20 minutos. Por favor, ajuste a quantidade de alho e flocos de pimenta-vermelha esmagados a seu gosto!
- 1 meio quilo de espaguete seco
- 1/2 xícara azeite de oliva de boa qualidade
- 6 para 8 dentes de alho, cortados em fatias muito finas
- 1/2 colher de chá flocos de pimenta vermelha esmagada (ou mais, a gosto)
- guarnições opcionais: salsa fresca picada, queijo parmesão ralado na hora
- Cozinhe o espaguete. Ferva uma panela grande com água generosamente salgada. Adicione o espaguete e cozinhe até quase al dente (ou seja, apenas um minuto antes de ficar pronto).
- Refogue o alho. Enquanto isso, cerca de 3 minutos depois de colocar o macarrão na água fervente, aqueça o azeite de oliva em uma frigideira grande em fogo médio. Acrescente o alho fatiado e a pimenta vermelha em flocos e refogue por 3 a 5 minutos ou até que esteja levemente dourado. (É muito importante que o alho não queime. Portanto, se o macarrão não estiver pronto no momento em que o alho estiver levemente dourado, retire a frigideira do fogo até que o macarrão esteja pronto).
- Misture o macarrão ao molho. Assim que o macarrão estiver pronto, use uma pinça para transferi-lo para a frigideira refogada, juntamente com 1/2 xícara da água quente do macarrão com amido. Misture o macarrão continuamente até que esteja uniformemente coberto com o molho de alho. Se o molho parecer um pouco seco demais, acrescente mais 1/4 de xícara da água com amido do macarrão.
- Prove e tempere. Dê uma rápida provada no macarrão e acrescente uma pitada extra de sal e/ou flocos de pimenta-vermelha moída, se necessário.
- Sirva. Sirva imediatamente enquanto estiver bem quente, guarnecido com qualquer cobertura que pareça boa.
Notas
Instruções de armazenamento: Leve à geladeira em um recipiente fechado por até 3 dias. (Esse macarrão também fica delicioso servido frio!)
Compartilhe esta postagem