Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Essa receita aconchegante de frango ao curry tailandês é rápida e fácil de preparar em cerca de 30 minutos, é feita com o mais delicioso molho tailandês de curry vermelho com coco e é fácil de personalizar com seus vegetais e proteínas favoritos.
O senhor está tentando decidir o que fazer para o jantar de hoje?
Esta receita rápida e fácil de frango ao curry tailandês é sempre um sucesso. ♡♡♡
Eu tenho comido muito mais frango do que o normal durante minha gravidez nos últimos sete meses (olá, proteínas magras!) e esse aconchegante curry tailandês se transformou em um dos meus pratos básicos favoritos em nosso rodízio de jantares durante a semana. É a refeição perfeita para limpar todos os legumes que estiverem pendurados na gaveta de batatas fritas, é feito com um molho tailandês de curry vermelho com coco, ultra-aconchegante e cheio de sabor, e também rende sobras fantásticas. (Portanto, como o senhor pode ver abaixo, escrevi a receita para fazer uma grande quantidade!) Também é naturalmente sem glúten e leva apenas cerca de 30 minutos para ser feita!
O senhor pode servir o curry com arroz, macarrão, quinoa ou com um pouco de pão crocante para absorver o delicioso molho de curry. (Normalmente, eu faço uma porção de arroz na Instant Pot enquanto preparo o curry). E, é claro, se o frango não for a sua praia, fique à vontade para trocar por qualquer proteína que o senhor mais goste. Ou, se o senhor tiver uma família que come carne/vegetariana como a nossa, pode sempre cozinhar o frango primeiro e depois servi-lo à parte como um complemento opcional.
Tão simples e tão delicioso… minha combinação favorita. Vamos fazer um pouco de frango ao curry, amigos!
Thai Chicken Curry Ingredientes:
Antes de chegarmos à receita completa abaixo, aqui estão algumas observações importantes sobre os ingredientes do curry de frango tailandês que o senhor precisará para fazer esta receita:
- Frango: Para esse curry de frango, usei apenas peitos de frango desossados e sem pele, cortados em pedaços pequenos, temperados com sal e pimenta e salteados no azeite de oliva. No entanto, fique à vontade para usar qualquer outro corte de frango (ou outra proteína) que o senhor preferir. Cozinharemos o frango primeiro e depois o adicionaremos ao curry pouco antes de servir para evitar que fique cozido demais.
- Vegetais: Sinta-se à vontade para usar qualquer vegetal que esteja na sua geladeira! Usei uma mistura simples de cebola, pimentão, cenoura e cogumelos para o lote mostrado aqui. Mas qualquer legume que possa ser usado em um refogado funcionará aqui.
- Gengibre e alho: Se o senhor puder, recomendo fortemente que use fresco gengibre e alho frescos para fazer esse curry tailandês, o que realmente aumentará o sabor. (O senhor pode ralar o gengibre, picá-lo em pedaços pequenos ou cortá-lo em tiras longas e finas que serão descartadas antes de servir). Ou, se o senhor estiver em apuros e não tiver acesso ao gengibre fresco, incluí a opção de usar gengibre moído.
- Pasta de curry vermelho tailandês: Este é a minha marca favorita de pasta de curry vermelho tailandês. (Em nossa casa, consumimos banheiras em ritmo recorde!) Mas qualquer marca de pasta de curry vermelho tailandês disponível em seu supermercado local funcionará. Observe apenas que as diferentes marcas variam em termos de níveis de calor e combinações de especiarias, portanto, não deixe de experimentar o curry e adicionar mais ou menos, a gosto.
- Leite de coco: Também recomendo o uso de leite de coco integral nessa receita de frango ao curry com coco, para obter um caldo espesso, rico e cremoso. E se o senhor estiver procurando uma recomendação de marca de leite de coco, este aqui é de longe o meu favorito.
- Lime: Recomendo adicionar bastante suco de limão fresco ao caldo para realçar todos os sabores ricos do curry.
- Manjericão e coentro tailandeses frescos: E cobrir este curry com muitas ervas frescas é uma imperdível, na minha opinião. Sempre, sempre servimos curry tailandês com coentro fresco em nossa casa. E se o senhor conseguir colocar as mãos em um pouco de manjericão tailandês fresco, ele também adiciona um sabor incrível a esse prato!
- Extras opcionais: Optei por manter a lista de receitas bem simples para esse curry tailandês e acho que ele é bastante saboroso como está. Mas se o senhor quiser acrescentar alguns sabores extras, um pouco de capim-limão fresco (a pasta de capim-limão é um bom atalho), açúcar (ou qualquer outro adoçante de sua preferência), molho de peixe (para um toque umami extra), folhas de lima makrut (para um sabor de lima aromático diferente) ou pimentas tailandesas (ou qualquer outra pimenta picante, para um calor extra) também são ótimas adições.
Possíveis variações da receita:
Esta receita de frango ao curry tailandês é bastante flexível, portanto, sinta-se à vontade para experimentar e personalizar a receita como quiser! Por exemplo, o senhor poderia…
- Usar uma proteína diferente: Sinta-se à vontade para usar bife, carne de porco, camarão, almôndegas, linguiça moída (de porco, peru ou frango) ou qualquer outra proteína que o senhor preferir no lugar do frango.
- Use legumes/verduras diferentes: Como mencionado acima, praticamente todos os legumes e verduras que possam ser usados para fritar funcionam neste curry, portanto, use o que tiver à mão!
- Use uma pasta de curry diferente: O senhor também pode usar pastas de curry tailandês verde, amarelo, panang ou massaman no lugar da pasta de curry vermelho tailandês. Mas, é claro, lembre-se de que os diferentes tipos de pasta de curry variam significativamente em termos de sabor, calor e potência. Por isso, eu digo para começar com menos e depois o senhor sempre pode adicionar mais, a gosto.
- Torne-o vegano: Para tornar este curry vegano, basta omitir a carne e usar apenas vegetais. Ou o senhor pode acrescentar grão-de-bico ou sua proteína vegana favorita como alternativa.
- Deixe-o mais picante: Para aumentar o calor, fique à vontade para adicionar algumas pimentas tailandesas fatiadas ao curry. Ou pode acrescentar flocos de pimenta vermelha moída ou qualquer outro tipo de molho picante que o senhor preferir.
- Torne-o mais leve: O senhor pode trocar o leite de coco integral pelo leite de coco com baixo teor de gordura. Mas lembre-se de que isso alterará completamente a textura cremosa e o sabor rico do molho de coco e curry.
Mais receitas favoritas de curry:
Procurando por mais receitas aconchegantes de curry para adicionar ao seu repertório? Aqui estão algumas das minhas favoritas:
Descrição
Essa receita aconchegante de frango ao curry tailandês é rápida e fácil de preparar em cerca de 30 minutos, é feita com o mais delicioso molho tailandês de curry vermelho com coco e é fácil de personalizar com seus vegetais e proteínas favoritos. Essa receita rende uma grande quantidade, portanto, veja abaixo as instruções de armazenamento se o senhor tiver sobras.
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva, divididas
- 1 1/2 libras de peito de frango desossado e sem pele, cortado em cubos 1-peças de uma polegada
- sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
- 1 cebola branca pequena, descascada e cortada em fatias finas
- 2 pimentões, sem caroço e cortados em fatias finas (Eu usei um vermelho e um yellow)
- 1 Cenoura grande, cortada em rodelas finas
- 8 onças cogumelos baby bella, cortados em quartos
- 2 colheres de sopa gengibre fresco ralado ou picado*
- 4 dentes de alho, picados
- 1/4 de xícara Pasta de curry vermelho tailandês (ou mais/menos, a gosto)
- 2 (14 onças) latas leite de coco integral*
- suco de 1 para 2 limas, a gosto
- coberturas: coentro fresco picado, manjericão tailandês fresco, fatias extras de limão
- Cozinhe o frango. Aquecer 1 colher de sopa de óleo em uma panela grande em fogo médio-alto. Tempere o frango generosamente com algumas pitadas de sal e pimenta e, em seguida, adicione-o à panela e refogue por 5 a 7 minutos, mexendo ocasionalmente, até que esteja dourado e cozido. Transfira o frango para um prato limpo e reserve. (Recomendo preparar os outros legumes enquanto o frango cozinha, para economizar tempo).
- Refogue os legumes. Adicione a colher de sopa de óleo restante à panela. Acrescente a cebola e refogue por 3 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente o pimentão, a cenoura e os cogumelos e refogue por 5 minutos, mexendo ocasionalmente, até amolecerem um pouco. (Prefiro que meus vegetais fiquem ligeiramente crocantes, mas o senhor pode cozinhar os seus por mais tempo, se desejar). Acrescente o alho, o gengibre e a pasta de curry tailandês e refogue por 2 minutos, mexendo com frequência.
- Cozinhe em fogo brando. Acrescente o leite de coco e mexa até que a pasta de curry tenha se dissolvido uniformemente no caldo. Continue cozinhando até que o curry mal chegue ao fogo brando. Abaixe o fogo para médio-baixo para manter a fervura e cozinhe por mais 3 a 5 minutos, até que os vegetais atinjam o nível desejado de maciez.
- Tempere. Acrescente o frango cozido e o suco de um limão. Em seguida, experimente o curry e tempere com mais sal, pimenta, pasta de curry e/ou suco de limão, se necessário.
- Sirva. Sirva quente com arroz, macarrão de arroz, pão ou sozinho. Decore com lotes de ervas frescas picadas por cima e mais fatias de limão, se desejar. Aproveite!
Notas
Leite de coco: Recomendo usar leite de coco integral para que o caldo fique espesso e cremoso. O leite de coco com baixo teor de gordura pode funcionar se o senhor preferir, mas o caldo será consideravelmente mais fino.
Alternativa ao gengibre moído: Se o senhor não tiver gengibre fresco à mão, fique à vontade para adicionar 2 colheres de chá (ou mais, a gosto) de gengibre moído ao caldo quando adicionar o leite de coco.
Instruções de armazenamento: As sobras podem ser refrigeradas em um recipiente de armazenamento de alimentos por até 3 dias. Se o senhor tiver cozinhado arroz ou macarrão para servir com o curry, recomendo armazená-los em um recipiente separado (caso contrário, eles provavelmente absorverão todo o caldo do curry). Infelizmente, esse caldo não congela bem, portanto, não recomendo que o senhor congele as sobras.
Compartilhe esta postagem