Colcannon (purê de batatas irlandês)

April 22, 2024

Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.

Esta receita de colcannon de couve irlandesa é perfeitamente amanteigada e fofa e fácil de fazer com um punhado de ingredientes básicos.

O Dia de São Patrício está chegando e eu voto para comemorarmos com colcannon caseiro. ♡

Adoramos fazer esse clássico purê de batatas irlandês sempre que, durante o ano, temos algumas sobras de couve e cebolinha na geladeira. Mas, recentemente, fiquei sabendo que o colcannon é tradicionalmente servido na Irlanda no Halloween, quando pequenas bugigangas costumam estar escondidas em seu interior para prever o futuro do senhor no ano seguinte. Purê de batatas para adivinhação… tão divertido!

Bem, quer o senhor decida fazer colcannon no Halloween, no Dia de São Patrício ou em qualquer outra época do ano, esse purê de batatas irlandês é sempre uma ótima ideia. Tradicionalmente, ele é feito com couve ou repolho refogado e muita cebolinha, que acrescenta um toque vibrante de cor verde, além de nutrientes extras, sabor e textura ao purê de batatas clássico. Também adoro adicionar cream cheese ao purê de batatas para dar um toque extra de sabor, bastante alho e folha de louro para temperar e uma generosa pitada de cebolinha por cima. É o acompanhamento perfeito para complementar uma variedade de entradas e o alimento reconfortante perfeito, repleto de verduras, à medida que entramos na primavera.

Vamos fazer um pouco de colcannon!

Ingredientes do Colcannon

Aqui estão algumas notas breves sobre os ingredientes do colannon que o senhor precisará para fazer esta receita:

  • Batatas: Tradicionalmente, o Colcannon é feito com batatas com amido, como as batatas Russet ou Idaho. Mas, muitas vezes, gosto de usar uma mistura 50/50 de Yukon Golds e Russets ao fazer purê de batatas para dar um sabor amanteigado adicional e uma textura cremosa à mistura.
  • Couve ou repolho: Qualquer uma dessas verduras (ou ambas!) pode ser usada para fazer esse prato tradicional. Eu geralmente opto pela couve (crespa ou lacinato), que acrescenta uma cor verde vibrante e muitos nutrientes a essa receita.
  • Cebolinha: Eu digo que quanto mais, melhor quando se trata de acrescentar cebolinha verde a esta receita! Elas são tradicionalmente usadas para dar um toque delicioso de sabor de cebola fresca ao prato e também acrescentam um pouco de textura crocante.
  • Alho: Adoro acrescentar uma quantidade generosa de alho para dar a esta receita um sabor ainda mais profundo.
  • Manteiga: A manteiga ajuda a tornar essas batatas ainda mais ricas, cremosas e deliciosas.
  • Queijo cremoso: Sempre gosto de acrescentar cream cheese às minhas receitas de purê de batata, pois o sabor picante ajuda a equilibrar os outros sabores ricos e também dá um toque extra de cremosidade.
  • Leite: Acrescentaremos um pouco de leite puro (o senhor pode usar leite ou não) para ajudar a amaciar as batatas e unir todos os ingredientes.
  • Temperos: Por fim, adicionaremos folha de louro e sal marinho fino à água para temperar as batatas enquanto elas cozinham. Em seguida, certifique-se de testar o sabor e temperar o purê de batatas mais uma vez com sal e pimenta antes de servir.

Dicas de Colcannon

Instruções detalhadas estão incluídas na caixa de receita abaixo sobre como fazer colcannon, mas aqui estão algumas dicas extras para o senhor ter em mente!

  1. Evite encharcar as batatas. O excesso de água é o inimigo do bom purê de batatas! Felizmente, é fácil evitá-lo cortando as batatas uniformemente antes de fervê-las (em vez de fervê-las inteiras, o que faz com que cozinhem de forma desigual) e garantindo que as batatas não sejam cozidas demais. Basta ficar de olho nas batatas e escorrê-las quando uma faca puder ser facilmente inserida nas batatas.
  2. Use o tipo de espremedor de sua preferência. Se o senhor gosta de purê de batatas com pedaços, recomendo usar o este espremedor da OXO. Se o senhor preferir um purê de batatas mais suave, recomendo usar o este espremedor macio da OXO.
  3. Não misture demais. Para evitar que o purê de batatas fique muito misturado, o que tende a ter uma textura de goma, basta mexer os recheios nas batatas cozidas até que estejam apenas combinados… e depois sirva.
  4. Tempere generosamente. O purê de batatas é famoso por precisar de muito tempero, portanto, não seja tímido! Temperaremos a água de cozimento com louro e sal marinho, mas não deixe de provar e temperar as batatas depois de amassadas com bastante sal e pimenta.

Variações de Colcannon

Aqui estão algumas variações (não tradicionais, mas deliciosas!) que o senhor pode experimentar com essa receita de colcannon:

  • Adicione queijo: Acrescente um punhado de queijo ralado ao purê de batatas, como cheddar ou Gruyere. Ou o senhor pode optar por um queijo macio, como queijo de cabra ou feta.
  • Acrescente bacon: Misture bacon crocante esfarelado ao purê de batatas e salpique um pouco mais por cima como guarnição.
  • Adicione ervas: Misture suas ervas frescas favoritas ao purê de batatas, como alecrim, cebolinha ou tomilho.
  • Use repolho: Use repolho verde ou repolho-de-savoy no lugar da couve.
  • Use batata-doce: Use batata-doce para deixar esse prato clássico mais doce.

Imprimir

relógio ícone do relógiotalheres ícone de talheresbandeira ícone da bandeirapasta ícone da pastainstagram ícone do instagrampinterest ícone do pinterestfacebook ícone do facebookimpressão ícone de impressãoquadrados ícone de quadradoscoração ícone do coraçãocoração sólido ícone do coração sólido


Descrição

Esta receita de colcannon de couve irlandesa é perfeitamente amanteigada e fofa e fácil de fazer com um punhado de ingredientes básicos.


  • 3 libras de batatas Russet, com ou sem casca
  • sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
  • 1 folha de louro
  • 5 colheres de sopa de manteiga, divididas
  • 4 dentes de alho, espremidos ou picados
  • 4 xícaras (~2,5 onças) de couve flor picada e solta, sem os talos duros
  • 4 cebolinha verde, cortada em fatias finas e dividida
  • 4 onças de cream cheese, em temperatura ambiente
  • 1/2 xícara leite integral


  1. Cozinhe as batatas. Corte as batatas em pedaços de tamanho uniforme, com cerca de 2,5 cm de espessura, e transfira-as para uma assadeira. panela grande. Encha a panela com água fria suficiente para que a linha da água fique cerca de 2,5 cm acima das batatas. Acrescente as 2 colheres de chá de sal e a folha de louro à água. Deixe a água ferver em fogo alto e continue cozinhando por cerca de 10 a 12 minutos ou até que uma faca inserida no meio de uma batata entre facilmente, quase sem resistência. Transfira as batatas para uma peneira para escorrer completamente e descarte a folha de louro.
  2. Refogue o alho e a couve. Enquanto as batatas descansam, derreta o 1 colher de sopa de manteiga na (mesma) panela em fogo médio-alto. Acrescente o alho e refogue por 1 minuto, mexendo ocasionalmente. Acrescente a couve e refogue por mais 1 a 2 minutos, mexendo ocasionalmente, até amolecer. Desligue o fogo.
  3. Faça um purê. Coloque as batatas de volta na panela com a couve com alho e adicione metade das cebolas verdes, do cream cheese, do leite integral e da manteiga restante (cortada em cubos) na panela. Use um espremedor de batatas para amassar a mistura até que fique homogênea e as batatas atinjam o nível desejado de maciez, parando para mexer a mistura com uma espátula de borracha, se necessário, para ajudar a combinar os ingredientes.
  4. Tempere. Prove e tempere com mais sal e algumas pitadas de pimenta-do-reino, se necessário.
  5. Sirva. Sirva quente, decorado com as cebolas verdes restantes e divirta-se!


Compartilhe esta postagem

Tags: , , ,