Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Essa receita de caçarola de atum mais leve é preparada com um molho cremoso de alho e ervas, muitos vegetais, macarrão de ovo macio e uma cobertura crocante de Panko.
Levante a mão se o senhor cresceu comendo caçarola de atum! ♡
Esse era um dos jantares noturnos favoritos da nossa família quando éramos crianças, e ainda continua sendo uma daquelas receitas que adoro usar nesta época do ano, quando temos vontade de comer uma caçarola quente e aconchegante.
Há três décadas, sempre costumávamos fazer caçarola de macarrão com atum de uma caixa ou com a ajuda de um pouco de sopa de creme de cogumelos enlatada. Mas, na verdade, é incrivelmente simples fazer uma caçarola de atum caseira completamente do zero, o que nos dá a chance de acrescentar muitos vegetais frescos e deixar o molho cremoso um pouco mais leve. Se necessário, o senhor também pode adaptar facilmente essa receita para não conter glúten.
Eu diria que, hoje em dia, prefiro servir essa “caçarola” de macarrão direto da frigideira, coberta com uma generosa camada de farinha de rosca Panko tostada, em vez de assar os tradicionais 20 minutos extras no forno. (Por que cozinhar demais a massa quando ela pode ser servida perfeitamente al dente com um molho cremoso de cheddar derretido?) E, embora eu tenha feito essa porção com os tradicionais cogumelos, cenouras e ervilhas, essa receita aceita praticamente qualquer resto de legumes que o senhor tenha na gaveta.
Vamos fazer uma caçarola de atum moderna!
Ingredientes da caçarola de atum
Aqui estão algumas notas breves sobre os ingredientes da caçarola de atum que o senhor precisará para fazer esta receita:
- Atum: Recomendo uma marca de atum enlatado em óleo de boa qualidade para essa caçarola. (O atum enlatado embalado em água também serve, mas será menos saboroso.) Se possível, considere procurar uma marca de atum mais sustentável também!
- Macarrão com ovo: Eu sempre cresci comendo caçarola de atum feita com macarrão de ovos largos e encaracolados, que tem um sabor delicioso aqui. Mas o senhor pode usar qualquer outro tipo de massa de sêmola, trigo integral, leguminosa ou sem glúten que preferir.
- Vegetais: Usaremos uma mistura tradicional de cenouras, cebolas, cogumelos baby bella, ervilhas congeladas e alho, salteados na manteiga (ou o senhor pode usar azeite de oliva, se preferir).
- Queijo cheddar: Eu adoro fazer essa caçarola com um bom queijo cheddar branco bem afiado, mas veja as sugestões abaixo se o senhor quiser trocar por um tipo diferente de queijo.
- Farinha: Usaremos farinha de trigo básica para engrossar levemente o molho cremoso.
- Caldo de carne + leite: Gosto de usar uma mistura 50/50 de caldo de carne (caldo de frango ou de legumes) e leite puro (lácteo ou vegetal) como base para o molho cremoso.
- Temperos: Tudo o que o senhor precisa é de tempero italiano, sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora para temperar essa caçarola retrô. Dito isso, sinta-se à vontade para trocar algumas ervas italianas frescas por secas se o senhor as tiver à mão.
- Panko: A farinha de rosca panko crocante servirá como uma cobertura simples para essa caçarola, que pode ser torrada até dourar no fogão em uma frigideira ou no forno em uma assadeira.
- Guarnições opcionais: Por fim, recomendo que o senhor salpique generosamente salsa fresca picada ou tomilho. E também recomendo que o senhor sirva cada porção com uma fatia grande de limão para espremer.
Como fazer caçarola de atum
As instruções passo a passo completas sobre como fazer caçarola de atum estão incluídas na receita abaixo, mas aqui estão algumas dicas para ajudar o senhor a fazer desta receita um sucesso!
- Rale o queijo com a mão. Como sempre, recomendo comprar um bloco de queijo e ralá-lo à mão (eu uso este ralador de caixa) para que ele derreta suavemente no molho. O queijo pré-ralado comprado em loja também pode funcionar em uma pitada, mas a cobertura provavelmente impedirá que ele derreta perfeitamente.
- Observe atentamente o Panko enquanto estiver torrando. Se o senhor optar por tostar o Panko no fogão ou no forno, ele pode passar de dourado a queimado em questão de minutos. Portanto, fique de olho no Panko e não se esqueça de dar uma boa chacoalhada/arremesso quando a primeira camada começar a ficar dourada, para que todo o Panko possa tostar mais ou menos uniformemente.
- Não cozinhe demais o macarrão. Certifique-se de transferir o macarrão para o molho quando ele estiver apenas *baramente* al dente, pois ele continuará a cozinhar um pouco mais enquanto estiver sendo misturado ao molho de creme quente.
Variações da receita
Aqui estão algumas maneiras adicionais de personalizar essa receita fácil de caçarola de atum, se o senhor quiser:
- Adicione mais vegetais: Acrescente (ou troque) quaisquer outros vegetais no refogado que o senhor acha que combinariam bem com essa caçarola, como aspargos, pimentões, brócolis, couve-flor, aipo, feijão verde, couve, espinafre, abobrinha etc.
- Use um queijo diferente: Use o queijo ralado de sua preferência no lugar do cheddar, como Gruyere, Gouda, Monterrey Jack, mussarela, etc. Ou reduza a quantidade e, em vez disso, use um queijo esfarelado, como feta, queijo de cabra, parmesão etc.
- Use temperos diferentes: Há uma série de direções diferentes que o senhor pode seguir com as ervas secas ou frescas e os temperos usados para temperar essa caçarola. Geralmente, adoro usar ervas italianas frescas em vez de secas, se as tiver à mão, como manjericão fresco, alecrim ou tomilho. Também já fiz essa caçarola usando vários temperos Cajun, que ficaram deliciosos. Ou o senhor pode incrementar o limão e a pimenta-do-reino para dar um toque de lemon pepper. Há muitas opções divertidas!
- Faça-o sem glúten: Use sua variedade favorita de macarrão sem glúten no lugar do macarrão com ovos. Em seguida, eu recomendaria usar uma ou duas colheres de sopa de pasta de amido de milho (partes iguais de água fria batida com amido de milho) para engrossar o molho no lugar da farinha de trigo.
Mais receitas favoritas de caçarolas
O senhor está procurando mais receitas clássicas de caçarolas para experimentar? Aqui estão algumas das minhas favoritas testadas e comprovadas:
Descrição
Esta receita de caçarola de atum mais leve é preparada com um molho cremoso de alho e ervas, muitos vegetais, macarrão de ovo macio e uma cobertura crocante de Panko.
- 1/4 de xícara farinha de rosca Panko torrada
- 2 colheres de sopa manteiga
- 8 onças cogumelos baby bella, fatiados
- 2 cenouras médias, cortadas em cubos
- 1 cebola branca média, cortada em cubos
- 3 dentes de alho, picados
- 1/4 de xícara farinha para todos os fins
- 1 1/2 xícara caldo de galinha ou de legumes
- 1 1/2 xícara leite puro
- 2 colheres de chá Tempero italiano, caseiro ou comprado em loja
- 1 colher de chá de sal marinho fino
- 1/2 colher de chá pimenta preta moída na hora
- 1 xícara ervilhas congeladas
- 8 onças macarrão com ovos largos
- 3 (5 onças) latas de atum, escorridas
- 1 xícara (4 onças) de queijo cheddar branco picante ralado
- guarnições opcionais: salsa fresca picada ou tomilho fresco, fatias de limão
- Aqueça a água para o macarrão. Leve uma panela grande de água com sal para ferver.
- Toste a farinha de rosca. Aqueça a farinha de rosca em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Assim que a camada inferior da farinha de rosca começar a dourar, mexa bem a frigideira (ou dê uma boa sacudida) para misturar. Continue cozinhando por mais 1 a 2 minutos, mexendo regularmente, até que a farinha de rosca esteja mais ou menos uniformemente dourada. Transfira a farinha de rosca para uma tigela limpa e reserve. Limpe a frigideira com um pano limpo e leve-a de volta ao fogo.
- Refogue os vegetais. Acrescente a manteiga e cozinhe até derreter. Acrescente os cogumelos, as cenouras, as cebolas e refogue por 6 a 8 minutos, mexendo ocasionalmente, até que a cebola amoleça e os cogumelos fiquem dourados. Acrescente o alho e refogue por 1 minuto, mexendo com frequência. Acrescente a farinha e refogue por 1 minuto, mexendo com frequência para que ela fique bem combinada.
- Faça o molho. Adicione o caldo e misture bem. Acrescente o leite, o tempero italiano, o sal, a pimenta, as ervilhas e misture bem. Continue cozinhando até que o molho esteja quase no ponto de fervura e, em seguida, reduza o fogo para baixo. Enquanto isso…
- Cozinhe o macarrão. Na mesma hora em que adicionar o caldo ao molho, adicione o macarrão à água fervente e cozinhe até ficar al dente. Use uma peneira para escorrer e transfira o macarrão diretamente para o molho de cogumelos. (Ou, se a frigideira não for grande o suficiente para acomodar tudo, o senhor pode escorrer o macarrão completamente e, em seguida, combinar o macarrão e o molho na panela que usou para cozinhar o macarrão).
- Misture a caçarola. Adicione a mistura de molho vegetariano ao macarrão, juntamente com o atum e o queijo cheddar. Misture delicadamente até que tudo esteja combinado e o queijo tenha derretido.
- Sirva. Sirva o macarrão quente, polvilhado com farinha de rosca torrada, uma pitada de ervas e guarnecido com uma fatia de limão para espremer. Aproveite!
Notas
Torrar a farinha de rosca: Se quiser economizar tempo, o senhor pode tostar a farinha de rosca em uma frigideira separada enquanto os legumes são refogados. Ou, se preferir, pode tostar a farinha de rosca em uma assadeira no forno a 350°F até dourar.
Edição da receita: Esta receita foi atualizada em 2022. Originalmente, ela pedia para assar a caçarola (massa coberta com não torrado breadcrumbs) a 400°F por 18-20 minutos, o que o senhor pode fazer. Mas nunca gostei do fato de que esse método tende a cozinhar demais a massa, por isso prefiro pular o cozimento e servir apenas a massa recém-cozida coberta com farinha de rosca torrada.
Compartilhe esta postagem