Bruschetta

May 2, 2024

Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.

Todas as melhores dicas que aprendemos na Itália sobre como fazer bruschetta!

Receita de Bruschetta de Tomate na AssadeiraReceita de Bruschetta de Tomate na Assadeira

Estamos na alta temporada de tomates, o que significa que… é hora da bruschetta! ♡

Há muito tempo sou um grande fã desse clássico aperitivo italiano. Mas há alguns anos, durante a nossa viagem a Roma, meu marido e eu tivemos a oportunidade de fazer uma mini-aula de culinária especificamente sobre a arte de fazer a clássica bruschetta de tomate, durante a qual aprendemos alguns fatos e técnicas importantes que elevam esse prato simples a outro patamar. Então, achei que a temporada de tomates seria um bom momento para aparecer aqui e compartilhar um pouco do que aprendemos!

Em primeiro lugar, é importante observar que o nome do prato é comumente pronunciado de forma errada no exterior e o som do “ch” italiano é, na verdade, pronunciado como um “k” em inglês – o senhor sabe que o nome do prato é muito comum no exterior. brooskeh-tah. (Além disso, o plural de bruschetta é bruschette – broo-skeh-teh.) Seu nome é derivado do verbo romano que significa “tostar” ou “assar na brasa” e, portanto, o prato é comumente considerado um dos melhores usos para as sobras de pão. Embora existam inúmeras variações regionais de receitas de bruschetta que podem ser encontradas hoje em dia em toda a Itália, acredita-se que a bruschetta de tomate em geral remonta ao século XVI, quando os tomates entraram em cena pela primeira vez na Europa. (Sim, acredite ou não, os tomates são uma adição relativamente nova à longa história da culinária italiana!)

Como acontece com a maioria dos pratos italianos clássicos, a lista de ingredientes da bruschetta de tomate é intencionalmente mínima para que os sabores vibrantes e frescos possam realmente brilhar. Tudo o que o senhor precisa é de tomates maduros, azeite de oliva de boa qualidade, manjericão fresco, alho, orégano, sal marinho e pão crocante para fazer uma excelente porção de bruschette al pomodoro. E, em contraste com a bruschetta que eu costumava fazer simplesmente torrando o pão e colocando uma mistura de tomate por cima, aprendemos que há, na verdade, um método italiano específico de como montar os ingredientes de forma que prometa realçar o melhor de seus sabores e texturas. É tudo muito rápido e fácil de preparar. E, se quiser, o senhor pode até preparar o crostini e a cobertura de tomate com horas de antecedência e montá-los logo antes de servir, o que torna a bruschetta uma opção fabulosa para um entretenimento fácil.

Dito isso, a coisa mais importante que o nosso instrutor repetiu várias vezes é que tomates incríveis fazem uma bruschetta incrível. Portanto, enquanto os tomates maduros estão transbordando em jardins e mercados de agricultores em abundância neste momento, vamos aproveitá-los ao máximo e fazer uma bruschetta!

Cobertura de tomate e manjericão para bruschettaCobertura de tomate e manjericão para bruschetta

Ingredientes da Bruschetta

Antes de chegarmos à receita completa abaixo, aqui estão algumas observações sobre os ingredientes que o senhor precisará para essa bruschetta caseira. Também incluí uma lista abaixo de complementos opcionais que o senhor pode usar (como vinagre balsâmico, queijo etc.). Mas para essa receita básica de bruschetta, o senhor precisará apenas de…

  • Tomates frescos: Sem dúvida, o ingrediente mais importante da sua bruschetta. Sempre use tomates que estejam o mais maduros e na estação possível e certifique-se de tirar o caroço (tirar as sementes) e cortar os tomates em cubos finos (para que não fiquem com pedaços muito grandes) antes de adicioná-los à receita. Eu costumo preferir usar variedades menores de tomates, como os tomates Roma, cereja ou em cacho (também conhecidos como tomates na videira) para fazer bruschetta, que tendem a ser mais doces e macios. No entanto, qualquer variedade de tomate fresco e maduro que o senhor mais gostar funcionará.
  • Pão com crosta: Uma variedade de pão crocante, seja um pão ou uma baguete, de preferência com pelo menos um ou dois dias de idade, para que fique ligeiramente seco, é normalmente usada para o pão de bruschetta. Aprendemos na Itália que o ideal é cortar o pão de bruschetta com aproximadamente 1,5 cm de espessura para que ele possa tostar e ficar bem crocante, mas ainda assim fino o suficiente para ser facilmente mordido.
  • Azeite de oliva de boa qualidade: Palavra-chave: boa qualidade. Com tão poucos ingredientes em uma receita clássica de bruschetta, vale a pena investir em um frasco de azeite de oliva extra virgem de melhor qualidade, pois seu sabor realmente se destacará. Ao comprar azeite de oliva, não deixe de ler o rótulo para ter certeza de que está comprando 100% de azeite de oliva extra-virgem (já que muitas marcas importadas agora costumam incluir outros aditivos e tipos de óleos). Depois, recomendo que experimente algumas variedades diferentes para saber de quais perfis de sabor o senhor gosta mais. Eu gosto bastante de um azeite de oliva apimentado de corpo médio na bruschetta, mas qualquer azeite de oliva suave ou mais encorpado que o senhor goste mais serve.
  • Alho: Cortaremos as extremidades dos dentes de alho (como mostrado na foto abaixo) e os esfregaremos no pão recém-torrado para adicionar um pouco de sabor picante de alho fresco a cada pedaço de bruschetta. Não se esqueça de deixar os dentes de alho descascados para que o senhor possa pegá-los com facilidade e, ainda assim, evitar que seus dedos fiquem com cheiro de alho. (A propósito, esse método é idêntico ao método de esfregar alho no pão). pan con tomate aqui na Espanha!)
  • Manjericão fresco: Aqui em nossa casa, adoramos acrescentar lotes de manjericão fresco na cobertura da bruschetta. Mas fique à vontade para acrescentar a quantidade que o senhor preferir.
  • Orégano seco: Durante nossas viagens pela Itália, notei que a maioria das bruschetas que provamos tinha um pouco de orégano seco adicionado à mistura de tomate, o que eu recomendo muito.
  • Sal marinho fino: Não se esqueça de temperar a bruschetta com uma pitada generosa de sal marinho fino para realçar seu melhor sabor!
  • Cebola vermelha (opcional): Por fim, devo observar que a cebola não é tradicionalmente adicionada à maioria das receitas de bruschetta italiana. Mas eu realmente adoro o toque extra de doçura, crocância e sabor que ela acrescenta à cobertura da bruschetta de tomate. Portanto, fique à vontade para acrescentar um pouco de cebola picada finamente (prefiro o sabor suave da cebola roxa) ou deixá-la de fora. E se quiser suavizar o sabor, o senhor sempre pode lavar a cebola picada com água fria em uma peneira antes de adicioná-la à receita.

Como fazer bruschetta -- pincelando a torrada com azeite de oliva e alhoComo fazer bruschetta -- pincelando a torrada com azeite de oliva e alho

Como fazer bruschetta

Instruções detalhadas sobre como fazer bruschetta estão incluídas na receita abaixo, mas aqui estão algumas dicas extras para o senhor ter em mente…

  • Toste o pão até que ele fique bem crocante. O crostini naturalmente amolecerá um pouco depois que a suculenta cobertura de tomate for empilhada por cima. Portanto, é importante torrar o pão até que fique bem crocante para que não fique encharcado. Prefiro seguir o caminho mais fácil e simplesmente assar uma grande quantidade de pão no forno, mas o senhor pode tostá-lo na grelha ou em uma torradeira, se preferir. Eu também costumo pincelar ou untar o pão com um pouco de azeite de oliva antes de torrá-lo para dar mais sabor e crocância, mas essa etapa é opcional e (pelo menos como nos disseram) nem sempre é feita tradicionalmente na Itália.
  • Não exagere no alho. Um pouco de alho esfregado combina muito com a bruschetta. Por isso, recomendo que o primeiro pedaço seja testado rapidamente junto com a cobertura de tomate para saber qual a quantidade de alho que o senhor prefere.
  • Deixe a cobertura de tomate marinar por pelo menos 15 minutos. Ou, idealmente, até algumas horas! Isso permitirá que os sabores se misturem e tenham o melhor sabor possível.
  • Fique à vontade para preparar a cobertura de tomate com antecedência. Ela pode ser refrigerada em um recipiente fechado por até 24 horas antes de ser servida, o que pode ser especialmente útil quando o senhor for receber convidados. O senhor também pode tostar o pão com algumas horas de antecedência, se quiser, embora eu adore servi-lo recém-saído do forno, quando ainda está bem quente.
  • Adicione a cobertura de tomate apenas antes de servir. Para evitar que o pão fique empapado, recomendo também que o senhor adicione a cobertura de tomate ao crostini apenas alguns minutos antes de servir.

Melhor receita de bruschetta em uma assadeiraMelhor receita de bruschetta em uma assadeira

Variações da receita de bruschetta

Existem, é claro, inúmeras variações que o senhor pode fazer com essa receita fácil de bruschetta. Mas aqui estão algumas das favoritas mais clássicas…

  • Adicione vinagre balsâmico: Muitas vezes adoramos misturar um pouco de vinagre balsâmico à cobertura de tomate. Ou, como alternativa, o senhor pode colocar um pouco de glacê balsâmico (uma redução simples de balsâmico feita com vinagre em fogo brando até engrossar) sobre cada pedaço de bruschetta antes de servir.
  • Adicione queijo: Eu também adoro bruschetta com mussarela! O senhor pode usar bolas frescas de mussarela fatiadas em rodelas e colocadas embaixo da cobertura de tomate, ou pequenas pérolas misturadas à cobertura de tomate, ou burrata rasgada em camadas por cima. Também gostamos de polvilhar um pouco de parmesão ralado na hora (ou raspado) em cima de cada pedaço de bruschetta.
  • Adicione salame: Se o senhor quiser adicionar um pouco de carne, qualquer tipo de salame também ficaria delicioso entre o crostini e a cobertura de tomate.
  • Adicione ervas diferentes: Sinta-se à vontade para experimentar também diferentes ervas italianas frescas (ou secas) na cobertura de tomate.
  • Adicione frutas: Ocasionalmente, também adoro acrescentar algum tipo de fruta suculenta (como pêssegos frescos, morangos, cerejas etc.) à cobertura de tomate para dar um toque doce.
  • Faça-o sem glúten: Apenas certifique-se de usar uma variedade de pães crocantes certificados sem glúten para fazer bruschetta sem glúten.
  • Deixe-a apimentada: Fique à vontade para adicionar uma colher de chá de pimenta vermelha em flocos à cobertura de tomate para dar um pouco de calor.
  • Grelhe ou toste o pão: Em vez de assar uma grande quantidade de crostini no forno, o senhor pode usar uma torradeira ou uma grelha para torrar o pão.

Bruschetta com tomate, manjericão e cebolaBruschetta com tomate, manjericão e cebola

Mais receitas favoritas de tomate:

O senhor está procurando outras maneiras de usar a abundância de tomates maduros do verão? Aqui estão algumas das minhas receitas favoritas com tomates frescos…

Imprimir

relógio ícone do relógiotalheres ícone de talheresbandeira ícone da bandeirapasta ícone da pastainstagram ícone do instagrampinterest ícone do pinterestfacebook ícone do facebookimpressão ícone de impressãoquadrados ícone de quadradoscoração ícone do coraçãocoração sólido ícone do coração sólido


Descrição

Todas as melhores dicas que aprendemos na Itália sobre como fazer a clássica bruschetta de tomate!


  • 1 meio quilo de tomates maduros*, sem caroço e cortados em cubos
  • 1/2 xícara folhas de manjericão fresco picadas
  • 1/3 de xícara cebola roxa finamente picada (opcional)
  • 2 colheres de sopa azeite de oliva extra-virgem, mais um pouco para pincelar/regar
  • sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
  • 1 uma baguete grande ou um pão crocante pequeno, cortado em fatias finas*
  • 2 dentes de alho grandes, sem casca


  1. Prepare a cobertura de tomate. Misture os tomates cortados em cubos, o manjericão, a cebola roxa, o azeite de oliva e uma pitada de sal em uma tigela até obter uma mistura homogênea. Cubra e leve à geladeira por pelo menos 15 minutos ou até 24 horas.
  2. Toste o pão. Aqueça o forno a 400°F. Disponha as fatias de pão em uma assadeira grande em uma camada uniforme. Se desejar, pincele o pão levemente com azeite de oliva (ou o senhor pode pular essa etapa). Asse por 7 a 10 minutos – observando atentamente o pão para que não asse demais – até que esteja tostado e crocante. Transfira a assadeira para uma grade de resfriamento.
  3. Acrescente o alho. Corte as pontas dos dentes de alho (sem remover as cascas de papel). Em seguida, esfregue a extremidade cortada do alho uniformemente sobre a parte superior das fatias de pão para adicionar tanto ou tão pouco sabor de alho quanto o senhor preferir, a gosto.
  4. Montagem. Prove a cobertura de tomate e tempere com mais sal (e pimenta-do-reino, se desejar) a gosto. Coloque uma colher da mistura de cobertura de tomate em cada fatia de pão e, em seguida, regue com um fio de azeite de oliva sobre a cobertura de tomate.
  5. Sirva. Sirva imediatamente e aproveite!


Notas

Tomates: Sempre use os tomates frescos mais maduros que o senhor puder encontrar. Normalmente, uso tomates em cacho (também conhecidos como tomates na videira), tomates Roma ou tomates-cereja.

Fatias de pão: Recomendo que o senhor corte o pão com aproximadamente 1,5 cm de espessura para obter a melhor textura.

Compartilhe esta postagem

Tags: