Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Bom dia da reta final do nosso terceiro trimestre aqui em Barcelona!
Mal posso acreditar, mas agora estamos a menos de duas semanas de conhecer nosso bebê, o que nos faz sentir todos os sentimentos agora. Na verdade, o Timehop acabou de me lembrar que faz exatamente um ano que Barclay e eu iniciamos nossa primeira rodada de fertilização in vitromergulhando no novo e estonteante mundo de injeções, procedimentos e resultados de testes em abundância, na esperança de que essa ciência pudesse ser a chave para nos ajudar a finalmente engravidar. É impressionante pensar em tudo o que aconteceu em nossa pequena família e no mundo desde então.
Que ano foi esse. ♡
Bem, com a possível chegada do nosso pequeno a qualquer momento, estou me preparando para sair oficialmente do blog e começar minha licença maternidade em breve. (Mais sobre meus planos para isso a seguir.) Mas, antes disso, percebi que há muito tempo estou atrasada em relação a algumas atualizações dos bastidores aqui – especialmente com a projeto da horta comunitária que todos os senhores têm generosamente ajudado a apoiar em Mali, como tem sido a vida durante nosso terceiro trimestre, nossos planos para dar à luz como expatriados aqui em Barcelona, além do que está por vir para a Gimme Some Oven durante minha licença maternidade e depois.
Ultimamente, tem acontecido muita coisa para compartilhar do nosso cantinho do mundo. Então, aqui estão as últimas novidades!


As novas e prósperas hortas comunitárias de Benkadi em Oulessebougou, Mali. (Esta vista é, na verdade, apenas um pequeno vislumbre dos 400 lotes de jardinagem!)


Um vislumbre da aparência do terreno no dia em que os lotes de jardinagem foram designados. Isso foi depois que o terreno foi limpo, antes de as sementes serem plantadas.


Uma das primeiras colheitas dos jardineiros de Benkadi. Veja essas lindas verduras!


Um dos novos abrigos permanentes construídos nos jardins de Benkadi, onde as mulheres podem fazer pausas em seu trabalho e descansar, reunir-se e aproveitar o tempo juntas à sombra.


Veja só que repolho lindo! Uma das jardineiras de Benkadi mostra sua incrível primeira colheita.
Atualização da horta comunitária de Mali
Ok, na verdade há portanto, o muitas novidades para compartilhar com os senhores sobre a horta comunitária feminina que que todos os senhores têm apoiado em Mali que decidi dedicar um post completo à história deles aqui em breve, assim que os jardineiros concluírem sua primeira grande colheita. (Para os senhores que são novos aqui, podem ler mais sobre o lançamento do projeto da horta em parceria com a Gimme Some Oven aquibem como nossa última atualização do blog aqui, além de fotos/vídeos no Instagram aqui.)
Mas, para uma breve atualização de hoje, tenho o prazer de informar que a nova horta comunitária está prosperando. ♡♡♡
Após o sucesso da perfurar o poço para servir o jardim, construção da torre de água para armazenar a água limpa do poço, e instalar 36 torneiras de água alimentadas por energia solar (em vez de manualmente) em toda a horta para proporcionar fácil acesso à água limpa para os jardineiros, a comunidade rapidamente avançou com as próximas etapas do projeto, que incluem…
- a construção de abrigos permanentes para os jardineiros (veja a foto acima): Esses abrigos estão agora oficialmente concluídos e os jardineiros foram muito agradecidos por elas! Com as temperaturas oscilando na casa dos três dígitos em Mali durante a maior parte do ano, as senhoras da horta nos disseram como era importante ter algum tipo de estrutura permanente onde pudessem fazer pausas à sombra durante o dia de trabalho e ter um lugar seguro para recarregar as energias. Agora que estão prontos, esses abrigos se tornaram seus pontos de encontro para se reunir, socializar, dar aulas e apoiar umas às outras à medida que cultivam suas hortas e pequenos negócios.
- construção de banheiros: Também foram instaladas instalações sanitárias nas hortas comunitárias, o que as mulheres apreciam especialmente porque isso lhes poupa um tempo valioso durante seus dias de trabalho. (Anteriormente, todas as mulheres que cultivavam hortas na área tinham que tirar um tempo considerável de suas atividades para caminhar até em casa se precisassem usar o banheiro).
- construção de cercas e portões: Uma enorme cerca também foi instalada ao redor de todo o perímetro de cada um dos três jardins que compõem esse projeto. Também foram instalados portões seguros que permitem que os jardineiros entrem todos os dias e, o que é mais importante, mantenham os animais locais fora. (Anteriormente, as mulheres que cultivavam hortas na área tinham que passar todas as noites dormindo no terreno da horta – longe de suas famílias – para se defender dos animais que vinham tentar comer suas plantações durante a noite. Agora elas podem voltar para suas famílias e descansar à noite, sabendo que suas plantações estão protegidas).
- fornecer aos jardineiros treinamento agrícola e financeiro: Um profissional local também treinou todos os jardineiros nas melhores práticas agrícolas para jardinagem, incluindo lições sobre como cultivar novas culturas que antes eram impossíveis devido à estação de crescimento limitada. (Agora que a horta tem água durante todo o ano, os jardineiros podem cultivar uma variedade muito maior de culturas, o que é muito empolgante para a comunidade!) Além disso, os horticultores continuam a receber educação e apoio para administrar suas próprias pequenas empresas, economizar e reinvestir seus lucros e lançar e apoiar seu próprio mercado regional. Isso também é muito empolgante, especialmente porque muitas dessas mulheres estão experimentando a independência financeira pela primeira vez em suas vidas.
- distribuição dos lotes de horta: A enorme extensão de terra também foi oficialmente dividida em lotes individuais e designada aos 400 jardineiros, que imediatamente começaram a trabalhar plantando a primeira rodada de sementes de alta qualidade que receberam no lançamento inicial. E, como os senhores podem ver nas fotos de antes e depois acima, como as hortas já estão crescendo!
Dito isso, provavelmente a notícia mais empolgante de todas é que os mais de 400 jardineiros da Benkadi perceberam recentemente que agora, coletivamente, têm colheitas suficientes para sustentar seu próprio mercado local, mais próximo do local de sua horta. Assim, eles têm trabalhado em um plano de negócios nos últimos meses para criar um mercado totalmente novo em sua parte da cidade… e ele foi lançado recentemente e está tendo um ótimo começo!
Mais informações sobre o mercado e as primeiras grandes colheitas dos jardineiros em minha próxima atualização. Além disso, estou animado para apresentá-lo a alguns desses jardineiros para que o senhor possa ouvi-los em primeira mão sobre como esse projeto está impactando suas vidas e o bem-estar dessa comunidade. Temos muito a aprender com eles, portanto, fique atento… essa história está ficando cada vez melhor.
Muito obrigado pelo apoio contínuo dos senhores a este projeto. ♡


Nossos amigos locais têm sido muito generosos ao passar muitas roupas e itens essenciais para o nosso pequeno. Não dá para esquecer como esses macacões são pequenos e adoráveis! (Ou como são chamados em espanhol, “corpos”) 🙂


No mês passado, demos uma escapada para um fim de semana de lua de bebê em um hotel local e foi muuuuito maravilhoso. Aproveitar essas últimas semanas como “só nós dois”.


Durante o chá de bebê da nossa família, todos leram alguns destaques dos livros que escolheram para o nosso pequeno. Que fofo.


Eles não estavam brincando quando chamaram essa fase da gravidez de “reta final” 😉 Definitivamente, estou me sentindo pronta para o parto agora mesmo!
Q&A. do Terceiro Trimestre
Há algumas semanas, no meu Insta pessoal, fiz um Q&A sobre histórias sobre como as coisas estão indo durante nosso terceiro trimestre. Então, hoje eu pensei em compartilhar novamente algumas das minhas respostas aqui para qualquer um dos senhores que não tenham visto, além de responder a algumas perguntas extras que eu não consegui fazer no Instagram… ♡
Quando é a data prevista para o parto da senhora? Falta muito pouco agora! Nossa data de nascimento é oficialmente 20 de março, mas estamos programados para fazer a cesariana em 16 de março, desde que o nosso pequeno decida ficar lá dentro por tanto tempo. Portanto, a contagem regressiva começou oficialmente… faltam apenas 11 dias (no máximo)!
Como está o bebê? Bem grande… e o bastante ativo. Em todas as consultas, fomos informados de que ele está medindo “muy grande” para sua idade e que está no percentil 90 das tabelas de crescimento espanholas. Ele também ainda está extremamente ativo e adora se esticar e chutar minhas costelas e praticar sua aeróbica ali dentro o dia todo (e a noite, rs). Portanto, acho que em breve teremos um bebê muito enérgico em nossas mãos. 😉
Como a senhora está se sentindo? Em termos de coração, mais do que qualquer outra coisa, estou muito animada para conhecer nosso pequeno em breve! É uma loucura pensar que estou carregando um bebê quase adulto que pode decidir sair e nos conhecer a qualquer momento. Barclay e eu estamos infinitamente curiosos para finalmente ver como ele é, como será sua pequena personalidade e como será a sensação de amor quando finalmente pudermos segurá-lo em nossos braços. Mal podemos esperar e estamos muito animados para começar esse novo capítulo como uma família de três pessoas.
Em termos de corpo, no entanto, a vida no terceiro trimestre tem sido muito difícil – em parte devido a uma combinação de insônia e refluxo ácido intenso à noite (quase não dormi nos últimos dois meses), mas principalmente devido à minha dor crônica nas costas, que se intensificou à medida que o bebê cresceu e se deslocou. Sabíamos que, ao entrar na gravidez, uma dor significativa nas costas seria uma questão de “quando” e não de “se” para mim, devido a todos os meus problemas preexistentes nas costas, além do estresse que a gravidez normalmente causa nas costas da maioria das mulheres. Mas, ufa, ela disparou durante esse terceiro trimestre, o que me forçou a reduzir significativamente minha atividade física diária um pouco mais cedo do que eu esperava. (Não é fácil para esta Eneagrama 3, mas acho que é uma boa prática para o que está por vir.) Dito isso, sinto-me incrivelmente sortuda e grata por ter conseguido carregar nosso bebê até aqui, especialmente considerando que começamos essa gravidez com a informação de que poderíamos carregá-lo (na melhor das hipóteses) com 34 semanas. Portanto, cada dia que ele continua aconchegado lá dentro ainda é muito precioso.
Qual é o plano de parto da senhora? Então, sim, como mencionei acima, estamos programados para uma “cesária”, como é chamada em espanhol. Na verdade, já sabíamos há anos que teríamos um parto por cesárea se conseguíssemos engravidar, principalmente por causa dos meus problemas de coluna. Mas a questão que permanece no ar agora é se eu poderei ou não estar acordada para o parto. Para encurtar a história, as vértebras comprometidas em minhas costas (devido a complicações de uma cirurgia de escoliose realizada anos atrás) são as vértebras usuais da punção lombar e da epidural. E, a essa altura, nosso anestesista não pode dizer de forma conclusiva se elas vão cooperar ou não. Então… nosso plano A será tentar a epidural no dia do parto, e nesse caso eu poderia estar acordada e Barclay poderia estar ao meu lado para o nascimento do nosso pequeno. Mas, se isso não funcionar, nosso Plano B será imediatamente passar para a anestesia geral e, nesse caso, serei colocada para dormir e (infelizmente) Barclay também terá que sair da sala de cirurgia para o parto. Estou bastante emocionado com a ideia de perder a entrada do nosso pequeno no mundo e espero de todo o coração que o Plano A seja bem-sucedido. Mas Barclay e eu já sabemos há algum tempo que qualquer um dos cenários de parto seria uma possibilidade, por isso continuamos a nos lembrar de que a maior prioridade aqui é ter um bebê seguro e saudável e uma mãe segura e saudável. Portanto, estamos prontos para o que os médicos recomendarem e mal podemos esperar para conhecer esse bebê quando e como for melhor.
Tudo no hospital estará em inglês ou espanhol? Provavelmente em espanhol. Todas as nossas consultas até agora foram em espanhol, portanto, provavelmente essa também será a nossa experiência ao dar à luz. Ou como é chamado em espanhol, “dar a luz”, que significa “trazer à luz”. ♡
Os senhores poderão vir visitar seus pais imediatamente? Infelizmente, não. Os visitantes americanos ainda não têm permissão para entrar na UE durante a pandemia. Mas nossos pais já receberam suas primeiras doses da vacina, então estamos torcendo para que eles sejam autorizados a entrar no país em breve. Enquanto isso, nossa amiga maravilhosa que é doula pós-parto vai nos ajudar um pouco quando chegarmos em casa do hospital. Por isso, estamos muito gratos e confortados por saber que a senhora estará aqui conosco.
Os senhores têm carro? Como os senhores vão se deslocar de/para o hospital? Não, não temos carro aqui, então esse bebê voltará para casa conosco de táxi! Temos um lindo assento de carro europeu para ele, todo embalado e pronto para ir. 🙂
O senhor já escolheu um nome? Nãããoooo… não temos, rs. Tínhamos cerca de um milhão de nomes de meninas em nossa lista, mas, por alguma razão, estamos lutando com nomes de meninos. (Dar nome a um ser humano é muita pressão!) Na Espanha, tradicionalmente, os senhores têm 10 dias para dar nome ao bebê depois que ele nasce. Portanto, talvez esperemos para conhecer nosso pequeno bebecito e escolher o nome que melhor se adapte a ele.
O bebê será automaticamente um cidadão espanhol? Não, acontece que os Estados Unidos são um dos poucos países do mundo que concedem cidadania automática a qualquer pessoa nascida lá. Portanto, solicitaremos imediatamente que nosso bebê tenha residência na Espanha e cidadania americana, assim como nós.
A senhora planeja amamentar? Eu realmente adoraria, mas, honestamente, considero tudo sobre isso muito frouxo. Depois de observar as experiências de tantas amigas ao longo dos anos com a alimentação de seus bebês de muitas maneiras diferentes, acredito firmemente que “alimentado é melhor” – seja lá como for. Portanto, estou disposta a fazer o que for melhor para o meu corpo e para esse bebê. Vamos ver!
Qual é o plano da senhora para a licença maternidade? Tanto eu quanto Barclay somos autônomos e temos a sorte de poder definir nossos próprios horários, portanto, estamos planejando tirar cerca de 3 meses de licença maternidade/paternidade juntos. A partir daí, faremos uma reavaliação e veremos quais são os próximos passos que o senhor acha melhor. Preparei com antecedência algumas receitas novas e deliciosas que serão compartilhadas aqui no Gimme Some Oven enquanto eu estiver fora. Mas espero resistir à tentação de “ficar de olho nas coisas” e me desconectar legalmente para que possamos aproveitar esses primeiros meses juntos com nossa família de três pessoas. No entanto, estou ansiosa para voltar ao ritmo dos blogs no verão!
A senhora conseguiu fazer um chá de bebê durante a pandemia? Na verdade, tivemos muita sorte e fizemos três! Barclay e eu meio que presumimos que teríamos de deixar de lado essa tradição durante a pandemia. Mas nossos amigos e familiares foram criativos e organizaram algumas reuniões via Zoom, e elas acabaram sendo muito divertidas, hilárias, doces e especiais.
O senhor compartilhará fotos do seu quarto de bebê? O senhor recomenda algum produto para o berçário/bebê? Claro, farei isso em breve! Já está quase pronto. (O que, devo dizer, parece muito “americano” da nossa parte. Uma pequena diferença cultural que notamos aqui é que a maioria dos nossos amigos espanhóis não trabalha ou termina um quarto de bebê meses depois do nascimento do bebê). Quanto às recomendações de produtos, com certeza informarei se há algumas coisas específicas que acabamos adorando. Mas, neste momento, sinto que não podemos falar por experiência própria sobre nada que tenhamos comprado ou recebido, portanto, esperarei para compartilhar recomendações reais até que tenhamos testado tudo por algum tempo 🙂
Qual é a primeira coisa que a senhora mal pode esperar para comer ou beber após a gravidez? Haha, excelente pergunta. Tenho que admitir que as restrições alimentares relacionadas à gravidez não foram tão desafiadoras quanto eu esperava. Mas estou muito muito ansioso pelo meu primeiro mezcal marg em mais de 9 meses. Também não vejo a hora de tomar um bom jamón serrano novamente.
¡Nos vemos pronto, xoxo!
Bueno! A partir deste fim de semana, estou oficialmente entrando em licença maternidade. Mas espero voltar a aparecer brevemente em breve para apresentar aos senhores o nosso pequeno. E, como sempre, os senhores podem acompanhar meu Instagram pessoal (@gimmesomeali) se o senhor também estiver interessado em mais atualizações sobre a vida por trás do blog. ♡
Estou ansioso para estar de volta aqui com os senhores no verão. E, enquanto isso, obrigado ao senhor muito obrigado por continuar cozinhando com as receitas aqui no Gimme Some Oven enquanto eu estiver fora. Seus cliques nessas receitas ajudam diretamente a custear minha licença-maternidade como blogueira, por isso agradeço muito seu apoio. E espero sinceramente que o senhor aproveite as receitas deliciosas que preparei para compartilhar com o senhor (acima estão algumas prévias!) enquanto eu estiver fora!
Mais uma vez, toda a minha gratidão pelas muitas maneiras pelas quais os senhores nos apoiaram, amaram e incentivaram no ano passado. Espero que os senhores estejam bem, onde quer que estejam no mundo neste momento, e este bebê e eu estamos enviando a todos um abrazo muy fuerte (um abraço muito grande) de Barcelona!
Com muito amor,
Ali