Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Essa receita básica de arroz pegajoso para sushi é fácil de fazer em uma panela de arroz, Instant Pot ou no fogão. É perfeita para fazer sushi, tigelas de poke, onigiri e muito mais!
Preparem-se, amigos, porque estamos aprendendo a fazer sushi esta semana!!! ♡
Já faz algum tempo que estou esperando ansiosamente por essa série de postagens. Mas antes de mergulharmos em um tutorial completo sobre como fazer meus rolos de maki fáceis favoritos, há um primeiro passo essencial que todos nós precisamos dominar primeiro – como fazer sushi arroz.
Esse clássico arroz branco com vinagre (“sushi” significa literalmente “sabor azedo” em japonês), firme, pegajoso e de grãos curtos é a base de todos os sushis. E, pelo menos na minha opinião, é um dos principais fatores que separam o sushi mais ou menos do sushi estelar. A boa notícia para nós é que um excelente arroz para sushi é muito fácil de fazer em casa, seja em uma panela de arroz, panela de pressão ou no fogão. E tudo o que o senhor precisa para fazê-lo são cinco ingredientes básicos!
Admito que sigo o caminho não tradicional e uso apenas uma tigela de mistura básica e uma espátula para o processo de dobrar o arroz, que é um método que sempre funcionou muito bem para nós. Mas se o senhor quiser fazer seu arroz para sushi da maneira tradicional japonesa, incluí abaixo opções de como usar uma hangiri de madeira, remo de arroz e um ventilador para dobrar e resfriar o sushi. Seja qual for o método escolhido, o resultado final será um delicioso lote de arroz pegajoso temperado que funcionará perfeitamente em sua receita favorita de sushi, tigelas de poke, onigiri e muito mais.
Então, junte esses ingredientes básicos e vamos fazer arroz para sushi!
Como Fazer Arroz para Sushi | Vídeo de 1 Minuto
Ingredientes do arroz para sushi:
Para fazer arroz para sushi, o senhor precisará destes ingredientes essenciais para o arroz para sushi:
- Arroz branco de grão curto de estilo japonês: Essa variedade de arroz com textura única, pegajosa, rechonchuda e firme é essencial para fazer um bom arroz para sushi! Ao comprar arroz para sushi, procure arroz de grão curto que seja fabricado no Japão ou rotulado como “arroz para sushi” (algumas das marcas mais acessíveis agora são cultivadas na Califórnia). Dito isso, a qualidade, o preço, o sabor e as texturas do arroz para sushi podem variar, portanto, se o senhor realmente quiser escolher seu arroz favorito, sinta-se à vontade para experimentar algumas marcas diferentes para ver de qual gosta mais. Minhas marcas favoritas são Lundberg Farms, Nishikie Kokuho Rose.
- Vinagre de arroz: Apenas uma garrafa básica de vinagre de arroz sem tempero. (O senhor pode comprar “vinagre de sushi” comprado em loja, se o senhor preferir, que já inclui açúcar e sal misturados. Mas, normalmente, ele também inclui aditivos extras, por isso prefiro dedicar alguns minutos a mais para fazer meu próprio vinagre de sushi, misturando vinagre de arroz sem tempero, açúcar e sal).
- Açúcar: O açúcar granulado é tradicional para o arroz de sushi. Mas fique à vontade para usar seu adoçante natural favorito, se preferir.
- Sal marinho fino: Usei sal marinho fino nesta receita. Portanto, se o senhor estiver usando sal de mesa, observe que precisará usar menos sal.
- Kombu (opcional): Se quiser acrescentar um sabor umami tradicional ao seu arroz para sushi, fique à vontade para adicionar uma pequena folha de kombu (alga marinha seca) à panela enquanto o arroz cozinha.
Como fazer arroz para sushi:
Depois de experimentar vários métodos tradicionais e não tradicionais para fazer arroz para sushi, este é o método básico que encontrei. O principal objetivo aqui é cozinhar o arroz al dente (ele deve estar firme, mas não crocante) e tentar não amassar o arroz pegajoso ao mexê-lo (daí o método de cortar/dobrar suavemente, em vez de apenas mexer em círculos). Um bom arroz para sushi deve ter uma aparência polida e brilhante, e os grãos de arroz individuais devem ficar razoavelmente separados em vez de ficarem todos amassados. Mas, dito isso, seja qual for o resultado do seu arroz, garanto ao senhor que ele funcionará bem no sushi e será delicioso!
Além disso, recomendo enfaticamente que o senhor opte pelos métodos da panela de arroz ou da Instant Pot, pois são os mais simples e infalíveis para o arroz de grão curto, que às vezes é temperamental. Mas o método do fogão também funciona bem – observe apenas que os fogões a gás e elétricos podem fazer diferença no tempo de cozimento, portanto, verifique se o arroz está macio antes de retirá-lo do fogo.
Se o senhor tiver tempo extra, observarei que também é tradicional deixar o arroz lavado de molho na água de cozimento por 20 a 30 minutos antes de cozinhar. Mas, depois de experimentar isso algumas vezes, sinceramente não percebemos que o tempo extra de molho fez uma diferença tão significativa, por isso eu geralmente deixo de lado e cozinho o arroz imediatamente após o enxágue.
Ok! As instruções completas estão incluídas na receita abaixo, mas aqui está uma visão geral rápida do que faremos para preparar o arroz para sushi:
- Enxágue o arroz. Uma primeira etapa essencial! Coloque o arroz em uma peneira de malha fina e dê uma bom longo enxágue com água fria até que a água saia limpa e não esteja mais turva e, em seguida, drene toda a água extra.
- Cozinhe o arroz. Cozinhe o arroz em água (junto com uma folha de kombu, se desejar) até ficar macio. Incluí instruções abaixo sobre como cozinhar o arroz em uma panela de arroz, panela de pressão ou no fogão.
- Prepare o vinagre para sushi. Em seguida, enquanto o arroz estiver cozinhando, aqueça o vinagre, o açúcar e o sal e bata até que o açúcar se dissolva. O senhor pode fazer isso no micro-ondas ou em uma panela pequena no fogão.
- Tempere o arroz. Normalmente, faço essa etapa em uma tigela grande com uma espátula de silicone, mas o senhor pode usar uma hangiri de madeira e um pá de arroz se o senhor quiser seguir o caminho tradicional. Transfira o arroz imediatamente para uma tigela grande e regue-o uniformemente com o vinagre de sushi. Em seguida, use a espátula para dobrar o arroz com muito cuidado – cortando-o em um ângulo de 45 graus, levantando e dobrando o arroz sobre si mesmo, em vez de mexer e esmagar o arroz – até que o vinagre esteja uniformemente misturado e parte do vapor inicial tenha escapado.
- Legal. Cubra a tigela de mistura com uma toalha úmida de modo que ela toque a superfície do arroz, o que ajudará a evitar que o arroz seque. Deixe o arroz esfriar na bancada (ou na geladeira) até quase atingir a temperatura ambiente.
- Sirva. Use o arroz imediatamente em uma receita ou transfira para um recipiente hermético de armazenamento de alimentos e leve à geladeira por até 3 dias.
Possíveis variações:
Existem vários tipos de maneiras mais e menos tradicionais de preparar o arroz para sushi, portanto, sinta-se à vontade para experimentar e descobrir o que funciona melhor para o senhor! Por exemplo, o senhor poderia…
- Resfriar o arroz da maneira tradicional: Transfira o arroz para um recipiente de madeira hangiri assim que terminar o cozimento e coloque o vinagre de sushi uniformemente sobre o arroz. Com uma das mãos, use um pá de arroz para dobrar delicadamente o vinagre em um arroz, enquanto usa um ventilador com a outra mão para soprar o vapor e esfriar o arroz. Continue o ritmo de dobrar/ventilar por 10 minutos ou até que o arroz atinja a temperatura ambiente.
- Resfrie o arroz da maneira mais rápida: Esse método não é de forma alguma tradicional. Mas se o senhor quiser resfriar o arroz mais rapidamente, transfira o arroz para uma assadeira grande assim que terminar de cozinhar e regue o vinagre de sushi uniformemente por cima. Em seguida, use uma espátula grande para espalhar e dobrar suavemente o arroz repetidamente por alguns minutos até que ele atinja a temperatura ambiente.
- Deixe o arroz de molho: Como mencionado acima, o senhor também pode deixar o arroz de molho na água de cozimento por 20 a 30 minutos antes de cozinhar. Diz-se que isso dá ao arroz tempo extra para umedecer e cozinhar de forma mais uniforme.
- Personalize o vinagre do sushi: Fique à vontade para ajustar a quantidade de açúcar e sal no vinagre de sushi, a gosto. E, é claro, fique à vontade para usar mais ou menos vinagre de sushi, se o senhor preferir.
- Use um adoçante natural: No lugar do açúcar granulado, fique à vontade para usar mel, açúcar de coco ou qualquer outro adoçante natural que o senhor preferir.


A receita de rolos de sushi DIY será lançada no final desta semana!
Maneiras de usar o arroz para sushi:
Tradicionalmente, esse arroz japonês pegajoso de grão curto é servido apenas como acompanhamento para o resto da refeição. Mas, é claro, ele também é delicioso usado em vários tipos de sushi, tigelas de poke, onigiri e muito mais. Fique ligado para mais receitas que estão por vir!
Descrição
Aprenda a fazer o autêntico arroz de sushi em uma panela de arroz, panela de pressão ou no fogão! Veja as notas acima para possíveis variações também.
- Enxágue o arroz. Enxágue o arroz com água fria em uma peneira grande de malha fina por 1 a 2 minutos ou até que a água fique bem clara. Escorra bem.
- Cozinhe o arroz. Veja os detalhes nas notas abaixo sobre como cozinhar o arroz no fogão, em uma panela de arroz ou na Instant Pot.
- Prepare o vinagre de sushi. Enquanto o arroz estiver cozinhando, aqueça o vinagre de arroz, o açúcar e o sal marinho em uma panela pequena em fogo médio-alto até que a mistura quase ferva. Retire do fogo e bata até que o açúcar se dissolva. (Como alternativa, o senhor pode simplesmente aquecer a mistura no micro-ondas, se preferir).
- Tempere o arroz. Quando o arroz estiver cozido, transfira-o imediatamente para uma tigela grande e regue-o uniformemente com o vinagre de sushi. Use uma espátula para dobrar o arroz com muito cuidado – mais como um movimento de cortar e levantar do que de mexer e alisar – até que o vinagre esteja uniformemente misturado ao arroz.
- Legal. Cubra a tigela de mistura com uma toalha úmida de modo que ela toque a superfície do arroz, o que ajudará a evitar que o arroz seque. Deixe esfriar na bancada (ou na geladeira) até atingir a temperatura ambiente.
- Sirva. Use o arroz imediatamente em uma receita ou transfira para um recipiente hermético de armazenamento de alimentos e leve à geladeira por até 3 dias.
Notas
Instruções para a panela de arroz: Mexa rapidamente o arroz e a água na tigela de uma panela de arroz e, em seguida, coloque o kombu sobre o arroz. Tampe e cozinhe de acordo com as instruções do aparelho. Descarte o kombu.
Instruções do Instant Pot: Mexa rapidamente o arroz e a água na tigela da Instant Pot e, em seguida, coloque o kombu sobre o arroz. Tampe e cozinhe na pressão alta por 5 minutos, seguido de uma liberação natural de 10 minutos, seguida de uma liberação rápida. Descarte o kombu.
Instruções para o fogão: Misture rapidamente o arroz e a água (recomendo usar 2 1/4 xícaras de água para esse método) em uma panela grande, coloque o kombu sobre o arroz e cubra a panela com uma tampa bem justa. Aumente o fogo para médio-alto e cozinhe até que a água apenas chegue ao fogo brando. Reduza o fogo para médio-baixo para manter a fervura e cozinhe por 16 a 18 minutos ou até que todo o líquido seja absorvido e o arroz esteja macio. Retire a panela do fogo (com a tampa ainda colocada) e deixe o arroz cozinhar no vapor por mais 10 minutos. Descarte o kombu.
Compartilhe esta postagem