Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Minha receita favorita de sopa de cebola francesa caseira, fácil de fazer e repleta dos mais ricos sabores de cebola caramelizada.
Quem está pronto para uma tigela aconchegante de sopa de cebola francesa caseira? ♡
Na verdade, acabamos de chegar em casa tarde da noite, depois de passar um semana em Provence com nossos pais. E em meio à mais deliciosa semana de refeições em conjunto ao redor da mesa em nosso pequeno chalé – com croissants e baguetes frescos comprados na padaria local, cogumelos selvagens e alcachofras do tamanho de uma cabeça, aproximadamente um milhão de queijos franceses, azeitonas com ervas, torta de framboesa fresca, além dos mais belos rosés locais – também canalizei minha Julia Child interior e preparei uma porção da minha sopa de cebola francesa favorita para o jantar em uma noite. E foi deliciosa.
Na verdade, a primeira vez que compartilhei essa receita aqui foi no meu primeiro ano de blog – agora há dez anos! – e já a fiz inúmeras vezes desde então. E é sempre, sempre uma vencedora. Hoje em dia, costumo fazê-la vegetariana (usando caldo vegetariano em vez do tradicional caldo de carne) para que tanto eu quanto meu marido possamos apreciá-la. E depois de morar em Barcelona por alguns anos, também passamos a adorar o toque espanhol dessa receita, que inclui colocar um ovo em cada tigela de sopa e depois grelhá-lo (com ou sem torradas de queijo) até que o ovo esteja perfeitamente escalfado em cima da sopa.
Independentemente de como é feita, a sopa de cebola francesa é um clássico e permanecerá para sempre como uma das minhas comidas reconfortantes favoritas de todos os tempos. Portanto, se o senhor estiver procurando uma receita bem testada para adicionar ao seu repertório, posso garantir que essa é para ser guardada!
Receita fácil de sopa de cebola francesa | Vídeo de 1 minuto
Ingredientes da sopa de cebola francesa:
A boa notícia é que a clássica sopa de cebola francesa requer apenas alguns ingredientes simples. O senhor precisará de:
- Cebolas: O senhor pode usar cebolas brancas, amarelas ou vermelhas na sopa de cebola francesa. Mas para fazê-la da maneira clássica, o senhor precisará de 5 a 6 cebolas amarelas grandes, descascadas e cortadas em fatias finas.
- Manteiga: A maneira mais saborosa (francesa) de caramelizar as cebolas. Mas fique à vontade para usar manteiga vegana (ou apenas azeite de oliva) se estiver evitando laticínios.
- Farinha: Para ajudar a engrossar a sopa. Normalmente, uso farinha de trigo, mas o senhor pode usar uma mistura de farinha sem glúten. Ou simplesmente omita a farinha se o senhor não se importar em ter um caldo de sopa mais fino.
- Vinho branco: Para ajudar a deglacear a panela. Se as cebolas começarem a queimar um pouco no fundo da panela enquanto estiverem caramelizando, sinta-se à vontade para adicionar mais alguns respingos de vinho ao longo do processo para ajudar a levantar os pedaços dourados.
- Caldo de carne: A base clássica da sopa de cebola francesa, embora em nossa casa muitas vezes utilizemos caldo de carne para tornar essa sopa vegetariana.
- Worcestershire, alho, folha de louro, tomilho fresco, sal e pimenta: Para tempero. O senhor pode alterar as quantidades de cada um. E se o senhor não tiver tomilho fresco à mão, pode substituí-lo por tomilho seco (ou algumas ervas de Provence).
- Pão e queijo: Para as torradas com queijo por cima. Fique à vontade para usar qualquer tipo de pão (recomendo uma baguete crocante) e queijo ralado ou fatiado (Gruyere, Asagio, Suíço, Gouda, Mozzarella etc.) que o senhor preferir.
Todos os ingredientes/instruções estão listados na receita abaixo.
Como caramelizar cebolas:
O primeiro passo para fazer a tradicional sopa de cebola francesa é transformar aquela grande pilha de cebolas cruas em cebolas caramelizadas decadentes, doces e irresistíveis que formarão a rica base dessa receita. A caramelização é, na verdade, um processo muito simples, mas leva algum tempo. Portanto, coloque uma música, talvez sirva-se de uma taça extra do vinho branco que usaremos e prepare-se para passar um tempo de qualidade ao lado do fogão enquanto fazemos a mágica da cebola.
Para fazer as cebolas caramelizadas, basta derreter a manteiga em uma panela grande em fogo médio. Acrescente as cebolas e misture-as para que fiquem cobertas com a manteiga. Deixe-as cozinhar por cerca de 5 minutos, até que comecem a ficar um pouco douradas na parte inferior, e então mexa. Repita o processo por mais 5 minutos e, em seguida, mexa novamente. Em seguida, continue nesse ritmo – mexendo as cebolas a cada 3-5 minutos, mais ou menos, no início, e depois a cada 1-2 minutos perto do final – até que as cebolas tenham caramelizado em uma rica cor marrom-castanha. (Sempre que as cebolas parecerem estar começando a queimar no fundo da panela, basta adicionar um pouco de vinho ou água e usar uma colher de pau para raspar os pedaços dourados no fundo da panela). Em seguida, acrescente meia xícara de vinho para desengordurar totalmente o fundo da panela quando as cebolas estiverem prontas.
Como fazer sopa de cebola francesa:
Quando as cebolas estiverem caramelizadas e prontas para serem usadas, basta:
- Adicionar os ingredientes restantes. Misture o caldo, o Worcestershire, a folha de louro e o tomilho em uma tigela de vidro. panela grandee, em seguida, deixe a sopa continuar a cozinhar até atingir o ponto de fervura. Reduza o fogo e cozinhe em fogo brando por pelo menos 10 minutos. Em seguida, retire os ramos de tomilho e a folha de louro, experimente a sopa e tempere-a com S&P, se necessário.
- Toste o pão. Enquanto a sopa estiver fervendo, prepare também as coberturas. Se estiver seguindo o caminho tradicional com uma fatia de pão, toste-a no forno ou em uma torradeira até que esteja bem dourada.
- Grelhar. Coloque as tigelas próprias para forno em uma assadeira grossa. Quando a sopa estiver pronta, coloque a sopa em cada tigela, cubra com o pão torrado e a quantidade desejada de queijo. Coloque a assadeira na grelha do forno a cerca de 15 cm do fogo e grelhe por 2 a 4 minutos até que o queijo esteja derretido e borbulhante, observando atentamente o queijo para que não queime.
- E… sirva! Enquanto o queijo estiver derretido na hora e a sopa estiver quente e borbulhante. Que delícia.
Possíveis variações:
Há todos os tipos de ajustes, atalhos e adições que o senhor pode usar para personalizar sua própria receita de sopa de cebola francesa. Por exemplo, fique à vontade para:
- Pular a etapa de grelhar. Se por acaso não tiver tigelas próprias para forno para esta receita, ou se preferir simplesmente pular a parte da grelha da receita, sinta-se à vontade para cobrir a sopa com as fatias de torrada quentes e, em seguida, polvilhar o queijo por cima. (Ou você pode assar torradas com queijo no forno e depois adicioná-las à sopa).
- Use croutons. Em vez de torrar fatias de pão, o senhor também pode economizar tempo usando pão comprado em loja ou croutons caseiros.
- Use ervas secas. Se o senhor não tiver tomilho fresco à mão, sinta-se à vontade para substituí-lo por uma colher de chá de tomilho seco. Às vezes, também gosto de usar ervas de Provence para dar mais sabor.
- Pode ser vegetariano. Use caldo vegetariano (mais Worcestershire vegano, se o senhor quiser).
- Torne-o vegano. Use manteiga vegana (ou azeite de oliva), caldo vegetariano, Worcestershire vegano e queijo vegano.
- Faça-o sem glúten. Use farinha sem glúten (ou simplesmente omita a farinha por completo) e pão sem glúten.
O que servir com a sopa de cebola francesa:
O senhor está procurando alguns bons acompanhamentos para servir com essa receita? Aqui estão alguns dos meus favoritos:
Bom apetite a todos!
Descrição
Minha receita de sopa de cebola francesa favorita de todos os tempos – surpreendentemente fácil de fazer e cheia do melhor sabor.
- 4 quilos de cebolas amarelas, descascadas e cortadas em fatias finas (aproximadamente 5–6 cebolas grandes)
- 3 colheres de sopa manteiga
- 4 dentes de alho, picados
- 3 colheres de sopa farinha
- 1/2 xícara vinho branco seco
- 6 xícaras de caldo de carne (ou caldo de legumes)
- 1 colher de chá Molho inglês
- 1 folha de louro
- 3 ramos de tomilho fresco (ou 1 colher de chá dried thyme)
- sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
- baguete
- queijo ralado ou fatiado (como Gruyere, Asiago, Suíço, Gouda ou Mozzarella)
- Caramelize as cebolas. Em uma panela grande de fundo grosso paneladerreta a manteiga em fogo médio-alto. Acrescente as cebolas e refogue bem por cerca de 30 minutos até que fiquem caramelizadas (mas não queimadas), mexendo inicialmente a cada 3-5 minutos e, depois, uma vez por minuto próximo ao final da caramelização para evitar que queimem*. Acrescente o alho e refogue por 2 minutos. Acrescente a farinha e cozinhe por mais 1 minuto. Acrescente o vinho para deglacear a frigideira, usando uma colher de pau para raspar os pedaços dourados no fundo da frigideira.
- Cozinhe a sopa em fogo brando. Acrescente o caldo, o Worcestershire, a folha de louro e o tomilho e mexa para misturar. Continue a cozinhar até a sopa ferver. Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo, cubra e cozinhe em fogo brando por pelo menos 10 minutos. Descarte a folha de louro e os ramos de tomilho. Prove a sopa e tempere com sal e pimenta, se necessário.
- Toste o pão. Preaqueça o forno a 400°F. Enquanto a sopa estiver fervendo, corte a baguete em pedaços de 1 polegada de espessura e arrume-os em uma única camada na assadeira. Asse por 6 a 8 minutos, até que o pão esteja tostado e dourado nas bordas. Retire e reserve.
- Grelhe a cobertura. Coloque o forno na grelha. Quando a sopa estiver pronta para servir, coloque as tigelas próprias para forno em uma assadeira grossa. Coloque a sopa em cada tigela e, em seguida, cubra com uma fatia de baguete e a quantidade desejada de queijo (usei cerca de 1/4 de xícara de queijo ralado para cada uma). Coloque em uma grade do forno a cerca de 15 cm do fogo e grelhe por 2 a 4 minutos ou até que o queijo esteja derretido e borbulhante. (Fique de olho para que não queime.) Retire do forno e sirva imediatamente enquanto a sopa estiver quente e borbulhante.
Esta publicação contém links de afiliados.
Compartilhe esta postagem