Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Esta receita tradicional de panellets catalães é fácil de fazer com apenas 6 ingredientes e divertida de personalizar com diferentes coberturas.
Bom dia a todos! A nova receita de hoje é especial e vem daqui mesmo, do coração da Catalunha – estamos fazendo panellets. ♡
Na verdade, eu nunca tinha ouvido falar desses doces antes de nos mudarmos para Barcelona. Mas algumas semanas depois de chegarmos à cidade nessa época, há dois anos, recebi uma mensagem no Insta de uma leitora de um blog local (que desde então se tornou uma das minhas melhores amigas na cidade) dizendo que nós absolutamente tinha para passar por um padaria tradicional em nosso bairro para experimentar alguns panellets enquanto estavam na estação. Então, demos uma passada lá para provar alguns e imediatamente nos apaixonamos por essa doce tradição.
Como viemos a saber, panellets (pronuncia-se pah-neh-yets) são uma guloseima sazonal na Catalunha, disponível apenas por um curto período de tempo antes do Dia de Todos os Santos (1º de novembro), onde são tradicionalmente servidos com castanhas assadas e enormes batatas-doces assadas. Há pelo menos uma dúzia de sabores diferentes de panellets para o senhor escolher, cada um com seu próprio formato tradicional para combinar com o sabor. E todos são recheados com um doce recheio de marizpan amendoado. E todos são deliciosos. Nossos favoritos são os panellets de pinhão (redondos) e os panellets de amêndoa (ovais), que são dois dos sabores mais populares. Mas o senhor também pode enrolar ou rechear seus panellets com tudo, desde coco até cacau, café, pasta de marmelo, cerejas e muito mais. São tantos panellets para o senhor escolher!
Na semana passada, antes do Dia de Todos os Santos, coincidentemente tínhamos um encontro marcado com essa mesma amiga e seu namorado para comer sushi. Mas, no último segundo, ela enviou uma mensagem e perguntou se gostaríamos de fazer uma festa de confecção de panelinhas caseiras – ao que respondemos imediatamente sim, por favor. Então Barclay preparou uma grande quantidade de curry de couve-flor para o jantar. Laura e eu começamos a trabalhar misturando o marzipã de farinha de amêndoas com limão. A Dani fez o controle de qualidade de todas as coberturas. E nós quatro passamos a noite e desenrolamos algumas dúzias de panellets, que acabaram ficando prontos perfeitamente no forno. Nosso primeiro sucesso de panelinhas!
Nós mergulhamos neles enquanto estavam quentinhos, recém-saídos do forno, e depois encaixotamos as sobras para compartilhar com nossos vizinhos. (Eles sempre se divertem quando aprendemos a fazer receitas tradicionais catalãs). Mas depois que eu postado sobre a nossa festa de panelinhas no Instagram, muitos dos senhores pediram a receita e decidimos fazer uma segunda leva para que eu pudesse compartilhar a receita com os senhores a tempo do Dia de Todos os Santos.
Portanto, para os senhores interessados em experimentar os panellets, veja como Laura nos ensinou a fazê-los!


Nossos primeiros panellets em Barcelona – Dia de Todos os Santos de 2017 🙂


Panellet Party 2019!
Ingredientes do Panellet:
Os ingredientes tradicionais usados para fazer panellets de pinhão e/ou amêndoa incluem:
- Farinha de amêndoa (farinha de amêndoas): Essa será a base da nossa massa de marzipã.
- Batata: É tradicional misturar um pouco de batata cozida (como uma Yukon gold) na massa de marzipã. Eu simplesmente coloquei uma batata pequena no micro-ondas para cozinhá-la rapidamente, mas o senhor também pode ferver ou assar a batata.
- Açúcar: O açúcar branco granulado é tradicional, mas usamos açúcar mascavo em ambos os lotes.
- Ovos: Que usaremos (1) na própria massa, (2) para ajudar a unir a massa às coberturas e (3) para pincelar como uma cobertura de ovo antes de assar.
- Raspas de limão: Que adicionaremos à massa.
- Coberturas: Pinhões (o senhor pode notar que os pinhões espanhóis são extra-longos), amêndoas finamente picadas ou veja abaixo mais opções de cobertura.


Como fazer panellets
Como fazer panellets:
Então, depois de fazer nosso primeiro lote de maçapão à mão, peguei um atalho e fiz o segundo lote com um processador de alimentos – o que funcionou muito bem! De qualquer forma, esses pequeninos ficarão deliciosos. Para fazer panellets da maneira tradicional, basta:
- Fazer o marzipã. Em uma tigela grande, misture o açúcar, os ovos e as raspas de limão até incorporar. Acrescente o purê de batata e mexa até incorporar. Em seguida, adicione gradualmente a farinha de amêndoas e mexa (ou talvez seja necessário usar as mãos para trabalhar a farinha na massa) até que ela esteja completamente combinada. Use as mãos para moldar o maçapão em um disco grande. Em seguida, cubra e leve à geladeira por algumas horas até esfriar. (Dito isso, na verdade, pulamos a etapa de refrigeração e, mesmo assim, o senhor conseguiu fazer os doces muito bem).
- Enrole os panellets. Enrole o maçapão em bolas de 1 polegada de tamanho uniforme (para a versão com pinhão) ou em pequenos troncos (para a versão com amêndoas), com cerca de 20 gramas cada. Mergulhe cada bola em uma tigela com ovo batido. Em seguida, mergulhe-as em uma segunda tigela cheia de pinhões ou amêndoas finamente picadas. Use as mãos para pressionar delicadamente as nozes no maçapão de modo que toda a bola fique coberta. (Isso requer um pouco de paciência e exigirá que o senhor suje as mãos, portanto, prepare-se para que essa etapa leve algum tempo!)
- Pincele os panellets. Em seguida, coloque os panellets enrolados em uma assadeira coberta com pergaminho. Pincele-os mais uma vez com uma camada de ovo.
- Assar. Em seguida, asse por 10 minutos ou até que a parte superior dos panellets esteja bem dourada. (Fique de olho para que as nozes não queimem, pois isso seria muito triste!)
- Sirva. Então aproveite! Os panellets devem ser mantidos em temperatura ambiente por até uma semana, embora eu duvide que durem tanto tempo. ♡
Possíveis variações:
Como mencionei acima, vimos muitos tipos diferentes de panellets nas padarias de Barcelona! Aqui estão mais algumas opções de como personalizar o seu próprio:
- Use uma cobertura diferente: O coco ralado e o cacau em pó são duas opções mais populares para enrolar seus panellets. Outros são prensados em um formato de biscoito com impressão digital e recheados com uma cereja maraschino ou pasta de marmelo.
- Use batata-doce: Outra amiga mencionou que adora fazer panellets mais saudáveis com batata-doce e xarope de bordo. Quero tentar fazer isso no próximo ano!
- Use um adoçante diferente: Usamos açúcar mascavo, mas o açúcar branco (granulado) ou o açúcar de coco também funcionariam bem aqui. Não testei adoçantes líquidos, como xarope de bordo ou mel, mas imagino que eles poderiam funcionar se o senhor experimentasse um pouco com as proporções.
Mais receitas favoritas de Barcelona:
Interessado em outras receitas que aprendemos a fazer enquanto moramos na Espanha? Aqui estão algumas das favoritas:
Descrição
Esta receita tradicional de panellets catalães é fácil de fazer, naturalmente sem glúten e fácil de personalizar com uma variedade de coberturas diferentes.
- 3 ovos, divididos
- raspas de um limão pequeno
- 1 1/2 xícara (300 gramas) de açúcar mascavo embalado
- 3 1/2 onças (100 gramas) Batata Yukon gold, cozida, descascada e amassada com um garfo
- 18 onças (500 gramas) farinha de amêndoas
- 12 onças (350 gramas) pinhões crus ou amêndoas finamente picadas (ou uma mistura 50/50 de ambos)
- Faça o marzipã. Em uma tigela grande*, misture os seguintes ingredientes um ovo, raspas de limão e açúcar mascavo até incorporar. Acrescente a batata amassada (cozida) e mexa até incorporar. Aos poucos, adicione a farinha de amêndoas e mexa (ou talvez seja necessário usar as mãos) a massa até que ela esteja completamente combinada, tomando cuidado para não trabalhar demais a massa. Nesse ponto, o senhor pode começar a estender a massa. Ou pode moldá-la em forma de disco, cobri-la com filme plástico e levá-la à geladeira por até 48 horas até que esteja pronta para ser usada.
- Enrole os panellets. Enrole a massa de marzipã em bolas de 1 polegada (para a versão de pinhão) ou em pequenos troncos de 1 polegada (para a versão de amêndoa), com cerca de 20 gramas cada. Bata no liquidificador um ovo em uma tigela pequena e coloque os pinhões ou amêndoas em uma segunda tigela. Mergulhe uma bola de massa na mistura de ovos até que esteja completamente revestida. Em seguida, transfira a bola de massa para a tigela de nozes e use as mãos para pressionar suavemente as nozes de modo que toda a bola fique coberta. (Isso requer um pouco de paciência e exigirá que o senhor suje as mãos, portanto, prepare-se para que essa etapa leve algum tempo).
- Prepare o forno. Aqueça o forno a 425°F.
- Pincele os panellets. Coloque os panellets enrolados em uma assadeira grande coberta com pergaminho. Bata o último ovo e 1 colher de sopa de água em uma tigela pequena. Em seguida, pincele cada um dos panellets com a mistura de ovos.
- Asse. Asse por 10 minutos ou até que a parte superior dos panellets esteja levemente dourada. (Não se esqueça de ficar de olho neles para que as nozes não queimem).
- Sirva. O senhor pode saborear os panellets enquanto eles estão quentes. O senhor também pode armazená-los em um recipiente fechado em temperatura ambiente por até uma semana ou congelá-los por até três meses.
Observações
*Opção de processador de alimentos: Em vez de misturar o maçapão à mão, eu bati tudo junto (usando a mesma ordem dos ingredientes) em um processador de alimentos – o que funcionou muito bem!
*Refrigerar a massa: Muitas receitas tradicionais sugerem refrigerar a massa até que ela esteja completamente fria antes de estender as bolas de massa. Mas nós pulamos essa etapa e elas ficaram ótimas. 🙂
*Fonte: Muito obrigado à minha amiga Laura por esta receita!
Esta postagem contém links de afiliados.
Compartilhe esta postagem