Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Minha receita favorita de sopa aconchegante de frango e arroz selvagem é feita com o mais delicioso caldo cremoso, uma generosa porção de legumes e verduras, além do clássico frango e arroz selvagem que todos nós amamos!
Para aqueles dos senhores que também estão desejando uma comida reconfortante e aconchegante neste momento, eu voto para que voltemos a um clássico hoje que é sempre bom para a alma…
…uma tigela quente, saudável e tão deliciosa de sopa de frango e arroz selvagem. ♡
Minha receita favorita de sopa de frango com arroz selvagem está repleta de todo o frango macio e do arroz selvagem saudável que todos nós conhecemos e amamos. Mas eu adoro especialmente essa versão porque ela também está repleta de muitos legumes e verduras. Além disso, ela também é feita com o mais delicioso caldo de alecrim rico e cremoso que é um pouco mais leve com o uso de leite em vez de creme de leite.
Normalmente, faço essa sopa no fogão, mas também incluí uma opção de Instant Pot abaixo. Além disso, também incluí opções de como fazer essa sopa sem glúten (ou até mesmo vegetariana), diferentes temperos que podem ser usados, outros ingredientes que podem ser trocados ou substituídos, além do meu ingrediente favorito para adicionar a essa sopa quando estou me sentindo indulgente (dica, dica: é bacon).
Muito bem, vamos fazer uma sopa de frango e arroz selvagem, amigos!
Ingredientes da sopa de frango e arroz selvagem:
Algumas observações rápidas sobre os ingredientes de que o senhor precisará para fazer essa receita de sopa de frango e arroz selvagem! (Como sempre, as quantidades completas dos ingredientes e as instruções estão incluídas na receita no final desta postagem).
- Mirepoix: Usaremos a mistura clássica de cenoura, aipo e cebola como base para esta sopa – refogados na manteiga ou no azeite de oliva até amolecerem.
- Alho: E em grande quantidade, para adicionar um sabor rico de alho ao caldo.
- Farinha: Usei farinha para todos os fins para engrossar esta sopa, mas veja as opções alternativas abaixo para espessantes sem glúten que o senhor pode usar em seu lugar. (Ou o senhor pode omitir os espessantes e simplesmente apreciar o caldo mais fino por si só, que é igualmente delicioso!)
- Caldo de galinha: Ou caldo de legumes, o que o senhor tiver em mãos.
- Frango: Normalmente, eu coloco dois peitos de frango desossados e sem pele na sopa, que cozinham junto com o arroz selvagem, e depois os desfio. Mas o senhor também tem a opção de cortar o frango cru em cubos e adicioná-lo à sopa. Ou pode simplesmente adicionar o frango pré-cozido cortado em cubos ou desfiado que tiver à mão.
- Cogumelos: Gosto de usar cogumelos baby bella nessa sopa – cortados em cubos ou em fatias finas – mas o senhor pode omiti-los se não gostar de cogumelos.
- Arroz selvagem: Como sempre, certifique-se de verificar novamente se o senhor está usando 100% de arroz selvagem e não arroz preto (que deixará a sopa roxa!). Ou o senhor também pode usar uma mistura de arroz selvagem.
- Alecrim: Eu adiciono uma colher de sopa (ou mais, se o senhor quiser!) de alecrim fresco picado finamente a essa sopa. Mas o senhor também pode usar 1 colher de chá (ou mais) de alecrim seco, se tiver à mão.
- Folhas de louro: Cujo sabor realmente realça esse caldo.
- Leite: Usei leite de vaca integral na minha sopa, mas o senhor também pode usar qualquer outro leite vegetal simples que preferir.
- Espinafre bebê: O senhor também pode colocar algumas verduras nessa sopa! Gosto de acrescentar espinafre picado, mas o senhor também pode usar couve ou couve-galega.
- Sal e pimenta: Como sempre, para temperar.
Como fazer a sopa de arroz selvagem com frango:
Para fazer essa receita de sopa de arroz selvagem com frango, vamos simplesmente:
- Refogar os legumes. Derreta a manteiga ou o óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Acrescente a cebola e refogue por 4 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente a cenoura, o aipo e o alho e refogue por mais 3 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicione a farinha e refogue por mais 1 minuto, mexendo com frequência.
- Acrescente a próxima rodada de ingredientes. Despeje gradualmente o caldo de galinha, mexendo a sopa com frequência enquanto despeja para que os torrões de farinha possam derreter no caldo. Acrescente os peitos de frango, os cogumelos, o arroz selvagem, o alecrim, as folhas de louro e misture bem.
- Cozinhe em fogo brando. Deixe a sopa continuar cozinhando até atingir o ponto de fervura. Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo para manter a fervura, tampe e cozinhe por 30 minutos ou até que o arroz selvagem esteja macio – não se esqueça de mexer a sopa a cada 5-7 minutos para que o fundo da panela não queime.
- Desfie ou corte o frango em cubos. Use uma pinça para transferir cuidadosamente os peitos de frango para um prato limpo. Em seguida, o senhor pode cortar em cubos ou usar dois garfos para desfiar o frango em pedaços pequenos e misturá-los novamente à sopa.
- Acrescente os ingredientes restantes. Acrescente o leite e o espinafre baby até incorporar.
- Tempere. Retire e descarte as folhas de louro. Prove e tempere a sopa com a quantidade de sal e pimenta-do-reino que o senhor achar necessária.
- Sirva. Sirva quente e aproveite!
Possíveis variações da sopa de frango:
Há muitas maneiras deliciosas de personalizar essa sopa, portanto, sinta-se à vontade para ser criativo e acrescentar os ingredientes favoritos que tiver à mão! Por exemplo, fique à vontade para…
- Prepará-la na Panela Instantânea ou na Panela Elétrica: Veja as instruções na caixa de receitas abaixo.
- Faça-o sem glúten: Em vez disso, omita a farinha de trigo e faça uma pasta de amido de milho (com partes iguais de amido de milho e água fria batidas juntas) para engrossar a sopa. Depois que o arroz estiver cozido, adicione de 1 a 2 colheres de sopa da pasta à sopa de cada vez até que o caldo atinja o nível de espessura desejado.
- Pode ser vegetariano: Sinta-se à vontade para colocar uma lata de grão-de-bico no lugar do frango (e caldo de legumes no lugar do caldo de frango) para tornar essa sopa vegetariana. Ou eu também recomendaria minha receita vegana Sopa aconchegante de arroz selvagem de outono que é feita com uma base de batata-doce e leite de coco.
- Ignore o espessante: Se o senhor quiser um caldo mais fino, fique à vontade para omitir totalmente a farinha (ou amido de milho). O senhor também pode usar um liquidificador de imersão para fazer um purê de parte do caldo (certifique-se de que o frango tenha sido removido ao fazer isso) para engrossar um pouco o caldo, se desejar.
- Acrescente o bacon: Se o senhor realmente quiser incrementar o sabor dessa sopa, recomendo fritar de 6 a 8 fatias de bacon no início da receita. Em seguida, retire e esfarele o bacon para usar como pedaços de bacon para decorar as tigelas de servir e use a gordura restante do bacon para refogar os legumes (em vez de manteiga ou óleo).
- Use Old Bay: No lugar do alecrim, também adoro usar 1 1/2 colher de sopa de Tempero Old Bay para dar a essa sopa um toque mais Cajun. Confie em mim, é deliciosa!
- Use verduras diferentes: A couve ou o repolho também ficariam deliciosos no lugar do espinafre.
- Use arroz ou orzo diferente: Sinta-se à vontade para substituir o arroz selvagem por outros tipos de arroz ou macarrão orzo, se desejar. Observe apenas que o tempo de cozimento será diferente dependendo do tipo de arroz/massa que o senhor escolher.
Descrição
Minha receita favorita de sopa aconchegante de frango e arroz selvagem é feita com o mais delicioso caldo cremoso, uma generosa porção de legumes e verduras, além do clássico frango e arroz selvagem que todos nós amamos!
- 2 colheres de sopa manteiga ou azeite de oliva
- 1 cebola branca ou amarela pequena, descascada e cortada em cubos
- 2 cenouras médias, cortadas em cubos
- 2 talos de aipo, cortados em cubos
- 6 dentes de alho, picados
- 1/4 de xícara farinha para todos os fins
- 6 xícaras caldo de galinha (ou caldo de legumes)
- 1 meio quilo de peito de frango desossado e sem pele*
- 8 onças cogumelos baby bella, cortados em cubos
- 1 xícara não cozido arroz selvagemenxaguado e escorrido
- 1 colher de sopa alecrim fresco finamente picado
- 2 folhas de louro
- 2 xícaras leite puro (leite de vaca ou leite vegetal)
- 2 um punhado grande de espinafre fresco, picado grosseiramente
- sal marinho fino e pimenta-do-reino recém-rachada
- Refogue os legumes. Derreta a manteiga ou o óleo em uma panela grande em fogo médio-alto. Acrescente a cebola e refogue por 4 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente a cenoura, o aipo e o alho e refogue por mais 3 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicione a farinha e refogue por mais 1 minuto, mexendo com frequência.
- Acrescente a próxima rodada de ingredientes. Despeje gradualmente o caldo de galinha, mexendo a sopa com frequência enquanto despeja para que os torrões de farinha possam derreter no caldo. Acrescente os peitos de frango, os cogumelos, o arroz selvagem, o alecrim e as folhas de louro e misture bem.
- Cozinhe em fogo brando. Deixe a sopa continuar cozinhando até atingir o ponto de fervura. Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo para manter a fervura, tampe e cozinhe por 40-45 minutos ou até que o arroz selvagem esteja macio – não se esqueça de mexer a sopa a cada 5-7 minutos para que o fundo da panela não queime.
- Desfie ou corte o frango em cubos. Use uma pinça para transferir cuidadosamente os peitos de frango para um prato limpo. Em seguida, o senhor pode cortar o frango em cubos ou usar dois garfos para desfiá-lo em pedaços pequenos e misturá-lo novamente à sopa.
- Acrescente os ingredientes restantes. Acrescente o leite e o espinafre baby até incorporar.
- Tempere. Retire e descarte as folhas de louro. Prove e tempere a sopa com a quantidade de sal e pimenta-do-reino que o senhor achar necessária.
- Sirva. Sirva quente e aproveite!
Notas
Frango: Ou fique à vontade para adicionar 3-4 xícaras de frango em cubos ou desfiado (pré-cozido) em vez de frango cru.
Opção de panela instantânea: Para fazer sopa de frango e arroz selvagem na panela de pressão, basta adicionar a cebola, a cenoura, o aipo, o alho, o caldo de galinha, os peitos de frango, o arroz selvagem, o alecrim e as folhas de louro na tigela da Instant Pot. Tampe, feche e cozinhe em alta pressão por 30 minutos, seguido de uma liberação natural de 10 minutos, seguida de uma liberação rápida. Enquanto isso, em uma panela separada, aqueça a manteiga em fogo médio-alto até derreter. Acrescente a farinha até incorporar e cozinhe por 1 minuto, mexendo com frequência. Em seguida, acrescente o leite até incorporar e continue aquecendo até a mistura engrossar. Retire do fogo e adicione a mistura à sopa. Continue com as etapas 4 a 7.
Opção de Crock-Pot: Para fazer sopa de frango e arroz selvagem em panela elétrica, basta adicionar a cebola, a cenoura, o aipo, o alho, o caldo de galinha, os peitos de frango, o arroz selvagem, o alecrim e as folhas de louro na tigela de uma panela elétrica grande. Tampe e cozinhe em fogo alto por 3 a 4 horas ou em fogo baixo por 6 a 8 horas, até que o arroz esteja macio. Enquanto isso, em uma panela separada, aqueça a manteiga em fogo médio-alto até derreter. Acrescente a farinha até incorporar e cozinhe por 1 minuto, mexendo com frequência. Em seguida, acrescente o leite até incorporá-lo e continue aquecendo até a mistura engrossar. Retire do fogo e adicione a mistura à sopa. Continue com as etapas 4 a 7.
Compartilhe esta postagem