Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Tudo o que aprendi vivendo na Espanha sobre como fazer o melhor receita autêntica, deliciosa e fresca de gaspacho de tomate – em apenas 15 minutos!
A temporada de tomates frescos finalmente voltou, o que significa que é hora de começar a fazer todo o gaspacho. ♡
Há anos sou fã dessa sopa de tomate espanhola refrescante e gelada. Mas desde que nos mudamos para Barcelona, ficamos obcecados por ela no verão, especialmente depois de termos tido a oportunidade de passar um tempo na Andaluzia, a região onde o gaspacho se originou. Naquela parte do país, o gaspacho está disponível em praticamente todos os lugares – de restaurantes a bares, cafeterias e qualquer outro lugar. supermercado por onde o senhor passar. Mesmo aqui em Barcelona, o supermercado mais próximo oferece nada menos que sete tipos diferentes de gaspacho engarrafado para levar! É a refeição leve e refrescante favorita de todos aqui para combater o calor do verão. E quando é feito com os melhores produtos maduros da estação – puxa vida – não há nada melhor.
Dito isso, se o senhor tiver a oportunidade de visitar a Espanha, verá que o gaspacho aqui varia um pouco de região para região. E, é claro, há um milhão de ingredientes não tradicionais e reviravoltas que os cozinheiros modernos também adoram experimentar. Mas, dito isso, o gaspacho de tomate ao estilo andaluz é provavelmente a versão que vem à mente da maioria das pessoas quando pensam nessa sopa mista. Portanto, se o senhor estiver com vontade de comer uma tigela (ou um copo com canudo, veja abaixo!), aqui está a minha receita de gaspacho que eu absolutamente adoro. Ela é rápida e fácil de fazer, em apenas 15 minutos, e eu a considero lo mejor – simplesmente o melhor!
A MELHOR Receita de Gaspacho | Vídeo de 1 minuto
Ingredientes do gaspacho espanhol:
O gaspacho é a sopa de verão por excelência porque todos os ingredientes frescos estão deliciosamente na estação nesta época do ano, e não há necessidade de aquecer o fogão ou o forno! Basta preparar os ingredientes em uma tábua de corte. Em seguida, o liquidificador ou o processador de alimentos fará o resto. Para fazer essa receita de gaspacho caseiro, o senhor precisará de:
- Tomates: Os tomates romanos ou o que chamamos de “tomates ramos” aqui na Espanha (tomates médios, redondos e de pele macia na videira) são o padrão para o gaspacho tradicional. Mas, na verdade, qualquer tomate maduro, suculento e fresco serve. Não há necessidade de descascar os tomates para o gaspacho, mas recomendo que eles sejam descaroçados (retire a polpa branca e as sementes).
- Pepino: Os pepinos persas ou Kirby de 15 cm são os mais usados na Espanha, descascados e sem sementes. Mas, em vez disso, costumo colocar metade de um pepino inglês. O que for melhor para o senhor!
- Pimentão verde: Alguns de meus amigos espanhóis acreditam piamente que o verde pimentões verdes, especificamente, são essenciais para o autêntico gaspacho espanhol. Mas eu diria que qualquer cor de pimentão que o senhor tiver à mão serve. 🙂
- Pão: As sobras de pão branco são a chave para a textura do autêntico gaspacho, ajudando a engrossá-lo levemente e a arredondar os sabores. Nossos amigos aqui nos ensinaram a descartar as cascas para obter a textura ideal. Então, para ajudar o pão a se misturar bem, o senhor pode:
- misturar o gaspacho e, em seguida, colocar a fatia de pão no centro da sopa e deixá-la descansar por 10 minutos para amolecer antes de misturá-la à sopa, ou…
- basta colocá-lo debaixo da torneira e deixá-lo de molho completamente com água, soque-o completamente com as mãos e, em seguida, adicione o pão aos ingredientes da sopa e bata-o
- Cebola vermelha: Apenas metade de uma cebola roxa pequena, descascada.
- Alho: Eu uso dois dentes de alho pequenos ou um dente grande.
- Azeite de oliva: Muitas receitas tradicionais de gaspacho são carregadas com lotes de azeite de oliva. Mas hoje em dia, na Espanha, eles geralmente reduzem a quantidade de azeite para tornar a sopa um pouco mais saudável. Esta receita usa apenas 3 colheres de sopa.
- Vinagre de xerez: A Andaluzia é conhecida por seu xerez. E, é claro, pelo vinagre de xerez (vinagre de Jerez), que é sempre usado para fazer gaspacho aqui na Espanha. Dito isso, porém, se o senhor não encontrar vinagre de xerez no supermercado, pode usar vinagre de vinho tinto.
- Cominho moído: Um de nossos amigos na Andaluzia me ensinou o segredo de adicionar cominho ao gaspacho, que na verdade é um ingrediente popular no sul da Espanha devido à proximidade da região com o Marrocos. Adoro a nota sutil e terrosa que ele acrescenta a esta receita.
- Sal marinho e pimenta-do-reino: Essenciais!
Como fazer gaspacho:
Para fazer sopa de gaspacho caseira, basta:
- Faça um purê da sopa: Combine todos os ingredientes do gaspacho em um liquidificador ou processador de alimentos e bata por 1 minuto ou até que o gaspacho atinja a consistência desejada. (Eu gosto do meu supermacio).
- Refrigerar: Transfira a sopa para um recipiente fechado e leve à geladeira por 4 horas ou até que esteja completamente gelada.
- Sirva: Em seguida, sirva a sopa bem fria, decorada com suas coberturas favoritas.
Coberturas para sopa de gaspacho:
Com um purê de sopa tão simples, as coberturas são essenciais para mim! Gosto de adicionar qualquer combinação das seguintes opções ao gaspacho:
- Croutons caseiros: Fácil de fazer com qualquer sobra de pão que o senhor tenha em mãos.
- Ervas frescas: Manjericão, tomilho, orégano, alecrim e/ou cebolinha são algumas das nossas preferidas.
- Pimenta do reino fresca: Para mim, é sempre uma obrigação.
- Azeite de oliva: Um fiozinho extra por cima é tradicional na Espanha.
- Creme: Um fiozinho de creme de leite (ou creme azedo) pode ser bom, se o senhor quiser uma sopa mais cremosa.
- Presunto espanhol e ovos cozidos picados: Essas coberturas são tradicionais com salmorejo, mas também são populares com gazpacho no sul da Espanha.
Ou, é claro, provavelmente o mais comum é polvilhar algumas sobras de vegetais picados do gaspacho por cima (como tomate, pimentão verde, cebola ou pepino). O que parecer bom para o senhor!
Como servir o gaspacho:
O senhor pode servir a sopa de gaspacho em uma tigela ou caneca, decorada com as coberturas que desejar. Ou, para manter as coisas super simples, muitos lugares na Espanha servem o gaspacho com gelo em copos com canudo, o que eu realmente adoro! (Veja as fotos abaixo).
O único aspecto a ser observado ao servir o gaspacho é que ele precisa estar bem gelado. Portanto, planeje preparar a receita algumas horas antes de servir, para que ela tenha tempo suficiente para esfriar na geladeira antes da refeição.
Possíveis variações:
Embora a receita abaixo seja de um autêntico gaspacho de tomate, é claro que há zilhões de maneiras de personalizar o gaspacho. O senhor poderia:
- Adicionar frutas: Melancia, melão e morangos são as adições comuns ao gaspacho vermelho aqui na Espanha. (Aqui está minha receita para o gaspacho de melancia.)
- Adicionar legumes: Beterraba, abobrinha e milho também são adições populares.
- Adicione mais ervas: Fique à vontade para acrescentar ervas frescas que pareçam boas, como manjericão, alecrim, tomilho ou cebolinha.
- Adicione temperos: Este é definitivamente o não um acréscimo comum ao gaspacho na Espanha, já que o país quase sempre evita o calor em sua comida. Mas às vezes adoro acrescentar algumas fatias de jalapeño ou serrano a essa receita para dar um toque extra.


Gaspacho tarde da noite com um canudo enquanto visitava Sevilha.
Bom proveitoa todos!
Descrição
Minha receita favorita de como fazer o autêntico, fresco e delicioso gaspacho espanhol.
- 2 quilos de tomates Roma maduros, cortados pela metade e sem caroço*
- 1 pepino pequeno (1/2 lb), descascado e sem sementes*
- 1 pimentão verde médio, sem caroço
- 1/2 cebola roxa pequena, descascada
- 2 dentes de alho pequenos (ou 1 cravo grande), descascado
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- 2 colheres de sopa vinagre de xerez
- 1 colher de chá de sal marinho fino
- 1/2 colher de chá pimenta-do-reino recém-rachada
- 1/2 colher de chá cominho em pó
- 1 fatia grossa de pão branco, embebida, sem a casca*
- guarnições opcionais: croutons caseiros, ervas frescas picadas, um fio de azeite de oliva ou qualquer sobra de ingredientes picados do gaspacho
- Purê. Combine todos os ingredientes em uma liquidificador ou processador de alimentos. Bata por 1 minuto ou até que a sopa atinja a consistência desejada.
- Tempere. Prove e tempere com mais sal, pimenta e/ou cominho, se necessário.
- Refrigerar. Leve à geladeira em um recipiente fechado por 3 a 4 horas ou até que esteja completamente gelado.
- Sirva. Sirva frio, coberto com as guarnições desejadas.
Notas
Tomates: Para tirar o caroço dos tomates, basta retirar e descartar as sementes, além de qualquer caroço branco e duro.
Pepino: Ou o senhor pode acrescentar apenas metade de um pepino inglês, que não precisa ser semeado.
Pão: Normalmente, usamos apenas uma baguete. Para deixar o pão de molho, recomendo simplesmente colocá-lo debaixo da pia por alguns segundos para encharcá-lo com água. Em seguida, retire a água extra e coloque o pão no liquidificador ou no processador de alimentos.
Instruções de armazenamento: As sobras de sopa podem ser transferidas para um recipiente de armazenamento de alimentos e refrigeradas por até 3 dias ou congeladas por até 3 meses.
Compartilhe esta postagem