Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Essa receita tradicional de Sopa Azteca (Tortilla Soup) é feita com um caldo de tomate e chile simples e ricamente temperado, que é servido quente sobre tiras de tortilla crocantes e recheado com as coberturas de sua escolha. Fique à vontade para acrescentar frango e/ou queijo, se o senhor quiser!
Neste inverno, tenho tido a missão de aprender a fazer uma autêntica sopa azteca que tem um sabor mais parecido com as sopas de tortilla pelas quais me apaixonei no México (e notavelmente menos como as versões modernizadas do Tex-Mex que sempre conheci nos Estados Unidos). E agora que descobri isso, não podemos parar de fazer esse prato em nossa casa. ♡
Durante nossas recentes viagens ao México, fiquei um pouco obcecado em pedir sopa azteca (também chamado de sopa de tortilla ou sopa de tortilla azteca) sempre que a via nos cardápios. Geralmente servida como aperitivo, essa sopa de tortilla era sempre feita com os mesmos ingredientes principais – tiras de tortilla de milho crocantes, um tomate-chile com alho e alho bem quente caldo (caldo), abacate fresco e uma combinação de creme azedo, coentro fresco, fatias de limão e/ou tiras de chile frito polvilhadas por cima. Alguns restaurantes também incluíram frango ou queijo macio em cubos na sopa, enquanto outros a mantiveram vegetariana (ou vegana). Alguns mantiveram a sopa bastante suave, enquanto outros (ufa!) nos fizeram suar. Alguns serviram a sopa pré-montada, enquanto outros nos serviram tigelas cheias de tiras de tortilla com um lado de coberturas DIY e, em seguida, colocaram a sopa quente e fumegante caldo ao lado da mesa. Mas todas as tigelas de sopa azteca que experimentamos estavam absolutamente deliciosa.
A mágica dessa sopa, é claro, está naquela deliciosa, rica e que aquece a alma do senhor caldo. Acontece que é surpreendentemente fácil de fazer em apenas 20 minutos, com uma mistura de tomates, cebola, alho, orégano, caldo de galinha ou de legumes e chiles secos de pasilla (ou ancho). E sim – tenho que insistir – as pimentas secas são essenciais aqui! No entanto, se o senhor não tem experiência em trabalhar com chiles mexicanos secos, não se intimide. Elas são superfáceis de usar e são, sem dúvida, o ingrediente-chave para dar ao caldo o mais incrível sabor defumado, terroso e delicioso. Fique à vontade para fritar algumas tiras de chiles e polvilhá-las sobre a sopa, o que leva apenas um ou dois minutos a mais de tempo de preparação e também é muito divertido!
De qualquer forma, depois de tantos anos desfrutando de várias versões Tex-Mex e modernizadas da sopa de tortilla nos Estados Unidos, gostei muito de finalmente conhecer a autêntica mexicana pré-hispânica sopa azteca – “la reina de sopas” (rainha das sopas), como um restaurante da Cidade do México que adoramos que inspirou todos eles. Se o senhor me perguntar, nada supera o original quando se trata desse clássico. Portanto, se o senhor for um superfã da sopa de tortilla, é hora de dar uma chance ao autêntico sopa azteca experimente!
Sopa Azteca | Vídeo de 1 minuto
Sopa Azteca (Sopa de Tortilla) Ingredientes:
Antes de chegarmos à receita completa abaixo, aqui estão algumas coisas importantes a saber sobre os ingredientes que o senhor precisará para fazer essa receita de sopa azteca…
- Pimentas secas: Pelo que li, diferentes regiões do México costumam usar tradicionalmente diferentes variedades de chiles secos para fazer sopa azteca. Mas chiles pasilla secos (também chamada às vezes de chiles negros) parecem ser os mais populares. Seu sabor rico, defumado, levemente adocicado e terroso é absolutamente incrível nesse simples caldo de tomate. E embora as pasillas sejam geralmente moderadamente picantes, às vezes pode haver alguns chiles significativamente picantes misturados em um lote. Portanto, se o senhor for avesso ao calor, recomendo começar com menos pimentas e, se quiser, sempre poderá acrescentar mais. (Como alternativa, se o senhor não conseguir encontrar pimentas pasilla, pimentas ancho secas seria o substituto mais próximo. Elas têm um sabor mais doce e também são consideravelmente mais suaves em termos de calor, caso o senhor queira uma sopa menos picante).
- Tomates: A sopa azteca tradicional é feita com tomates Roma frescos. Mas se estiver com pressa ou se os tomates maduros não estiverem na estação, o senhor pode substituir por duas latas de tomates em cubos (14 onças). (Eu recomendaria usar tomates em cubos assados no fogo para dar mais sabor!)
- Cebola e alho: Que refogaremos brevemente e depois faremos um purê com os tomates e as pimentas.
- Caldo: Essa sopa é mais comumente feita com caldo de galinha, mas fique à vontade para usar caldo vegetariano se quiser torná-la vegetariana ou vegana.
- Temperos: Uma mistura simples de orégano seco, sal e pimenta-do-reino. Se o seu mercado local também vender epazote fresco, recomendo fortemente que o senhor coloque um raminho também, mas o epazote é totalmente opcional.
- Tiras de tortilha: Essa sopa surgiu originalmente como uma maneira de usar as sobras de tortilhas de milho! Simplesmente corte-as em tiras e frite-as em uma frigideira até ficarem crocantes. (Ou, se estiver com pressa e quiser economizar uma etapa, o senhor pode simplesmente amassar alguns chips de tortilha de milho na tigela. Não é tradicional, mas funciona!)
- Abacate: Também recomendo adicionar uma quantidade generosa de abacate fresco cortado em cubos ou fatias a cada tigela de sopa.
- Frango (opcional): O senhor também pode acrescentar um pouco de frango cozido (desfiado ou em cubos) à sua tigela para fazer uma sopa de tortilha de frango.
- Queijo (opcional): Também é muito comum servir sopa de tortilla no México, com queijo macio cortado em cubos (como o queijo panela ou oaxaca). Mas fique à vontade para acrescentar qualquer outro queijo mexicano em cubos, ralado ou esfarelado que o senhor tiver à mão.
- Coberturas: Finalmente, as coberturas! Recomendo que você use as coberturas que mais gosta, como coentro fresco picado, fatias de limão, creme azedo (ou creme de leite mexicano), e um pouco de sal. crema).e/ou tiras de pasilla fritas (que podem ser feitas cortando as pimentas em fatias finas e fritando-as em um pouco de óleo por 30 a 60 segundos até que fiquem enroladas e crocantes).
Como fazer sopa de tortilha (Sopa Azteca):
Instruções detalhadas estão incluídas na receita completa abaixo, mas aqui está uma breve visão geral do processo de como fazer sopa de tortilla, além de algumas dicas úteis!
- Toste as pimentas. Primeiro, queremos tostar brevemente as pimentas secas para realçar a plenitude de seu sabor. Se tiver um fogão a gás, o senhor pode tostar as pimentas usando uma pinça para segurá-las a uma polegada ou mais sobre a chama aberta, virando-as por alguns segundos até que fiquem com bolhas e perfumadas. Ou, alternativamente, se o senhor tiver um fogão elétrico, pode aquecer uma frigideira em fogo médio-alto e pressionar os chiles sobre a frigideira quente de cada lado por alguns segundos até que fiquem com bolhas e perfumados).
- Refogue os legumes. Em seguida, vamos refogar a cebola e o alho em um pouco de óleo até amolecerem.
- Misture o caldo. Em seguida, transferiremos as pimentas tostadas, a cebola, o alho, os tomates e cerca de 1 xícara ou mais do caldo (o suficiente para ajudar a mistura a purê facilmente) para um liquidificador e faremos o purê até ficar completamente homogêneo.
- Cozinhe em fogo brando. Transfira a mistura de caldo para a panela, juntamente com o caldo restante, o orégano e o raminho de epazote (se estiver usando), deixe a mistura em fogo brando e cozinhe enquanto prepara os complementos.
- Prepare os suplementos. Este é um ótimo momento para fritar as tiras de tortilla e as tiras de chile (se estiver usando, veja as instruções abaixo) e cortar todas as coberturas. Encha cada tigela de servir com um punhado de tiras de tortilla e frango (se estiver usando) e reserve.
- Tempere o caldo. Em seguida, experimente o caldo e tempere com a quantidade de sal e pimenta que o senhor achar necessária.
- Sirva. E para o grand finale, coloque um pouco do caldo quente e fumegante em cada tigela, sobre as tiras de tortilla, cubra com uma generosa porção de abacate e queijo (se estiver usando), polvilhe com muitas de suas coberturas favoritas… e divirta-se!
Possíveis variações da receita de sopa de tortilha:
Aqui estão mais algumas maneiras de personalizar sua sopa de tortilla…
- Adicione feijão: Em várias regiões do México, sopa azteca também costuma ser feito com purê de feijão no caldo. Portanto, para fazer sopa azteca de frijol, basta adicionar uma lata (lavada e escorrida) de feijão preto ou pinto ao liquidificador com os outros ingredientes do caldo e bater até ficar homogêneo.
- Coe o caldo: Alguns cozinheiros também coam a mistura de tomate ao adicioná-la de volta à panela (basta passá-la por uma peneira de malha fina e descartar os sólidos), o que o senhor também pode fazer. Mas eu, pessoalmente, gosto da textura e dos nutrientes extras que ela acrescenta ao caldo e prefiro não coar o meu.
- Torne-o vegano: Essa sopa já é naturalmente vegana se o senhor a preparar com caldo de legumes (e deixar de fora o frango ou o queijo). Mas fique à vontade para colocar um pouco de queijo vegano ou chouriço vegano, se quiser!
- Faça-o sem glúten: Esta sopa é naturalmente sem glúten se for feita com tiras de tortilha de milho sem glúten.
- Deixe-a mais apimentada: Sinta-se à vontade para acrescentar mais um chile pasilla para aumentar a ardência, ou o senhor pode acrescentar qualquer outro tipo de chiles secos picantes (como chiles de árbol), chiles frescos (como jalapeños ou serranos) ou uma pitada de pimenta-caiena.
- Use chips de tortilha de milho: Para economizar tempo, sinta-se à vontade para simplesmente amassar alguns chips de tortilha de milho em vez de fritar as tiras de tortilha de milho.
- Use camarão: Para transformar isso em uma receita mais sopa de camarões (sopa de camarão), use caldo de frutos do mar de boa qualidade em vez de caldo de frango ou de vegetais e adicione alguns camarões a cada tigela.
- Use um tipo diferente de queijo: Embora pedaços de queijo panela ou oaxaca macio em cubos sejam tradicionais nessa receita – ou, ocasionalmente, cotija ou queso fresco esmigalhado por cima -, honestamente, qualquer queijo mexicano favorito em cubos, esmigalhado ou ralado ficaria delicioso com essa sopa. Portanto, sinta-se à vontade para usar o que tiver à mão!
Mais receitas mexicanas favoritas:
O senhor está procurando mais receitas mexicanas autênticas para experimentar? Aqui estão algumas das minhas receitas favoritas que foram inspiradas em nosso tempo no México:
Descrição
Esta receita tradicional de Sopa Azteca (Sopa de Tortilla) é feita com um caldo de tomate e chile simples e ricamente temperado, que é servido quente sobre tiras de tortilla crocantes e recheado com as coberturas de sua escolha. Veja as notas acima para possíveis variações de ingredientes!
Caldo de sopa:
- 2 grande pimentas pasilla secas (ou pimentas ancho secas*), com caule e sementes
- 1 colher de sopa azeite de oliva
- 1 cebola média branca ou amarela, descascada e cortada em cubos
- 4 dentes de alho grandes, picados
- 1 3/4 libras de tomates Roma, cortados em cubos (ou 28 onças tomates em cubos enlatados*, com seus sucos)
- 8 xícaras caldo de legumes ou de galinha de boa qualidade
- 1/4 de colher de chá orégano seco
- 1 raminho de epazote (opcional)
- sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
Adicionais à sopa (escolha seus favoritos):
- Tiras de tortilla de milho frita* (ou chips de tortilla de milho esfarelados)
- queijo panela cortado em cubos (ou oaxaca, cotija ou qualquer outro queijo de sua preferência)
- abacate cortado em cubos ou fatias
- frango cozido desfiado
- coberturas: coentro fresco picado, creme azedo (ou crema mexicano), fatias de limão, tiras de chile pasilla frito*
- Toste as pimentas. Toste brevemente as pimentas usando pinças para segurar cuidadosamente cada chile uma polegada acima da chama do gás, virando por alguns segundos até que o chile esteja empolado e perfumado. (Ou, alternativamente, se tiver um fogão elétrico, o senhor pode aquecer uma frigideira em fogo médio-alto e pressionar os chiles sobre a frigideira quente de cada lado por alguns segundos até que fiquem com bolhas e perfumados). Transfira as pimentas para uma liquidificador ou processador de alimentos e reserve.
- Refogue os legumes. Aqueça o azeite de oliva em uma panela grande em fogo médio-alto. Adicione a cebola e refogue por 5 minutos até amolecer, mexendo ocasionalmente. Acrescente o alho e refogue por mais 1 a 2 minutos até ficar perfumado, mexendo com frequência. Usando uma escumadeira, transfira a mistura para o liquidificador junto com as pimentas.
- Bata o caldo no liquidificador. Acrescente os tomates ao liquidificador, juntamente com mais ou menos 1 xícara do caldo (o suficiente para ajudar a mistura a purê facilmente). Em seguida, bata até ficar completamente homogêneo e não restarem flocos grandes de chile.
- Cozinhe em fogo brando. Transfira a mistura de caldo para a panela, acrescente o caldo restante, o orégano e o raminho de epazote (se estiver usando). Cozinhe em fogo médio-alto até o caldo ferver. Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo para manter a fervura e cozinhe, sem tampa, por 10 minutos.
- Prepare os suplementos. Enquanto a sopa estiver fervendo, prepare todos os complementos. (Veja as notas abaixo para obter instruções sobre como fritar as tiras de tortilla e de chile, se desejar). Encha cada tigela de servir com um punhado de tiras de tortilla e frango cozido (se estiver usando) e reserve.
- Tempere o caldo. Experimente o caldo e tempere com a quantidade de sal e pimenta que o senhor achar necessária.
- Sirva. Coloque o caldo quente em cada tigela sobre as tiras de tortilha, cubra com uma porção generosa de abacate e queijo (se estiver usando). Em seguida, encha cada tigela com muitas de suas coberturas favoritas. Sirva imediatamente e divirta-se!
Notas
Substituições para a pimenta Pasilla: Como mencionado acima, diferentes regiões do México costumam usar diferentes chiles secos para fazer essa sopa. Se o senhor não conseguir encontrar chiles pasilla secoso senhor pode usar pimentas ancho secas como alternativa, que têm um sabor mais doce e também são menos picantes. Recomendo o uso de 2 pimentas grandes do tipo pasilla ou ancho para essa receita, mas fique à vontade para usar apenas 1 pimenta se o senhor for sensível ao calor ou 3-4 pimentas se quiser um caldo com sabor ainda mais intenso.
Como fritar as tiras de tortilha (e as tiras de chile): Despeje óleo de fritura suficiente (como óleo vegetal, de canola ou de abacate) em uma panela grande ou frigideira até que tenha 1/4 a 1/2 polegada de profundidade. Aqueça o óleo em fogo médio-alto até atingir 350°F. Com cuidado, adicione um punhado de tortilhas de milho em fatias finas e frite por 1 a 2 minutos até que as tiras fiquem levemente douradas e crocantes. Use uma peneira de aranha para transferir as tortilhas para uma assadeira forrada com papel-toalha, espalhe-as em uma camada uniforme e deixe esfriar até atingir a temperatura ambiente. Repita o processo com as tiras de tortilha restantes. Em seguida, para fritar as pimentas, use uma faca ou tesoura de cozinha para cortar as pimentas (com caule e sem sementes) em fatias finas. Adicione as fatias de chiles ao óleo quente e frite por 30 a 60 segundos até ficarem crocantes. Transfira as pimentas para a assadeira forrada com papel-toalha e deixe esfriar até a temperatura ambiente.
Fonte: Receita adaptada de Kiwilimón e Rick Bayless.
Compartilhe este post