Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Esta receita de Cheesecake Basco “Queimado” (conhecido aqui na Espanha como ‘tarta de queso’) é excepcionalmente leve, cremosa, deliciosa, caramelizada e assim fácil de fazer que é quase infalível!
O cheesecake basco “queimado” definitivamente parece estar tendo seu momento ao sol tendências mundiais no momento. Mas aqui na Espanha, ele é um favorito local há décadas! ♡
Barclay e eu finalmente pudemos experimentar o verdadeiro, original e famoso tarta de queso que inspirou todos eles no ano passado durante uma viagem de fim de semana a San Sebastián. Chegamos à cidade com uma lista deliciosamente longa de lugares recomendados para experimentar os vários pintxos, txuletasO que não faltam são txuletas, anchovas, queijos e vinhos pelos quais essa capital gastronômica do mundo se tornou tão famosa. Mas quando se tratava de recomendações sobre onde experimentar o icônico cheesecake do País Basco, todos concordaram que havia um lugar que tínhamos de ir – o La Viña.
Atribui-se a esse aconchegante restaurante local a invenção do cheesecake basco nos anos 90, quando o proprietário Santiago Rivera estava procurando uma nova sobremesa para colocar no cardápio. Em contraste com os cheesecakes de estilo americano, que tendem a ser densos, firmes, assados uniformemente com (espera-se) zero rachaduras e feitos com algum tipo de crosta de biscoito, o Chef Rivera ajustou todas as proporções para criar seu próprio estilo novo de cheesecake basco, que é excepcionalmente arejado e cremoso, assado sem crosta em papel manteiga crocante, ondulando nas bordas com belas rachaduras e – famoso – feito com um exterior deliciosamente “queimado” (mais como caramelizado).
É um cheesecake incrível que quebra todas as regras e é incrivelmente delicioso. E o melhor de tudo para os cozinheiros caseiros é que ele é incrivelmente fácil (indiscutivelmente infalível) de fazer com apenas uma simples lista de ingredientes! O Chef Rivera generosamente compartilhou sua receita original tarta de queso receita com o mundo anos atrás, que simplesmente pede cream cheese, ovos, açúcar, farinha e creme de leite. Mas ele incentiva os cozinheiros domésticos a dar seu próprio toque à receita, como acharem melhor. “Se o senhor quiser sal, acrescente sal; se quiser baunilha, acrescente baunilha; algumas pessoas acrescentam raspas de limão.” E se o senhor realmente quiser ser autêntico, pode servir seu cheesecake como fazem no La Viña, com uma pequena taça de xerez espanhol ao lado.
Todos os nossos amigos aqui na Espanha são grandes fãs desse cheesecake, por isso nos divertimos ao longo do tempo provando diferentes versões e mexendo na receita original aqui em casa para servir em várias festas e reuniões. Portanto, para quem estiver interessado, aqui está a nossa versão favorita, ligeiramente modificada, da receita de tarta de queso do Chef Rivera. Na verdade, gostamos de acrescentar baunilha e sal marinho em nossa casa. Mas, como ele disse, fique à vontade para experimentar e se divertir fazendo sua própria receita! As regras foram feitas para serem quebradas aqui, o que, devo dizer, é uma mudança divertida quando se trata de fazer um cheesecake geralmente perfeccionista.
Vamos fazer um cheesecake basco!


Nossa visita para experimentar a tarta de queso original no La Viña em San Sebastián!
Cheesecake Basco “Queimado” Ingredientes:
Antes de chegarmos à receita completa abaixo, aqui estão algumas observações sobre os ingredientes que o senhor precisará para fazer essa receita de cheesecake basco. Ajustei um pouco a receita do Chef Rivera para caber em uma forma de mola de 8 ou 9 polegadas, pois é a que mais uso na minha cozinha. (No entanto, se o senhor tiver uma forma de mola de 10 polegadas, ela também funcionará – só precisará de menos tempo de cozimento e produzirá um cheesecake mais fino).
- Requeijão cremoso: Sempre me faz sorrir o fato de que aqui na Espanha ele é sempre chamado simplesmente de “Philadelphia” 😉 Recomendo que o senhor use cream cheese comum (integral) para obter o melhor sabor e textura.
- Açúcar: Eu sigo o exemplo do Chef Rivera e uso açúcar granulado branco básico como adoçante.
- Ovos: O cheesecake basco é famoso por ter um pouco mais de ovo, o que algumas pessoas gostam mais do que outras. Eu prefiro um cheesecake com um pouco menos de ovo, por isso reduzi a quantidade de ovos nesta receita para cinco.
- Extrato de baunilha: Isso é opcional, mas sempre adoro o sabor que ele acrescenta ao cheesecake.
- Creme de leite: Aqui o senhor também não pode economizar na gordura. O senhor precisará usar creme de leite fresco (não meio a meio ou leite integral) para obter a textura correta desse cheesecake. (Se o senhor estiver aqui na Espanha, não deixe de comprar nata de montare não a nata de cocinar.)
- Sal marinho: Gosto de adicionar um pouco ao próprio cheesecake, bem como polvilhar um pouco de sal marinho em flocos sobre as fatias ao servir. (Observe que, se estiver usando sal de mesa iodado, o senhor deve usar metade da quantidade de sal).
- Farinha: Por fim, gosto de acrescentar um pouco mais de farinha para ajudar o cheesecake a crescer no forno.
Dicas para fazer Cheesecake Basco “queimado”:
Aqui estão algumas dicas importantes que aprendi com o tempo sobre como fazer cheesecake basco:
- Use ingredientes em temperatura ambiente: Isso realmente ajuda a produzir um cheesecake macio e uniformemente assado, portanto, planeje com antecedência. (Ou há vários métodos de atalho sobre os quais o senhor pode ler on-line para aquecer cuidadosa e rapidamente o cream cheese, os ovos e o creme de leite).
- Use a frigideira correta: Como a massa do cheesecake se acumula e sobe muito durante o cozimento, é essencial que o senhor use uma forma com laterais altas. (Caso contrário, a massa pode se espalhar se o senhor usar apenas uma forma redonda de 1 polegada de altura). Recomendo usar uma forma de mola de 9 polegadas. Ou, se o senhor alterar ligeiramente o tempo de cozimento, poderá usar uma forma de 8 ou 10 polegadas.
- Peneire a farinha: Se o senhor quiser que o cheesecake fique bem macio, é muito útil peneirar a farinha (eu faço isso usando uma peneira de malha fina) na massa em vez de simplesmente despejá-la.
- Não misture demais a massa: É fácil colocar acidentalmente um monte de ar na massa do cheesecake se os ingredientes forem misturados por muito tempo ou em velocidade muito alta. Em geral, o senhor deve misturar cada ingrediente até apenas incorporado e, em seguida, passe para o próximo, conforme indicado.
- Ignore o banho-maria: Outra coisa boa sobre esse cheesecake é que não é necessário um banho-maria. A intenção é que o bolo cresça, caia e crie muitas cristas bonitas e rachaduras rústicas. Eu só recomendo assá-lo em uma assadeira para o caso de um pouco da massa derramar acidentalmente sobre a borda da assadeira quando o cheesecake crescer.
- Fique de olho na parte superior do cheesecake: Fornos diferentes inevitavelmente dourarão os cheesecakes em taxas ligeiramente diferentes. Portanto, recomendo que o senhor fique de olho no cheesecake durante os últimos 15 a 20 minutos de cozimento para garantir que a parte superior atinja o nível desejado de cor dourada. Se começar a ficar muito escuro, basta colocar um pedaço de papel-alumínio sobre o cheesecake. Ou, se não estiver escuro o suficiente, mude o forno para assar o cheesecake brevemente quando o centro estiver cozido a seu gosto. (Apenas tome cuidado, pois a grelha escurecerá o cheesecake muito rapidamente!)
- Escolha a consistência desejada: A maioria dos cheesecakes bascos que experimentei aqui na Espanha ainda é levemente macia e cremosa no meio, o que significa que o centro do cheesecake precisará ainda estar bastante irregular quando o senhor o retirar do forno. Mas, dito isso, fique à vontade para assar o seu por mais tempo se preferir um cheesecake mais firme. Ou pode assá-lo por menos tempo ainda se preferir que o centro fique mais macio e cremoso.
- Não se preocupe com a perfeição: O objetivo de um cheesecake basco é que ele tenha uma aparência rústica e um pouco irregular, portanto, não se preocupe com a massa perfeitamente uniforme ou com o pergaminho perfeitamente pressionado nas bordas da forma. Ele terá um sabor incrível, seja qual for sua aparência!
Variações da receita de cheesecake basco:
Como mencionado acima, sinta-se à vontade para mexer nas quantidades dos ingredientes desta receita para criar um cheesecake basco mais cremoso, doce, com ovo ou com queijo, se preferir. Ou o senhor também pode…
- Torná-lo sem glúten: Basta usar um Mistura de farinha sem glúten 1 para 1 no lugar da farinha para todos os fins.
- Acrescente as raspas de frutas cítricas: As raspas de limão ou laranja seriam uma adição deliciosa a essa massa de cheesecake.
- Adicione bourbon: Também fizemos essa receita com bourbon – trocando 3 colheres de sopa de creme de leite por 3 colheres de sopa de uísque – e podemos garantir que é outra opção muito deliciosa.
- Asse por mais ou menos tempo: Eu gosto que o cheesecake ainda esteja macio e um pouco cremoso no centro, mas fique à vontade para assar o seu por menos tempo se quiser um cheesecake ainda mais macio/cremoso ou por mais tempo se preferir um cheesecake mais firme/completamente cozido. E se a parte de cima não estiver dourada o suficiente, o senhor pode colocar o forno na grelha por alguns instantes para caramelizar a parte de cima. muito fique de olho, pois a parte superior escurecerá rapidamente)! Ou, alternativamente, se a parte superior parecer muito marrom, basta colocar cuidadosamente uma folha de papel-alumínio sobre o cheesecake enquanto ele termina de assar.
- Adicione uma cobertura: O cheesecake basco é normalmente servido simples, mas algum tipo de calda de frutas, calda de caramelo ou calda de chocolate por cima também seria delicioso!
Mais receitas favoritas de cheesecake:
Procurando por mais receitas deliciosas de receitas de cheesecake para experimentar? Aqui estão algumas das minhas favoritas!
Descrição
Esta receita de Cheesecake Basco “Queimado” é ultra-cremosa e deliciosa e portanto fácil de fazer que é quase infalível!
- Prepare o forno e a forma de mola. Aqueça o forno a 400°F. Forre uma forma de mola de 9 polegadas com duas folhas grandes de papel-manteiga cruzadas, dobrando e pressionando o papel-manteiga nas bordas do fundo da assadeira, de modo que ele se estenda para cima (não dobrado para baixo) alguns centímetros acima das laterais da assadeira. Coloque a fôrma em uma assadeira grande e reserve.
- Prepare a massa. Adicione o cream cheese e o açúcar granulado em uma tigela grande e use um mixer de mão (ou uma batedeira) para bater a mistura em velocidade média por 2 minutos ou até que esteja bem homogênea e sem grumos, raspando as laterais da tigela conforme necessário. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo em velocidade média-baixa até que cada ovo esteja combinado antes de acrescentar o próximo. Acrescente o creme de leite, o extrato de baunilha, o sal e misture em velocidade baixa até incorporar bem. Em seguida, polvilhe a farinha uniformemente sobre a massa (é útil peneirá-la em uma peneira de malha fina para evitar grumos) e misture em velocidade baixa até que esteja homogênea, raspando as laterais da tigela conforme necessário.
- Cozinhe. Despeje a mistura na fôrma forrada com pergaminho. Asse por 50 a 60 minutos ou até que a parte de cima do cheesecake tenha subido bastante, a parte de cima esteja bem dourada e o centro ainda esteja levemente irregular. (Fique de olho – se a parte de cima começar a ficar muito dourada ou começar a queimar, basta colocar delicadamente uma folha de papel-alumínio sobre o cheesecake até que ele termine de cozinhar).
- Legal. Transfira o cheesecake para uma assadeira de arame e deixe-o esfriar completamente até atingir a temperatura ambiente. (O senhor também pode cobrir e refrigerar o cheesecake nesse ponto por até 3 dias, se preferir).
- Sirva. Quando o cheesecake não estiver mais quente, remova as laterais da forma de mola, retire o pergaminho e corte as fatias do tamanho desejado. Em seguida, sirva polvilhado com uma pitada de sal marinho em flocos, se desejar, e divirta-se!
Notas
Sal: Se, em vez disso, o senhor planeja usar sal de mesa iodado, reduza a quantidade de sal pela metade.
Opções de panelas: O senhor também pode assar esta receita em uma forma de mola de 8 polegadas (o tempo de cozimento precisará ser um pouco mais longo e o cheesecake será mais espesso) ou em uma forma de mola de 10 polegadas (o tempo de cozimento será menor e o cheesecake será mais fino).
Fonte: Receita ligeiramente adaptada de La Viña e Bom apetite.
Compartilhe esta postagem