Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Minha receita favorita de gumbo é feita com um roux escuro de sabor intenso, proteínas de sua escolha (frango, linguiça e/ou frutos do mar), muitos vegetais e servida com arroz. É muito saudável e deliciosa!
O Mardi Gras é amanhã… o que significa que é hora de preparar uma grande panela do meu gumbo favorito! ♡
Compartilhei pela primeira vez essa receita de gumbo inspirada em Nova Orleans aqui no Gimme Some Oven há cerca de cinco anos. E embora eu tenha gostado muito de outras versões ao longo dos anos (minha receita de gumbo vegetarianopor exemplo, é surpreendentemente satisfatória), mas, para mim, nada supera um gumbo clássico à base de roux escuro feito com uma boa linguiça Andouille. É uma daquelas refeições para ocasiões especiais que requerem um pouco mais de tempo e cuidado para serem preparadas. Mas apresenta alguns dos meus sabores crioulos picantes favoritos de todos os tempos e sempre tem gosto de tal uma delícia. Portanto, se o senhor nunca tentou fazer um lote de gumbo caseiro antes, digo que esta semana é o momento perfeito para tentar!
É claro que existem muitas opiniões fortes e diferenças regionais quando se trata de como fazer um gumbo “autêntico”, incluindo variações nas técnicas de espessamento (usar um roux ou pó de filé ou quiabo ou uma combinação), incluir ou não tomates (eu adoro), quais temperos usar (e quão picante deve ser o caldo), proteínas a serem incluídas (frango, linguiça, vários tipos de frutos do mar etc.) e assim por diante. Portanto, embora eu não possa garantir que essa receita de gumbo seja necessariamente autêntica, posso garantir que ela é absolutamente deliciosa e sempre é o favorito dos amigos e da família quando preparo uma grande quantidade. E fico muito feliz que tantos dos senhores também tenham gostado dele ao longo dos anos!
É claro que o senhor pode fazer qualquer alteração nos ingredientes que preferir. (Especialmente quando se trata de proteínas – fique à vontade para escolher frango, linguiça ou camarão, ou o senhor pode seguir meu exemplo e usar os três!) A única coisa que recomendo enfaticamente é usar um roux marrom escuro como base para essa receita. Seu sabor rico, profundo e de nozes acrescenta muito sabor a essa receita e vale a pena o tempo extra que leva para ser preparado.
Portanto, reúna todos os seus ingredientes favoritos para o gumbo, prepare-se para mexer bastante e vamos preparar uma deliciosa panela de gumbo juntos!
My Favorite Gumbo | Vídeo de 1 minuto
Ingredientes do Gumbo:
Antes de chegarmos à receita completa abaixo, aqui estão algumas observações sobre os ingredientes que o senhor precisará para fazer esta receita de gumbo de frango, linguiça e frutos do mar…
- Proteínas: Sinta-se à vontade para usar as proteínas que o senhor mais gosta em seu gumbo! Fiz este com meu trio favorito de linguiça Andouille, frango e camarão. Mas fique à vontade para escolher apenas uma ou duas dessas opções ou acrescentar mais lagostins, caranguejos e/ou ostras para fazer um gumbo de frutos do mar.
- Roux: Para fazer o roux dessa receita, recomendo a combinação clássica de óleo vegetal (ou qualquer óleo de sabor neutro) e farinha de trigo.
- Vegetais: Usaremos a “santíssima trindade” da Louisiana, aipo, cebola e pimentão, como base de vegetais para o nosso gumbo, além de um pouco mais de alho para temperar.
- Caldo de galinha: Para servir de base para nosso caldo.
- Tomates assados no fogo: Sei que os tomates podem ser um pouco controversos no gumbo, mas acontece que eu os adoro nesta receita e recomendo acrescentar uma lata (se possível, assada no fogo).
- Quiabo: Da mesma forma, o quiabo também pode ser uma adição controversa a esse prato, mas eu adoro o sabor extra que ele acrescenta e sempre adiciono pelo menos uma xícara de quiabo fresco (ou o senhor pode usar quiabo congelado que foi descongelado) ao gumbo durante os últimos 15 minutos de cozimento. Acho que 15 minutos é o tempo ideal que o quiabo precisa para cozinhar e atingir sua melhor textura.
- Temperos: Usaremos uma mistura clássica de tempero crioulo, tomilho seco, pimenta-caiena, folhas de louro, sal e pimenta para temperar a sopa. (Ou, se o senhor não tiver tempero crioulo à mão, pode usar um pouco de tempero Cajun. Observe apenas que o tempero Cajun costuma ser bem mais picante, portanto, talvez seja melhor usar um pouco menos e também esperar para provar o gumbo e ver se ainda quer adicionar mais pimenta-caiena).
- Arroz: Arroz branco ou integral para servir.
- Coberturas: E, finalmente, eu sempre recomendo algumas cebolas verdes cortadas em fatias finas para cobrir suas tigelas de gumbo. Além disso, o senhor também pode acrescentar um pouco de salsa fresca picada e/ou uma pitada de molho picante, se quiser.
Dicas de como fazer um Roux:
O roux é indiscutivelmente a estrela dessa receita de gumbo, conferindo o mais delicioso, rico e profundo sabor de nozes ao ensopado. É fácil de fazer, mas requer tempo extra, atenção e algumas técnicas importantes. Portanto, aqui estão minhas melhores dicas de como fazer um bom roux!
- Prepare os outros ingredientes com antecedência: Em primeiro lugar, por mais que eu normalmente goste de fazer várias tarefas enquanto cozinho, é importante que o senhor dedique toda a sua atenção ao roux. Portanto, vá em frente e prepare a próxima rodada de ingredientes da receita antes de começar a fazer o roux.
- Use uma colher/espátula de madeira: Eu realmente gosto de usar esta espátula de madeira para fazer um roux, pois a borda plana facilita mexer bem as bordas da panela. Mas qualquer colher grande de madeira ou de silicone também serve, ou o senhor também pode usar um batedor.
- Faça pouco e devagar: Infelizmente, o processo de fazer um bom roux não pode ser apressado. Portanto, por mais tentador que possa ser aumentar o fogo para acelerar o processo, é melhor manter um fogo médio consistente e deixar o roux cozinhar de forma constante e lenta até atingir a cor desejada. E se o senhor perceber que o roux parece estar dourando muito rapidamente ou começa a cheirar sutilmente a queimado, diminua imediatamente o fogo.
- Mexa constantemente (de verdade): É fácil queimar acidentalmente o roux se ele não estiver sendo mexido constantemente, especialmente nas etapas posteriores/mais escuras. Nos estágios iniciais, eu mexo o roux a cada 15-30 segundos. Mas, no final, estou mexendo lentamente o tempo todo para que não queime.
- O objetivo é obter uma cor de chocolate ao leite: Cozinheiros diferentes preferem cores diferentes de roux para o gumbo, mas eu recomendo cozinhar o seu até que escureça em algum lugar entre uma cor de cobre e marrom chocolate ao leite para obter o melhor sabor.
- Se ele queimar, comece de novo: Se o senhor seguir as dicas acima, o roux não deve queimar. Mas se isso acontecer e o senhor perceber que há pequenas manchas pretas flutuando e que o roux tem cheiro de queimado, infelizmente não há como salvá-lo. O senhor precisará começar de novo. O senhor terá de começar de novo.
More Favorite Creole & Cajun Recipes (Receitas favoritas crioulas e cajun):
O senhor está procurando mais receitas de inspiração crioula e cajun para experimentar? Aqui estão algumas das minhas favoritas:
Descrição
Minha receita favorita de gumbo é feita com um roux escuro de sabor intenso, sua escolha de proteínas (frango, linguiça e/ou frutos do mar), muitos vegetais e servida com arroz. Tão saudável e deliciosa!
- 1 meio quilo de linguiça andouille, cortada em moedas
- 2/3 de xícara óleo vegetal ou de canola
- 1 xícara farinha de trigo
- 2 pimentões grandes, sem núcleo e cortados em cubos
- 2 talos grandes de aipo, cortados em cubos
- 1 cebola branca pequena, descascada e cortada em cubos
- 5 dentes de alho, picados
- 6 xícaras caldo de galinha
- 1 (14 onças) lata de tomates assados no fogo
- 2 xícaras frango cozido desfiado
- 1 xícara quiabo fresco ou congelado picado
- 1 colher de sopa Tempero crioulo
- 1 colher de chá tomilho seco
- 1/2 colher de chá pimenta-caiena
- 3 folhas de louro
- 1 meio quilo de camarões grandes crus, descascados e sem sementes (opcional)
- sal marinho fino e pimenta-do-reino recém-rachada
- arroz branco ou integral, para servir
- coberturas: cebolinha verde cortada em fatias finas e/ou salsinha fresca picada
- Doure a linguiça. Aqueça uma panela grande de fundo grosso em fogo médio-alto. Adicione a linguiça fatiada em uma única camada e cozinhe rapidamente por 1 a 2 minutos de cada lado, até dourar levemente. Transfira a linguiça para um prato limpo e reserve para depois.
- Faça o roux. Adicione o óleo à panela e acrescente a farinha até incorporar. Continue a cozinhar, mexendo sempre, até que a mistura atinja uma cor marrom escura (semelhante à do chocolate ao leite), cerca de 20 a 30 minutos. Fique de olho no roux durante o cozimento, ajustando o fogo se parecer que está dourando muito devagar ou muito rápido, e bata constantemente para garantir que não queime.
- Refogue os legumes. Quando o roux atingir a cor marrom-escura, misture imediatamente os pimentões, o aipo e a cebola até que estejam combinados. Continue a cozinhar, mexendo a cada 10 a 15 segundos, até que os legumes amoleçam, cerca de 6 a 8 minutos. Acrescente o alho e cozinhe por mais 1 minuto, mexendo sempre.
- Acrescente o caldo. Adicione gradualmente o caldo de galinha, mexendo algumas xícaras de cada vez para que o caldo possa engrossar. Em seguida, adicione os tomates, o frango cozido, o quiabo, o tempero crioulo, o tomilho, a pimenta-caiena, as folhas de louro, a linguiça cozida e misture bem.
- Cozinhe em fogo brando. Continue cozinhando até que o gumbo mal chegue ao fogo brando, depois reduza o fogo para médio-baixo e continue cozinhando a sopa por 5 a 10 minutos. (Ou, se o caldo estiver muito grosso para o seu gosto, continue cozinhando um pouco mais para reduzi-lo).
- Acrescente o camarão. Misture os camarões e cozinhe por 2 a 3 minutos até que estejam opacos e cozidos.
- Tempere. Retire e descarte as folhas de louro. Prove o gumbo e tempere com a quantidade de sal e pimenta que for necessária, a gosto. (Fique à vontade para acrescentar mais tempero crioulo e/ou pimenta-caiena também).
- Sirva. Sirva quente com uma grande porção de arroz, polvilhado com as coberturas que o senhor desejar.
Notas
Atualização da receita: Receita ligeiramente atualizada em 2021 para diminuir a quantidade de roux, ajustar ligeiramente os temperos e incluir a opção de usar frango, linguiça e/ou camarão.
Compartilhe esta postagem