Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Aprenda a fazer a autêntica sangria espanhola com esta receita fácil de sangria. Ela leva apenas alguns minutos para ser preparada, é fácil de personalizar com seu vinho e fruta favoritos e é ótima para receber uma multidão!
Desde que nos mudamos para Barcelona, tenho recebido muitos pedidos de uma receita autêntica de sangria espanhola aqui no blog. Mas, na verdade, os moradores daqui não bebem muita sangria. (O que foi uma surpresa total para nós também!)
Se o senhor der uma olhada em um restaurante aqui na Espanha, quase sempre são os turistas que têm jarras de sangria em suas mesas. Quando os moradores daqui desejam uma bebida gelada, geralmente optam por um copo de vermut (aqui na Catalunha) ou sidra (nas Astúrias) ou tinto de verano (vinho com refrigerante de limão no sul) ou kalimotxo (vinho com Coca-Cola no País Basco). É verdade que os espanhóis levam com orgulho o crédito pela sangria, embora o os detalhes de suas origens sejam um pouco obscuros. E meus amigos espanhóis também fizeram questão de observar, enquanto eu escrevia este post, que eles do ocasionalmente fazem uma porção de sangria em casa no verão, especialmente quando estão procurando uma maneira barata e fácil de oferecer bebidas para uma multidão. No entanto, como o vinho de alta qualidade é tão acessível e abundante aqui na Espanha, na maioria das vezes as pessoas preferem beber o vinho puro em vez de diluí-lo na sangria.
Ainda assim, mesmo que a sangria seja reconhecidamente mais turística na Espanha, eu adoro prepará-la nessa época do ano! Há muito tempo ela é o meu coquetel preferido para o entretenimento de verão, especialmente porque é muito fácil de fazer (menos de 10 minutos ou preparação), relativamente acessível (e um uso perfeito para vinhos baratos), totalmente personalizável com seus ingredientes favoritos (olá, frutas coloridas que estão na estação) e sempre tem um sabor assim leve e refrescante (perfeito para o verão). Além disso, é fácil de preparar com algumas horas de antecedência, o que a torna uma ótima bebida para um entretenimento fácil no verão. E, pela minha experiência, é sempre um sucesso com a multidão.
Portanto, se o senhor estiver interessado em aprender a fazer uma sangria autêntica, aqui está a maneira como a sangria é preparada aqui na Espanha. Pode haver alguns ingredientes surpresa aqui, portanto, continue lendo!
Receita de Sangria | Vídeo de 1 minuto
Sangria espanhola Ingredientes:
Se o senhor perguntar aos bartenders aqui na Espanha como fazer sangria, eles serão os primeiros a lhe dizer que – tecnicamente – não existe uma maneira padrão de fazer sangria. Na verdade, é apenas um ponche de vinho feito com frutas da estação, adoçante, um bom toque de conhaque e, possivelmente, algo gaseificado adicionado. Mas, além disso, os detalhes ficam 100% a cargo do senhor! Incluí muitas dicas abaixo sobre como personalizar sua própria receita de sangria. Mas, como ponto de partida, aqui estão os ingredientes da sangria que são mais usados aqui na Espanha:
- Vinho tinto espanhol: Como o terceiro maior produtor de vinho do mundo, os espanhóis absolutamente insistir que o senhor escolha um tinto espanhol decente para sua sangria. (O vinho Rioja é a escolha popular, que normalmente contém uvas garnacha e/ou tempranillo). Mas não há necessidade de fazer alarde em uma garrafa cara. A sangria é a maneira perfeita de dar um toque especial a qualquer vinho barato ou sobras que o senhor possa ter em mãos.
- Brandy: Esse é o destilado mais comumente adicionado às receitas de sangria espanhola. Mas se o senhor não tiver nenhum à mão, sinta-se à vontade para substituí-lo por conhaque ou licor de laranja.
- Frutas frescas picadas: As três frutas padrão que o senhor verá com mais frequência na Espanha são laranjas, limões e maçãs verdes. Mas, como menciono abaixo, fique à vontade para acrescentar outras frutas suculentas que o senhor tiver à mão.
- Canela em pau: Sim, canela! Essa foi uma surpresa divertida ao me mudar para a Espanha – quase sempre há um pau de canela flutuando em cada jarra de sangria aqui, e adoro o toque sutil de tempero quente que ele acrescenta.
- Adoçante: Sinta-se à vontade para adicionar o adoçante que quiser à sua sangria. Açúcar ou açúcar mascavo é o padrão aqui na Espanha (derretido em um xarope simples, com partes iguais de água fervente e açúcar). Mas fique à vontade para usar xarope de bordo ou mel como alternativa natural.
- Bolhas: Depende totalmente do senhor se quiser deixar sua sangria um pouco efervescente! Eu prefiro a minha sem gás, mas sinta-se à vontade para completar seus copos com um refrigerante leve (como Sprite, La Casera ou ginger ale) ou água com gás antes de servir, se desejar.
Como fazer sangria:
A sangria caseira não poderia ser mais fácil de fazer. Basta…
- Pique as frutas: Corte a laranja, o limão e a maçã verde em pedaços de tamanho uniforme.
- Misture tudo: Combine as frutas cortadas em cubos, o vinho, o conhaque, o suco de uma laranja e um pau de canela em uma jarra grande.
- (Opcional) Adicione adoçante: Se preferir uma sangria mais doce, fique à vontade para adicionar uma ou duas colheres de sopa de adoçante por vez até que a sangria atinja o nível de doçura desejado.
- Cubra e leve à geladeira: Coloque a jarra na geladeira por pelo menos 30 minutos ou até 4 horas antes de servir, para que os sabores se misturem.
- Sirva: Em seguida, sirva a sangria com gelo, completando cada copo com um pouco de soda borbulhante (ou água com gás), se desejar.
Variações da receita de sangria:
Como mencionei acima, a beleza da sangria é que ela é realmente mais um método do que uma receita exata. Portanto, basta reunir os ingredientes que o senhor tiver à mão e personalizar um lote a seu gosto. Por exemplo, fique à vontade para…
- Usar um vinho diferente: O vinho tinto é tradicional na sangria espanhola. Mas um bom vinho espanhol branco ou rosé também funcionaria muito bem!
- Use um licor diferente: Se o brandy não for do seu agrado, conhaque ou licor de laranja (como Cointreau, Grand Marnier ou Triple Sec) também são adições populares à sangria aqui na Espanha.
- Adicione frutas diferentes: A sangria é o uso perfeito para as sobras de frutas frescas ou congeladas, portanto, sinta-se à vontade para acrescentar o que tiver à mão. Qualquer fruta suculenta (como frutas cítricas, bagas, uvas, abacaxi, manga, kiwi, etc.) fica deliciosa.
- Acrescente gengibre fresco: Se quiser dar um toque especial à sua sangria, misture algumas fatias de gengibre fresco.
- Torne-a picante: Isso é 100% não tradicional, já que os espanhóis normalmente não gostam de adicionar muito calor a seus alimentos ou bebidas, mas às vezes adoro misturar uma ou duas fatias de jalapeño para dar à sangria um toque sutil, mas interessante.
Mais receitas espanholas autênticas:
O senhor está procurando receitas espanholas ou catalãs mais autênticas para experimentar? Aqui estão algumas das minhas favoritas que aprendi a fazer enquanto morávamos em Barcelona…
Descrição
Aprenda a fazer a autêntica sangria espanhola com esta receita fácil de sangria. Ela leva apenas alguns minutos para ser preparada, é fácil de personalizar com seu vinho e fruta favoritos e é ótima para entreter uma multidão!
- 2 garrafas de vinho tinto espanhol (O vinho Rioja é o mais popular)
- 1/2 xícara conhaque
- 2 laranjas, uma espremida e outra cortada em cubos
- 1 maçã verde, cortada em cubos
- 1 limão, cortado em cubos
- 1 canela em pau
- adoçante opcional: xarope simples* ou xarope de bordo
- bolhas opcionais: refrigerante de lima-limão, ginger ale ou água com gás
- Adicione o vinho, o conhaque, o suco de laranja, a laranja em cubos, a maçã em cubos, o limão em cubos e o pau de canela em uma jarra grande. Mexa para combinar. Prove e adicione algumas colheres de sopa de adoçante, se desejar.
- Cubra e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos ou até 4 horas.
- Sirva a sangria com gelo, completando cada copo com um pouco de soda borbulhante (ou água com gás), se desejar.
Notas
Xarope simples: Para fazer um xarope simples, basta combinar partes iguais de açúcar (ou mel) com água. Mexa a mistura e aqueça até que o açúcar (ou mel) se dissolva. Em seguida, use imediatamente ou cubra e leve à geladeira em um recipiente fechado até que esteja pronto para usar.
Compartilhe esta postagem