Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Esta receita de cacciatore de frango é fácil de fazer com os legumes de sua escolha e cozida em um saboroso molho de tomate com alho e ervas. Fácil de fazer na Instant Pot, na Crock-Pot ou no fogão e deliciosa servida com macarrão ou polenta.
Em noites de semana agitadas, quando o senhor deseja um jantar de frango saboroso, simples e reconfortante…
…o frango cacciatore está aqui para o senhor. ♡
Esse clássico prato italiano de frango refogado no estilo “caçador”, que se diz remontar ao período da Renascença, é uma daquelas refeições brilhantemente flexíveis que, de alguma forma, sempre fica incrível. Ele pode ser feito com qualquer corte de frango e seleção de vegetais que o senhor tiver à mão, todos refogados em um molho de tomate aconchegante temperado com muito vinho tinto, alho e ervas. Recentemente, também experimentei adicionar bacon ao meu cacciatore depois de ver a recomendação do NYTimes e agora estou oficialmente convencido da profundidade do sabor defumado que ele acrescenta a esse prato. Altamente recomendável!
A boa notícia para todos nós é que o cacciatore de frango é fácil de colocar na Instant Pot, cozinhar em fogo brando o dia todo na Crock-Pot ou cozinhar rapidamente no fogão. E pode ser servido com macarrão, polenta, arroz, quinoa, grãos ou com um pedaço grande de pão crocante para absorver esse molho irresistível – o senhor decide! Também gosto de acrescentar um pote de azeitonas ou alcaparras para dar um toque salgado extra. E recomendo enfaticamente que o senhor cubra cada porção com uma generosa pitada de manjericão fresco e parmesão.
Para ter certeza, eu não diria que essa receita é autenticamente italiana pollo alla cacciatora – é mais inspirado na versão ítalo-americana com a qual cresci no Centro-Oeste. Mas, pelo que li, historicamente, o cacciatore sempre foi um prato que celebra o aproveitamento máximo dos ingredientes que o senhor tem à mão. Portanto, junte todos os vegetais que estiverem na sua geladeira hoje e vamos fazer uma grande quantidade de cacciatore de frango juntos para a semana que vem!
Ingredientes do Chicken Cacciatore
Antes de chegarmos à receita completa de cacciatore de frango abaixo, aqui estão algumas notas rápidas sobre os ingredientes que o senhor vai precisar…
- Frango: Fique à vontade para usar o corte de frango de sua preferência – peito, coxas ou pernas, sem osso ou com osso, o senhor escolhe. Recomendo passar o frango na farinha e refogá-lo rapidamente antes de adicionar o restante dos ingredientes, para ajudar a engrossar o molho cacciatore e dar um sabor extra ao frango, mas o senhor pode pular essa etapa se estiver com pressa.
- Bacon: A primeira vez que tentei adicionar bacon ao cacciatore de frango foi depois de vê-lo usado neste NYTimes e agora estou viciado. Ele acrescenta a quantidade certa de sabor defumado ao ensopado, especialmente quando o senhor refoga o frango na gordura de bacon que sobrou.
- Vegetais: Optei por uma mistura simples de cogumelos baby bella (cremini), duas cores de pimentão, cenoura, cebola roxa e alho. Mas fique à vontade para acrescentar os vegetais que o senhor tiver à mão (veja as sugestões abaixo).
- Tomates: Uma lata grande de tomates – de preferência triturados ou em cubos – é suficiente.
- Azeitonas: Se o senhor gosta de azeitonas, recomendo enfaticamente acrescentar uma lata escorrida de azeitonas Kalamata ou pretas ao cacciatore, ou algumas alcaparras também dariam um delicioso toque salgado. Dito isso, se o senhor não for fã de azeitonas ou alcaparras, deixe-as de fora.
- Vinho: Recomendo enfaticamente que o senhor use um vinho tinto ou branco seco para deglacear a panela depois de refogar o frango, o que também adicionará um sabor rico e profundo ao molho. Dito isso, no entanto, se o senhor não cozinha com vinho, pode usar apenas caldo de galinha ou de legumes.
- Temperos: Usei uma mistura simples de orégano seco, flocos de pimenta vermelha moída, sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora. O senhor pode adicionar mais ou menos de cada tempero a gosto.
- Coberturas: Por fim, recomendo enfaticamente que o senhor acrescente um pouco de parmesão ralado na hora (ou raspado) a cada porção. E, se por acaso o senhor tiver manjericão fresco à mão, não deixe de salpicá-lo também para dar um toque de sabor e cor frescos.
Como Fazer Frango Cacciatore
As instruções detalhadas abaixo incluem como fazer cacciatore de frango na Instant Pot (panela de pressão), na Crock-Pot (panela de cozimento lento) ou no fogão. Mas aqui está a ordem geral das etapas que o senhor seguirá em qualquer um dos métodos:
- Frite o bacon. Primeiro vamos cortar em cubos e fritar o bacon até ficar crocante, deixando a gordura do bacon para refogar o frango.
- Refogue o frango. Enquanto o bacon estiver cozinhando, temperaremos o frango com sal e pimenta, polvilhando-o levemente com farinha de trigo e, em seguida, refogando-o na gordura do bacon até que cada lado esteja levemente dourado. (Não é necessário cozinhar o frango até o fim.) Em seguida, adicionaremos o vinho para deglacear a panela e levantar os saborosos pedaços dourados deixados pelo frango e pelo bacon.
- Acrescente os ingredientes restantes. Em seguida, adicionaremos todos os outros ingredientes, bem como o bacon cozido, e misturaremos rapidamente.
- Tampe e cozinhe. Em seguida, vamos cozinhar sob pressão, cozinhar lentamente ou ferver a mistura no fogão até que o frango esteja cozido e macio.
- Desfie o frango (opcional). Prefiro desfiar o frango nesse momento e depois adicioná-lo de volta ao cacciatore, embora o senhor possa deixar os peitos ou coxas de frango inteiros, se preferir.
- Tempere. Muito importante – não se esqueça de testar o sabor e temperar o cacciatore de frango conforme necessário.
- Sirva. Em seguida, sirva quente sobre macarrão, polenta, arroz, grãos, com um pedaço grande de pão crocante ou como o senhor preferir… e divirta-se!
Variações opcionais
Aqui estão algumas outras maneiras pelas quais o senhor poderia personalizar esta receita de cacciatore de frango…
- Torná-la mais apimentada: Costumo aumentar a quantidade de pimenta vermelha em flocos usada nesta receita para deixá-la mais picante. Ou fique à vontade para acrescentar algumas pimentas pepperoncini para dar um sabor extra salgado e picante.
- Faça sem glúten: Use uma mistura de farinha multiuso GF no lugar da farinha multiuso tradicional. Ou simplesmente omita a farinha por completo (e se o cacciatore parecer muito fino, deixe-o ferver sem tampa por alguns minutos até que tenha reduzido e engrossado).
- Adicione vegetais diferentes: Fique à vontade para acrescentar outros vegetais que possam ser bons aqui! Algumas ideias podem incluir abobrinha, aspargos, feijão verde, batata, mandioquinha, couve-flor, alcachofra etc.
Mais Receitas de Frango na Panela Instantânea
O senhor está procurando mais receitas fáceis de frango para fazer na Panela Instantânea ou na Crock-Pot? Aqui estão algumas das minhas favoritas…
Descrição
Essa receita de cacciatore de frango é fácil de fazer com os legumes que o senhor escolher e cozida em um saboroso molho de tomate com alho e ervas. As instruções aqui detalham a versão para Instant Pot, mas veja a seção de notas abaixo para saber como fazer as versões para Crock-Pot ou para o fogão também.
- 6 fatias de baconcortada em cubos
- 1 1/2 libras de peito ou coxas de frango desossados e sem pele
- sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
- 1/4 de xícara farinha para todos os fins (opcional)
- 2/3 de xícara vinho tinto seco (ou caldo de galinha)
- 8 onças cogumelos baby bella, cortados em fatias grossas
- 2 pimentões médios, cortados em cubos (Eu usei um amarelo, um vermelho)
- 1 cenoura grande, cortada em cubos
- 1 cebola roxa, descascada e cortada em fatias grossas
- 6 dentes de alho, picados
- 1 (28 onças) lata de tomates triturados
- 1 xícara azeitonas pretas ou Kalamata sem caroço
- 1 colher de chá orégano seco
- 1/2 colher de chá flocos de pimenta vermelha esmagada
- Cobertura: manjericão fresco picado e/ou parmesão ralado na hora
- Frite o bacon. Pressione o botão “Sauté” na Instant Pot. Depois de aquecer, adicione o bacon cortado em cubos e refogue, mexendo ocasionalmente, até ficar crocante. Use uma escumadeira para transferir o bacon para uma tigela limpa e reserve, deixando as sobras de gordura do bacon na panela.
- Refogue o frango. Enquanto o bacon estiver fritando, tempere os peitos de frango com sal e pimenta. Em seguida, passe o frango levemente na farinha de trigo até que esteja uniformemente coberto por todos os lados. Assim que o bacon for retirado, adicione o frango à panela em uma única camada. Refogue o frango sem mexer por cerca de 2 a 3 minutos até dourar levemente, depois vire e repita no lado oposto. (O frango não estará completamente cozido).
- Acrescente os ingredientes restantes. Acrescente o vinho e use uma colher de pau para raspar rapidamente os pedaços dourados do fundo da panela. Acrescente os cogumelos, os pimentões, a cenoura, a cebola roxa, o alho, os tomates triturados, as azeitonas, o orégano, a pimenta vermelha em flocos triturada e o bacon cozido. Misture tudo rapidamente.
- Cozinhar na pressão. Feche e vede a tampa. Cozinhe na pressão alta por 15 minutos, seguido de uma liberação rápida. Depois que o vapor for liberado, remova a tampa com cuidado.
- Desfie o frango (opcional). Transfira o frango para um prato limpo e desfie-o com dois garfos. Devolva o frango desfiado ao cacciatore e mexa levemente a mistura para combiná-la.
- Tempere. Prove e tempere com mais sal, pimenta, orégano e/ou flocos de pimenta vermelha esmagados, conforme necessário.
- Sirva. Sirva quente sobre macarrão, polenta, arroz, grãos ou com um pedaço de pão crocante, guarnecido com uma pitada de manjericão fresco e parmesão. Aproveite!
Notas
Crock-Pot (panela de cozimento lento) Chicken Cacciatore: Frite o bacon (conforme instruído na Etapa 1) em uma frigideira separada em fogo médio-alto. Transfira o bacon para uma tigela limpa e, em seguida, refogue o frango (conforme instruído na Etapa 2) na mesma frigideira e, em seguida, deglaceie a frigideira com o vinho. Transfira o frango com molho de vinho, o bacon cozido e todos os ingredientes restantes (conforme listado na Etapa 3) para a tigela de uma panela grande de cozimento lento. Tampe e cozinhe em fogo alto por 3-4 horas ou em fogo baixo por 5-6 horas até que o frango esteja cozido e macio. Retire a tampa e siga as Etapas 5 a 7 para concluir a receita.
Chicken Cacciatore no fogão: Frite o bacon (conforme instruído na Etapa 1) em uma panela grande em fogo médio-alto. Transfira o bacon para uma tigela limpa e, em seguida, refogue o frango (conforme instruído na Etapa 2) na mesma panela, depois deglaceie a panela com o vinho. Adicione o bacon cozido e todos os ingredientes restantes (conforme listado na Etapa 3) à panela e mexa rapidamente para misturar. Continue cozinhando até o molho ferver. Em seguida, tampe, reduza o fogo para médio-baixo para manter a fervura e cozinhe por 20 a 25 minutos ou até que o frango esteja cozido e macio. Retire a tampa e siga as etapas 5 a 7 para concluir a receita.
Instruções de armazenamento: As sobras podem ser armazenadas em um recipiente fechado e refrigeradas por até 4 dias ou congeladas por até 3 meses.
Compartilhe esta postagem