Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Esta sopa de nhoque, cogumelos e couve é feita com um delicioso caldo cremoso de alho e alecrim e coberta com parmesão ralado na hora. Fácil de fazer em apenas 30 minutos!
Acredito muito em manter sempre um pacote de nhoque comprado em loja guardado na despensa (ou no freezer) para ser usado no jantar de última hora. E essa receita de sopa cremosa de nhoque, cogumelos e couve é a maneira perfeita de fazer bom uso dela. ♡
Essa sopa aconchegante fica pronta facilmente em menos de meia hora, graças a alguns legumes e nhoque de cozimento rápido. E eu gosto especialmente do caldo cremoso de alho e alecrim, que é maravilhosamente reconfortante e aconchegante sem ser muito pesado. Gostamos de manter essa receita vegetariana aqui em casa, às vezes dourando um pouco de linguiça italiana à base de vegetais para misturar também. Mas se o senhor quiser acrescentar mais proteína, frango desfiado, bacon ou linguiça italiana tradicional também seriam opções fantásticas.
Na última vez em que fizemos essa sopa, meu marido voltou para comer três vezes… e depois pediu para comer as sobras no dia seguinte. Portanto, espero sinceramente que os senhores gostem dessa receita tanto quanto nós gostamos!
Ingredientes da sopa de nhoque, cogumelos e couve
Antes de chegarmos à receita completa abaixo, aqui estão algumas notas rápidas sobre os ingredientes que o senhor precisará para fazer essa sopa de nhoque, cogumelos e couve…
- Nhoque: Para esta receita, o senhor precisará de um pacote de nhoque comprado em loja, que é fácil de usar, pois fica pronto em apenas alguns minutos. Atualmente, há muitas opções diferentes que podem ser escolhidas – nhoque de batata com ou sem glúten, nhoque de couve-flor, nhoque de batata-doce – portanto, use o que o senhor mais gosta!
- Cogumelos: Coloquei meio quilo de cogumelos baby bella, pois geralmente são os que temos em estoque na geladeira. Mas fique à vontade para usar cogumelos de botão branco, uma mistura de cogumelos selvagens ou qualquer outra variedade que o senhor goste mais.
- Couve: Tanto a couve frisada tradicional quanto a couve lacinato (também conhecida como toscana ou dinossauro) funcionam aqui.
- Mirepoix: Usei uma mistura clássica de cenoura, aipo e cebola como base para esta sopa, mas fique à vontade para acrescentar outros vegetais que o senhor goste.
- Caldo de legumes: Tanto o caldo de legumes quanto o caldo/estoque de frango funcionam.
- Creme de leite: Acrescentaremos uma pequena quantidade no final para deixar o caldo cremoso, mas não muito pesado.
- Temperos: Uma mistura simples de alho picado, alecrim fresco picado, flocos de pimenta vermelha esmagada, folha de louro, sal marinho fino e pimenta-do-reino servirá como tempero para essa sopa.
- Parmesão: E, por fim, recomendo que o senhor cubra cada porção com uma pitada bem generosa de parmesão ralado na hora. Muito bom.
Variações da receita
Aqui estão algumas maneiras adicionais de personalizar esta sopa, se o senhor quiser…
- Torná-la sem glúten: Apenas certifique-se de procurar uma marca certificada de nhoque sem glúten para tornar essa sopa GF.
- Adicione uma proteína: Salsicha italiana, frango ou bacon seriam adições deliciosas a essa sopa se o senhor quiser acrescentar uma proteína.
- Adicione mais vegetais: Sinta-se à vontade para limpar sua gaveta de batatas fritas e acrescentar quaisquer outros vegetais que possam ser usados em sopas.
- Adicione feijão: Se quiser adicionar um pouco mais de proteína, sinta-se à vontade para acrescentar uma lata de feijão lavado e escorrido (como feijão branco, grão-de-bico ou feijão) à sopa.
- Use nhoque caseiro: Se o senhor quiser ir mais longe, faça uma porção do meu favorito nhoque de ricota caseiro para adicionar à sopa. É supermacio e MUITO delicioso.
- Use batatas: O senhor não tem nhoque à mão? Sinta-se à vontade para substituir por meio quilo de batatas em cubos e cozinhe em fogo brando até ficarem macias.
Receitas favoritas de sopas vegetarianas
O senhor está procurando receitas de sopas vegetarianas mais aconchegantes para experimentar? Aqui estão algumas das minhas favoritas…
Descrição
Esta sopa de nhoque, cogumelos e couve é feita com um caldo cremoso de alho e alecrim e pode ficar pronta em apenas 30 minutos.
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 cebola branca média, cortada em cubos
- 2 cenouras médias, cortadas em cubos
- 2 talos de aipo, cortados em cubos
- 5 dentes de alho, picados
- 2 colheres de sopa de alecrim fresco finamente picado
- 1/4 de colher de chá flocos de pimenta vermelha esmagada
- 1 meio quilo de cogumelos baby bella, fatiados
- 6 xícaras caldo de legumes
- 1 folha de louro
- 1 (16 onças) pacote de nhoque cru
- 4 xícaras (cerca de 4 onças) couve fresca finamente picada (os talos duros devem ser descartados)
- 1/3 de xícara creme de leite
- sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
- queijo parmesão ralado na hora, para a cobertura (opcional)
- Refogue os legumes. Aqueça o óleo em uma panela grande em fogo médio-alto. Acrescente a cebola, a cenoura, o aipo e refogue por 5 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente o alho, o alecrim, a pimenta vermelha em flocos e refogue por 1 minuto, mexendo ocasionalmente. Acrescente os cogumelos e refogue por mais 5 minutos, mexendo uma vez a cada minuto.
- Cozinhe em fogo brando. Acrescente o caldo de legumes, a folha de louro e mexa para misturar. Continue cozinhando a sopa até que ela fique em fogo brando. Em seguida, cubra, reduza o fogo para médio-baixo para manter a fervura e cozinhe por 5 minutos.
- Cozinhe o nhoque e a couve. Misture o nhoque e a couve até incorporar. Cozinhe por 2 a 3 minutos ou até que o nhoque esteja completamente macio.
- Tempere. Acrescente o creme de leite até incorporar. Descarte a folha de louro. Em seguida, prove e tempere a sopa com sal e pimenta-do-reino, conforme necessário. (Sinta-se à vontade para adicionar mais creme de leite, se desejar).
- Sirva. Sirva quente, guarnecido com queijo parmesão, se desejar.
Compartilhe esta postagem