Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Essa receita de molho “caesar-ish” (vinagrete de anchova) é rápida e fácil de fazer, com apenas 5 ingredientes simples.
Para aqueles momentos em que o senhor deseja um um bom molho caesarmas quer algo um pouco mais leve, rápido e fácil…
…experimente o meu molho “caesariano” favorito de 5 ingredientes! ♡
Tecnicamente um vinagrete de anchova, esse molho tem todos os sabores ousados, salgados e umami que todos nós amamos em um caesar tradicional, mas deixa de fora os ovos crus que normalmente são adicionados para dar cremosidade. O resultado é um molho fresco, com limão, alho e anchovas que os amantes de anchovas não conseguem parar de fazer aqui em casa.
Barclay e eu adoramos misturá-lo com algumas verduras, farinha de rosca torrada e uma pitada de parmesão para fazer o que chamamos carinhosamente de “salada caesariana”, que leva apenas 10 minutos para ficar pronta e funciona muito bem como salada de acompanhamento ou entrada. (Adoramos especialmente servir a nossa salada com salmão.) Mas, assim como o molho caesar tradicional, há vários outros modos deliciosos de usar esse vinagrete simples com legumes, frutos do mar, carnes, sanduíches, massas e muito mais.
Portanto, se o senhor adora o molho caesar tanto quanto nós, abra uma lata de anchovas (ou um tubo de pasta de anchova) e vamos fazer juntos uma fornada rápida desse delicioso vinagrete!
Ingredientes do vinagrete de anchova
Antes de chegarmos à receita completa do vinagrete de anchova abaixo, aqui estão algumas observações sobre os ingredientes de que o senhor precisará:
- Anchovas (ou pasta de anchova): Normalmente, cortamos finamente ou amassamos anchovas enlatadas para fazer esse vinagrete. Mas se preferir não trabalhar com anchovas inteiras, o senhor pode usar pasta de anchova em vez disso. (Observe apenas que algumas pastas de anchova tendem a ser ainda mais salgadas do que as anchovas enlatadas, portanto, adicione a gosto).
- Suco de limão: O suco de limão espremido na hora é sempre melhor.
- Mostarda Dijon: Esta é a meu Dijon favorito que sempre usamos em nossa casa.
- Alho: Adoro o toque picante do alho fresco nesse molho, mas se o senhor estiver em apuros, o alho em pó pode ser um substituto.
- Azeite de oliva: Recomendo um azeite de oliva de boa qualidade, pois seu sabor realmente se destacará com tão poucos ingredientes nesse molho.
- Pimenta preta: Em nossa casa, adicionamos muita pimenta do reino moída na hora, mas use a quantidade que o senhor preferir.
Como fazer vinagrete de anchova
Há várias maneiras de fazer esse molho! Geralmente, batemos o molho com um liquidificador manual, que considero a opção mais rápida e fácil. Mas o senhor também pode bater o molho à mão ou usar um liquidificador tradicional ou um processador de alimentos.
- À mão: Recomendo que o senhor pique finamente ou amasse as anchovas para essa opção. Em seguida, siga as instruções da receita abaixo para misturar o azeite de oliva aos outros ingredientes enquanto bate vigorosamente para emulsionar o molho.
- Varinha mágica: Normalmente, coloco os ingredientes em um pote de boca larga (ou em uma tigela pequena) e, em seguida, uso um liquidificador manual para fazer um purê do molho até emulsionar.
- Liquidificador tradicional ou processador de alimentos: Qualquer uma dessas opções funcionará, mas elas podem ser um pouco desafiadoras com um único lote desse molho. Portanto, se estiver usando um liquidificador tradicional de tamanho padrão ou um processador de alimentos, recomendo que o senhor faça um lote duplo ou triplo e guarde as sobras para outra rodada.
Variações da receita
Aqui estão algumas outras variações desta receita que o senhor pode experimentar:
- Adicione ervas frescas: Sinta-se à vontade para acrescentar um punhado de outras ervas frescas que pareçam boas, a gosto. Manjericão, endro, salsa, alecrim, tomilho ou estragão seriam opções deliciosas.
- Adicione parmesão: Se o senhor quiser misturar queijo ao próprio molho, fique à vontade para acrescentar um pouco de parmesão fresco ralado.
- Torne-o picante: O alho cru já dá a esse molho uma boa dose de sabor. Mas fique à vontade para acrescentar alguns flocos de pimenta-vermelha triturada para dar mais uma camada de calor.
- Faça-o sem glúten: Essa receita de molho é naturalmente sem glúten. Se for fazer a salada abaixo, o senhor pode comprar farinha de rosca panko sem glúten.
Descrição
Esta receita de molho caesarish (vinagrete de anchova) é rápida e fácil de fazer, com apenas 5 ingredientes principais.
- 4 filés de anchova embalados em óleo*escorridos e picados muito finamente
- 2 colheres de sopa suco de limão espremido na hora
- 1 colher de chá Mostarda Dijon
- 1 dente de alho, finamente picado
- pimenta-do-reino recém-rachada
- 1/3 de xícara azeite de oliva
- Bata os ingredientes da base. Combine as anchovas picadas, o suco de limão, o Dijon, o alho ralado e algumas pitadas de pimenta-do-reino recém-rachada em uma tigela. em uma tigela média. Batedor vigorosamente por 15 segundos para combinar.
- Acrescente o azeite de oliva. Enquanto continua a bater vigorosamente a mistura de anchovas com uma das mãos, coloque um fio bem fino de azeite de oliva na mistura, adicionando lentamente o azeite de oliva restante até que o molho esteja completamente emulsionado. Não apresse esse processo ou o azeite de oliva se separará. (Como alternativa, o senhor pode usar um liquidificador de mão/imersão para fazer um purê de todos os ingredientes do molho para salada em uma tigela pequena ou jarra até emulsionar).
- Sirva. Sirva imediatamente ou leve à geladeira em um recipiente fechado por até 4 dias.
Notas
Anchovy Paste (pasta de anchova): Sinta-se à vontade para substituir por cerca de 2 colheres de chá de pasta de anchova no lugar das anchovas inteiras, se o senhor preferir.
Opção tradicional de liquidificador ou processador de alimentos: O senhor também pode usar um liquidificador tradicional de tamanho padrão ou um processador de alimentos para bater o molho. No entanto, como o tamanho da porção para um único lote é muito pequeno (e pode não misturar bem nesses aparelhos maiores), eu recomendaria dobrar ou triplicar a receita para ajudar a misturar bem.
Compartilhe esta postagem